Home / Blog / Educação / Confira as oportunidades do mercado de trabalho para o bibliotecário
  • 11/02/2019

Confira as oportunidades do mercado de trabalho para o bibliotecário


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
auxiliar administrativo biblioteca

Nestes dias as competências e habilidades são características decisivas para o sucesso na carreira do bibliotecário.

Mas afinal de contas, você sabe a diferença entre bibliotecário e técnico em biblioteca? E qual é a média salarial dessa profissão?

Saiba que independente do seu nível intelectual você possui todas as condições de desenvolver ou aprimorar as habilidades que mencionaremos.

Além disso, neste artigo você vai saber o salário, as principais atribuições, as competências e habilidades que o assistente de biblioteca precisa desenvolver para ser bem sucedido.

Qual é a diferença entre bibliotecário e técnico em biblioteca?

O bibliotecário é um profissional formado na graduação de biblioteconomia. Enquanto que o técnico em biblioteca é formado em um curso técnico semelhante ao curso de aprimoramento profissional.

Qualquer um desses cursos é válido para o profissional que deseja desenvolver as competências e habilidades que listamos a seguir:

A boa notícia é que já temos o Curso Online Auxiliar de Biblioteca‍ com conteúdos riquíssimos, disponibilizamos apostilas, vídeos e com opções de certificados ao final do curso (pago).

Qual é o salário do assistente de biblioteca?

O salário do assistente de biblioteca varia entre 1.900 a 3.000 reais, dependendo da área de atuação.

Há mercado para o profissional atuar tanto no setor público quanto no privado. Isto é, o profissional poderá atuar em escolas, faculdades, prestar concurso público, etc.

Confira as principais habilidades que o auxiliar administrativo biblioteca deve ter

Veja as principais habilidades que o profissional precisa ter para atuar com eficiência nas bibliotecas: ele deve ter senso de organização, capacidade de aprender sempre e assumir as responsabilidades inerentes à profissão.

Saber organizar

O auxiliar administrativo biblioteca deve saber arquivar documentos e cronometrar o tempo para realizar cada atividade. Além disso, ele deve ser atencioso com a ordem da biblioteca em relação às prateleiras ou o layout.

Aprender continuamente

O auxiliar administrativo biblioteca deve ser uma pessoa que nutre um ardente desejo pelos estudos. O profissional que atua nas escolas deve estudar sobre todos os assuntos e sempre buscar novidades dentro da literatura para agregar ainda mais valores aos alunos.

Tem também opção do profissional trabalhar na biblioteca de uma universidade. Imagina o universo de possibilidade de aprender e está em contato com livros riquíssimos e preciosos?

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Então comece desde já a ser autodidata, existem cursos online com certificado (certificado é negociado a parte) que são excelentes fontes de conhecimento. Eles serão muito úteis em seu processo de aprendizagem. Assim você já está a um passo do seu crescimento profissional e pessoal.

Assumir responsabilidades

Como em qualquer ambiente de trabalho a responsabilidade é uma habilidade que diferencia o profissional.

Ele deve ser totalmente responsável pela organização e cumprir os prazos estabelecidos para garantir um bom atendimento aos alunos.

Assim como no caso de uma biblioteca pública, o profissional deve ficar atento à circulação de pessoas, o controle dos livros, incentivar a leitura construtiva e prezar pelo ambiente adequado ao leitor.

Em suma vimos sobre as diferenças entre os termos que são atribuídas ao bibliotecário. Mas no geral, percebemos que as funções e responsabilidades são semelhantes.

Obviamente o profissional que sempre se qualifica estará mais apto a conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho.

 Aproveite e inscreva-se no portal Educamundo e por apenas R$ 79,90 ao ano, você tem acesso ao Pacote Master. Esse pacote contempla aos melhores cursos online livres do Brasil!

 

Pesquisar