Home / Blog / Estudo / Linguagem e comunicação no mundo digital: veja soluções
Linguagem e comunicação no mundo digital: veja soluções
comunicação e linguagem
A era digital trouxe mudanças nos hábitos de compra, no mundo corporativo e em outros cenários. Nosso curso mostra como a linguagem e comunicação se adaptaram.
Equipe Foco Educação Profissional
01/11/2017

Assim como o surgimento da escrita, a era digital foi uma revolução na comunicação e linguagem e provocou transformações na cultura mundial. A internet mudou completamente a vida de todo mundo. Nosso dia a dia é repleto de informações vindas dos mais diversos canais, nosso vocabulário incorporou novas terminologias e nosso comportamento sofreu mudanças em vários aspectos.

Aprender e buscar novas formas de conhecimento ficou mais fácil - tanto que o cenário mostrado acima é parte integrante do curso linguagem e comunicação do portal Foco Educação Profissional, e pode ser estudado de qualquer lugar e no horário que mais se ajuste à agenda diária do cursista.

As questões sobre as mudanças na linguagem e comunicação com o advento da internet e de toda uma gama de novas tecnologias são pontos de destaque em nosso curso online. Os paradigmas da comunicação, assim como padrões de áreas como marketing e publicidade foram radicalmente alterados por esse cenário. Portanto, é primordial que você conheça mais sobre como a era digital impactou em vários aspectos da vida pessoal e profissional e se atualizar com as novas técnicas e ferramentas de comunicação. Continue lendo este artigo e tenha uma prévia do que temos a lhe oferecer em qualificação por meio de nosso Curso Online Comunicação e Linguagem.

 

Comunicação: reflexos sobre a mídia e a linguagem

Revolução midiática

A comunicação social tem como uma de suas funções informar e manter as pessoas atualizadas sobre o que acontece em sua comunidade, país e no mundo. Os meios utilizados a esse fim, conhecidos por meios de comunicação, eram, até certo tempo, limitados a jornais, revistas, rádio e televisão.

A cada inovação tecnológica que surgia, esses meios se adaptavam e passavam a oferecer melhores serviços aos cidadãos – não só pela modernização tecnológica, mas também editorial.

Mas o que se pode considerar como uma grande revolução foi a chegada e logo depois popularização da internet. Barreiras de tempo e espaço foram novamente derrubadas, só que agora de forma mais ampla, uma vez que, virtualmente, as fronteiras geográficas deixaram de existir e a informação ganhou agilidade e velocidade. Essa mudança mexeu com o comportamento do consumidor de informações, com o mundo do trabalho, com o hábito de compra das pessoas, entre outros.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Comunicação e linguagem na era da tecnologia digital

A comunicação e as mudanças

Na comunicação, a era digital trouxe grandes desafios para as mídias tradicionais, causando mudanças no jornalismo, rádio, TV e relações públicas, por exemplo. Isso ocasionou mudanças também na formação dos profissionais, que passaram a precisar dominar todos os tipos de linguagens para encarar os desafios de suas áreas nesse novo cenário. Mas isso não chega a ser um grande problema, pois o sistema de aprendizagem também sofreu mudanças e ganhou com o ensino a distância uma nova forma de qualificar pessoas.

Os cursos a distância figuram como preferência para quem busca se capacitar, aperfeiçoar ou atualizar. Um exemplo é o Curso Online Jornalismo na Atualidade, que proporciona aos profissionais e interessados uma ampla visão sobre a linguagem jornalística adaptada aos meios digitais.

As mudanças na linguagem

Na linguagem, o avanço das tecnologias impactou diretamente na forma como as pessoas escrevem, falam e se comunicam, principalmente o público adolescente e jovem. Computadores, dispositivos móveis e internet promoveram uma nova forma de comunicação e linguagem – assim como aconteceu quando surgiu o rádio e a televisão.

O ciberespaço criou uma nova forma de interação humana, totalmente desterritorializada, uma vez que as fronteiras foram todas abertas, a interação agora se promove a nível globalizado. Esse fato expõe o usuário a diversos tipos de linguagem: outros idiomas, músicas, filmes, séries, arte, toda sorte de informações, culturas diferentes e muitos outros. “Tudo ao mesmo tempo agora” é uma expressão que se encaixa bem para definir a quantidade de informação e as várias linguagens às quais temos acesso no ambiente virtual.

Direcionando à língua,  a internet resultou em uma linguagem própria, chamada informalmente de “internetês”. Não se trata de um novo sistema linguístico e sim, uma adequação das regras já existentes à realidade virtual.  Um exemplo disso é a redução gráfica: vc (você), tb (também), ksa (casa), 9da10 (novidades) e por aí vai. Esse “dialeto” surgiu para tornar a digitação mais rápida e ágil. Além disso, intensificou-se o uso de gírias e das linguagens marginais (gírias, expressões chulas e linguagem usada em ambientes específicos, como as cadeias, por exemplo, e que saem desses limites. Exemplo: “tá tudo dominado”, “um-sete-um”). Acontece que essa nova linguagem causou um caos no ensino-aprendizagem de nossa língua, levando desafios a educadores.

