Home / Blog / Dicas / Como aprender Java: um guia completo do básico ao avançado
  • 28/09/2020

Como aprender Java: um guia completo do básico ao avançado


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
aprender java

Aprender Java pode ser um desafio e tanto, principalmente para quem tem interesse em se aprofundar nessa linguagem, mas tem receio dos obstáculos que pode enfrentar.

Essas barreiras são inseridas na vida do programador principalmente por alguns desenvolvedores que espalham a sete ventos que Java é uma linguagem difícil.

O certo é que Java é sim uma linguagem de programação complexa, entretanto, qual novo desafio não é?

Java está hoje entre uma das tecnologias mais bem pagas segundo a pesquisa da Stack Overflow de 2019 e os motivos para a confirmação desse dado são os mais variados, o que a inclui como uma linguagem preferida por empresas de grande porte e uma das mais populares do mundo para desenvolvimento, principalmente para aplicativos android.

E se você busca um guia completo para aprender Java e deixar de lado esse mito da linguagem difícil, nós preparamos um e ele está descrito nas próximas linhas.

Acompanhe a leitura que no final, você terá aprendido alguns caminhos para iniciar seus estudos e dominar essa linguagem.

Antes de tudo: para que serve o Java?

“O Java está em todos os lugares”.

Se você já viu essa expressão em um site por aí deve ter se questionado o quão forte é essa afirmação.

Estar presente na vida de milhares de pessoas no mundo através de computadores, dispositivos móveis, datacenters, em carros e até em geladeiras inteligentes não é para qualquer linguagem e em todos esses ambientes, o Java está.

Isso só é possível graças às características que acompanham essa linguagem de programação.

Dentre elas, podemos citar a segurança, confiabilidade, uma ampla quantidade de documentação disponível, uma comunidade ativa, e a rapidez de processamento.

Com o Java os programas são escritos apenas uma vez e podem ser executados por qualquer dispositivo.

A grande vantagem do Java é que ele é uma linguagem orientada a objetos, o que permite a confiabilidade do software e o desenvolvimento em paralelo sem afetar as demais partes.

Isso dá mais segurança à empresas para decidir o investimento em Java, colocando-a como uma das mais utilizadas no mundo.

Daí partimos para uma segunda questão.

Vale a pena aprender Java?

Apesar dos seus 25 anos de idade, a linguagem de programação Java é a mais utilizada em 2020 em aplicações no mundo todo. Esse dado só comprova que vale a pena sim aprender Java em 2020, mas para isso você precisa estar preparado para o mercado de trabalho.

Isso porque, Java é uma linguagem utilizada em sua grande parte, por empresas de médio e grande porte e os candidatos à tais vagas precisam estar preparados para ocupar vagas com responsabilidades gigantescas.

Mas por onde começar a programar em Java?

Agora que você já sabe que vale a pena aprender Java, é o momento certo para se perguntar como e por onde começar a programar em Java.

Afinal de contas, quando começa a aprender a linguagem, os caminhos e possibilidades são infinitos e ter uma orientação para dar aquele start é fundamental para os profissionais que querem investir tempo em seu aprendizado.

Por isso posso citar quatro caminhos para você começar os estudos.

  • Comece com os conceitos básicos;
  • Domine a linguagem de programação;
  • Aprenda tudo sobre a programação orientada a objetos (POO);
  • Aprenda inglês.

Dominando bem esses conceitos, você conseguirá avançar na linguagem sem grandes dificuldades.

De modo mais subjetivo, posso citar ainda o foco para a resolução de problemas e o gosto por desafios e novidades.

Não é novidade para ninguém que desenvolvedores precisam gostar de resolver problemas. Afinal de contas, este é um dos principais objetivos ao qual uma empresa contrata um programador.

Por isso você precisa ter uma mente analítica e buscar resolver o máximo de problemas com o Java, essa é, inclusive, uma das formas de praticar o que acabara de aprender.

O gosto por desafios deve ser outro detalhe que deve te acompanhar nesse caminho de aprendizado do Java ou qualquer outra linguagem de programação.

São os desafios que te farão avançar e é através deles que você vai crescer.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda sozinho, mas também invista em um bom curso de programação Java

Ser programador é ser muitas vezes um autodidata.

Essa afirmação é tão verdadeira que vai acompanhar o profissional durante toda sua carreira.

Isso porque, em muitos casos os cursos técnicos ou de graduação que estão disponíveis não ensinam todas as linguagens solicitadas pelo mercado, sendo necessário aprende-las por conta própria.

Em outro cenário, ao se deparar com um problema, o programador precisa estar preparado para encontrar as respostas sabendo como e onde procura-las, não se intimidando às dificuldades que encontrará.

Por isso, para quem está iniciando agora no mundo da programação Java, precisa conhecer alguns sites que podem ser utilizados como guias para você encontrar respostas para algumas perguntas.

E eu separei alguns deles, veja só:

Como é possível perceber, saber inglês será fundamental para você dominar essa ou qualquer outra linguagem de programação.

Isso porque, grande parte dos conteúdos está escrito nessa língua e você precisará acessá-los para encontrar respostas.

Uma boa alternativa para aprender inglês e Java ao mesmo tempo é estudar pelos cursos online aqui do Educamundo.

Só aqui, você tem acesso completo a mais de 1200 cursos online com certificado opcional sobre os mais variados assuntos, o que inclui cursos de inglês básico, Photoshop, e o tão popular entre nossos alunos: Programação Java.

Investindo apenas R$ 69,90, você tem acesso completo a todos os cursos online do Pacote Master por um ano inteiro.

Além disso, todo o material está organizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dando-lhe a possibilidade de estudar de qualquer dispositivo, seja do tablet, smartphone ou computador de qualquer lugar do país.

O que está esperando? Inscreva-se agora mesmo no maior portal de cursos online com certificado do país, estude pelo nosso curso de programação Java, aprenda a dominar a linguagem, entenda todos os detalhes de para que serve o Java e destaque-se!

E caso tenha gostado do nosso artigo de hoje não deixe de compartilhar com amigos e familiares, espalhe conhecimento!

Até a próxima

Pesquisar