Você sabe o que faz um administrador de empresas? Tem ideia da responsabilidade que esse profissional assume quando entra para o mercado de trabalho? Pois neste artigo vamos lhe contar, em tópicos de um de nossos cursos online, como é a carreira de quem opta por seguir essa área de atuação. 

Os pontos que abordaremos são parte de um excelente curso online do portal Foco Educação Profissional, que tem um percurso formativo com tudo sobre administração de empresas. Com um conteúdo rico e elaborado por um setor pedagógico dedicado, nosso curso online de administração de empresas lhe coloca a par das exigências do meio corporativo com relação aos profissionais administradores e também sobre o que há de novidades na administração.

Acompanhe nosso texto, conheça um pouco sobre nosso Curso Online Administração de Empresas e descubra por que os cursos a distância são apontados como as melhores opções para a formação profissional contínua. Tenha uma boa leitura!

Tudo sobre administração de empresas e o perfil do administrador contemporâneo

Podemos dizer categoricamente que as quase duas décadas do primeiro milênio foram intensas sob vários aspectos. O final do século passado já desenhava um cenário de profundas transformações, mas mesmo assim parece que pegou muita gente de surpresa, principalmente o meio empresarial.

As empresas em geral têm problemas maiores além da preocupação com o preço do concorrente, um exemplo é o comércio eletrônico, considerando que há muitas que ainda não aderiram a esse recurso.  Além disso, muitas delas, principalmente pequenas e médias, ainda não se deram conta da figura essencial para uma boa gestão: o administrador de empresas. Por isso, saber como administrar uma pequena empresa é tão essencial quanto saber gerir empresas maiores.

A administração de empresas assumiu vários novos papéis e o administrador do século 21 deve ter uma visão global dos negócios, deve desenvolver competências tanto das ciências humanas quando das exatas, deve estudar continuamente, dominar com maestria as novas tecnologias e ter muitas outras habilidades que, se formos elencar, dá uma grande lista.

Dito isso, temos a considerar que há muito o que aprender além das noções básicas da administração ou de como administrar uma pequena empresa. Esse é apenas o começo, e cursos online com certificado se mostram como opções a considerar fortemente.

Os cursos a distância têm a vantagem de serem totalmente adaptáveis ao ritmo do aluno, que pode estudar como, quando e de onde quiser. Além disso, podem servir também como ferramentas de formação continuada para os administradores levarem para suas empresas, com a garantia de que seus colaboradores estão se atualizando e aperfeiçoando e como estratégia de retenção de talentos, um dos grandes desafios do gestor contemporâneo.

Para saber como administrar uma empresa de forma eficiente, o profissional estuda sobre todos os seus setores e muitas vezes se especializa em uma das ramificações da administração de empresas. Mas as tendências apontam para a generalidade, ou seja, um administrador que, além de ser um especialista, domine várias outras competências.

A partir daqui vamos lhe mostrar algumas subdivisões da administração de empresas que são de responsabilidade do administrador. Quando falamos sobre ser sua responsabilidade, queremos dizer que ele orienta e toma decisões, porque dependendo da empresa, há uma hierarquia, com gestores para cada setor, que se reportam ao administrador geral. Sempre que você for informado sobre o que faz um administrador de empresas, lembre-se disso.

O estudo aprofundado de cada uma dessas áreas acontece em nosso Curso Online Administração de Empresas, mas esta prévia já lhe dá uma noção do quão preparado você ficará para exercer essa profissão, conhecendo tudo sobre administração de empresas.

Conheça algumas ferramentas de gestão

Gestão por competências

A gestão de competências é um meio que funciona muito bem para reconhecer, descobrir ou desenvolver talentos nas organizações. Por competência define-se um conhecimento, habilidade e atitude compatíveis com a realização de uma atividade ou tarefas específicas.

A gestão de competências é uma opção em como administrar uma empresa. Por meio dela se pode orientar as ações dos recursos humanos com a intenção de construir uma empresa que seja eficaz em atingir seus objetivos e metas.

