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  • 12/10/2020

Quer ser um administrador de sucesso? Veja 7 dicas incríveis


  • Autor: Equipe Educamundo
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O bacana de ser um administrador de empresas, é que você tem inúmeras oportunidades de trabalho em diversos setores diferentes, isso traz muito aprendizado e experiência. Você poderá começar como um auxiliar administrativo, ser transferido para o setor de atendimento ao cliente e depois trabalhar com vendas. Este foi apenas um exemplo de uma imensidão de mudanças que podem ocorrer na sua carreira se decidir focar nesta área. Fazer cursos online é uma ótima maneira de se preparar para os desafios diários da sua profissão se você está sem tempo de cursar aulas presenciais e procura um ensino de ótima qualidade.

Outra ótima vantagem, é que neste trabalho um dia nunca é igual ao outro. Você sempre terá que encarar tarefas novas e isso te motivará a buscar o aperfeiçoamento constante: terá de conquistar novos clientes, novas vendas, produtos com maior qualidade, etc. Então se você é daquele que ama um desafio, se joga porque esta é a profissão certa para você.

Quer ter ótimos resultados na sua carreira de administrador? Confira agora mesmo as nossas dicas.

7 dicas infalíveis para se tornar um administrador de sucesso

1. Gostar muito da área de administração de empresas

Ok, sabemos este item parece um pouco clichê, mas é um dos clichês mais verdadeiros que existem. Não importa se você trabalha na área administrativa, jurídica ou da saúde. Gostar do seu trabalho é um fator essencial para o seu sucesso profissional, é isso que te motivará a acordar cedo todas as manhãs e enfrentar os problemas que surgirão. 

Quem começa a trabalhar em qualquer área visando apenas o retorno financeiro não costuma permanecer muito tempo no cargo, logo vem o estresse, a desmotivação e em consequência a improdutividade.

Então, antes de mais nada, faça uma autoanálise, pense nas coisas que gosta e que não gosta de fazer. Imagine como será o seu dia a dia no trabalho, pesquise e pergunte a pessoas que já exercem esta profissão como é a rotina delas. Se você acha que se encaixa ótimo, se não, procure algo que te traga felicidade e siga esta regra em todos os aspectos da sua vida, sempre!

 

2. Seja empreendedor e proativo no seu trabalho

Para ser um bom administrador é de suma importância que você seja empreendedor e proativo. Mas você sabe o real significado destas características? Primeiro vamos ao empreendedor:  É muito comum, as pessoas pensarem que para ser um empreendedor é necessário abrir um negócio novo de muito sucesso. E elas não estão totalmente erradas, esta realmente é uma das possibilidades de empreender, mas ao contrário do que imaginam não é a única

Você pode sim ser um excelente empreendedor, no seu trabalho pensando em soluções novas e de muita qualidade que ajudarão os processos de sua empresa.  

Exemplos:

• Criando uma nova estratégia de vendas;

• Sugerindo melhorias nos produtos;

• Reestruturando os canais de atendimento ao cliente;

• Buscando um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, que, traduzindo, significa Planejamento dos Recursos da Empresa. O ERP é o software responsável por todas as operações da empresa como: faturamento, financeiro, estoque, etc) mais eficiente para sua empresa, entre diversos outros.

Ser empreendedor é analisar os problemas dos seus clientes e potenciais clientes e buscar alguma maneira bem simples e eficiente de resolvê-los. Nem todo mundo tem um olhar empreendedor sobre o mundo e se este é o seu caso, não se preocupe, existe o Curso Online Empreendedorismo com técnicas que te ajudarão bastante.

Agora vamos ao profissional proativo: Quantas vezes por timidez ou insegurança você já deixou de fazer uma pergunta ou de dar uma sugestão ao seu superior?

Se foram muitas, é interessante começar uma mudança interna. Não é porque o seu gerente pediu para você fazer uma determinada tarefa que você precisar fazer na mesma hora exatamente do jeito que ele te falou, sem questionar. Se você tem uma ideia diferente para executar o mesmo trabalho que demande menos recursos ou tempo, não pense duas vezes: Exponha. Talvez ele não aceite sua proposta na primeira ou na segunda, mas não se intimide na hora de mostrar sua inteligência e capacidade, agindo assim obterá resultados incríveis.

