Home / Blog / Dicas / Como virar youtuber: 5 dicas para se dar bem compartilhando vídeos
  • 17/05/2019

Como virar youtuber: 5 dicas para se dar bem compartilhando vídeos


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
câmeras para gravar vídeos

Embora seja um assunto que gera dúvidas em grande parte das pessoas, criar um canal no YouTube e virar um youtuber pode trazer muitos benefícios, tanto pessoais, quanto financeiros. Por esse motivo, o YouTube hoje em dia vem se destacando como a melhor plataforma para investir e compartilhar conhecimento.

O YouTube se destaca como o maior portal de compartilhamento de vídeos da internet, através dele, pessoas contam histórias, ensinam, conversam, compartilham conhecimento e se destacam fazendo as mais variadas atividades frente às câmeras.

O melhor de tudo isso é que você não precisa de muito para ingressar nesse mundo, basta uma câmera e um pouco de criatividade.

Se você quer aprender como virar youtuber, continue lendo, que preparamos um artigo incrível com cinco dicas que vão te ajudar a ganhar inscritos e se destacar na internet através dos seus vídeos.

Como virar youtuber?

Virar um youtuber vai muito além de saber como criar um canal no YouTube, é preciso ter um conhecimento básico no funcionamento da plataforma e entender que, quanto mais pessoas inscritas no seu canal, mais dinheiro você pode ganhar.

Falando nisso, você rentabilizar seu conteúdo no YouTube de várias formas (marketing, publicidade, divulgação e vendas de produtos, etc), mas a principal e mais utilizada é aquela que envolve a inclusão de anúncios em seus vídeos. Entretanto, para ganhar bem, é necessário que você tenha uma grande quantidade de seguidores.

Veja também: Como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro com a plataforma?

E para atrair todo esse público, podemos utilizar alguns táticas que são também usadas por grandes youtubers e que podem ajudar a destacar o seu canal no meio de milhares de vídeos. Vamos conhecê-las.

1. Escolhendo as melhores câmeras para gravar vídeos

Preocupar-se com a qualidade da filmagem é um dos pontos mais importantes na produção de vídeos para a internet, por isso você tem que saber avaliar e escolher o seu equipamento e as melhores câmeras para gravar vídeos.

Além disso, um bom equipamento de iluminação e a escolha do cenário perfeito pode fazer toda a diferença na hora da filmagem. Vale lembrar também que na edição, a escolha de bons programas para editar vídeos é fundamental para inclusão de efeitos, correções na imagem, ajuste de áudio e muito mais..

Leia também: Conheça os 3 melhores programas para editar vídeos e surpreenda-se

Gravar com câmeras de smartphones tem sido a solução para muitos youtubers que começaram a sua produção audiovisual e que não possuem um valor alto para investimento. Entretanto, caso você tenha condições de investir em bons equipamentos, câmeras compactas e as conhecidas como DSLR (Digital Single Lens Reflex) são opções perfeitas para a sua filmagem.

2. Criando a mídia para o canal

Após ter uma ideia, criar um canal e preocupar-se com câmeras e softwares de edição de vídeo, está na hora de criar uma identidade visual para o seu canal.

Estudar um pouco sobre psicologia das cores pode lhe ajudar a criar uma identidade amigável para a imagem de perfil e a capa do seu canal, por isso, atente-se a esses detalhes e busque uma harmonia na hora da criação.

Como virar youtuber

3. Dicas de vídeo para YouTube

Com o canal pronto, está na hora de pensar na produção dos vídeos e aqui é um momento importante, pois diversificar o formato do seu conteúdo vai manter a atenção do seu público.

Entre algumas dicas de vídeo para YouTube e formatos de criação, os listados abaixo são os mais utilizados, vamos conhecê-los.

  • Vlog: mostrar um pouco sobre a sua rotina e levar a câmera para onde você for pode deixar o seu público curioso e ao mesmo tempo interessado em conhecer mais sobre suas atividades rotineiras. Para investir neste formato de vídeo basta utilizar a câmera de seu smartphone e escolher, dentre os planos de celular existentes, um que lhe dê um bom pacote de dados para fazer transmissões ao vivo e enviar seus vídeos de onde você estiver.

  • Os melhores: que tal criar um vídeo mostrando "os melhores…", uma lista com algo que explique os destaques do seu nicho? Um exemplo dessa estratégia são "Os 10 melhores livros de autoajuda". Esse formato de vídeo prende a atenção das pessoas, fazendo com que elas assistam seus vídeos até o final, melhorando a taxa de retenção do seu canal.

  • Perguntas frequentes: outro formato de vídeo que pode atrair a atenção do seu público é um que responde às principais perguntas elaboradas pelo próprio público. Criar vídeos nesse formato pode inclusive atrair mais seguidores para o seu canal.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

4. Invista em outras redes sociais

Se você vai ser youtuber, ou pretende criar um canal para a sua marca ou seu negócio, precisa acostumar-se com a ideia de que necessita de muita visibilidade e estar em vários locais na web pode lhe ajudar a atingir esse objetivo.

As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse momento, por isso, fazer vídeos para Facebook ou fazer vídeo para Instagram pode inclusive atrair um público diferenciado, que não está tão presente no YouTube.

Veja também: Fazer videos para Instagram: dicas para dominar os stories e o IGTV

Assim, sua base de seguidores vai crescer cada vez mais e seu canal vai ganhar mais destaque tanto online, quanto offline.

Aprenda mais sobre o assunto: Como criar seus vídeos para Facebook e destacá-los nesta rede social?

5. Produção de vídeos para YouTube: uma arte que requer conhecimento

A produção de vídeos para YouTube requer um conhecimento, pelo menos básico, em gravação e edição de mídia audiovisual e caso você queira tornar o projeto cada vez mais profissional, levando-o para outro nível, é preciso estudo e muita prática.

Pensando nisso, o setor pedagógico do Educamundo criou o Curso Online Como Fazer Vídeos para Internet, que conta com um conteúdo rico, que vai desde a análise do papel da criatividade, passando por lições de empreendedorismo, até o ensino da gravação e edição de vídeos.

Investindo apenas R$ 79,90 uma única vez ao ano, você garante acesso a este e a todos os mais de 1200 cursos online do Pacote Master. São cursos das mais diversas áreas do conhecimento humano para estudar e aprender.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo no portal de cursos online com certificado que se destaca no ensino a distância no país e busque qualificar-se.

Pesquisar