Home / Blog / Dicas / Recreação infantil: ludicidade, progressão e aprendizado
  • 10/02/2021

Recreação infantil: ludicidade, progressão e aprendizado


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
curso de recreação

Precisamos falar sobre recreação infantil e a importância dos jogos e brincadeiras para a formação de todas as crianças. Expor o lúdico e ensinar por meio de alternativas divertidas e autênticas colaboram no desenvolvimento dos pequenos e contribuem para um crescimento intelectual e corporal sadio. Não é por menos que tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e todos os órgãos ligados à educação no mundo garantem os benefícios e a necessidade do brincar.

Nesse contexto, os adultos precisam ter total participação e relevância, atuando como verdadeiros guias e promovendo atividades efetivas na recreação infantil. Mais do que se divertir, dá para aprender muito com essas atividades autênticas. Logo, se há dúvidas em como abordar, montar um cronograma, orientar e como perceber as dificuldades e emoções das crianças nessa hora, um curso de recreação pode ser de grande valia para se qualificar e especializar nessa pauta.

Pais e familiares em geral, professores, profissionais de recreação e todos os interessados têm a sua disposição ótimos cursos online preparados especificamente em atividades para educação infantil, como o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil, uma opção master do Educamundo realizada por milhares de pessoas.

Trata-se de um curso online estruturado em tópicos abrangentes e completos, mostrando toda a importância das brincadeiras para educação infantil e informações fundamentais para capacitação, atualização e aperfeiçoamento. Apostar no ensino a distância é tendência e felizmente há muitos cursos online com certificado ao seu dispor em nosso portal.

Para te dar um gostinho do que há em nosso curso sobre recreação infantil, preparamos um artigo bem bacana sobre os jogos e brincadeiras para crianças e a contribuição para seu crescimento. Leia e surpreenda-se com esse tema tão inspirador e cativante que é o de brincadeiras para educação infantil.

Jogos e brincadeiras: curso de recreação e dicas para entretenimento

Já parou para pensar que existem vários estudos sobre o brincar na educação infantil? Há muito tempo vários especialistas se dedicam a pesquisar a relação de brincadeira com aprendizado e como o lúdico influencia na psicomotricidade e construção do conhecimento das crianças. E quer coisa mais lúdica do que o lazer e recreação infantil ?

Em nosso curso online, mostramos toda essa ligação e como a arte pode ser utilizada para alcançar ótimos resultados no aprendizado e desempenho infantil. Essa pauta já chama atenção de muitos profissionais e instituições, sobretudo para acabar com as didáticas e metodologias engessadas.

Aqui no Brasil, inclusive, o ensino da arte é garantido por lei – seja pintura, música, teatro, entre muitas outras manifestações. Aliado à educação física, que também é obrigatória em todas as escolas, leva a ganhos imprescindíveis tanto para os alunos quanto para seus mentores. E, mesmo com a aprovação da reforma do ensino médio, os responsáveis asseguram que esse cenário não será alterado.

Então, fique atento, educador: tornar as aulas mais atrativas é seu papel, e para isso não dá para abrir mão dos jogos e brincadeiras para recreação infantil. Tanto a recreação para educação infantil quanto para os adolescentes deve ser considerada e colocada em prática, e o que não faltam são ferramentas e exemplos para isso. Além das dicas que daremos ao longo do texto, há uma série de cursos online perfeitos para se qualificar e se tornar um especialista.

Diferenciando jogos e brincadeiras

Entrando de vez no tema de atividades para educação infantil, a primeira coisa que você deve saber para dominar tudo sobre recreação infantil é a diferença entre jogos e brincadeiras. Por mais semelhantes que pareçam não se trata da mesma coisa, há sim algumas distinções que já foram definidas por diversos autores.

Sobre os jogos

Segundo Cacilda Gonçalves Velasco, responsável pelo livro "Brincar: o despertar psicomotor", os jogos derivam de períodos remotos da humanidade, exaltados desde os tempos áureos da Grécia e de diversas civilizações. Tanto adultos quanto crianças participavam de atividades em praças públicas em grupos de modo livre, com regras que foram se moldando com a evolução.

As normas predefinidas são características dos jogos modernos, com grande relação com o desporto – em referência ao corpo – e o cognitivo, como em jogos que estimulam o pensamento e a tomada de decisões. É nessa redoma que podemos citar uma classificação proposta pelo grande especialista Jean Piaget, em quatro categorias que incluem: 

  • o jogo de exercício, para exercitar a função em si;

  • o jogo simbólico, como esquema de assimilação;

  • o jogo de regra, exigindo uma resignação por parte do usuário;

  • e o jogo de construção, em que a criança forma algo de acordo com a atividade – e mostra uma coligação entre jogo e trabalho.

