Home / Blog / Informática / A profissão de um cadista: entenda os detalhes da carreira
  • 30/04/2019

A profissão de um cadista: entenda os detalhes da carreira


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
o que é cadista

Um cadista trabalha com softwares do tipo CAD (computer aided design), que são programas computacionais voltados para desenho. Ele é o profissional responsável por trazer ao mundo virtual o esboço técnico realizado no papel. Suas principais áreas de atuação são engenharia/arquitetura e mecânica.

Você sabia que é possível construir uma carreira especializando-se em desenhos computacionais e nem precisar de formação superior para isso? Pois bem, conheça o profissional cadista, uma pessoa cujo mercado de trabalho está em constante ascensão e cuja média salarial é elevada.

Aqui no post vamos trazer mais detalhes sobre esse ramo profissional que pode se tornar o seu trabalho no futuro. Segue com a leitura para descobrir mais.

A profissão de cadista é para mim?

É possível responder a essa pergunta observando as principais habilidades que um cadista precisa ter. A partir daí basta olhar para si mesmo e analisar suas próprias habilidades e objetivos.

  • Você gosta de geometria?

  • É bom com detalhes?

  • Gosta de passar horas na frente do computador?

  • Interessa-se por desenho técnico?

  • É criativo?

  • Gosta de estar sempre aprendendo?

Caso a maioria das suas respostas tenha sido "sim" para as perguntas que criamos pode ser mais do que interessante seguir carreira na área.

O que é um cadista?

Bem, você está quase certo que essa é a profissão para você. Só que antes de tomar uma decisão vamos explicar em mais detalhes o que é um cadista. Esse é um profissional técnico que precisa conhecer diferentes softwares CAD, ou seja, softwares de desenho assistido por computador.

Para atuar no mercado, ele precisa ter o ensino médio completo e habilidades técnicas, conquistadas por meio de um curso técnico. Aqui no Educamundo nós temos o Curso Online Solidworks, na modalidade livre, que pode ajudar com um bom embasamento teórico e somar forças ao curso profissionalizante técnico. 

Qual a função de um desenhista cadista?

A função básica do profissional é "traduzir" para o programa de computador um desenho técnico feito de forma manual ou mesmo o conceito de um projeto. Isso pode ser feito utilizando um software CAD de desenho 2D ou 3D.

Sendo assim, o desenhista cadista desenvolve esboços, modifica e atualiza desenhos existentes, detalha instalações, elabora plantas e testa etapas do processo de fabricação de um projeto. Tudo isso de forma virtual.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional cadista é muito requisitado no mercado de trabalho. Ele pode atuar em indústrias de móveis, escritórios de arquitetura ou nas áreas de engenharia mecânica, elétrica ou civil. Ainda pode auxiliar geógrafos nos setores de cartografia ou topografia.

Em suma, a profissão expande-se para muitas áreas. Até porque praticamente tudo que é utilizado no cotidiano pode ser desenhado no computador, desde uma caneta até um carro ou uma roupa.

Qual o salário de um cadista?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho Educação, o salário de um cadista fica em torno de R$ 1.770,24. Isso é o valor para início de carreira, mas dependendo da experiência e da qualificação do profissional ele pode aumentar e passar dos R$ 3 mil.

Como foi possível perceber, trabalhar como cadista é uma boa opção para quem gosta de desenhar e lidar com computadores. Tendo bons salários e um mercado de atuação amplo, essa é uma área em que vale a pena investir.

Aqui no Educamundo temos mais de 1.200 cursos online com certificado (a certificação é opcional conforme condições de contratação) para você se especializar, seja no trabalho como cadista ou em outra área. Ficou interessado no assunto? Então se cadastre aqui no portal e se qualifique com os nossos cursos online. Até o próximo post!

Pesquisar