Você sabe o que um curso de auxiliar administrativo tem a lhe oferecer em termos de conhecimentos e benefícios? Enquanto para algumas funções o mercado está saturado – e a situação um pouco agravada pela crise e consequentemente o desemprego, a função de auxiliar administrativo se mantém em alta.

Os cursos na área administrativa são, mais do que nunca, ótimos meios de qualificação e preparação para esse mercado aquecido. Em termos de conhecimento, um curso online nesse campo tratará de noções gerais – o que faz um auxiliar administrativo, qual a sua importância para instituições públicas e privadas, quais rotinas administrativas são de responsabilidade de seu cargo etc.

Neste artigo, trataremos de alguns aspectos sobre a posição de auxiliar administrativo, que são parte de nosso curso online Auxiliar Administrativo. Acompanhe, fique por dentro de tudo relacionado ao tema e veja as excelentes dicas de cursos online relacionados que damos no decorrer do texto.

Dica de curso e noções gerais sobre a função de auxiliar administrativo

A boa qualificação do auxiliar administrativo é o primeiro passo para que esse profissional se destaque no mundo do trabalho. Fazer um curso de auxiliar de escritório – também definido como curso de assistente administrativo ou curso de auxiliar administrativo - é primordial.

Nosso curso online prepara quem quer se capacitar para disputar o seu espaço e iniciar a sua carreira profissional, atualiza quem está com o conhecimento defasado na área ou ainda pode aperfeiçoar quem atua em outro segmento e quer adicionar o conhecimento sobre práticas administrativas ao seu currículo.

Acompanhe a seguir alguns pontos abordados no curso online Auxiliar Administrativo e veja a grande responsabilidade da função do auxiliar no setor administrativo.

Apoio ao setor administrativo

O auxiliar de apoio administrativo executa os serviços referentes ao setor em que estiver alocado. Esse trabalho compreende coleta e digitação de dados, organização e controle da tramitação de documentos, assim como sua classificação e arquivamento. Os documentos cuidados pelo auxiliar são comunicados, formulários, listagens, relatórios e todo tipo de papel referente à rotina administrativa.  

Atendimento a clientes, contato com fornecedores, contatos pré e pós-vendas, atividades e cadastramento de pedidos de vendas e outras atividades também podem ficar a cargo da pessoa nessa função. O controle de estoque, de entradas e saídas de mercadorias, elaboração de orçamentos e contratação de prestação de serviços e compras também podem ser da alçada do auxiliar de escritório. É importante lembrar que as atividades desse profissional dependem do tipo de organização ou de setor onde ele será alocado, assim como das necessidades da organização.

O serviço de apoio ao setor administrativo atende campos como Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Crédito, Jurídico, Planejamento e Suprimentos, dentre outros. Todas as funções e possíveis áreas de atuação são tratadas em um curso de assistente administrativo, que dá ao cursista uma visão mais aprofundada sobre essa carreira.

Apoio ao setor financeiro

Como dissemos anteriormente, a função do assistente administrativo varia de acordo com o departamento ao qual ele dará apoio. No setor financeiro, ele poderá ficar responsável por serviços bancários, assim como por pagamentos e recebimentos, elaboração de planilhas, emissão de relatório de contas a pagar e receber, conciliação bancária, cálculos de impostos e outras.

Dica: se você está se preparando para prestar um concurso público, conte com nossos cursos online com certificado para lhe ajudar com o conteúdo e também com a possibilidade de pontuação na prova de títulos, caso esteja previsto no edital. Quem já atua no setor público, pode tê-los como aliados para tentar uma progressão de carreira.

Curso de auxiliar administrativo

Apoio ao setor de recursos humanos

Grandes organizações precisam ter o controle efetivo sobre a frequência de seus funcionários – presenças e faltas –, controle sobre férias, adicionais, horas-extras, afastamentos, licenças e outros. O auxiliar administrativo que trabalha como apoio em recursos humanos tem essas tarefas, assim como ajudar na abertura de vagas e com a divulgação. É importante que o auxiliar deste setor tenha um bom conhecimento sobre o regime de contratos de trabalho, assim como direitos e deveres dos funcionários.

