Home / Blog / Educação / Como ensinar química de forma lúdica com jogos
  • 23/01/2023

Como ensinar química de forma lúdica com jogos


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
como ensinar química

 

O ensino de Química tem o objetivo de preparar alunos para ingressar em cursos superiores e no mercado de trabalho. 

No ensino regular, a química faz parte do eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e é ensinada no ensino médio. 

Um dos desafios dos professores nessa disciplina é facilitar seu aprendizado e sair do modo tradicional, em que se trabalha a memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia a dia e da realidade em que os alunos se encontram. 

O uso de atividades experimentais é um exemplo de aprendizado mais prático, e consiste numa prática docente que mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação, raciocínio e interpretação. 

Através dessa estratégia de ensino é possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma compreensão das experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem.

Além dessa estratégia, há outra forma, bastante atrativa, de ensinar a disciplina: por meio de jogos. A ludicidade é fator essencial para o aprendizado e cria caminhos para que isso aconteça de forma prazerosa e acessível. 

Por isso, separamos algumas dicas de jogos que se apresentam como ótimas opções para educadores incrementarem suas aulas e repassarem o conhecimento de forma efetiva. 

Confira!

3 jogos para ensinar química de forma lúdica

1. Super Trunfo de Química

Este jogo foi desenvolvido a partir do “Super Trunfo”, um jogo de cartas comercialmente existente. Ele tem como principal temática a tabela periódica dos elementos químicos, promovendo, assim, uma abordagem diferente do assunto aos alunos do ensino médio e fundamental. 

A utilização do jogo Super Trunfo da Tabela Periódica ensina sobre essa tabela e as propriedades periódicas, fazendo com que os alunos se mostrem mais estimulados pelas atividades e favorecendo o acesso a conteúdos científicos de forma lúdica. 

2. Jogo da memória

Este jogo pode ser criado seguindo os conteúdos que o professor quer ensinar. Nele, os pares de cartões são formados por perguntas e respostas, sendo que os versos dos cartões de pergunta apresentam cor distinta dos versos dos de respostas. 

Essas perguntas podem se referir aos compostos orgânicos, abordando nomenclatura, propriedades, e sua presença em situações cotidianas ou peculiares. O jogo é uma ferramenta didática para ser aplicado em sala de aula, com tempo de execução de no máximo 40 minutos, incluindo a explicação das regras por parte do professor, bem como a organização do espaço físico das cadeiras e carteiras. 

3. Bingo Químico

Nos cartões do bingo podem contar os elementos da tabela periódica, escolhidos de forma aleatória. As cartelas possuem apenas os símbolos dos elementos. 

Os cartões podem ser simples, confeccionados até mesmo em folhas de papel sulfite impressas. É necessário que tenha uma quantidade necessária para todos os alunos da turma. 

Para o sorteio, pode-se ter o globo com as bolinhas contendo o nome dos elementos ou, de forma mais simples, um recipiente com papéis com esses nomes para o sorteio. 

Benefícios da ludicidade no ensino de Química

Os jogos lúdicos são excelentes como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem para promover o despertar lúdico, principalmente para gerar conhecimentos. 

Os jogos são considerados como recursos inovadores para enriquecer a cultura lúdica no espaço escolar, assim como são importantes para o processo do ensino do aluno como cidadão competente, participativo e autônomo. 

A utilização desse recurso é uma boa estratégia para o processo de assimilação dos conteúdos no ensino de química, pois favorece a aprendizagem, oportunizando a integração, socialização e despertando para o trabalho em equipe. 

E, não podemos esquecer de mencionar um dos principais benefícios: aulas atrativas, capazes de gerar alto engajamento dos alunos, impactando em seu aprendizado e bom desenvolvimento escolar. 

Para finalizar, se você quer aprofundar seu conhecimento teórico sobre o assunto, matricule-se em nosso portal e faça o Curso Online Química Aplicada no dia a dia. 

Por apenas R$ 79,90 você tem acesso a esse e mais de 1.500 outros cursos online. Não perca essa oportunidade de incrementar seu currículo e dominar um pouco mais sobre o tema. 

Pesquisar