Home / Blog / Estudo / 5 hacks para o cérebro: dicas imperdíveis sobre como estudar melhor
  • 13/06/2019

5 hacks para o cérebro: dicas imperdíveis sobre como estudar melhor


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Quem está se preparando ou vai se preparar para vestibular, Enem ou concursos conhece muito a bem a dificuldade que é assimilar determinados conteúdos. Na verdade, estudantes em geral enfrentam esse desafio.

como estudar de forma que o conteúdo seja verdadeiramente aprendido? Como estudar para concursos e para o Enem e conseguir a aprovação? Há vários questionamentos, muita ansiedade e um medo terrível do fracasso.

Que tal afastar pensamentos assim e encontrar a motivação certa para estudar? Você já a tem, na verdade. Sua motivação é o resultado do seu empenho, ou seja, sua aprovação. As dicas, nós do Educamundo temos.

O portal tem também inúmeras opções em cursos online, que podem ajudá-lo nos estudos. Que tal saber um pouco mais? Vamos mostrar opções para você estudar online e algumas técnicas que ajudam a otimizar o seu aprendizado.

Como estudar e aprender de forma eficaz: veja dicas 

Você sabe o que é um hack? É como se fosse um truque para o seu cérebro trabalhar melhor e assimilar o que você aprendeu.

Conheça 5 hacks infalíveis para estimular o cérebro

Veja algumas dicas de hacks eficientes:

1. Prêmios como motivação para estudar

Tendo uma motivação para estudar, o cérebro se condiciona melhor a focar no que é preciso, aguardando a recompensa. Use coisas que você goste muito de fazer, como assistir o episódio daquela série que ama; uma hora de videogame (que, inclusive, ajuda com a atividade cerebral); ir ao cinema com um amigo/a etc.

2. Ao estudar online, desligue-se do resto

Estudar online requer bastante disciplina, pois a internet está cheia de distrações. Por isso você deve se comprometer com a concentração no conteúdo. Alguns navegadores têm o recurso “modo leitura”, que tira todas as distrações do entorno. O AVA (ambiente de aprendizagem) do Educamundo também tem um recurso assim, você “apaga a luz” e fica somente com o material de trabalho na tela.

3. Muita disciplina: crie gatilhos mentais

Crie uma frase para quando começar a se distrair e desviar a atenção para outras coisas que não os estudos. Exemplo: “Volte agora!”, “Foco, Fulana, Foco!”. Use-a repetidamente até que você passe a associá-la a voltar ao que estava fazendo – estudando.

4. Faça pausas constantes

Determine um tempo para estudar uma matéria específica e acrescente intervalos frequentes. Se você conhece a técnica Pomodoro, deve saber como funciona. Trata-se de realizar uma atividade por 25 minutos e descansar 5. Volta, mais 25 minutos e 5 de descanso, e assim por diante.

5. Estude um pouco antes de dormir

Você pode estar cansado, mas faça um esforço. Vamos explicar: há uma teoria, chamada “aprendizado do sono”, que diz que tudo que aprendermos um pouco antes de dormir, é melhor memorizado. Isso porque durante o sono de “ondas lentas” (os primeiros minutos de sono), o cérebro retém melhor o que aprendeu.

Dica bônus

Músicas para estudar: um dos macetes para melhorar a concentração e potencializar o aprendizado é estudar ouvindo música. O tipo de música depende das reações que cada pessoa tem aos estímulos sonoros. No entanto, as mais usadas são as instrumentais, tranquilas e também as que têm sons da natureza.

Como estudar para concursos e Enem

Conheça alguns cursos do Educamundo que podem ajudar você nessa jornada de estudos e aprendizagem:

Além dessas opções, há mais de 1.200 cursos online com certificado em 23 áreas do conhecimento.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como se organizar para estudar

  • Tenha um lugar específico para os estudos, longe de televisão, videogame etc.;

  • Elabore o seu plano de estudos, com horários, disciplinas e temas a serem estudados;

  • Se por algum percalço você não conseguir seguir o planejamento, altere o horário, mas sem pular o dia;

  • Crie uma rotina de estudos;

  • Altere os estudos entre apostilas, cursos online, videoaulas, resumos etc.;

  • Registre o seu progresso, ao ver que está avançando, se sentirá mais motivado a continuar.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Mas o melhor deixamos para o final: baixe nosso e-book “As melhores dicas para você otimizar seus estudos e se dar bem em provas e concursos“ e conheça vários métodos, técnicas e recursos que podem ajudá-lo em sua aprendizagem.

Pesquisar