Home / Blog / Certificação / Agente Administrativo: carreira, comportamento e capacitação
  • 28/08/2020

Agente Administrativo: carreira, comportamento e capacitação


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Curso online administrativo

A área administrativa é uma das que mais abrange cargos e funções, além de vagas abertas. Afinal, nela concentram-se grande parte das tarefas burocráticas da empresa, usualmente relacionadas ao controle e emissão de documentos, faturamento, financeiro, dentre outros. Dependendo da empresa, cabe aos assistentes oferecerem o suporte necessário até a outros departamentos, o que exige um certo grau de conhecimento. Recorrer a um bom curso de agente administrativo pode cumprir essa demanda. Aliás, você sabia que os cursos online são excelentes para aqueles que buscam capacitação em assuntos diversos, tornando-se bem mais flexíveis do que os presenciais? 

Além dos papeis e das finanças, um profissional desta área tem outras responsabilidades. Agir com ética, saber lidar com seus superiores, sempre buscar altos padrões de qualidade e motivação são alguns destes pontos. Muitos cursos na área administrativa abordam estes assuntos com maestria, garantindo aos interessados conhecimento pleno. 

Para começar a trilhar o seu esquema de estudos, resolvemos listar alguns assuntos importantes que vão além da digitação de documentos e organização de arquivo. Leia nosso artigo na íntegra e descubra como melhorar o seu relacionamento, fazer o seu marketing pessoal, agir com ética e muito mais. Boa leitura! 

Relacionamento interpessoal no trabalho: ambiente profissional harmonioso 

Entende-se como relacionamento interpessoal a conexão entre duas pessoas (ou mais), dentro de um mesmo círculo de convivência. Tal conexão envolve a qualidade das relações, seja como tratamos os demais ou como eles nos tratam. Quando falamos em relacionamentos interpessoais no trabalho, a problemática vai além. Além de manter uma boa relação com os colegas a fim de manter um ambiente agradável para a execução de tarefas, é preciso pensar que o sucesso da sua carreira está totalmente atrelado a essas boas relações. 

Você encontra dificuldades em melhorar o relacionamento com seus colegas de trabalho? Pois saiba que o curso online Relações Interpessoais na Empresa traz um panorama completo sobre a discussão. Além de capacitar a figura do agente administrativo e demais profissionais do setor, também traz tudo sobre a convivência interpessoal tanto dentro das organizações quanto na sociedade. 

O IBC -  Instituto Brasileiro de Coaching - nos traz algumas dicas práticas que podem contribuir com a melhora do relacionamento interpessoal nas empresas: 

  • Ser tolerante e respeitar as diferenças, especialmente quando você lida com pessoas cuja personalidade ou atitudes não agradam tanto. 

  • Ter empatia e entender as dificuldades do colega. Extrair o que há de melhor em cada um favorece a criação de um ambiente de trabalho mais aconchegante, harmonioso e com foco na produtividade. 

  • Conhecer as particularidades de cada um demonstra que você não se interesse apenas pelas suas funções, mas, também, pelo lado pessoal. Estreitar as relações através da exposição de opiniões sinceras é uma boa maneira de melhorar o relacionamento. 

Sabemos que nem sempre a facilidade de relacionamento vem de berço. Para tanto, estudo e qualificação são as palavras-chave. Neste sentido, os tópicos abordados por cursos a distância relativos traçam um bom caminho para seus estudos. No Educamundo são diversos cursos online com certificado, em dezenas de áreas, todos selecionados por um departamento de pedagogia de alta qualidade. 

Relação interpessoal com superiores: como lidar com seu chefe? 

Uma das relações mais temidas entre os colaboradores de uma empresa é a chefe-empregado. E é até natural, uma vez que a superioridade hierárquica pode assustar e, em alguns casos, até afetar a produtividade e a convivência no ambiente de trabalho.  

Mesmo quando temos um relacionamento considerado difícil com os chefes, há uma luz no fim do túnel. Na verdade, a grande sacada é começar a enxergar o chefe como um líder ou parceiro, e não simplesmente alguém que está acima de você, manda e desmanda.  

Claro que a mudança de comportamento deve partir de quem está na posição de chefia, mas o colaborador também pode apostar em algumas estratégias que possibilitem o chefe reavaliar suas atitudes, especialmente as que afetam diretamente no relacionamento da equipe.  

Veja alguns caminhos que podem ser seguidos: 

  • Atente-se ao seu equilíbrio emocional, mantenha sempre o controle. 

  • Conheça a fundo o perfil do seu chefe, de modo que saiba exatamente como agir, independentemente da situação. 