Os desafios da linguagem

Estudiosos da área de linguística consideram a linguagem da internet uma disfunção de língua e defendem que as “anomalias linguísticas” que se criaram precisam ser retificadas e que a disfunção precisa ser corrigida, considerando como parâmetro para isso as regras de nossa norma padrão culta.

Outro grande problema com relação à língua é que a oralidade ganhou campo. A utilização da linguagem informal em chats, redes sociais etc, intensificaram formas erradas no uso de palavras e de construções, o que conhecemos como vícios de linguagem e que é tema de nosso próximo tópico.

Em tempos em que nossa língua padrão se desconstrói, mais do que nunca é hora de aprender mais, aprofundar e reciclar conhecimentos. Aposte em cursos online direcionados à língua portuguesa e se destaque nos estudos e no trabalho.

Considere também que seu currículo se tornará bem mais valorizado ao conter qualificações em linguagem e comunicação, independentemente de sua área de atuação. Nossos cursos online com certificado são ótimos instrumentos para esses objetivos – além de ajudarem na comprovação de créditos em atividades complementares de cursos de graduação e a contar pontos em provas de títulos, em concursos públicos, caso esteja previsto no edital.

Curso linguagem e comunicação

Vícios de linguagem

Bastante comuns no dia a dia, os vícios de linguagem são expressões, construções ou palavras que não se enquadram nas regras da língua padrão. Tópico comum em um curso de linguagem, os vícios representam desvios gramaticais e algo a ser combatido.

Há vários tipos de vícios de linguagem, vamos mostrar alguns deles, assim como a importância de reconhecer e evitá-los. Eles acontecem normalmente por falta de conhecimento dos significados e grafias corretas das palavras, ou de formações gramaticais. Outras vezes por falta de atenção, e ainda pela sua utilização em determinado ambiente cultural.

Lembrando que o conhecimento sempre pode ser adquirido - não saber se comunicar de forma adequada não significa que não existam meios para aprender. Cursos a distância são exemplos de excelentes formas para aprender a língua e aperfeiçoar a comunicação.

Conheça alguns tipos de vícios de linguagem:

♦ Barbarismo - representado por erros de:

- ortografia: geito (jeito - correto)

- pronúncia: mendingo (mendigo - correto)

- acentuação: gratuíto (gratuito - correto)

- flexão: proporam (propuseram - correto)

- significação: seção de cinema (sessão de cinema - correto)

♦ Vulgarismo

- Fonético: Vamo pulá? (Vamos pular)

- Sintático e morfológico: Custa três real. (Custa três reais)

♦ Gerundismo

- Uso desnecessário e excessivo do gerúndio: Vou estar passando a informação ao setor responsável. = Vou passar a informação... (correto)

♦ Queísmo

- Uso excessivo do pronome “que”: Elas disseram que tinham que esperá-lo e que era urgente.

Esses exemplos nos remetem a situações bastante usuais, principalmente em ambientes virtuais – o problema é que não ficam nos meios informais, como chats, se estendem ao meio social e profissional.

Você sabe que em um mercado tão concorrido, escrever e se expressar bem é o mínimo que se espera de um profissional? Estudantes que querem ingressar em universidades precisam passar pela redação, quem está na graduação não pode apresentar trabalhos e monografia com erros e comunicação falha. Esses são apenas alguns exemplos, mas o fato é que todo mundo precisa saber e utilizar de forma eficiente a linguagem e comunicação.

Por esse cenário percebe-se o valor que um curso de linguagem e comunicação pode ter, pois aborda assuntos necessários ao aprendizado nesse campo. Exemplo é o Curso Online Comunicação e Linguagem do nosso portal, que dá uma ampla visão sobre comunicação e linguagem: seu uso, tipos e formas, aplicações e leitura desses aspectos em vários cenários – virtual, educacional, nas organizações etc.

Dica: aposte em cursos online com certificado para valorizar o seu currículo e lhe preparar para um mercado de trabalho exigente e bastante concorrido. 

Como combater vícios de linguagem

Esta é uma tarefa árdua, mas altamente compensadora. Para combater os vícios de linguagem é preciso um olhar bem atento ao que escreve e fala, e toda ajuda disponível - cursos online, por exemplo. Um curso de linguagem vai lhe dar elementos para que você aprenda se expressar de forma correta e usar isso a seu favor – sua vida escolar, acadêmica e carreira agradecem.  Esse aprendizado pode ser reforçado por outras opções, como cursos voltados às mudanças na gramática brasileira – que trouxeram alterações significativas em nossa língua.

