A área de computação gráfica te interessa? Que tal então aprender a fazer suas próprias animações 3D para longas e curtas metragens, desenhos para web ou TV, além de games diversos? Se este for seu intuito, indicamos o estudo no curso de Autodesk Maya online do Foco Educação Profissional, portal especializado em cursos a distância livres sobre mais de 20 segmentos. 

O Maya, para quem não sabe, é um dos programas mais abrangentes do mercado quando o assunto é criação de projetos gráficos tridimensionais. E com a ajuda deste curso online, você pode ficar expert em todos os recursos e as técnicas necessárias para elaboração de efeitos visuais e personagens animados variados.

Investindo em cursos online com certificado você deixa seu currículo mais atrativo para os processos seletivos, adquire conhecimentos para criar trabalhos excelentes. Além disso, com a certificação, dá para somar pontos em provas de títulos de concursos, caso os cursos online livres sejam aceitos no edital.

Comece a sua capacitação no curso de Maya e complemente sua formação com outros cursos online relativos. Há muitos conteúdos exclusivos para você estudar e se tornar um profissional pleno.

Para que você compreenda os princípios de como fazer uma animação, elaboramos este artigo com dicas para aproveitar ao máximo nosso curso online com o tutorial Autodesk Maya. Acompanhe e aproveite a oportunidade valiosa de estudo.

Autodesk Maya: tudo sobre o programa e dicas de cursos online

O Autodesk Maya é um dos programas de modelagem 3D mais intuitivos do mercado, sendo uma opção tanto para quem está aprendendo como fazer uma animação e demais efeitos especiais quanto para quem já tem uma noção mais ampla. Lançado em 1998 pela Alias, que foi comprada pela Autodesk cerca de oito anos depois, se tornou um ícone para criação de objetos e cenas tridimensionais por oferecer inúmeras funcionalidades simplificadas.

Selecionamos três tópicos para você ter um panorama geral sobre o software, como é sua receptividade no mercado atual, como aprender em um curso Autodesk Maya online e demais dicas de cursos a distância complementares. 

Cenários de utilização do Maya

Quando falamos de computação gráfica 3D logo podemos remeter o assunto à realidade virtual, técnica super avançada que consiste em interfaces interativas tridimensionais. Esse método deve ser aplicado através de softwares destinados à animação digital, como o Autodesk Maya, resultando em inúmeros produtos audiovisuais. Confira os cenários mais propícios para a utilização deste programa, em combinação com outros softwares e habilidades.

  • Cinema: os efeitos visuais e personagens animados de curtas e longas-metragens são produzidos por profissionais de computação gráfica. Eles podem atuar na edição de cenas, participando ativamente da produção, conferindo ideias para deixar os filmes mais emocionantes e reais. Gêneros de ficção científica, fantasia, terror e animação são os que mais valorizam este trabalho.
  • TV e streaming: os desenhos animados são uma febre tanto para o público infantil quanto para o adulto. A inovação tecnológica promoveu mudanças absurdas nesse tipo de produção e hoje os especialistas em animação são extremamente necessários. Podemos citar o programa South Park, que tem desenhos criados no Maya juntamente com o Corel Draw, outro software famoso de vetorização. Além disso, programas e filmes para web TV e serviços de streaming estão cada vez mais em alta e podem ser uma boa para quem está começando nessa área.
  • Jogos: os games de maior sucesso, seja para PC, console ou dispositivos móveis, utilizam tecnologias e modelagens 3D. Há possibilidade de criar personagens, cenas e efeitos, trabalhando em startups, multinacionais ou de forma autônoma.
  • Impressão 3D: essa é uma alternativa valiosa para os segmentos de arquitetura e engenharia. Com técnicas precisas adquiridas em um curso de Autodesk Maya online, é possível criar peças e objetos incríveis para a utilização na construção civil, na decoração ou até mesmo no mercado de próteses ortopédicas.