  • Não entre em conflitos, porém, não deixe de se posicionar de forma clara e objetiva.  

  • Proponha soluções. Sabemos que existem aqueles chefes que tomam como principal função apenar "vigiar" o que o colaborador faz, em busca de erros e divergências. Neste caso, é preciso antecipar-se aos problemas levando ao chefe, no mínimo, duas prováveis soluções para a questão. Em vez de entrar em conflito, provavelmente o chefe analisará as propostas evitará conflitos. 

  • Não misture o pessoal com o profissional. Lembre-se que nem sempre as atitudes negativas da chefia estão relacionadas ao ambiente colaborativo em si. Muitas vezes, são reflexos claros de problemas externos ou, também, de demandas de seus superiores. Afinal, geralmente chefes também possuem chefes. 

Além dos caminhos que citamos acima, é possível adquirir competências que facilitem a sua relação com o chefe. Um curso online administrativo, por exemplo, não traz somente conteúdos relacionados a parte documental e fiscal de uma organização - que sempre estão relacionados às atividades do agente administrativo. Desde que oferecido por instituições que são referência, como é o caso do Educamundo, estes cursos online abordam também as questões comportamentais do mercado. Que tal fazer um curso online como esse? Amadureça essa ideia e valorize sua expertise! 

 

Empatia, Liderança e Motivação: qual a relação? 

Empatia, liderança e motivação estão amplamente ligadas ao sucesso e harmonia do ambiente profissional no qual atua o agente administrativo. E, não somente isso, envolvem-se também com as relações humanas. Entender suas principais definições, e principalmente, como colocá-las em prática, é um dos grandes desafios de qualquer cidadão. 

Você tem o costume de se colocar no lugar do outro, analisar suas dores e entender suas reais necessidades? Isso é empatia. Num ambiente profissional, ser um sujeito empático resulta na criação de laços estreitos, tanto com superiores quanto com os demais colaboradores. No campo profissional, a empatia está lado a lado com a proatividade e resolução de problemas. O profissional auxilia diretamente na dificuldade do próximo, entendendo suas reações e tentando encontrar, em conjunto, boas soluções. 

É interessante explicitar também a relação direta entre empatia, liderança e motivação. Parece que não, mas estes três conceitos possuem muito em comum. Bons líderes são aqueles que sabem conduzir sua equipe de forma assertiva, buscando sempre o melhor desempenho do coletivo. Por outro lado, para que tais resultados sejam alcançados, a equipe deve estar constantemente motivada, pronta para executar suas tarefas com ânimo, vontade e determinação. 

Existem aqui no portal alguns cursos a distância que permitem trabalhar esse aspecto de liderança e motivação, complementando os conhecimentos adquiridos com o curso agente administrativo. Um bom exemplo é curso online Liderança. Nele, o cursista será exposto a técnicas de motivação, negociação, liderança e persuasão, competências muito valorizadas nos profissionais da área administrativa e demais interessados. 

Ética no ambiente corporativo 

Essa discussão vai muito além do ambiente profissional, sendo necessária uma profunda reflexão tanto pelos profissionais da área de Administração quanto pelos interessados em geral. De origem grega, a palavra ética significa "propriedade de caráter". Diferente do que ocorre com os valores pessoais, o padrão ético não é baseado do que você acredita ser certo ou não, mas, sim, no que a sociedade, como um todo, entende como correto.  

Em poucas palavras, ser ético é buscar os seus objetivos de forma honesta, "limpa" e sem prejudicar o outro. Estes conceitos de ética estão bem explicitados no curso agente administrativo do Educamundo

Quando falamos do ambiente corporativo, há duas questões a serem tratadas: as regras e condutas internas, que são definidas pela empresa e alcançam todos os colaboradores dela; e as regras universais, que independem das regras propostas pela companhia.  

Honestidade, competência e responsabilidade fazem parte do padrão universal esperado pela sociedade comum. Já sobre os padrões internos, sugeridos pela empresa, estes são exclusivos e devem ser seguidos visando o relacionamento harmonioso dentro da corporação. Cabe dizer que uma empresa cujo o quadro colaborativo respeita integralmente as regras e padrões éticos tem muito mais chances de crescimento. 

Existem alguns mandamentos da ética profissional que devem ser considerados, visando a construção de um ambiente corporativo de boa convivência: seja honesto; não assuma tarefas com as quais você sabe que não poderá cumprir; fuja das rodas de fofoca; seja crítico, porém, com sutileza e educação; admita seus erros; reconheça o mérito do colega de trabalho; respeite a privacidade dos demais e aceite as consequências de seus atos. 