Veja algumas vantagens da gestão por competências:

  • Promove melhorias no desempenho dos colaboradores;

  • Alinha metas e objetivos da empresa com a equipe;

  • Faz a análise do desenvolvimento dos funcionários e identifica a necessidade de treinamento;

  • Melhora as relações entre gestores e colaboradores;

  • Motiva e promove o comprometimento dos colaboradores.

Gestão socioambiental

Atualmente, conhecer tudo sobre administração de empresas envolve também saber o que é responsabilidade socioambiental e de que forma as organizações lidam e incorporam esse aspecto em sua administração.

Indústrias, prestadores de serviços (lava-rápidos, por exemplo), hospitais e laboratórios, empresas agrícolas e toda corporação cujos resultados geram impactos no meio ambiente, precisam ter uma atenção mais focada em garantir um modelo de gestão sustentável. Isso vale também para órgãos e instituições da Administração Pública.

É evidente que não haverá impacto zero. Não há modelo de desenvolvimento sem algum tipo de impacto. Mas é necessário haver uma preocupação, acima de tudo o comprometimento, em implantar estratégias de gestão que os minimizem, por meio de práticas que contemplem o desenvolvimento sustentável.

Howard Schultz, presidente da Starbucks, disse em entrevista ao The New York Times que lucros corporativos não são incompatíveis com responsabilidade social. "Há uma grande necessidade de alcançar o frágil equilíbrio entre lucro, impacto social e obrigação moral" (em tradução livre), afirmou o empresário.

A responsabilidade social também aparece em outros de nossos cursos online da área administrativa e é também tópico de cursos online com certificado que tratam de temas relacionados ao meio ambiente, como desenvolvimento sustentável, descarte de resíduos sólidos, agroecologia e outros.

Gestão da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management) se configura quando uma empresa fabrica produtos com peças compradas de outros fornecedores e vende esses produtos. A gestão dessa cadeia acontece quando os diferentes fluxos (como serviços, finanças, bens, informações) e as relações entre empresas são geridos de forma estratégica - todas as atividades, da pré-produção à entrega.

Cada uma das etapas da cadeia são interligadas e precisam ser planejadas e muito bem controladas para que se garanta um bom resultado final, com redução de custos e otimização de tempo em cada ciclo, sem que se perca a eficiência.

Principais elementos da cadeia de suprimentos

Seguindo nos tópicos de nosso Curso Online Administração de Empresas, chegamos aos elementos da cadeia de suprimentos. São todos ligados pela circulação dos produtos ao longo dela. Veja os principais:

- Cliente: é onde começam os eventos da supply chain. Quando o cliente decide fazer a compra de um produto que a empresa oferece e entra em contato com a mesma, uma ordem de venda é gerada. Nela constam todas as especificações técnicas como valor, data de entrega e quantidade pedida do produto.

- Planejamento: a ordem de venda desencadeia as necessidades da produção. O setor de planejamento cria um plano de produção para a fabricação do produto que o cliente pediu. Para isso, faz uma lista das matérias-primas necessárias.

- Aquisição: o departamento de compras recebe a lista com tudo que será preciso para a fabricação do produto, entre matérias-primas e serviços. Ele então emite ordens de compra e envia a fornecedores previamente selecionados.

- Recebimento e estocagem de produtos (em processos): as matérias-primas são recebidas e conferidas (conferências qualitativas, quantitativas e de conformidade). Feito isso, são armazenadas e aguardam a solicitação do setor de produção.

- Produção e estocagem de produtos (prontos): seguindo o plano, as matérias-primas vão para a área de produção. Os produtos são fabricados, testados e armazenados para posterior entrega ao cliente.

- Expedição e transporte: ao chegarem ao depósito, o departamento de expedição define o melhor método de entrega, para que o cliente receba o produto na data prevista – e até mesmo antes da data acordada.

- Entrega, cobrança e pós-venda: o processo é finalizado com a emissão da fatura e pagamento, recebimento do produto pelo cliente e acompanhamento com o mesmo para medir a sua satisfação.

