Home / Blog / Educação / Como tornar uma aula de Física mais atrativa? Veja dicas!
  • 23/01/2023

Como tornar uma aula de Física mais atrativa? Veja dicas!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
aula de física

 

Dar aulas de Física pode ser desafiador, já que nem todos têm afinidade de primeira com a matéria, principalmente aqueles que acabaram de migrar do ensino fundamental para o ensino médio com a ideia de que “Física é ruim” ou “Física é difícil”.

A verdade é que até mesmo os alunos mais dedicados podem se sentir desmotivados depois de horas de aulas e atividades teóricas. 

Para evitar esse tipo de situação e cativar aqueles que têm “medo” da Física, é preciso aplicar aulas mais dinâmicas e de qualidade, onde os alunos interagem e se divertem enquanto aprendem. 

Confira algumas sugestões que irão te ajudar a tornar as aulas de Física mais atrativas para seus alunos.

Como tornar as aulas de física mais atrativas?

Ao contrário do que muitos alunos pensam, a Física não é uma ciência difícil. Para desmistificar essa ideia é preciso que a aula se torne mais do que apenas decorar equações e conceitos físicos. 

É preciso que o professor faça com que os alunos sintam prazer em descobrir como as coisas funcionam.

Veja dicas que podem ajudar:

Mostre que a física está em todo lugar

Logo no primeiro contato com a Física, aprendemos que essa ciência está em todo lugar. Começando pela definição da palavra, que vem do grego antigo e significa “natureza”, ou seja, a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. 

Sabendo disso, é hora de “colocar a mão na massa” e provar de formas práticas como ela funciona, existem diversos experimentos que podem ser feitos com facilidade em sala de aula ou em casa.

Passeios e visitas

Ao contrário do que muitos pensam, a diversão pode sim ser usada a favor do aprendizado, afinal, as boas lembranças podem fazer com que uma informação fique para sempre em sua memória. 

Existem vários lugares como museus e planetários que podem tornar as aulas de física muito mais legais. Em vários museus, os visitantes podem explorar princípios como inércia, transformações de energia, propagação do som, gravitação, formação de imagens, entre outros.  Tudo de forma leve e divertida. Nos planetários ocorrem apresentações sobre astronomia, que simulam o céu e o universo.

Aproveite a tecnologia

Com o avanço da tecnologia e a popularidade dos smartphones, fica difícil prender a atenção dos alunos nas aulas. 

Mas é possível usar a tecnologia a seu favor, algumas das melhores universidades do mundo oferecem cursos online e muitos canais do YouTube são dedicados à ciência. 

Além disso, tais ferramentas podem auxiliar estudantes diagnosticados com autismo. Eles conseguem se comunicar de maneira mais efetiva e sentem-se mais confiantes.

Aulas de laboratório

Após uma aula teórica e explicativa, é hora de ver como tudo realmente funciona. Seus alunos certamente irão amar as aulas onde deixarão a sala de aula para praticar o que aprenderam no laboratório. 

Em um espaço próprio e com o uso de materiais da área ficará muito mais fácil conhecer e compreender os fenômenos que acontecem ao se misturar ou separar as substâncias.

Esperamos que tenha gostado das dicas!

Agora uma dica bônus: não espere mais para adquirir novos conhecimentos ou aprofundar os que já tem em assuntos relacionados às disciplinas de Química, Física e Biologia. Faça nosso Curso Online Ciências da Natureza e suas Tecnologias e se alinhe com a BNCC. 

Por apenas R$ 79,90 você tem acesso a esse e mais de 1.500 outros cursos online. Aproveite que essa é uma oportunidade única!

Pesquisar