Home / Blog / Formação Profissional / A arte como terapia: a descoberta de novos tratamentos para doenças
  • 03/05/2019

A arte como terapia: a descoberta de novos tratamentos para doenças


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
arte e terapia

A arteterapia é uma boa maneira de resolver nossos problemas internos com a ajuda de técnicas de expressão artística. Ela é muito utilizada com pessoas de todas as idades. Confira mais sobre esse método nesse texto.

A arte como terapia: o que é?

A arteterapia é uma técnica que faz parte da terapia alternativa que tem por objetivo estimular a expressão dos sentimentos internos em forma de arte, seja na pintura, no teatro, na música ou na dança.

A partir dela, muitas pessoas conseguem expressar a sua raiva, angústia e medos que possuem, mas não consegue verbalizar. Ela é utilizada bastante em consultórios psicológicos com crianças, para conseguirem entender melhor os seus sentimentos e a como lidar com eles.

A terapia com mandalas é um exemplo, que tem por objetivo estimular a criatividade, incentivar a descoberta do eu interior e ajudar em exercícios de relaxamento. 

O que faz um arteterapeuta?

A arte faz parte da vida das pessoas desde as épocas mais antigas da humanidade. Mas como uma forma de terapia ela é usada desde o século XIX.  O arteterapeuta é responsável por aplicar técnicas de arteterapia com crianças, adultos e idosos, nos mais diversos ambientes em que haja a necessidade, como escolas, clínicas e hospitais.

Esse profissional utiliza a pintura, a música, o desenho, a dança e outros meios artísticos para canalizar energias e sentimentos, ajudando no autoconhecimento e na reflexão de problemas emocionais. Já existem estudos que comprovam os benefícios da arteterapia no tratamento de depressão, ansiedade, entre outros problemas que afetam a saúde mental.

Dessa forma, o arteterapeuta contribui muito com a psicologia da depressão. Importante frisar que já há muita qualificação nessa área, cada profissional se especializa em um determinado método e vai avaliar qual a melhor técnica para tratar o seu paciente.

Para garantir uma regulamentação e qualidade dos profissionais que trabalham com arteterapia, foi criada em 2006 a UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia). Ela possui um gestão coletiva e democrática, a qual representa os trabalhos desse profissional tão importante.

Por que fazer terapia?

 

Fazer terapia oferece uma oportunidade valiosa para autoconhecimento, resolução de problemas e crescimento pessoal. Ao proporcionar um espaço seguro para explorar pensamentos e sentimentos, a terapia pode aliviar sintomas de saúde mental, melhorar relacionamentos e capacitar indivíduos a enfrentar desafios com mais eficácia, promovendo assim um maior bem-estar emocional e uma vida mais satisfatória.

arte como terapia

Quais são os benefícios da terapia?

A terapia surgiu com a missão de tratar problemas emocionais e psicológicos. Nela o indivíduo tem o acompanhamento de um profissional que pode ser terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, que o ajudará a entender quais são esses problemas que afetam a saúde mental e como encontrar soluções para resolvê-los.

Principais benefícios da terapia

Confira abaixo a lista com os principais benefícios da terapia:

Autoconhecimento

A terapia ajuda o paciente a conhecer melhor sobre si mesmo, suas angústias, crenças, valores e objetivos de vida. Nessas situações, o indivíduo aprende a administrar seus sentimentos, a lidar com as ideias negativas, a melhorar a autoestima e enxergar seus potenciais.

Motivação

Funciona como uma meta a ser alcançada, as vezes o indivíduo considera muito difícil alcançar algum objetivo pessoal ou profissional. A terapia ajuda a encontrar a origem da falta de motivação, e a encontrar novos impulsos.

Relacionamento interpessoal

Para ter uma vida social é necessário saber se relacionar com outras pessoas. Algumas pessoas sentem muita dificuldade em fazer isso, seja pela timidez ou por estar enfrentando algum problema, como depressão. A terapia ajuda a desenvolver habilidades sociais.

Resolução de problemas

Às vezes pequenos problemas diários parecem uma missão impossível de vencer por quem está fazendo tratamento para ansiedade. Com a terapia o paciente consegue colocar ordem nos us objetivos e aprende a organizar o que precisa ser resolvido.

A arteterapia na educação

Muitos estudiosos mostram que o uso da arteterapia na educação pode ser um elemento facilitador da aprendizagem. Ela ajuda as crianças a expressar suas dificuldades, frustrações, interesses, conquistas e afetos. É muito importante no ambiente escolar, valorizando o que a criança tem de melhor.  

A brincadeira artística dentro da arteterapia relaciona um tratamento de forma lúdica, utilizando o jogo como forma de entender situações que aconteceram na vida dessa criança e dominar os próprios sentimentos em relação a isso. O teatro é uma ótima ferramenta para trabalhar os sentimentos no coletivo.

A técnicas da arteterapia podem ocorrer de forma dirigida, com um profissional auxiliando a analisando a criança, ou de forma livre, valorizando a espontaneidade. A própria criança aprende com os seus movimentos, encontrando o seu potencial. Além disso ela é ótima para trabalhar respeito aos outros e as regras, e como forma de comunicação com o mundo.

Algumas curiosidades a respeito da arteterapia

A arteterapia pode ser um grande aliado na psicologia da depressão

​​​​​​​As técnicas de arteterapia são muito benéficas para tratamentos de depressão e ansiedade, trazendo melhoras significativas.

Conheça tudo sobre a terapia alternativa para melhorar a saúde mental : o SUS já reconhece várias terapias alternativas, que ajudam em diversos tratamentos, como um complemento aos tratamentos convencionais.

Por que a terapia com mandalas pode trazer benefícios para tratamentos? As mandalas são uma forma de terapia que ajudam o paciente a relaxar, expressar seus sentimentos e entender a si mesmo. É uma ótima ferramenta para ser utilizada em clínicas, hospitais e escolas.

O uso da arte e terapia pode ajudar crianças e idosos: as crianças possuem mais dificuldade para expressar o que sentem, através da arte elas conseguem colocar os sentimentos bons e ruins para fora, entender melhor eles. Os idosos além de descobrirem um novo talento, conseguem fazer a interação social com outras pessoas e tratar problemas da saúde mental.

Aprenda sobre arteterapia e se torne um arteterapeuta

A arteterapia é um método que veio para ajudar milhares de pessoas que estão passando por dificuldades emocionais e psicológicas.

Você gostaria de se tornar um arteterapeuta? Faça o nosso Curso Online Arteterapia e fique por dentro de todas as técnicas dessa profissão. 

Inscreva-se no Educamundo, um dos maiores portais de ensino a distância e referência em cursos online com certificado. Investindo apenas R$ 79,90 por ano você terá acesso ao Pacote Master, com mais de 1.500 opções de cursos online em várias áreas. Durante um ano inteiro você pode fazer quantos desses quiser. 

Assim, você investe em educação de qualidade e ajuda a melhorar a sua posição no mercado de trabalho. Comece seus estudos agora mesmo!

Pesquisar