Coaching: como funciona, 5 perguntas poderosas + curso online eficaz - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

curso de coaching online
 Equipe Foco Educação Profissional  09/10/2017
Coaching: como funciona, 5 perguntas poderosas + curso online eficaz

Todos nós temos uma ou mais metas na vida. Seja se formar em uma faculdade, ser bem-sucedido na carreira, formar uma família, ganhar muito dinheiro ou, simplesmente, perder peso, por exemplo. Mas sabemos também que, para alcançar qualquer que seja o objetivo, é preciso muito mais que força de vontade. Um conjunto de fatores possibilita que estejamos bem o suficiente para trilhar pelo caminho certo, todavia, nem sempre enxergamos qual é ele.

Ao buscar conhecimento em um curso de coaching online de excelência, você começa a perceber o quão gratificante pode ser essa jornada. Muitas pessoas têm se engajado em aprender mais sobre coaching em cursos online, tanto para aplicá-lo em outras pessoas quanto para beneficiar seus próprios planos. Hoje em dia, essa área é muito valorizada nos âmbitos corporativo e pessoal, pois traz conceitos diferenciados e muito mais abrangentes que outras práticas, como autoajuda, mentoring, terapia ou consultoria.

E quando falamos de cursos a distância do Foco Educação Profissional, estamos nos referindo a capacitações de qualidade, desenvolvidas por um setor pedagógico dedicado. Aqui há o curso online coaching e muitos outros cursos a distância das áreas de recursos humanos, psicologia, sociologia, administração, entre muitas outras, que podem agregar muito à carreira nesse setor.

Por ser um tema super em alta e que está rendendo bons frutos para muitos profissionais, elaboramos o presente artigo para exibir tópicos importantes relacionados ao coaching e sua aplicação. Além disso, trouxemos informações pertinentes a cursos online com certificado, ideais para complementar o currículo. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Tudo para você ser um coach incrível e tópicos do curso de coaching online

O processo de coaching

Antes de explicitarmos sobre como o processo de coaching acontece, precisamos esclarecer o que é coaching. Muita gente aqui no Brasil imagina que o termo seja novo, pois o coaching como profissão começou a se expandir de verdade no fim do século XX. Mas ele tem origem ainda no século XIX, quando começou a ser utilizado por professores universitários ingleses para denominar o trabalho de "tutor particular" dos alunos. Em 1950, a palavra foi finalmente usada em livros sobre negócios, refletindo já ao grande poder de gerenciar pessoas.

O coaching praticado atualmente, pode ser caracterizado por um processo de desenvolvimento da racionalidade e cognição humana, visando o alcance de metas. Tal processo engloba ciências variadas e por isso transforma o coaching em algo tão completo e preciso. São utilizadas teorias e práticas de Psicologia, Sociologia, Neurociências, Neurolinguística, Recursos Humanos, Administração, Pedagogia, entre muitos outros campos. 

Quem aplica o coaching é chamado de coach, e o cliente, que recebe as orientações, de coachee. O trabalho, do início ao fim, deve contar com o apoio mútuo desses dois indivíduos para que os objetivos sejam atingidos harmonicamente e por completo. O intuito do processo de coaching sempre será o sucesso, baseado no desenvolvimento acelerado e na evolução contínua.

Nesta via, é importante frisar que esse procedimento, segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, deve sempre ter:

  • Uma conduta previamente definida, ou seja, tanto coach quanto coachee devem estar cientes dos caminhos que serão percorridos para atingir uma ou demais metas. 
  • Começo, meio e fim. Mesmo que seja necessária uma reformulação no planejamento inicial, o processo de coaching deve ter continuidade para ser bem-sucedido.
  • Um determinado período de tempo, que será analisado pelo profissional de coaching e estabelecido em comum acordo com o cliente. É necessário estabelecer a meta dentro desse prazo para que tudo corra bem e seja mais motivador ainda.
  • Ação conjunta. Como falamos anteriormente, o coach e coachee caminharão juntos em busca do objetivo. O especialista estará sempre atento para melhorias, mudanças e percalços que possam surgir, a fim de ajudar o cliente na realização de seu sonho.

O curso de coaching demonstra bem as características de todo o processo, por isso pode ajudar bastante a potencializar seus conceitos da área. Entender de cabo a rabo o que é coaching é uma missão e tanto, pois o cliente precisará que você explique, de forma didática, o que você faz, qual o passo a passo e o objetivo. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Posturas e tipos de intervenções do coach

Algo que precisa também ser colocado aqui é sobre como o trabalho pode ser desenvolvido pelo coach. Há etapas a serem seguidas, independente do tipo de auxílio requisitado.

  • Contato inicial: coach e coachee têm uma primeira conversa, que pode ser online ou pessoalmente. Esse bate papo deve ser descompromissado, mas precisa ser bem transparente. Durante ele, o profissional apresentará todas as suas potencialidades, o que é coaching, de fato, e tirar possíveis dúvidas do cliente em potencial. Este, por sua vez, irá apresentar suas problemáticas e o que espera desse trabalho a ser iniciado.

