Home / Blog / Recursos Humanos / Como desenvolver o trabalho em equipe e motivar as pessoas?
  • 25/07/2019

Como desenvolver o trabalho em equipe e motivar as pessoas?


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
o que é dinâmica de grupo

Entender como desenvolver o trabalho em equipe é crucial para as organizações alcançarem as suas metas.

Para uma empresa entregar resultados, vender produtos de qualidade, ter os processos mais ágeis e diminuir o prazo de entrega é necessário o alinhamento de um conjunto de fatores.

Dentre eles, a força da equipe para alinhar perfis multidisciplinares, fazendo-os trabalhar em harmonia, requer uma série de estratégias.

Nesse artigo você entenderá alguns fatores que estimulam o espírito de equipe nas organizações: dinâmica trabalho em grupo, mensagem e palestra motivacional. Saberá como e quando utilizar essas ferramentas para o desenvolvimento dos colaboradores.

Como desenvolver o trabalho em equipe dentro das organizações?

Confira algumas dicas de como desenvolver o trabalho em equipe dentro das empresas. Veja:

Confiar nas equipes

O gestor deve confiar nas equipes, estimulando-as  a serem movidas e engajadas com um objetivo em comum.

A delegação de tarefas cria um vínculo de responsabilidade e todos estarão envolvidos para alcançar as metas estabelecidas.

Consultar a equipe antes de tomar as decisões internas

Pode parecer que não, mas o gestor que consulta ou valoriza as opiniões das pessoas do seu time revela para eles que se importa com a visão empresarial de todos os envolvidos.

É claro que não está errado o líder ter a sua decisão estabelecida, mas, ao compartilhá-la, ele perceberá se as expectativas de todos estão alinhadas.

Atentar às dificuldades operacionais

O gestor deve ficar atento aos colaboradores potenciais, mas também identificar aqueles que estão com dificuldades de avançar em suas carreiras profissionais.

Caso necessário, é válido oferecer ajuda, orientação e parcerias educacionais para que a empresa consegue extrair o máximo do potencial da equipe.

Entenda mais sobre a dinâmica trabalho em equipe

A dinâmica trabalho em equipe já foi confundida com situações constrangedoras ou um momento de descontração sem propósitos previamente estabelecidos.

A verdade é que elas proporcionam uma série de vantagens: aumento da produtividade, fortalecimento dos vínculos entre os colaboradores, sensibilização entre os envolvidos e aumento da eficiência.

O que é dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo tem como propósito integrar todos os colaboradores para assumirem as suas próprias responsabilidades. Com o engajamento e a motivação, eles alcançam um objetivo em comum, ou seja, a dinâmica serve para unir os integrantes de uma equipe.

Como a mensagem de motivação pode ser incentivada dentro das organizações?

Depois de você entender a respeito das dinâmicas de grupos dentro das organizações, entenda mais sobre a mensagem de motivação.

A motivação dos colaboradores é mais profunda do que você imagina e ela está atrelada ao interior de cada um, bem como está envolvida com os valores intrínsecos de uma organização. Por isso, a empresa pode estudar o clima e estabelecer as seguintes diretrizes:

  • estimular o desenvolvimento pessoal;

  • oferecer feedbacks regularmente;

  • reconhecer os valores individuais;

  • tratar a todos igualmente sem discriminação (racial, sexual e religiosa);

  • estabelecer metas alcançáveis e motivadoras;

  • oferecer um ambiente agradável.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qual é a melhor abordagem em uma palestra motivacional?

Por que palestras motivacionais para empresas? A forma ideal de motivar e engajar uma equipe é quando a empresa oferece palestras motivacionais ricas e didáticas para os seus colaboradores avançarem profissionalmente. Agora, rapidamente, entenda quatro passos para uma palestra motivacional de sucesso:

  1. estabeleça um objetivo: levantar problemas, soluções internas ou apresentar um novo projeto;

  2. tenha uma comunicação assertiva;

  3. interaja com os colaboradores;

  4. conte as histórias inspiradoras.

Com essa abordagem sobre como desenvolver o trabalho em equipe, podemos afirmar que a motivação faz parte de um conjunto de fatores bem aliançados e estruturados em uma empresa.

Melhor ainda é que ao realizar os cursos online com certificado no Educamundo, é você quem escolhe se deseja investir em um processo de certificação.

Saiba mais sobre o trabalho em equipe ao realizar o nosso Curso Online Gestão de Pessoas. Se investir apenas R$ 79,90 no Pacote Master, você ganha o acesso a mais de 1200 cursos online, sem mensalidades.

Aproveite e inscreva-se hoje mesmo no portal Educamundo, faça como mais 200 mil alunos e certifique você também a qualidade dos nossos cursos.

Pesquisar