Home / Blog / Meio Ambiente / Ações sustentáveis: “ecochatice” ou necessidade? Baixe e-book completo
  • 13/08/2019

Ações sustentáveis: “ecochatice” ou necessidade? Baixe e-book completo


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Se, para você, falar em impactos ambientais ou ações sustentáveis é “ecochatice”, você deve repensar seus conceitos.

Brincadeiras à parte, sabemos que, apesar de alguns estudiosos defenderem que o aquecimento global é uma farsa, há sim, algumas coisas acontecendo.

A atividade industrial polui. A poluição causa problemas de saúde e afeta nossa flora e fauna. As atividades agrícola e pecuária degradam o solo. Temos passado por estações de calor intenso, causado pelo aquecimento global – esses são alguns exemplos do que os impactos ambientais podem causar.

Esse tema é tratado em um dos cursos online com certificado mais buscados do Educamundo: o Curso Online Desenvolvimento Sustentável. Não se preocupe, você não se tornará um ecochato se fizer o curso. Pelo contrário, você adquirirá conhecimentos bastante valorizados no mundo do trabalho.

Vamos debater mais?

Impactos ambientais e ações sustentáveis: o que tem sido feito?

O que é impacto ambiental?

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada por ações do homem. Não é necessariamente algo negativo, mas quando é, provoca prejuízos à natureza e aos recursos naturais, alterando o equilíbrio ecológico.

Você sabe que as ações sustentáveis não são somente para resolver os impactos ambientais em grande escala, certo? Se você, por exemplo, decidir fazer uma horta em casa, estará produzindo produtos orgânicos, cuidando do solo e ajudando a sua saúde.

Se deixar o carro em casa e for caminhando ou de bicicleta para o trabalho, estará fazendo a sua parte para ajudar a mobilidade urbana, diminuir a poluição e, de quebra, praticando exercício físico e se mantendo mais saudável.

E em grande escala, o que tem sido feito? Vamos ver!

A atividade industrial e as ações sustentáveis

A atividade industrial revolucionou os meios de produção no final do séc. 18. Além disso, o crescimento vertiginoso de fábricas forçou o surgimento do que conhecemos hoje como Administração.

No entanto, resultou em problemas como poluição do ar e da água, degradação do meio ambiente, entre outras coisas.

É claro que o desenvolvimento econômico tem um custo, mas há atualmente uma preocupação maior por parte das organizações em repor na natureza o que foi devolvido, ou em diminuir os impactos causados.

O descarte ou a reutilização de resíduos e o reflorestamento são alguns exemplos. Isso aliás, é tema de cursos online que tratam sobre essas práticas, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que é reflorestamento

Você certamente sabe o que é reflorestamento (a reposição de florestas, natural ou intencionalmente), mas é importante que tenha ações que incentive empresas que se preocupam em repor o que tiram da natureza. 

Por isso, sempre que for comprar um móvel ou algum outro produto fabricado em madeira ou celulose, informe-se se a empresa é comprometida em repor a floresta de onde retirou sua matéria-prima. Normalmente há uma identificação quando se trata de madeira de reflorestamento.

Que tal saber mais sobre desenvolvimento sustentável? 

Temos um presente para você: um e-book sobre desenvolvimento sustentável. No material, você saberá o que há de novo sobre práticas de sustentabilidade. Vai ficar atualizado com as últimas tendências e notícias sobre o assunto.

Baixe agora mesmo seu e-book, que está disponível neste link: Desenvolvimento Sustentável e os desafios da Geração Alpha: nossos filhos serão capazes de salvar o planeta?

Aproveite bem nosso material para se atualizar. Boa leitura!

Pesquisar