Os últimos anos trouxeram um cenário econômico que obrigou as empresas a revisarem suas estratégias e o seu negócio, a fim de escapar da letargia. Sair da zona de conforto sempre é difícil e muitas delas demoraram para estabelecer um processo proativo que as ajudasse a sair da crise.  

O caminho para a sobrevivência e para se manterem firmes nos tempos difíceis está atrelado a mudanças. Estar à frente dessas mudanças é essencial tanto ao empreendimento quanto aos gestores e quaisquer profissionais capazes de contribuir para prosperar conjuntamente. 

As empresas precisam ser ágeis e eficientes, contando com recursos menores. Para isso é preciso inovação, criatividade e instrumentos administrativos e contábeis capazes de auxiliar nesse contexto, como a contabilidade de custos, planejamento estratégico, gestão de pessoas etc.  

Desses exemplos, um é tema deste artigo. Vamos lhe mostrar o que é contabilidade de custos , suas vantagens e a razão pela qual ela pode ser fator determinante no sucesso de um negócio. Os tópicos abordados aqui são parte do curso de contabilidade de custos  do portal Foco Educação Profissional

Acompanhe nosso artigo e aprenda conceitos, aspectos importantes e o objetivo da contabilidade de custos. Aproveite também as dicas sobre outros cursos online com certificado que têm relação com a temática e que podem ser um diferencial em seu currículo

O que é contabilidade de custos e sua vantagem para as empresas 

O que é contabilidade de custos e sua aplicação: é o ramo da contabilidade que apura custos de produção ou de prestação de serviços, de mercadorias para a venda ou custos de estoque. 

A vantagem de sua utilização está no fato de que se consegue saber o lucro real do negócio. Para isso, é preciso que a organização seja administrada com eficiência e tenha todos os recursos necessários para a análise dos custos de seu produto ou serviço.  

Enfatizamos aqui a necessidade do recurso humano e de sua capacitação, que pode ser obtida por meio de cursos a distância, como o curso online Contabilidade de Custos  de nosso portal. 

O objetivo da contabilidade de custos, de tornar claro o que realmente se gasta e se ganha, traz outra vantagem importante às empresas: o apoio nas tomadas de decisões. 

Além de avaliar o desempenho da organização, outro objetivo da contabilidade de custos  é o de auxiliar com o planejamento de todos os setores, uma vez que os dados coletados por ela dão informações essenciais sobre vários níveis gerenciais.  

Porém, todo cuidado é pouco, pois quando há falhas, os resultados podem indicar uma margem de lucro errada, dando ao empresário a informação de que ele pode investir determinado valor quando ele está, na verdade, utilizando recursos que já têm outro destino. Surge mais uma vez a indicação da qualificação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nesse ramo – e um curso de contabilidade online  voltado a custos figura como uma excelente opção para capacitação, atualização ou aperfeiçoamento.  

Antes de ser uma aliada de peso nas decisões gerenciais, a contabilidade de custos supria a necessidade de empresas em controlar o seu estoque – algo que continua fazendo com maestria, conforme veremos no próximo tópico. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Conhecendo tipos e custos de estoques 

Ampliando o alcance do tema "custos", chegamos aos estoques - um curso de contabilidade online também trata desse aspecto. Os custos de estoque são os que envolvem o armazenamento de produtos. Alguns deles são bem elevados, o que gera discussão sobre a empresa manter ou não estoque.  

Nosso curso online de contabilidade de custos mostra um pouco sobre os custos nas empresas que só vendem (não fabricam), os tipos de estoque e logo depois os custos de estoque. Fique atento e não deixe passar nenhum conceito importante que damos aqui, e que é aprofundado no curso online Contabilidade de Custos do Foco Educação Profissional. 

Custos em empresas comerciais 

As empresas comerciais se diferenciam das industriais por não fabricarem nada. A sua natureza é a de comprar mercadorias para revender. Compra e venda são suas atividades mais relevantes, por isso tudo gira em torno de seus estoques. Elas precisam ter níveis de estoque adequados para conseguirem atender seus clientes no momento em que eles procurarem o produto desejado, com a quantidade certa. Para que tudo dê certo e o negócio ande como deve, há que se observar os pontos a seguir. 