Em cursos a distância completos você tem acesso a um panorama geral acerca das áreas de atuação de um especialista em animação gráfica. O curso de Maya ensina tudo sobre modelagem e renderização, conhecimentos necessários a qualquer profissional. Há ainda outras capacitações que podem contribuir para uma formação de qualidade, como o Curso Online Edição de Vídeo‍. 

autodesk maya online

O que o mercado pede dos profissionais em Maya

O mercado de arte digital é muito abrangente e está cada vez mais em ascensão. Da publicidade ao cinema, há vagas para estagiários, trainees e profissionais engajados que se esforçam para complementar seu currículo com congressos e cursos online com certificado. Nesta via, quem visa entrar de cabeça nesse nicho precisa estar por dentro de conceitos gerais de computação gráfica e da utilização de softwares relacionados.

As produtoras, agências, startups, e muitas outras empresas que desenvolvem esse tipo de tecnologia, requisitam candidatos que sabem como fazer uma animação impecável. Trabalhar com plataformas de alto desempenho e linguagens específicas para criar peças de realidade virtual (VR), modelagem 3D e simulação instantânea são algumas das exigências principais.

Vale frisar a importância também do conhecimento amplo em dispositivos de entrada e saída para cada tipo de aplicação, também exibida em nosso curso online autodesk maya. Ou seja, o profissional deve entender os mecanismos dos teclados, controles, mouses, além dos mais modernos, como os headsets. 

São saberes específicos que podem ser adquiridos em nosso curso de Maya, aumentando as possibilidades de reconhecimento no mercado de trabalho. Para complementar, procure outras ideias de cursos a distância relativos à área de computação gráfica tridimensional como, por exemplo, o Curso Online Photoshop‍, que explana tudo sobre o famoso programa de edição de imagens.

Principais funções do Autodesk Maya

Ao iniciar as aulas em cursos online relacionados ao software, você perceberá que sua interface oferece uma gama incrível de funcionalidades. Em cada tutorial Autodesk Maya aqui do portal, será possível aprender os conceitos e as práticas das ferramentas, adquirindo, de forma simples, a habilidade de trabalhar com animação digital.

Para você ter uma noção de como fazer uma animação através do Maya, com tudo o que ele pode lhe oferecer, vamos elencar abaixo algumas das funções presentes no programa. Veja só:

  • Modelagens: essa é a principal funcionalidade do Maya: criar modelagens tridimensionais. São inúmeras técnicas para criar objetos, personagens e cenários do jeito que você imagina. Estas peças podem ser estáticas ou animadas, dependendo do resultado desejado.
  • Animação 3D: este é um dos tópicos mais procurados por alunos de cursos online. Por estar super em alta no mercado e abranger diversas áreas da comunicação e entretenimento, a animação 3D chama a atenção de quem aprende em um tutorial Autodesk Maya.
  • Renderização: o processo de renderização também gera muitas dúvidas entre usuários de softwares de animação. Depois de modelar e texturizar um objeto 3D, por exemplo, é preciso gerar a imagem da forma como você a especificou - isto se chama renderizar. Ou seja, na pré-visualização, você não vê a imagem com todas as cores e texturas, mas sim de uma maneira mais básica. Ao renderizar, o objeto é concebido com suas características reais. No curso Autodesk Maya online, há aulas específicas sobre renderização, indispensável para qualquer estudante e profissional da área.
  • Shaders: se a renderização concebe o objeto criado, os shaders demonstram como ele está ficando durante o processo de criação. Saber utilizar os shaders é muito importante para dar mais segurança à excelência do trabalho, pois será possível fazer modificações ou novas aplicações sem ter que fazer renderizações testes, o que dá mais trabalho. Aproveite o curso online aqui do portal para receber dicas sobre esse tipo de visualização e aumente sua produtividade.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda tudo sobre Maya em um ótimo curso online

Viu só como um curso de Maya pode ser revolucionário para a sua carreira em computação gráfica? Ele pode ser a opção perfeita para aprender a criar desde peças diversas para impressão 3D até personagens e cenários para filmes exclusivos. Não deixe de conhecer nosso curso online referente a esse programa, bem como outros cursos online com certificado da área, que podem conferir muito conhecimento e ainda comprovar tudo aquilo que você aprender.

Faça sua inscrição no Foco Educação Profissional e garanta o acesso ao nosso curso online Autodesk Maya e a outros milhares de cursos a distância do Pacote Master. Investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), você pode aprender em quantos cursos online desejar pelo período de um ano. Uma ótima proposta, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do artigo. Comente, compartilhe com seus amigos e volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!