Home / Blog / Educação / Atividades de artes visuais na educação infantil: 5 ideias para implementar
  • 05/10/2021

Atividades de artes visuais na educação infantil: 5 ideias para implementar


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Atividades de artes para educação infantil

Quer ideias para seu plano de artes para educação infantil? Não sabe o que trabalhar em artes na educação infantil? Te contamos como incrementar suas aulas com atividades interessantes e variadas e ótimas dicas de artes visuais na educação infantil. 

O ensino de artes visuais na educação infantil tem benefícios diretos no processo de construção do indivíduo, desde que sejam aplicados métodos adequados para cada perfil e faixa etária de alunos. 

Entretanto, essa forma de ensino tende a trazer desafios para o professor, haja vista a dificuldade em sair das pinturas. No entanto, não é difícil criar atividades lúdicas de artes para educação infantil, conforme verá neste artigo.

Para ajudar com isso, preparamos a seguir uma lista com 5 atividades para educação que podem ser aplicadas, modificadas e adaptadas para os mais diferentes assuntos de artes na educação infantil. Ou seja, nas aulas de artes visuais educação infantil, as atividades que você criar irão simplesmente encantar e atrair a atenção dos alunos. Continue e saiba mais sobre como trabalhar artes na educação infantil.

Artes na educação infantil 

Como qualquer faixa etária, o professor da educação infantil deve preparar planos de aula, de acordo com os parâmetros curriculares vigentes. No entanto, muitas vezes, os professores não sabem o que trabalhar em artes na educação infantil.

De forma geral, o ideal é que as artes visuais na educação infantil BNCC sejam preparadas de modo a deixar as crianças livres, pois isso fortalece a possibilidade de inúmeras aprendizagens. Com as artes visuais educação infantil em atividades bem elaboradas e criativas ensinam o aluno a se expressar, a se conhecer e também estimula a criatividade. 

Importante mencionar que muitas vezes as atividades dos alunos da educação infantil não terão padrões estéticos, e o ideal é não interromper as atividades por se prender a esses padrões. A atividade artistica para educação infantil deve expandir a criatividade e não limitá-la. 

Dito isso, a seguir listamos 5 sugestões de atividades para a educação infantil que você pode aplicar em casa ou em sala de aula.

Como montar seu plano de artes: 5 atividades para a educação infantil

Veja como cada atividade de artes educação infantil abordam vários aspectos do desenvolvimento:

1 - Obras de arte famosas para ser pintadas 

Essa primeira atividade artistica para educação infantil traz além da expressão artística, o conhecimento de obras de artes renomadas. Além dos desenhos, você fala com os alunos um pouco sobre a vida do artista, sobre seus diferenciais e também sobre as cores que o mesmo usava e o porquê do uso. 

2 - Desenho do dia-a-dia 

Essa atividade de artes visuais na educação infantil tem como intuito estimular a criatividade e instigar a observação. Você deve pedir aos alunos que desenhem objetos, animais ou pessoas do seu dia-a-dia. Nesse tipo de atividade, os professores costumam se surpreender com a riqueza de detalhes das observações.

3 - Uso de texturas 

Outra atividade de artes visuais na educação infantil BNCC que traz resultados positivos é levar diferentes texturas para que os alunos construam seus desenhos, como linhas, papéis, flores e sementes. Você pode englobar outros assuntos nessa atividade, por exemplo, se seu tema for meio ambiente, você pode levar os alunos para recolherem folhas na escola e depois deixe que os mesmos usem a criatividade. 

4 - Uso de materiais que iriam para o lixo 

Outra atividade que você pode levar aos alunos da educação infantil é o uso de materiais que iriam para o lixo. Nessa atividade, você pode trabalhar também outros temas, tais como formas geométricas. Uma atividade de colagem para a educação infantil é uma ótima ideia para utilizar esses materiais que seriam descratados. 

5 - Mosaico coletivo 

A ideia dessa atividade de artes educação infantil ​​​​é juntar diversas cartolinas e picá-las. Em seguida, todos os alunos devem construir um desenho juntos. Além desta atividadde fortalecer a liberdade de expressão, ajuda a desenvolver o trabalho coletivo entre a turma. 

