Home / Blog / Dicas / Aposentadoria por idade: quando é possível receber e como dar entrada?
  • 14/03/2019

Aposentadoria por idade: quando é possível receber e como dar entrada?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
documentos para aposentadoria por idade

Entende-se como aposentadoria por idade o benefício garantido pela Previdência Social ao contribuinte que atinge o limite de idade considerado risco social.

Embora saibamos que a cada ano que passa a idade produtiva dos brasileiros aumenta, o benefício segue como um importante fator de segurança ao trabalhador brasileiro - respaldado inicialmente pela Lei 8.213/91, nos arts. 48 a 51, bem como pelo Regulamento da Previdência Social, Decreto 3048/99, nos arts. 51 a 55. Inclusive, há cursos online com certificado direcionados especialmente a essa discussão.

Tire suas dúvidas sobre o recebimento da aposentadoria por idade

Você já percorreu um longo caminho laboral e deseja saber como dar entrada na aposentadoria por idade? Fique tranquilo porque separamos algumas informações bem relevantes sobre o tema. Acompanhe e saiba mais!

Quando é possível receber e como dar entrada na aposentadoria por idade?

Desde 2018, a Previdência Social passou a emitir os benefícios sem a obrigatoriedade de solicitar previamente o requerimento da aposentadoria por idade. São considerados os dados presentes no banco de dados da Previdência.

Para recebê-lo, o segurado deve ter completado ao menos 15 anos de contribuição ao INSS, além da idade mínima de 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Além disso, não pode ser aposentado.

Através do portal MEU INSS e do telefone 135, o contribuinte pode iniciar o processo da aposentadoria por idade, sem sair de casa. O site reúne todas as informações previdenciárias dos contribuintes, desde seu primeiro vínculo empregatício. Mais à frente você obterá informações detalhadas sobre o processo.

Quais são os documentos para aposentadoria por idade?

Independentemente do tipo de aposentadoria, seja ela proporcional, por idade ou por tempo de contribuição, o interessado deverá apresentar - sempre que necessário - os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho (todas as que o contribuinte possuir);
  • PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  • Carnês de contribuição (apenas quando houver contribuição sem vínculo empregatício);
  • Extrato do CNIS.

Caso sejam encontradas inconsistências em alguma situação, ou o requerimento tenha alguma especificidade (como informações incompletas na CTPS, requerente homem ou para aposentadoria especial) a Previdência Social poderá exigir outros documentos, incluindo: certidão de reservista, holerites, extrato do FGTS, laudos médicos, dentre outros.

Fique atento: uma documentação correta, bem como dados atualizados,fazem parte importante do processo de liberação do benefício. Caso o INSS aponte irregularidades, o contribuinte poderá ter que reiniciar o processo do zero, atrasando o recebimento do benefício.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Procedimentos para solicitar ou agendar aposentadoria por idade

Assim que os requisitos são atingidos, incluindo a verificação correta dos documentos para aposentadoria por idade, a Previdência Social encaminhará um comunicado ao contribuinte, informando sobre a possibilidade de concessão. Ao receber o documento, cabe ao segurado entrar em contato com a Previdência e dar andamento a solicitação.

Como dar entrada na aposentadoria por idade?

  1. Ao receber o comunicado da Previdência, o contribuinte deverá acessar o site MEU INSS ou ligar no telefone 135, requerendo a concessão do benefício;
  2. Caso não existam pendências, o benefício é cedido logo após a confirmação dos dados solicitados pelo atendente;
  3. Se houverem inconsistências, os atendentes irão agendar aposentadoria por idade e o solicitante será encaminhado a um posto do INSS para verificação de documentação;
  4. O prazo para comparecimento é de 30 dias, sendo que é considerada a data de entrada o primeiro contato do requerente pelo telefone 135 ou site.

Saiba como consultar a aposentadoria por idade

Você também pode consultar aposentadoria por idade e saber em qual status está a solicitação. Para isso, basta acessar o portal MEU INSS, com login e senha, e clicar na opção "Agendamentos/Requerimentos", localizada no menu do lado esquerdo.

A consulta também pode ser realizada através da Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

O que você deseja é saber se a aposentadoria por idade já pode ser requerida? O portal também possibilita a simulação dos cenários.

Analisando as informações contidas em sua base de dados, a Previdência informa se o segurado já possui idade para a aposentadoria por idade ou, ainda, se já está disponível o benefício por tempo de contribuição.

Em caso negativo, a simulação traz o período restante para acesso ao benefício, o que contribui com o planejamento a médio e longo prazo!

Além das informações compartilhadas hoje, uma boa saída para aprofundar seus conhecimentos é realizar o Curso Online Aposentadoria, do Educamundo. Nossos conteúdos são constantemente atualizados e indicados para diversos perfis.

Vale destacar que os grandes diferenciais do nosso portal são o investimento e a acessibilidade: por um pagamento único de R$ 79,90 você pode realizar todos os cursos do Pacote Master, durante 12 meses!

Que tal iniciar hoje mesmo? Inscreva-se no portal que mais entende de cursos online e saia na frente. Até mais!

Pesquisar