Psicologia Organizacional 

A forma individual como cada um dos colaboradores se comporta dentro da empresa - aí falamos sobre ética e relações interpessoais - é um dos objetos de estudo da Psicologia Organizacional. Em suma, cabe ao psicólogo responsável pela análise desmistificar os perfis de cada indivíduo e entender qual a melhor forma de lidar com ele ao longo da trajetória profissional. Dessa análise, também são extraídos dados que indicam qual o nível de contribuição daquele colaborador com a empresa. 

A Psicologia Organizacional está atrelada a muitos setores da companhia. Para quem atua como agente administrativo em departamentos de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento, por exemplo, os conhecimentos teóricos são indispensáveis. Um bom curso de agente administrativo traz estes e outros tópicos relacionados em seu cronograma de estudo. Vale conferir! 

Além disso, as análises oriundas das sessões de Psicologia Organizacional também podem ser utilizadas para elaboração de planos de cargos e salários, gestão de conflitos e melhora do clima no ambiente profissional. 

curso online Ética e Cidadania é uma excelente opção para turbinar os seus estudos e entender, de fato, a importância da ética no mercado de trabalho e na sociedade comum. Que tal inseri-lo em seu currículo? 

Curso de agente administrativo 

Programa 5s para melhoria da qualidade de vida profissional 

Outra ferramenta que pode elevar a qualidade de vida dos profissionais, tanto dentro quanto fora da empresa, é o Programa 5s. Com origem no nome de 5 palavras japonesas iniciadas em S - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketso e Shitsuke – o programa visa otimizar alguns pontos internos, como organização, limpeza e padronização. Neste sentido, são enfatizadas as culturas de disciplina, identificação de problemas e promoção de melhorias. O resultado final? Eficiência operacional. 

O Educamundo possui um curso online dedicado ao estudo do Programa 5s. Unindo nossas dicas a seguir com o conteúdo disponibilizado pelo portal e também com o curso online agente administrativo, será ainda mais fácil entender os conceitos e definições deste programa de gestão e qualidade.  

Cada uma das 5 palavras japonesas remete-se à um senso de responsabilidade. Veja só: 

Seiri – Senso de Utilização: focado na utilização inteligente de recursos, promove uma reflexão e reavaliação sobre os itens que não são úteis ao processo produtivo da empresa. Podem ser materiais, maquinários, documentos etc. 

Seiton – Senso de Organização: com a máxima de que ''o que não está classificado, não está organizado", promove a organização dos itens em seus devidos lugares. Além disso, entende que os materiais frequentemente utilizados no dia a dia devem estar sempre a mão, em locais de fácil acesso. 

Seiso – Senso de Limpeza: aqui, a atenção especial é sobre a limpeza e aparência não somente pessoal, mas, também, do ambiente de trabalho. Devem ser questionados pontos sobre o impacto da limpeza na segurança dos funcionários, qualidade de vida do produto e no trabalho. 

Seiketsu – Senso de Padronização: o Seiketsu trabalha para a manutenção e padronização do que foi limpo e organizado nas outras etapas. É como se fosse uma maneira de fixar uma nova cultura dentro da empresa e, também, na vida dos colaboradores. Quando você trabalha em um ambiente limpo e organizado, tende a buscar o mesmo padrão para sua rotina pessoal. 

Shitsuke – Senso de Disciplina: relaciona-se diretamente com a autogestão e atenção. Trata-se de uma maneira de formar facilitadores responsáveis por auxiliar os colaboradores a colocar em prática todos os pontos do programa. A médio e longo prazo o resultado é a qualidade de vida de todos os envolvidos no método - salientando que este é o intuito principal do Programa 5s. Você poderá amadurecer os conhecimentos apostando em um curso online administrativo que discuta a metodologia e, tenha certeza, agregará muito valor à sua formação profissional. 

Entrevistas: aprenda a elaborar o currículo perfeito 

Agora que você já está por dentro dos principais assuntos que regem a rotina adminitrativa, muitos deles aplicáveis à rotina doméstica, é hora de pensar na busca pelas vagas de emprego. Como dissemos lá no início do artigo, a área administrativa oferece grandes possibilidades profissionais. Exatamente por conta da flexibilidade – uma vez que as funções são essenciais em empresas de todos os segmentos – a disputa pelas vagas é ainda mais acirrada. Neste cenário, saem na frente os profissionais que possuem currículos impecáveis, bem como os melhores cursos na área administrativa.  