Fique ligado! É comum haver confusão entre logística e cadeia de suprimentos, mas é fácil de entender e não mais esquecer: a logística é uma etapa da cadeia de suprimentos.

tudo sobre administração de empresas

Gestão de serviços

Entre as noções básicas de administração de empresas, um conceito que não pode faltar é o de serviços. Para entender um pouco melhor o que é, veja o que diz Ramaswami, autor de Design and management of service processes: keeping customers for life

Serviço pode ser entendido como "as transações de negócios que acontecem entre um provedor (prestador de serviço) e um receptor (cliente) a fim de produzir um resultado que satisfaça o cliente".

Na prática, significa o seguinte: o mercado está cheio de produtos semelhantes, mas o que leva uma pessoa a escolher um em detrimento de outros? A resposta para esse questionamento pode estar na forma como cada empresa administra seus serviços. A medição e avaliação dos serviços variam de empresa para empresa e são baseadas na percepção e satisfação do cliente.

A gestão de serviços trata do conjunto de variáveis como processos, pessoas, parceiros e produtos tecnológicos, que são integradas e baseadas no planejamento estratégico da empresa. O processo acontece por meio do departamento de marketing, que idealiza e cria serviços novos e diferentes, sempre tentando alcançar a diferenciação, que é o que conquista o cliente.

Quem tem uma ideia sobre como administrar uma pequena empresa sabe da importância que é essa organização ter uma gestão de serviços, assim como as microempresas. Às vezes há uma ideia errada de que as ferramentas de administração são somente para empresas médias e grandes e se perdem várias possibilidades de melhorias no negócio.

Gestão mercadológica

Fundamental para qualquer tipo de negócio por impactar diretamente na geração de receitas, a gestão mercadológica ainda tem pouca compreensão por partes dos gestores. Por isso em nosso curso online o tema está entre as noções básicas de administração de empresas.

Todos os processos vistos em nosso curso de administração de empresas têm a sua importância nas organizações. Entretanto, alguns têm essa importância aumentada, uma vez que são decisivos na sobrevivência de qualquer empreendimento. Exemplo disso é a gestão mercadológica, feita pelo setor de marketing. É ela que trata das práticas na área de mercado, que identifica e vai até onde está o cliente, sendo este a peça fundamental para a lucratividade de um negócio.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Outras funções administrativas

Veja aqui algumas funções administrativas que são imprescindíveis conhecer – e que também podem ser estudadas em nosso curso de administração de empresas:

Administração financeira

Tem o objetivo de controlar, planejar, analisar e avaliar o fluxo das entradas e saídas de capitais, proporcionando crescimento dos negócios, gerando lucros e buscando a estabilidade financeira das organizações.

Administração de produção

É responsável pelas técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Ela gere a área encarregada pelo desenvolvimento de produtos a partir de insumos como matéria-prima, informações, etc.

Administração estratégica

Esse é o campo onde acontece o planejamento estratégico, baseado na missão, visão e valores da organização. Por meio do desenvolvimento de uma estratégia é que se estabelecerá como a organização vai competir e quais serão as metas para alcançar o objetivo estipulado. Inovação, redução de custos e expansão são exemplos de estratégias, que podem ser definidas para médio e longo prazo.

Administração de materiais e bens patrimoniais

Assim como a logística, a administração de materiais é parte da cadeia de suprimentos. Ela opera em uma sequência de processos que inicia na identificação do fornecedor e vai até a sua distribuição ao cliente. Seu objetivo é gerir seu patrimônio e estoques com eficiência, evitando desperdícios.

Agora você já sabe o que faz um administrador de empresas – pelo menos em parte, porque esse cargo engloba muitas funções. A versão completa sobre suas responsabilidades, atribuições e tarefas está em nosso curso de administração de empresas.

E se você gostou do que viu e quer aprender como administrar uma empresa e ter essa competência em seu currículo, faça a sua inscrição no portal e comece a estudar hoje mesmo.

Mas, além desse, você pode fazer muitos outros cursos a distância disponíveis no portal, por um ano inteiro, investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). São mais de 1.000 cursos online com certificado, em várias áreas do conhecimento.

Mais de 140 mil alunos já fizeram nossos cursos online, chegou a sua vez. Aprenda tudo o que quiser e puder. Lembre-se do que falamos sobre o mercado de trabalho estar bem exigente e qualifique-se com excelência. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que nossa equipe entra em contato com você. Bons estudos e até breve!