Ser proativo é “não esperar ninguém mandar”, se você está vendo que um trabalho deve ser realizado e está com um tempinho de folga, faça. Não fique parado aguardando uma ordem, tenha atitude.

3. Foque na satisfação total da experiência do cliente

E lá vamos nós a mais um clichê verdadeiro, aquele: “O cliente sempre tem razão”. Porém, não vamos ser tão enfáticos, preferimos dizer que “Normalmente o cliente tem razão”. Pense na seguinte situação: Você compra um produto de uma loja online, recebe na sua case e gosta, qual a sua reação?

Bom, isso vai depender de pessoa para pessoa: Tem quem entre em todas as redes sociais do mundo para elogiar o site, tem quem não faça comentário algum, mas é muito raro que alguém que está satisfeito com o produto vai ter o trabalho de procurar a empresa para fazer uma falsa reclamação, certo? Partindo deste princípio o ideal é considerar como verdadeira todas as reclamações que forem feitas e analisa-las uma a uma. Em alguns momentos, a empresa terá toda a razão, mas se não for este o caso, e principalmente se houver mais de uma queixa relacionada ao mesmo assunto, verifique com cautela e pense na melhor maneira possível de agradar o comprador.

Antes das redes sociais, quando um cliente ficava insatisfeito com um produto ou serviço, comentava o problema na sua roda de amigos e com alguns familiares. No dia seguinte todos já haviam esquecido do assunto. Hoje, se este mesmo cliente publica sua reclamação em uma rede social, o post pode atingir milhões de pessoas e acabar com a reputação da sua marca. Por isso pense muito bem antes de destratar ou negar um benefício a seu cliente, como uma troca ou devolução, este serviço poderá sair muito mais barato para a organização do que se ele divulgar o problema.

Além da qualidade do produto, você também deverá focar em toda a experiência do cliente com a sua marca, inclusive na qualidade atendimento ao cliente. Ele deverá ser muito bem atendido até na hora das reclamações. Pense bem, se ele procurou a instituição é porque está com uma queixa para fazer e provavelmente não está muito feliz com a sua empresa, e se neste momento for mal atendido, provavelmente você terá um problema bem sério. Por isso é muito importante que a equipe esteja muito alinhada e eficiente, conheça o Curso Online Qualidade no Atendimento ao Cliente , ele poderá te ajudar bastante.

4. Tenha um bom relacionamento interpessoal na empresa

A maioria dos profissionais passa mais tempo no trabalho do que em casa com a própria família. Não faz sentido criar um ambiente ruim e ficar o dia todo de mau humor, sendo grosseiro com seus colegas e parceiros de trabalho.Aliás, ser uma pessoa de fácil acesso é uma ótima estratégia de negócios se você exerce um papel de liderança. As pessoas gostam de se aproximar daqueles que a tratam bem e se afastam quando são maltratadas. Ser mal-humorado poderá fazer com que os funcionários não te comuniquem de algum problema ocorrido na empresa e isso pode trazer graves consequências para sua carreira.

Aqui vão algumas dicas comportamentais que farão com que você se torne uma pessoa mais fácil de lidar:

Cumprimente a todos - Não importa se é o CEO da organização ou o faxineiro, ao chegar cumprimente e na hora de ir embora se despeça de todos que encontrar;

Não crie problemas bobos – Se discordar de um colega por pontos de vista opostos em uma reunião, ao terminar a mesma, esqueça a discussão e converse normalmente com ele. Não é saudável para sua vida profissional criar inimizades dentro do ambiente de trabalho, ainda mais por motivos banais;

• Não seja “puxa saco” - Pode ter certeza que os líderes reconhecem esse “tipo” de longe e não se agradam nada deste comportamento;

• Não participe de rodas de fofocas – Fazer parte dos grupinhos que só criticam a vida alheia poderá te deixar com a reputação manchada na organização;

• Seja positivo com as pessoas – Se você estiver muito atarefado e alguém te pedir para fazer outro serviço com entrega para o mesmo dia, explique a situação e diga que vai fazer o máximo para entregar. Dizer de cara “ Não vai dar tempo “ pode passar a impressão de má vontade;

• Ajude seus colegas – Se você terminou seu trabalho e um dos seus colegas está cheio de serviços para fazer, ofereça ajuda. Isso trará o sentimento de parceria na equipe e quando a situação for oposta com certeza alguém te ajudará.