Esses recursos lhe darão ótimas dicas sobre como combater e eliminar de vez os vícios de linguagem de sua comunicação. No nosso Curso Online Comunicação e Linguagem há várias delas, mas vamos sintetizá-las neste artigo:

1. Leia muito. Além de acostumar com a grafia das palavras, você aprende regras de ouro da língua portuguesa;

2. Quando houver dúvida, pesquise. Foi-se o tempo que era necessário ir até uma biblioteca, estamos na era digital, lembra? Tudo a um clique. Apenas certifique-se de pesquisar em fontes confiáveis;

3. Evite generalizações, redundância e repetições. Exemplos:

  • Todo homem quer um carro importado;

  • Pequenos detalhes, panorama geral, planejar antecipadamente;

  • Repetição de palavras pode ser evitada ao usar sinônimos. Há casos em que a repetição é aceita – quando se quer dar ênfase a alguma coisa. Mas há também a repetição de estruturas (Isso é certo: o tempo está se esgotando; Não tenha dúvidas: eles sabiam disso. O uso de dois pontos é um ótimo recurso em textos, mas usar a mesma estrutura ao longo dele não é legal).

4. Repetição do “que”. Como é uma palavra com várias funções em nossa língua, é comum a sua repetição sem que percebamos. Por isso fique sempre atento e veja de forma pode evitar:

  • Trocando por “a qual” (e qualquer uma de suas variações): Aquela menina, que acenava para ele = Aquela menina, a qual acenava para ele;

  • Eliminando o “que” e usando o verbo no gerúndio: Maria fez um texto que narrava = Maria fez um texto narrando;

  • Trocando por pontuação: A escola informou que haverá aula no sábado = A escola informou: haverá aula no sábado.

5. Evitar ambiguidades: Pedro falou a seu amigo que jogava basquete (quem jogava basquete: Pedro ou seu amigo?).

São apenas alguns exemplos do quanto cometemos deslizes sem saber ou mesmo sem perceber. No ambiente virtual, isso é um grande problema, pois a internet é campo fértil para replicar esses erros e vícios. Encerramos aqui mais uma parte do que é abordado em nosso curso online, mostrando que há sempre o que aprender.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Cenário novo no marketing e publicidade

A internet trouxe um novo cenário para os negócios. A compra virtual, após um começo tímido e desconfiado, já atrai milhares de consumidores. Isso fez com que a publicidade precisasse adotar uma comunicação que aproximasse os consumidores das marcas.

O marketing tem o papel de acompanhar as transformações relacionadas ao que o consumidor deseja e ao seu comportamento para assim, desenvolver estratégias de mercado para atrair o público. Para que as duas áreas consigam alcançar seus objetivos, elas precisam usar a comunicação e a linguagem certas, direcionadas ao público-alvo.

A era virtual fez surgir uma vertente do marketing: o marketing digital, que também abriu mercado a profissionais de diversas áreas atuarem com a produção de conteúdo para a web. Ao ver essa evolução dá para entender o porquê de precisarmos estar em constante aprendizado e reciclar nossos conhecimentos. O próprio marketing digital já passou por uma evolução, quando deixou de se comunicar com a massa em um todo para usar uma linguagem específica, voltada a um determinado público.

Sendo assim, é primordial entender a relevância de um curso de linguagem no currículo, principalmente porque os cursos a distância são ferramentas ágeis, acompanham as mudanças e atualizam seus conteúdos continuamente.

Curso linguagem e comunicação do Foco Educação Profissional

O curso linguagem e comunicação do nosso portal abrange todas as interfaces desses dois elementos, pois eles fazem parte de cada aspecto do dia a dia - pessoal, social, cultural, econômico etc.

Sua importância só aumenta ao lembrarmos que cada área profissional precisa da linguagem e comunicação em seu contexto e de acordo com suas especificidades. Por isso nosso curso online completo aborda linguagem e comunicação na gestão de pessoas, no ambiente virtual, a comunicação social e os meios comunicação, tipos de comunicação e uma vasta gama de conteúdos relacionados.

Para fazer o curso basta que você faça a sua inscrição no portal. O investimento é de apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) (taxa única e sem mensalidades) e lhe dá acesso ao curso escolhido por você e a todos os outros cursos online com certificado que fazem parte do Pacote Master. Ou seja, você tem um ano inteiro para fazer os cursos que quiser, há mais de 1.000 opções a sua disposição, em várias áreas do conhecimento. Mais de 140 mil alunos já atestaram a qualidade e excelência de nossos cursos online, chegou a sua vez.

Obrigada por ler nosso artigo, compartilhe-o com seus colegas e amigos – e volte mais vezes, temos artigos com assuntos muito interessantes em nosso blog. Até breve!

Equipe Foco Educação Profissional
Equipe Foco Educação Profissional

.