Home / Blog / Informática / Cortana: conheça as principais funcionalidades da assistente virtual
  • 23/01/2019

Cortana: conheça as principais funcionalidades da assistente virtual


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
o que é cortana

A tecnologia vem mudando drasticamente ao longo dos anos, trazendo cada vez mais praticidade para nossas vidas. Uma das novidades que temos hoje são as assistentes virtuais, parte extremamente inteligente dos sistemas operacionais que conhecemos.

O IOS, da Apple, por exemplo, tem a Siri. Entretanto, hoje vamos falar sobre a Cortana, a assistente virtual do Windows 10. Como ela funciona, como ativá-la e desativá-la e muito mais. Veja!

Cortana: a assistente virtual do Windows 10

O que é Cortana?

Mas afinal: o que é Cortana e como esse sistema funciona? Bom, a Cortana é um assistente virtual. Ou seja, ela irá trabalhar para facilitar o seu dia a dia, realizando uma série de funções de forma mais prática para você.

A Cortana pode configurar lembretes, despertador, realizar pesquisas pelo comando de voz, abrir aplicativos, procurar fotos e documentos no seu dispositivo, tocar músicas, identificar qual música está tocando, enviar um e-mail, checar a sua agenda e as notícias do momento, entre vários outros pequenos truques.

O sistema foi feito até para melhorar o seu humor, uma vez que a Cortana possui uma funcionalidade de contar piadas, cantar músicas e fazer brincadeiras com você, uma estratégia de humanizar o programa.

 

Como ativar e desativar Cortana

Para ativar Cortana, basta:

  • Clicar no botão iniciar;

  • Ir em configurações;

  • Acessar a opção “Cortana”;

  • Basta agora ativar as opções que você deseja, liberando o acesso da assistente virtual ao sistema.

Para desativar Cortana, basta:

  • Clicar no botão iniciar;

  • Acessar as configurações;

  • Selecionar a opção “Cortana;

  • Desativar e impor restrições ao sistema Cortana.

Como configurar Cortana para abrir aplicativos

Uma das grandes funcionalidades desse sistema é o “Ei Cortana!”, na qual a assistente virtual é ativada pelo controle de voz. Através do comando de voz, é possível ativar grande parte das ações do Cortana, inclusive, abrir aplicativos.

Para configurar Cortana para abrir aplicativos, você deve:

  • Clicar em configurações;

  • Acessar a opção “Cortana”;

  • No botão “Ei Cortana” mude de “off” ou “desligado” para “on” ou “ligado”.

Pronto! Agora, sempre que quiser abrir um aplicativo pela Cortana, basta tocar no microfone e dizer o comando “Abrir” + “nome do aplicativo”. Fácil, não é mesmo?

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

As praticidades de uma assistente virtual

Sem dúvida, quando configurada corretamente, a assistente virtual pode ser uma grande ajuda. Isso porque ela ajuda a automatizar uma série de pequenas coisas, o que faz muita diferença na rotina.

Além disso, optar por utilizar a Cortana oferece uma segunda grande vantagem: a personalização. Configurando a assistente virtual, você consegue selecionar o que gostaria de ver e quais suas preferências de navegação, aumentando a qualidade da sua experiência usando o  Windows 10.

Para descobrir melhor como o sistema operacional da Microsoft funciona, como configurá-lo e aproveitar ao máximo dos seus recursos, o Educamundo aconselha o Curso Online Windows 10.

Aqui no portal, oferecemos mais de 1200 cursos online com certificado para a sua capacitação, atualização e aperfeiçoamento. Investindo R$ 79,90, você tem acesso por um ano a todos os cursos online disponíveis no Pacote Master. A certificação é opcional. 

Invista na sua educação e inscreva-se agora mesmo em nosso portal. Dê um up no seu currículo!

Pesquisar