Tipos de estoque 

1. Estoque de proteção: também conhecido como estoque isolador, tem a finalidade de compensar possíveis incertezas que possam vir a acontecer.  

2. Estoque de ciclo: prevê todo o ciclo de produção e mantém o estoque para recomeçar sem que os interessados reclamem da falta do produto. 

3. Estoque de antecipação: trata-se de antecipação às demandas, para que não faltem os materiais necessários para a produção. 

4. Estoque em giro: é também conhecido como de distribuição, pois é gerado enquanto ocorre o processo de distribuição de um setor ao outro, de uma fábrica à outra ou da fábrica para o cliente. 

Cursos online na área de contabilidade geral trabalham os custos de estoque, mas um curso de contabilidade de custos, mais específico e direcionado, dá um melhor embasamento sobre como os custos interferem na formação de preço e, como consequência, no lucro de uma empresa. Portanto, se quiser solidez em conhecimentos, aposte em nosso curso online Contabilidade de Custos para sua qualificação. 

Custos de estoque 

Por serem altos, alguns custos de estoques devem ser bem identificados e analisados antes das tomadas de decisões a respeito de quanto comprar. Conheça alguns deles: 

- Custos de colocação do pedido: dizem respeito às atividades que geram custos à empresa, como custos com a entrega e com o fornecedor. 

- Custos de desconto de preços: é quando acontece de ter descontos no preço para grandes quantidades e custos extras para quantidades pequenas. É a desvantagem que se tem na compra em pequenos lotes, comparando-a com a compra de lotes grandes, em que é comum haver descontos. 

- Custos de falta de estoque: é quando a falta de estoque ocasiona custos pela falha na entrega aos consumidores. 

- Custos de capital de giro: o espaço entre o pagamento de fornecedores e o recebimento de consumidores deve estar abastecido com recursos para que se mantenha os estoques.  

- Custos de armazenagem: refere-se aos gastos com a armazenagem física, como climatização, espaço etc. 

- Custos de obsolescência: quando são feitos pedidos muito grandes e os estoques ficam guardados por muito tempo corre-se o risco dos produtos se tornarem obsoletos. 

Em um curso de contabilidade online aprendemos que o estoque é um dos itens mais importantes do Ativo de uma empresa comercial, daí a importância de direcionar esforços para um controle eficaz de seus custos, de forma que não atrapalhe o bom andamento dos negócios.

O que é contabilidade de custos

Custos em prestação de serviços 

Considerar os custos na hora de precificar também se estende à prestação de serviços - seja apenas mão de obra ou com material aplicado, há que se considerar todos os custos envolvidos. 

Lembrando que mesmo tendo uma venda de material – quando necessário - é prestação de serviços, uma vez que, se não houvesse mão de obra envolvida, seria somente uma empresa comercial. 

O que caracteriza a empresa prestadora de serviços é a venda de trabalho, mesmo que para isso aconteça a utilização de peças, componentes, produtos e outros. À primeira vista parece algo simples de fazer e talvez por esse motivo o empresário desse tipo de empreendimento acredite não precisar da contabilidade de custos. Mas ao precificar seus serviços intuitivamente, pode estar deixando de explorar toda a rentabilidade possível de sua empresa – ou o contrário, estar perdendo clientes por praticar preços acima do mercado. 

Ao fazer um curso online de contabilidade de custos, você verá que quando aplicada à prestação de serviços há bastante semelhança com a contabilidade de custos industriais, exceto pelos termos das contas contábeis. 

Terminologia de custos em prestação de serviços 

Em uma prestadora de serviços, os custos são representados por: 

  • Serviços de terceiros (ST): todos os custos relacionados à subcontratação de serviços; 

  • Materiais diretos (MD): todos os materiais necessários para a execução dos serviços; 

  • Mão de obra direta (MOD): salários dos funcionários, com encargos trabalhistas e sociais; 

  • Custos gerais dos serviços (CGS): também conhecidos como custos indiretos, são os que ocorrem no processo da prestação de serviços, mas que não são identificados em execuções específicas, como energia, manutenção das instalações etc. 

Quando não estão relacionados aos serviços, os gastos gerais e administrativos não são incorporados, como despesas com vendas (comissões, salários de funcionários de vendas), gastos extraordinários (perdas por incêndio, roubo etc) e despesas financeiras. 