Como você deve ter observado, todas essas dinâmicas estimulam diversas habilidades na educação infantil e podem ser adaptadas. Use sua criatividade e torne sua aula de artes visuais educação infantil com atividades criativas muito divertida.

Outras dicas de atividades: fazer autorretratos, utilizar massinha infantil para construção de pequenos bonecos, promover peças de teatro e fazer slime na aula (as crianças adoram). 

Os benefícios da pintura para a educação infantil 

A pintura para educação infantil é uma das principais práticas desenvolvidas nas escolas, além de uma excelente atividade artistica para educação infantil. E muito se engana quem acha que a prática não traz benefícios à criança. 

Isso porque, primeiro elas rabiscam, depois pintam e depois escrevem. O bom é que há diversos estudos que associam a pintura com a escrita. 

A pintura, entre as  atividades lúdicas de artes para educação infantil, contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo e na criatividade das crianças. E o ponto mais positivo é que a maioria das crianças adoram pintar e veem tal atividade como algo muito divertido. 

E como mencionamos acima, dá para combinar a pintura com outros assuntos, pois é assim que as crianças aprendem. 

A importância do ensino da arte na educação infantil 

O ensino de arte na educação infantil funciona como um elo entre a criança e o mundo, esse conteúdo trabalha diversos aspectos do desenvolvimento da criança. 

De forma geral, a arte funciona como uma ponte para que a criança descubra a si e o mundo ao seu redor. O professor de artes é um condutor, que prepara as artes visuais na educação infantil com o intuito de atingir determinado objetivo. 

O ideal é que a criança seja protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, ela deve sentir liberdade para pensar, observar, ouvir, sentir e expressar. 

Benefícios da arte na educação infantil

Além da importância do ensino da arte na educação infantil podemos também observar os benefícios que este conteúdo traz às crianças:

  • Trabalha o controle corporal; 

  • Melhora a coordenação motora; 

  • Trabalha a capacidade de expressão; 

  • Estimula a criatividade; 

  • Proporciona o conhecimento das emoções e sentimentos pessoais; 

  • Aumenta a empatia; 

  • Desenvolve o raciocínio; 

  • Trabalha a inteligência emocional

  • Fortalece o trabalho em grupo; 

  • Contribui no desenvolvimento cognitivo. 

Todos esses benefícios podem ser sentidos quando as atividades de artes visuais na educação infantil são centradas no aluno e priorizam a liberdade. 

E se você tem dúvidas sobre o que trabalhar em artes na educação infantil, saiba que quanto mais atividades lúdicas de artes para educação infantil você inserir no plano de aula, mais benefícios são associados. Nunca esqueça de que essa etapa da vida das crianças é marcada por descobertas, proporcione atividades que fortaleçam as descobertas individuais de cada aluno. 

Em resumo, como trabalhar artes visuais na educação infantil?

Use sua criatividade, não se prenda a padrões estéticos, utilize diferentes materiais (como tinta guache ou massinhas), planeje atividades coletivas e faça da atividade de artes educação infantil um elo para a cultura, só assim as crianças terão tudo o que precisam para aproveitar todos os benefícios dessa forma de ensino.

Aprenda mais com o curso completo do Educamundo

Agora que você já aprendeu sobre como trabalhar artes na educação infantil, os benefícios e conheceu algumas atividades de artes para aplicar em sala de aula, cabe a nós apresentar um material que será extremamente útil para a sua qualificação. Trata-se do Curso de Artes Visuais para Educação Infantil.

Fazendo a sua matrícula hoje mesmo no Educamundo, você tem acesso a este e a todos os mais de 1.500 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro, investindo apenas R$ 79,90, sem mensalidades.

O pacote dá acesso completo a cursos online de áreas como Educação, Direito, Administração, Saúde e muito mais.

Faça a sua matrícula e aproveite para aprender mais e se qualificar.

E você tem alguma dica de atividade de arte para a educação infantil? Conte para a gente nos comentários!

Pesquisar