Home / Blog / Direito / Curso de licitações e contratos: com nova lei em vigor, é preciso se atualizar!
  • 27/10/2023

Curso de licitações e contratos: com nova lei em vigor, é preciso se atualizar!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

 

Pessoas-analisando-documentos-no-computador

Por que fazer um curso de licitações e contratos? E por que ter pressa para fazer isso?

O motivo é importante: com a entrada em vigor da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021), é indispensável que servidores, gestores públicos e profissionais do setor privado se atualizem sobre as alterações e novidades trazidas por essa legislação. 

Diante desse cenário, compreender as mudanças nas licitações e nos contratos administrativos torna-se ainda mais relevante para quem atua diretamente com os processos que envolvem as compras públicas, seja do lado do setor privado, seja do lado da Administração Pública

O curso de licitações e contratos é uma ferramenta fundamental para capacitar os profissionais envolvidos nesse processo, já que promovem uma visão abrangente sobre os princípios que regem as licitações, a importância da transparência, da isonomia e da busca pela proposta mais vantajosa e muitos outros temas relacionados. 

Por que fazer um curso de licitação?

Conforme dissemos, a nova lei de licitações mudou muito os processos que envolvem as compras públicas. E quem não está atualizado sobre as mudanças, está correndo contra o tempo, uma vez que a nova lei já está em vigor desde abril de 2021 e, a partir do final de 2023, começa a ser a única diretriz de licitações. 

No entanto, muitas prefeituras ainda não se adequaram às mudanças, então, no final de março, o presidente editou uma medida provisória para prorrogar o prazo de vigor da Lei 14.133. A antiga lei, 8.666/93, pode ainda reger alguns casos de licitações até 29 de dezembro de 2023.

Seja como for, é preciso se capacitar e atualizar logo, para não ficar estagnado e ter problemas no desempenho de suas funções. 

Como pode ver, é de extrema urgência que você se atualize sobre esse tema e domine as novas regras sobre os processos de licitação, contratos administrativos, auditorias em licitações e tudo relacionado à área e que sofreu alteração ou que ainda vai passar por mudanças. 

Mulher-utilizando-o-computador

5 exemplos de temas que você vai aprender em um curso de licitações e contratos

Ao realizar um curso de licitações e contratos, os participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversos temas relevantes. 

Abaixo estão cinco exemplos de temas abordados nesses cursos:

1. O que são compras públicas

Neste tema, os participantes aprenderão sobre o conceito e a importância das compras públicas, compreendendo como a administração pública adquire bens e serviços por meio de processos licitatórios, e como a legislação regula esse processo.

2. Os tipos de contratos administrativos

Este tópico apresenta os diferentes tipos de contratos administrativos, como contratos de obras, serviços, compras, concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Os participantes aprenderão sobre as características específicas de cada tipo de contrato e as principais cláusulas e obrigações envolvidas.

3. Quando ocorre a contratação direta

A contratação direta é uma modalidade excepcional na qual não é necessário realizar uma licitação. Neste tema, serão abordadas as situações em que a contratação direta é permitida, como a dispensa e a inexigibilidade de licitação, e quais são os requisitos e fundamentos legais para sua aplicação.

4. Contratações eletrônicas como regra

Com o avanço tecnológico, as contratações eletrônicas têm se tornado cada vez mais comuns e com a nova lei, viraram regra. Neste tópico, os participantes conhecerão as vantagens e os procedimentos das contratações eletrônicas, bem como as plataformas e sistemas utilizados nesses processos.

5. O objetivo das licitações

Os objetivos das licitações públicas têm o propósito de buscar pela seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública. 

Os participantes compreenderão como os princípios da legalidade, isonomia, publicidade e busca da proposta mais vantajosa são aplicados para garantir processos licitatórios transparentes e eficientes.

homem-apresentando-documentos

Curso Online Licitação: a melhor aposta para sua capacitação. Saiba mais!

Ao optar por um curso online de licitações, você estará investindo em sua capacitação de forma prática e flexível. Esse curso oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos atualizados sobre as leis e práticas relacionadas às licitações e contratos administrativos. 

Com conteúdos criados por especialistas na área, você tem acesso a temas relevantes e atualizados, abrangendo os aspectos teóricos das licitações. 

Outra vantagem dos cursos online é a flexibilidade de horários. Você pode estudar de acordo com sua disponibilidade, conciliando o aprendizado com suas atividades diárias. 

Considere também que nosso curso de licitação é uma excelente alternativa para sua licença capacitação e também para sua progressão de carreira. Os profissionais que atuam em empresas privadas também precisam ter essa atualização no currículo. 

Não perca a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais para lidar com os processos licitatórios de forma eficiente e em conformidade com a legislação vigente. Matricule-se em nosso portal e dê um passo importante em sua carreira profissional!

Por apenas R$ 79,90, você tem acesso ao Curso Online Licitação, ao de contratos administrativos, ao da nova lei de licitações e muitos outros, inclusive em outras áreas. 

São mais de 1.500 cursos online disponíveis em nosso Pacote Master. Inscreva-se agora mesmo!

Pesquisar