A ordem de serviço (OS) é uma ferramenta bastante útil para a administração dos custos totais, pois detalha os serviços solicitados, custos, prazo de entrega, valor negociado, entre outros. Esse orçamento pode ser comparado ao final do serviço, avaliando-se:  

  • Tempo: o que foi previsto com o que foi realmente gasto; 

  • Materiais: quantidade prevista versus quantidade utilizada; 

  • Valor: o que foi orçado com o que foi negociado com os fornecedores. 

Ter o conhecimento e o domínio sobre os custos do que oferece é primordial para empreendimentos que prestam serviços. Podemos citar três vantagens: 

1. Identificar e saber o que custa cada serviço oferecido; 

2. Tomar decisões apropriadas para enfrentar a concorrência;

3. Ter conhecimento dos resultados que obtém com as vendas que realiza. 

Como você pode notar no que foi mostrado até aqui, a contabilidade de custos tem aspectos bastante interessantes em relação à identificação, apuração e alocação de custos. A formação de preços pode determinar a saúde financeira de um empreendimento – a capacidade da organização se manter competitiva e estável, inclusive em períodos de economia instável.  

Independentemente do tamanho da empresa, o empreendedor precisa compreender o que é contabilidade de custos e entender o quanto ela pode auxiliar o seu negócio. Os profissionais da área, por sua vez, têm que ter o compromisso de aprofundar seus conhecimentos e apostarem na formação contínua, que pode ser proporcionada pela variedade de cursos a distância na área contábil. 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A contabilidade de custos no setor público 

No decorrer dos tópicos do curso de contabilidade de custos tratamos do assunto direcionado à indústria, empresas comerciais e de prestação de serviços. Mas e no setor público, a contabilidade de custos é também aplicada?  

Cursos online de contabilidade abordam as várias interfaces da contabilidade no setor público, mas às vezes deixam esse item esquecido. Analisando o panorama dos serviços públicos, vemos que a sua administração tem feito esforços no sentido de acompanhar as mudanças na forma de gerir, adotando, inclusive, práticas da iniciativa privada. E encarando os desafios de aplicá-las, é claro. 

Um desses desafios é identificar indicadores que possibilitem que se acompanhe as ações do governo e que ajudem na tomada de decisões. É notório que há a consciência de que não basta somente criar ações, programas e projetos, é preciso mensurar seus resultados e compará-los com o planejamento - além de fazer uma avaliação, os resultados também servirão como subsídios para as próximas tomadas de decisão. 

O fato de não almejar lucros não significa que a Administração Pública não possa ter um sistema de controle de custos eficiente, considerando principalmente que, a cada ano os recursos orçamentários diminuem e que é preciso alocá-los de forma que garantam eficiência, eficácia e efetividade. 

A contabilidade de custos no setor público se torna um instrumento gerencial para ajudar na melhor distribuição de recursos, na implementação de políticas públicas, entre outros. Além disso, a contabilidade de custos pode funcionar como suporte para a elaboração das peças de planejamento do governo, como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), tendo como base a apuração dos custos de ações, programas, projetos etc. 

Foco Educação Profissional: a sua melhor escolha em cursos online 

Cursos a distância por si já trazem muitas vantagens a quem opta por essa metodologia de ensino. Eles promovem o conhecimento necessário buscado pelo cursista, permitindo que este possa estudar de forma totalmente autônoma e dentro de suas condições de tempo e local – ou seja, o aluno pode escolher onde e quando estudar.  

Mas aqui no Foco Educação Profissional as vantagens se multiplicam. O portal disponibiliza mais de 1.000 cursos online com certificado, em vários campos do conhecimento. Todos os cursos online do portal são criados por um setor pedagógico dedicado e comprometido com a qualidade do conteúdo disponibilizado ao aluno.  

Ao se matricular para fazer um curso online, você investe R$ 69,90 e ganha o acesso aos demais cursos online com certificado do Pacote Master, durante um ano inteiro, podendo fazer quantos quiser nesse período. Faça agora mesmo a sua inscrição e comprove o que mais de 140 mil alunos que já passaram por aqui comprovaram: a excelência de nossos cursos.  

Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje e que volte mais vezes. Compartilhe com seus amigos e nos deixe a sua opinião ou sugestão. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos assim que possível. Bons estudos e até o próximo!