Algumas características dos jogos: cumprir regras, dar espaço à emoção, manter a concentração, o limite entre espaço e tempo, a relação com o outro (grupo), os desafios sociais, cognitivos e motores.

Alguns exemplos práticos de jogos: jogo de futebol, jogo de xadrez, jogo digital.

Sobre as brincadeiras

Quanto às brincadeiras para educação infantil, o renomado psicólogo Lev Vygotsky dizia que se trata de um comportamento totalmente espontâneo e próprio da criança ao realizar determinada atividade. O lúdico abre espaço para suas expressões mais naturais, caracterizando as brincadeiras para crianças em três conceitos: imitação, imaginação e regra.

O ato de brincar é instintivo e atrai não apenas os pequenos, mas os adultos também. Seja em grupo ou individual, abre espaço para a construção da personalidade, a evolução da psicomotricidade, o desenvolvimento de capacidades verbais, físicas e intelectuais, exaltação de seus desejos e necessidades, bem como uma série de qualidades.

Se a imaginação surge da ação, as brincadeiras da recreação infantil se destacam como um dos melhores métodos de construção dos sentidos emocionais das crianças. Quando monitoradas e orientadas, as atividades para educação infantil desenvolvem o racional e abrem espaço para o aprendizado por meio das atividades lúdicas.

Benefícios dos jogos e brincadeiras para recreação infantil

  • Expressão de sentimentos e emoções;

  • Exploração e reflexão da realidade e espaço em que está inserida;

  • Noção e respeito às diferenças;

  • Trabalho sobre a frustração e resistência para moldar a personalidade e o equilíbrio emocional;

  • Conhecimento dos medos, angústias e demais conflitos internos (bem como os modos para que sejam encarados e solucionados);

  • Desenvolvimento psicomotor total, assim como a socialização, a imaginação, a criatividade, a disciplina e a linguagem.

Muitos cursos online com certificado do Educamundo são voltados para o ensinamento por meio de metodologias lúdicas e diferenciadas. Aprender brincando é tema de cursos a distância como o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil e inúmeras opções disponíveis em nosso portal – que tal se matricular para conhecer e estudar todos eles?

Classificação das atividades recreativas sensoriais

O que não faltam são atividades para montar um excelente cronograma de recreação infantil . Há brincadeiras para crianças recreativas e sensoriais de todos os tipos e com os mais variados objetivos, das quais tanto os educadores quanto os familiares podem propor. Basta saber como elas funcionam e ampliar seus conhecimentos por meio de um curso de recreação do gênero. Vamos explanar cada uma dessas atividades com algumas dicas interessantes para colocar em prática.

Lazer e Recreação

Crianças precisam de momentos de lazer em boa parte de seu dia. Por isso a recreação infantil é importante. Fugir da rotina e evitar que elas sigam um esquema tão rígido é primordial, pois eles não são capazes de suportar tamanha pressão de exercícios contínuos e com tanta disciplina por muito tempo. Quando isso acontece, logo aparece uma série de problemas emocionais e físicos. É nesse ponto que os pais devem se atentar, pois não basta lotar a agenda do filho com tantos compromissos sem que ele tenha uma hora para brincar e extravasar.

Melhor que isso, é sugerido que os responsáveis participem desse momento também. Além de não faltarem ideias legais de brincadeiras para recreação infantil, esse momento contribui para a aproximação das crianças com adultos, na autoconfiança, no fortalecimento da empatia e até nas atividades cerebrais. Para isso, basta um curto período de tempo dando atenção ao pequeno e criando uma atividade sadia e prazerosa.

Lazer e recreação infantil independem do ambiente para serem desfrutados. Seja em casa, no parque, na praia, na escola ou em qualquer espaço, sempre há muitas brincadeiras e jogos possíveis. Dá para se movimentar, concentrar, criar, rir... Não há limites, basta querer e se dedicar a esse momento.

Embora muitos pais e responsáveis se sintam perdidos, existem locais especializados em recreação que possuem atividades voltadas especialmente para crianças, bem como uma série de lugares em que dá para explorar e vivenciar momentos inigualáveis com as crianças. Essa dica vale para educadores e demais profissionais também, que podem se informar por materiais completos, como cursos a distância que revelam cronogramas e ideias bacanas para seguir. Assim, com informação, dá para alcançar muitas metas e fazer a diferença.