  • Primeiras sessões: depois de ambas as partes definirem que querem continuar com o processo de coaching, iniciarão as sessões, que podem ser via internet ou em algum local físico. O correto é que o cliente responda um formulário com informações importantes sobre seu histórico pessoal e profissional, qual é a sua situação atual e qual é a que almeja com a ajuda do coach. O especialista precisa perceber o que mais está afligindo o coachee e traçar as metas junto a ele - há sempre uma meta principal, e as menores, que serão utilizadas como percurso para a máxima.
  • Sessões técnicas: depois das três primeiras sessões, pelo menos, você já conhecerá bem o seu cliente, portanto, terá todas as instrumentalizações que necessita para prosseguir com o atendimento. O coach deve agir com ética e seguindo conceitos e técnicas da função com respeito aos desejos do cliente sempre. Aplique tudo o que aprender em um bom curso online eficiente e verá os resultados chegarem muito mais rápido.

Inclusive, o aceleramento do processo é uma das principais vantagens do coaching e o que mais o diferencia de outros procedimentos, como a terapia convencional. Como o coaching tem um início, meio e fim pré-determinados já no contato inicial, o alcance da meta principal já é planejado e acontece com muito mais eficácia e expressividade.

E como esse mercado está aquecido, só há benefícios para quem se anima em se qualificar em um curso de coaching online bem-conceituado como o que oferecemos aqui no Foco Educação Profissional. É válido saber que, além deste, possuímos um curso online melhor que o outro para "casar" facilmente com esse tipo de capacitação, como o Curso Online Neuropsicologia‍, que propõe um estudo amplificado do sistema neural e suas atividades, e o Curso Online Gestão de Pessoas‍, que traz um conteúdo focado no gerenciamento humano no âmbito corporativo.

Qualidade de condução e lealdade às pessoas

Quando alguém se assume coach, deve ter em mente que sua missão será conduzir pessoas ao sucesso. Tudo dependerá, então, da qualidade dessa condução. São muitas e muitas metas que ele encontrará pela frente, e todas elas terão caminhos mais ou menos difíceis a serem percorridos. Para oferecer um serviço satisfatório e que faça de você um ótimo coach, é preciso reunir inúmeros conhecimentos, que geralmente são aprendidos quando se faz um curso de coaching específico, treinamentos e demais cursos online com certificado.

Segundo a coach Rosana Ribeiro, o trabalho de qualquer profissional de coaching deve ter início na definição dos objetivos visados pelo cliente. E não importa quais serão esses anseios, todos devem ser respeitados. Ela lembra que eles podem abraçar âmbitos diversos como a gestão do tempo, o relacionamento e a comunicação interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de funcionários, entre muitos outros. Sendo assim, o especialista deve estar capacitado para atender qualquer tipo de público e ser leal a ele.

Uma condução de qualidade é muito esperada por quem contrata esse serviço, claro. Você, que visa uma carreira de coach, deve oferecer ao cliente um atendimento de excelência e, para isso, precisará estar sempre em contato com novos conteúdos, atualizando-se e capacitando-se. Nesse sentido, os cursos a distância podem auxiliar bastante, sobretudo o curso online coaching, experimente e dê um up em seu trabalho.

curso de coaching online

Construção e adequação do estilo pessoal

Um dos tipos de coaching mais valorizados do mercado é o de desenvolvimento pessoal. Os anseios pessoais podem ser os mais variados, e não deve haver tempo ruim para o coach - desde que ele tenha aptidão para o ramo solicitado e acredite que vá ajudar aquela pessoa da melhor forma possível. Entre eles estão: o aumento de autoconfiança; melhoria da autoestima; perda de peso; aprender a lidar com medos, com o luto, com perdas, com relacionamentos diversos, entre muitos outros. E um dos que mais afligem as pessoas, principalmente aquelas envolvidas com o universo corporativo é a construção e adequação do estilo pessoal.

Profissionais de sucesso sempre tem por trás segredos de como construiu a sua personalidade visual e o seu estilo - isso engloba o jeito de se vestir, de andar, de falar e até mesmo de agir em suas ações e relacionamentos. O coach especializado em desenvolvimento pessoal pode trabalhar muito nisso, ajudando a pessoa a encontrar as características que mais a agradam e tem a ver com suas metas de vida. As principais dicas que o coach dá e que você aprende também em cursos online sobre o tema são:

  1. Adequação: o coach inicia seu trabalho adequando o estilo da pessoa às ocasiões que ela precisa estar presente. Isso parece meio óbvio para algumas pessoas, mas para outras pode ser algo que represente sua derrocada profissional. Uma reunião de negócios, por exemplo, precisa de um executivo vestido adequadamente, seguindo a etiqueta daquele tipo de evento. Para um jantar informal, no entanto, a pessoa deve aprender que não precisa ir de terno e gravata, mas que pode seguir um estilo que acomode bem a sua personalidade, mas sempre com bom senso - que veremos a seguir.
  2. Equilíbrio: o segundo quesito a ser trabalhado é o equilíbrio, que pode ser considerado um pouco subjetivo mesmo. Uma vida equilibrada é a peça-chave para atingir o sucesso e isso vai englobar muitos quesitos, até mesmo aqueles ligados ao vestuário e ao comportamento. O coach vai auxiliar seu coachee a atuar com mais elegância, transparência, gentileza e coerência em seu dia a dia, visando sempre ser um exemplo para outras pessoas.
  3. Bom senso: por fim, o coaching voltado para o estilo pessoal deve pautar o bom senso, imprescindível para qualquer pessoa que queira ser bem vista pela sociedade e bem relacionada em qualquer nicho. Essa característica não é fácil de ser adquirida, e precisa ser trabalhada aos poucos para que também não interfira no equilíbrio. Inspirar-se em personalidades de sucesso pode ser uma saída inteligentes para atingir esse patamar.

Um curso online voltado para esse campo específico de desenvolvimento pode ser o que você precisava para melhorar sua atuação. Nossa dica é o Curso Online Etiqueta empresarial e profissional‍, que pode ser auxiliar ao curso online coaching e deixar seu currículo ainda mais completo.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Perguntas poderosas

Há muitos artifícios que o coach utiliza para motivar seus clientes, um deles é um tipo de questionário feito em momentos precisos durante o processo de coaching. Quem é do ramo chama esse recurso de "perguntas poderosas", que variam de acordo com a espécie de treinamento feito com o coachee e a finalidade que se busca. São inúmeras perguntas que podem ser feitas para chamar a atenção do cliente e instigá-los a procurarem resultados expressivos nesse trabalho. Selecionamos 5 delas para você desbravar e anotar por aí, veja:

  • O que você espera alcançar ao final deste coaching? - Tal pergunta deve ser realizada na primeira sessão com o cliente. Ela motivará o cliente a pensar e avaliar todas as possibilidades de sucesso lá na frente, lembrando das metodologias que serão utilizadas. Após a reflexão, ele conseguirá traçar metas ainda mais equilibradas.
  • Qual é a sua motivação para viver? - Com essa questão, o coachee reflete sobre os principais âmbitos de sua vida e define sua fonte de motivação máxima. Pode ser o alcance de uma casa própria, de mais dinheiro, uma promoção do trabalho, uma boa faculdade para os filhos, uma viagem. A dica é não subestimar essa razão de viver do cliente.
  • O que é possível fazer para transformar sua atual experiência negativa em aprendizado? - A vida é feita de altos e baixos e cabe a nós transformar situações desagradáveis em algo positivo no final. Essa pergunta poderosa vai mostrar ao coachee que experiências negativas não precisam se tornar um fardo e, com cautela e a ajuda de todo o processo de coaching, pode trazer ótimos aprendizados para a vida toda.
  • Você está em busca de um objetivo. O que fará para não desviar do foco? - É muito importante que o Coachee, com metas, objetivos e ações definidas, desenvolva o autoconhecimento, tenha visão sistêmica e dessa forma, trace estratégias para manter-se focado, comprometido, com disciplina, força de vontade e envolvimento para alcançar os resultados desejados.
  • Quais os fatores determinantes para o sucesso de seu desempenho até agora? - Através dessa pergunta, o Coach consegue fazer com que o cliente identifique aquilo que ele definiu como prioridade, quais ações foram importantes para manter a consistência ao longo do tempo e avalie como ele agiu para ter um bom desempenho durante o processo.

Estas são só algumas das perguntas poderosas que você pode preparar durante o processo de coaching e fazer para seu cliente. Elas vão ajudar a alavancar o desejo de conseguir alcançar as metas propostas e seu trabalho valerá muito mais a pena.

O tema "coaching" é muito amplo e ficaríamos horas por aqui debatendo e dando dicas. Nossa sugestão é que você utilize esta prévia como um impulso para aprender mais em cursos online com certificado que agreguem a sua área de atuação, incluindo o curso de coaching online do Foco Educação Profissional.

Saiba que aqui no portal, você investe apenas R$69,90, e pode realizar não só o curso de coaching, mas os mais de 1000 cursos a distância disponibilizados. São muitas opções de aprendizado para você melhorar o currículo, se dar bem nas entrevistas, na progressão de carreira ou até na prova de títulos de concursos públicos. Faça sua inscrição agora e se diferencie no mercado de trabalho.

Comente, compartilhe e busque sempre conhecimentos em cursos online de qualidade. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Até uma próxima!

Data Modificação  03/10/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r