Tão importante quanto saber o que faz um auxiliar administrativo é conhecer sobre cada área na qual ele pode atuar. Em outras organizações, as funções são iguais, mas o que pode mudar são os tipos de documentos. Por exemplo, o auxiliar administrativo que trabalha em um hospital lidará com prontuários e fichas de pacientes, controle de estoque e logística de materiais hospitalares e medicamentos etc.

Por isso, além de um curso de auxiliar de escritório, há uma diversidade de outros cursos a distância em nosso portal que podem complementar o curso de assistente administrativo. Eles são todos cursos na área administrativa, mas sobre temas específicos, como logística, comunicação e linguagem, atendimento de excelência ao cliente, controle de arquivo e documentos, controle de materiais, departamento pessoal e vários outros.

É interessante ver a abrangência do trabalho de um assistente de administração, principalmente porque normalmente se associa à ideia de que as funções desse cargo são somente o atendimento telefônico e a clientes e a redação de documentos. Isso nos leva ao nosso próximo assunto.

Nova visão do auxiliar administrativo

Aqui, você entenderá que cursos na área administrativa são, mais do que nunca, essenciais para a sua carreira. Fazer um curso de auxiliar de escritório é só o começo de tudo. Saber o que faz um auxiliar administrativo vai além de conhecer suas atividades e cursos a distância têm o que é preciso para uma excelente qualificação de profissionais para essa área, principalmente porque há uma nova visão sobre o auxiliar administrativo.

O que se espera do auxiliar administrativo no contexto da administração contemporânea, é que esse profissional demonstre algumas habilidades específicas:

  • Habilidade gestora: que seja capaz de planejar, organizar, implantar e até mesmo gerir programas de desenvolvimento;

  • Habilidade executiva: capaz de atuar como um agente mais próximo aos executivos da organização;

  • Habilidade empreendedora: capaz de promover práticas e ideias inovadoras, e que tenha capacidade crítica e criativa.

Fique atento: nossos cursos online com certificado valorizam o seu currículo e também podem comprovar créditos em atividades complementares dos cursos técnicos e de graduação, além de aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo da administração.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A importância da qualificação na carreira do auxiliar administrativo

Em uma pesquisa recente, foram levantados dados a respeito da carência de talentos em diversas áreas, e a função de auxiliar administrativo figurou em segundo lugar. Mas o que os empregadores alegaram é ainda mais preocupante: falta de habilidades técnicas e de habilidades pessoais. Por isso, voltamos a recomendar uma forte qualificação, que pode ser obtida por meio de cursos online, inclusive.

Um curso de auxiliar administrativo fornece muitos elementos importantes a uma boa qualificação em competências técnicas e também aborda formas de melhorias nas habilidades pessoais. Além disso, nossos cursos online dão outras informações importantes, como sobre a lei que diz que o empregador não pode exigir que o candidato comprove experiência por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade. Isso porque algumas organizações chegam a pedir 1 ou 2 anos de experiência, o que, segundo a Lei 11.644/08, não pode acontecer.

Onde fazer cursos online na área administrativa

Ao conhecer um pouco mais sobre nosso curso online Auxiliar Administrativo você certamente percebeu o quão imprescindível é ser bem qualificado e estar por dentro das rotinas e práticas administrativas. O nosso curso online sobre essa temática foi desenvolvido e é constantemente atualizado por um departamento pedagógico dedicado, portanto, o que lhe dá a certeza de se qualificar com qualidade e excelência.

O Foco Educação Profissional tem mais de 1.000 cursos a distância, já atestados por mais de 140 mil alunos. Inscreva-se, conheça nossos cursos online com certificado e comece a estudar imediatamente. O investimento que fará é de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) apenas, com direito a todos os cursos do Pacote Master, durante um ano inteiro. A certificação é opcional, e caso você opte por se certificar, poderá escolher a carga horária de sua avaliação (de 5 a 420 horas).

Gostou do nosso artigo? Compartilhe e também nos deixe a sua opinião. Até breve!