• Esteja aberto a novas amizades – Na hora do almoço ou café, puxe assunto com os colegas que trabalham em setores diferentes que o seu. Além da vantagem de conhecer pessoas novas, vocês poderão trocar informações que te ajudarão a entender melhor os processos da empresa como um todo. Sem contar que como já dissemos no início do artigo, quem trabalha na área de administração de empresas sempre está mudando de função e se isso acontecer com você, não ficará tão desambientando e saberá com quem contar Ah! E não deixe de participar do happy hour.

5. Busque excelência em todas as parcerias

Para uma empresa ter sucesso, ela deve ter bons parceiros e encontra-los é uma das funções de um administrador de empresas. Vamos fazer uma análise da logística da entrega de mercadorias de uma confecção para uma loja de roupas. O processo ideal ocorre da seguinte maneira:

1º. A loja de roupas faz o pedido para equipe de vendas da confecção que estipula uma data para entrega;

2º. A equipe de compras pede a matéria prima necessária aos fornecedores;

3º. A matéria prima chega na confecção;

4º. É realizado o processo de fabricação;

5º. É feito a separação do pedido e a mercadoria é entregue na transportadora;

6º. A transportadora leva o pedido até o endereço do cliente;

O processo que usamos foi apenas um exemplo simples, há empresas que fazem vários outros procedimentos, mas observe que se qualquer um desses parceiros falhar, o cliente terá sérios problemas como:

• Falta de qualidade no tecido se o fornecedor não for eficiente;

• A costura da roupa pode desmanchar se a produção da confecção não for qualificada;

• Atraso de entrega se qualquer um dos processos falhar; entre diversos outros.

Por isso é de suma importância ser exigente quando for contratar o serviço de qualquer tipo de parceiro para não perder compradores.

6. Faça a otimização das finanças empresarias

Uma das funções mais importantes e difíceis de um administrador é organizar as finanças. Se a empresa está no azul é um pouco mais fácil: Você deverá ficar atento a datas e valores dos boletos, pagamentos de impostos e salários. Lançar esses dados no seu sistema financeiro e deixar o dinheiro disponível antecipadamente para que não ocorra nenhum imprevisto.

Agora se a organização está passando por momentos de dificuldade financeira você deverá ter um “jogo de cintura”, estabelecer prioridades como pagamento de salário e impostos e negociar prazos.

Uma ótima dica é ser sincero com seus parceiros. Explique a sua situação e veja uma forma que seja vantajosa para ambos os lados. Não se acanhe neste momento, estamos passando por uma crise econômica terrível em nosso país e as organizações sabem e entendem isso. E pode ter certeza que o fato de você ser sincero e procura-los para uma negociação contará muitos pontos a seu favor. Além do fato, que para a empresa é mais vantajoso receber aos poucos do que não receber nada.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7. Não se acomode e crie metas para a empresa

Seja sempre exigente com você mesmo, com sua empresa e não se contente com pouco. Um bom administrador deve estar sempre atento ao mercado, criar metas e trabalhar lado a lado com o time da empresa para atingi-las. Ser acomodado é um erro terrível que pode trazer consequências seríssimas como a sua demissão. Foque no seu objetivo e corra atrás. Uma ótima dica é sempre fazer o planejamento mensal, depois o diário e por fim por funcionário. Vamos pegar o exemplo daquela confecção?

Imagine que são 50 costureiros e chegou um pedido de 100.000 blusas para a entrega em 30 dias. Se o gerente apenas disser, sem planejamento algum, que eles terão de fazer as 100.00 peças, provavelmente, ficarão perdidos e não conseguirão. Mas vamos fazer um cálculo bem simples:

1 mês = 100.000 peças dividido por 20 (dias úteis no mês) = 5.000 peças no dia

5.000 peças dividido por 50 funcionários = 100 peças por dia

Percebe que quando falamos 100 peças por dia, dá impressão que o objetivo fica muito mais fácil de alcançar do que 100.000 no mês? Se você propor um prêmio a quem alcançar o objetivo então, é certeza de meta cumprida. Sempre faça isso, pense no que quer alcançar a longo período e depois estipule o que você fará diariamente para alcançar seus objetivos.

Seguindo estas 7 dicas com certeza você se tornará um administrador de empresas de muito sucesso e não te faltará trabalho. Dica Extra: outra ótima dica é buscar o aperfeiçoamento com cursos online ofertados no Educamundo. 

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