Gincanas lúdicas

Com certeza você já deve ter participado de uma gincana quando era pequeno (e até mesmo na fase adulta, por que não?). Essa é uma atividade que nunca é esquecida quando se trata da educação infantil pelo lúdico e também na disciplina de educação física, pois mostra a interação total entre as crianças e garante um evento sadio para todos os participantes.

O grande objetivo de uma gincana lúdica é promover o estímulo às crianças por meio da recreação infantil. Não devem faltar tarefas que desafiem os pequenos e sejam totalmente interativas, cumprindo provas, movimentando o corpo, trabalhando em grupo, solucionando problemas e até criando seus próprios projetos. Separados por idade, ao final todos os participantes/times precisam ser exaltados e compreenderem o verdadeiro sentido do evento.

Para uma escola, realizar uma gincana acaba com a monotonia e contribui para o aprendizado mútuo e geral dos alunos. Essas ações são fundamentais e vantajosas para incrementar o ensino e promover a interação entre todos.

Brincadeiras aquáticas

A água possui muitos benefícios para a saúde humana. Ações na piscina movimentam todo o corpo e contribuem tanto para o físico quanto para o mental, não é à toa que estão cada vez mais populares e incluídas nas brincadeiras para educação infantil – na época das férias de verão é uma ótima pedida.

Obviamente, as crianças devem contar sempre com monitoria e só devem entrar na água com total segurança. A partir daí, muitas atividades podem ser passadas, seja na divisão por times, tarefas individuais, com o auxílio de materiais, entre outras. Quanto às vantagens, podemos citar o aspecto físico – todo o corpo (articulações e músculos) é estimulado – e o aspecto sensorial e psicológico, já que a água é ótima para aliviar o estresse.

A música cantada em forma de brincadeira

É impossível deixar a música de lado ao falar de brincadeiras para educação infantil. Uma linguagem intensa e que sempre chamará atenção das crianças, deve acompanhar qualquer ação ajudando na memorização, foco, raciocínio, expressão corporal e toda a espontaneidade própria do pequeno.

Jogos musicais, cantigas de roda, parlendas e demais atividades tradicionais e modernas são mais que um complemento, e sim uma alternativa acessível e completa que pode ser usada pelos mentores com crianças de todas as idades. Um bebê já consegue ter noção de seus sentidos ao ouvir um som e, conforme vai crescendo, aprimora e entende toda a representação da música – e vai aprendendo com essa manifestação, claro.

Usar instrumentos musicais, deixar que criem seus materiais e até suas próprias letras são métodos instigantes e primordiais, assim a criança exerce sua independência e aprende a identificar sons, apreciá-los e até refletir sobre sua fonte e objetivo. Além disso, ainda é um auxílio para ensinar as mais diversas disciplinas.  A música cantada em forma de brincadeira é perfeita para assimilar novas informações e lembrar de conceitos que até então parecem complicados.

Essa abordagem completa está presente em um excelente curso online do Educamundo, o Curso Online Música na Educação Infantil‍, preparado por nosso setor pedagógico justamente para inspirar pais e educadores a nunca abrir mão dessa opção ao orientar seus rebentos.

Qualifique-se e atualize-se como nosso Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil

Parece simples, mas a recreação infantil é formada por muitos aspectos diferenciados e ricos, que vão do desporto à ludicidade, das manifestações mais básicas até aqueles eventos grandiosos realizados em escolas e organizações que lidam com a educação infantil frequentemente. Manter-se atualizado no tema é a melhor forma de abrir novos caminhos e garantir atividades para educação infantil envolventes e cronogramas excelentes no ensino, por isso indicamos um ótimo curso de recreação infantil  a todos os interessados no assunto.

Em nosso Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil, apresentamos um conteúdo estruturado em tópicos integrais e absolutos sobre tudo o que permeia essa pauta tão necessária. Você pode se especializar e, caso seja seu desejo, buscar certificação para incrementar seu currículo. Para realiza-lo, matricule-se no Educamundo investindo apenas uma taxa única de R$ 79,90.

Com esse valor, você tem acesso a todos os cursos a distância do portal por um ano inteiro. São centenas de cursos online das mais variadas áreas, da educação à psicologia, da Administração ao Direito. Escolha aqueles que mais te atraem e fortaleça seu conhecimento com os melhores cursos online com certificado do mercado. Inscreva-se e não perca tempo.

Tem dúvidas? Deixe um recado pra gente. Compartilhe essa ideia com seus amigos e boa sorte.

Pesquisar