Home / Blog / Trânsito / Curso de direção defensiva: conheça os principais benefícios
  • 13/04/2020

Curso de direção defensiva: conheça os principais benefícios


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
direção defensiva

Tirar a habilitação é um processo que demanda muita paciência, afinal de contas, é necessário que o futuro condutor de veículos esteja totalmente preparado e consciente de tudo que seja relacionado a regras de trânsito e direção, principalmente quando falamos em direção defensiva.

As habilidades que compõem a direção defensiva são essenciais para que se exista mais cordialidade e segurança nas vias públicas. Inclusive, um bom percentual de acidentes poderia ter sido evitado caso todos os motoristas praticassem a direção defensiva, que se trata de um conjunto de hábitos e procedimentos para se colocar em prática no trânsito.

A questão é que até mesmo bons motoristas às vezes podem ser pegos de surpresa por algum imprevisto que podem prejudicar seu desempenho na direção.

Por esse motivo, um curso de direção defensiva é tão importante para qualquer pessoa que deseja dirigir ou já possui habilitação, pois saber como se comportar no trânsito pode evitar grandes problemas não somente para você, mas também para outros motoristas e pedestres. 

Quer saber mais sobre os principais benefícios de um curso de direção defensiva? Basta continuar a leitura e conferir! 

Os principais benefícios de um curso de direção defensiva

A direção defensiva é composta por práticas preventivas que o condutor deve tomar para evitar que possíveis acidentes aconteçam. Elas são diversas e vão desde a manutenção preventiva e com frequência de carros, até a postura correta do motorista ao dirigir, que deve estar a todo o momento concentrado tanto em suas ações, quanto de outros motoristas e pedestres.

O oposto de uma direção defensiva é uma direção agressiva ou ofensiva. Esse tipo de direção acontece quando o condutor não respeita as regras de condução segura, colocando não somente a sua vida em risco, mas também de outras pessoas.

Pensando em ressaltar a importância de se seguir as práticas preventivas, separamos os principais benefícios de um curso de direção defensiva, que são:

1. Segurança para os condutores e os pedestres

Condutores de veículos que colocam as práticas que compõem a direção defensiva não estão protegendo apenas a si mesmos, mas também estão proporcionando um trânsito seguro para todos. Um motorista com atitudes imprudentes pode colocar a vida de muitas pessoas em risco, principalmente pedestres, motociclistas e ciclistas.

Atitudes podem fazer toda diferença no trânsito e evitar graves acidentes. Não utilizar aparelhos eletrônicos enquanto se dirige respeitar o limite de velocidade e sinalização, são apenas alguns exemplos de atitudes que fazem parte do dia a dia de um motorista que pratica uma direção defensiva.  

Além disso, também é importante colocar a cordialidade em prática. É importante evitar conflitos e ter muita tolerância e paciência no trânsito, sabendo lidar com possíveis problemas no trânsito.

2. Evita as multas de trânsito

Quando um motorista não coloca a direção defensiva em prática, provavelmente ele terá problemas com multas de trânsito. Isso acontece porque as multas são um reflexo da necessidade de se dirigir de forma segura e preventiva e existem com o objetivo de educar os motoristas.

Logo, para motoristas que são responsáveis e dirigem de forma segura, as multas provavelmente não serão um problema. Quem não usa celular no trânsito, respeitar o limite de velocidade e a faixa de pedestres, não corre o risco de pagar multas e também ter pontos descontados da habilitação.

3. Proporciona economia em combustível

Quem possui carro sabe o quanto que se é necessário gastar com combustível. Principalmente em épocas com crises financeiras, o preço de combustível costuma aumentar muito e de forma constante. Mas quando você dirige de forma defensiva, você também consegue reduzir as idas a postos de gasolina.

Isso acontece porque uma das práticas preventivas é manter a velocidade constante e assim evitar possíveis mudanças bruscas. Esse hábito proporciona economia, já que quando o condutor acelera ou freia de forma brusca, ocorre uma queima maior de combustível.

Ao manter uma constância, o motor não é exigido com frequência e assim é possível utilizar a gasolina ou o álcool de forma mais eficiência e econômica.

4. Evita que o carro dê algum problema no trânsito

Outra prática da direção defensiva é realizar a manutenção frequente do carro. Isso inclui fazer a verificação de peças automotivas, fazendo a prevenção para possíveis problemas.

Imagine você está em uma via com muitos carros em alta velocidade e ter algum problema com algum componente do carro? Além de ser algo muito perigoso, também é muito frustrante, pois dependendo do problema, você precisará da ajuda de um mecânico e talvez até de um guincho.

No momento de fazer essa manutenção, além de pedir para verificar itens essenciais, você também pode aproveitar para revisar outros itens como o sensor de ré, por exemplo, evitando possíveis imprevistos.

Colocando a direção defensiva em prática

​​​​​Agora que você já sabe quais são os benefícios de um curso de direção defensiva, lembre-se que colocar essas atitudes em prática não coloca apenas a sua vida em segurança, mas de todas as outras pessoas presentes no trânsito. 

Tenha consciência e responsabilidade na hora de dirigir e contribua para tornar a vias públicas um lugar seguro para todos!

Pesquisar