Home / Blog / Artes / Arte rupestre no Brasil: descubra o passado em parques nacionais
  • 29/11/2018

Arte rupestre no Brasil: descubra o passado em parques nacionais


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
arte pré-histórica

Você já imaginou como viviam homens e mulheres há milhares anos? Como eles sobreviviam? A resposta para essas perguntas pode ser vislumbrada em parques nacionais. Esses espaços preservam um pedaço do passado e são espécies de santuário da arte rupestre.

A arte rupestre no Brasil

A arte rupestre aparece pode ser encontrada em diferentes lugares pelo mundo. Aqui no post vamos apresentar os principais locais brasileiros onde ela pode ser encontrada. Sendo assim, nós falaremos sobre:

  • Vale do Catimbau;

  • Serra da Capivara;

  • Parque Nacional de Sete Cidades;

  • Cavernas do Peruaçu;

  • Parque do Jaú.

Eles vão te fazer voltar no tempo, para o cotidiano da sociedade brasileira antes mesmo dela assim ser entendida. Então, embarca nessa aventura com a gente!

Arte pré-histórica: uma forma de expressão do passado

Arte pré-histórica ou arte rupestre pode ser entendida como uma forma de comunicação do homem que habitava o planeta há milhares de anos. Ela é expressada por meio de pinturas ou objetos que retratam o cotidiano dos períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Diferentemente da ideia de arte atual, que tem muito mais relação com uma expressão criativa, no período pré-histórico o objetivo era registrar as atividades das tribos, como a caça e os ritos religiosos.

Sítio arqueológico: abrigo da arte rupestre

Os sítios arqueológicos são locais que possuem vestígios preservados das sociedades do passado. Neles é possível encontrar restos de animais, esqueletos humanos, objetos que fizeram parte da sociedade do período e símbolos de arte rupestre.

Para preservar o espaço, o sítio arqueológico geralmente fica situado dentro de um parque ao ar livre, considerado área protegida. Dentro deles, você consegue visualizar principalmente as pinturas rupestres.

Aqui no Brasil existem diferentes parques nacionais e são eles que vamos te apresentar.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Localização das pinturas rupestres no Brasil

As maiores quantidades de pinturas rupestres brasileiras estão localizadas nos parques nacionais. Estes ficam distribuídos em diferentes estados do país, como Pernambuco, Piauí e Minas Gerais, e muitos são considerados patrimônios da humanidade pela UNESCO, além de recebem milhares de visitantes anualmente.

Lista de parques nacionais

Aqui você confere os cinco maiores parques nacionais do Brasil. Todos possuem uma beleza singular e estão abertos para visitação.

1. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

É considerado o maior do Brasil e possui cerca de 400 sítios arqueológicos. Situado na região da caatinga, o parque é tombado pelo Iphan e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Na Serra da Capivara o visitante pode fazer diferentes trilhas, contemplar um cenário de beleza natural e ainda aprender sobre o passado. O valor do acesso é de R$28,00 (com meia-entrada para brasileiros).

2. Parque Nacional do Catimbau (PE)

Segundo maior parque do Brasil, o espaço é também conhecido como Vale do Catimbau. Com 62.300 hectares, ele possui arte pré-histórica que data de até seis mil anos atrás e ainda tem atrativos naturais que incluem cânions, cavernas e chapadões.

O local é aberto para a visitação, mas o passeio deve ser feitos com o auxílio de guias que estão disponíveis na região da Vila do Catimbau — vilarejo localizado próximo ao município de Buíque.

3. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

O local possui grandes cavernas que encantam os visitantes, daí a origem do seu nome. Situado em uma região de Mata Atlântica, possui cerca de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres.

Dentro do lugar é possível realizar diversas trilhas e conhecer a Gruta do Janelão, Lapa do Índio, Lapa dos Desenhos, entre outros.

4. Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

Outro conhecido parque do estado do Piauí. Possui mais de 40 sítios arqueológicos com arte pré-histórica que data quase de 200 milhões de anos atrás. Fica numa área que mistura caatinga e cerrado com formações rochosas que incluem grandes paredões.

5. Parque Nacional do Jaú (AM)

O Parque do Jaú está situado em uma formação geológica que data de 100 a 500 milhões de anos. Ele foi criado em 1980 e possui sítios arqueológicos, bem como apresenta inscrições em pedras (petroglífos) que remontam ao antigo passado indígena. O parque está em uma área de grande variedade de fauna e flora da Amazônia.

Se quiser aprender mais sobre arte rupestre no Brasil e no mundo confira o Curso Online História da Arte‍ aqui do Educamundo. O portal também possui outros mais de 1.200 cursos online em diferentes temas.

Faça como mais de 200 mil estudantes e a aprenda no seu tempo. Invista agora mesmo no seu futuro com cursos online com certificado.

Gostou do nosso post? Então se inscreva no site do Educamundo e acompanhe todas novidades sobre cursos e novas postagens!

Pesquisar