Mas não são apenas as experiências profissionais e cursos online com certificado que fazem do seu currículo o melhor. É preciso elaborá-lo de forma simplificada e objetiva, sem deixar de reunir todas as informações relevantes e que possam estimular a sua contratação. O curso agente administrativo pode ser bem útil neste processo, já que aborda dicas essenciais. 

O currículo perfeito deve possuir as seguintes características: 

  • No máximo duas folhas, isso de houver informação relevante para tal. Caso seja necessário, é possível utilizar três vezes. Mas cuidado: não vale "encher linguiça". Insira informações que realmente agreguem valor ao documento. 

  • Dados pessoais logo no início, como forma de facilitar a busca pela informação. Não insira os documentos, já que estes serão solicitados no ato da contratação. Atente-se ao e-mail: caso o endereço seja constrangedor, não hesite em criar uma conta com identificação mais formal. 

  • Formações acadêmicas, desde que tenham relação com o cargo. Recomenda-se listá-las da mais recente para a mais antiga. Se você tiver realizado um curso online administrativo, também vale inseri-lo no currículo. 

  • A experiência profissional também deve ser sucinta. Relacione o nome da empresa, períodos de contratação, cargos e funções executadas. O ideal é listar de 2 a 3 empregos, dentre os mais recentes. 

Para turbinar o seu currículo, uma dica é investir em cursos a distância, como o curso para obter sucesso na entrevista de emprego, disponível no Educamundo. Além de oferecer dicas sobre seleção de profissionais, o curso online dá acesso às técnicas de como avaliar uma oportunidade de trabalho, como realizar o marketing pessoal e muito mais. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
 

Marketing Pessoal para agentes administrativos 

Com um currículo incrível em mãos, existem outras alternativas que, aliadas às informações curriculares, valorizam sua imagem pessoal perante os contratantes. Lembra da máxima de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, apostar em técnicas de marketing pessoal pode ser de grande valia, seja antes ou durante as entrevistas de emprego. 

Dica que vale ouro: investir em um curso online voltado ao Marketing Pessoal pode alavancar a sua carreira de agente administrativo, bem como sua vida pessoal. Aqui no portal, o conteúdo do curso disponível aborda todos os pontos de um plano de marketing pessoal, além de enfatizar as principais vantagens de você começar a pensar em um plano de marketing para você. 

Segue em dúvida sobre se promover pessoalmente e profissionalmente ou não? Veja algumas dicas de como realizar o seu Marketing Pessoal. Lembre-se que elas também podem ser aprofundadas com um bom curso online agente administrativo

  • Conheça as principais características de liderança. 

  • Seja paciente, pois, o retorno não é imediato. 

  • Pratique a empatia, elogie seus companheiros de trabalho. 

  • Esteja disponível para as tarefas, seja visto. 

  • Alcance seus objetivos de forma íntegra e honesta. 

  • Seja otimista, fuja do stress, da pressão e dos pensamentos negativos. 

Acredite: os resultados obtidos com um bom plano de marketing pessoal podem te surpreender! Amadureça suas ações com o auxílio do curso online administrativo disponibilizado pelo nosso portal! 

Como o curso de agente administrativo pode aprimorar seus conhecimentos? 

Nosso artigo trouxe a você informações bem relevantes sobre algumas das competências relacionadas ao dia a dia do agente administrativo. Contudo, visando uma qualificação ainda mais completa, recomendamos que você inicie hoje mesmo o curso online agente administrativo aqui do Educamundo. Nosso portal é referência nacional em cursos online com certificado e vamos listar alguns dos motivos: 

  • Investimento único no valor de R$ 79,90. 

  • Acesso irrestrito a todos os cursos a distância do portal, pelo período de 1 ano. 

  • Plataforma flexível com fácil acesso a partir de smartphones, tablets, notebooks e desktop. 

  • Material didático de qualidade, selecionado por um departamento de pedagogia exclusivo. 

  • Possibilidade de certificação, com documento impresso ou digital, com cargas horárias de até 420 horas. 

E aí, gostou? Além de qualificação para exercer as atividades pertinente a cargos administrativos, os cursos na área administrativa oferecem conhecimentos a qualquer pessoa que deseje relacionar-se melhor com a sociedade. Mesmo que não se trate do âmbito profissional, temos certeza que as discussões serão úteis nos mais variados cenários de sua vida. 

Faça agora sua inscrição no portal, inicie o curso de agente administrativo e amplie seu leque de oportunidades com uma das melhores instituições de cursos online do país. Caso enfrente dificuldades em qualquer etapa do processo, deixe o seu comentário que prontamente iremos ajudar, ok? Até a próxima! 

Pesquisar