Home / Blog / Certificação / Direção defensiva: conceitos e cursos online para ser um bom condutor
  • 19/06/2017

Direção defensiva: conceitos e cursos online para ser um bom condutor


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
o que é direção defensiva

Em todos os cursos de trânsito, um dos conceitos principais é a direção defensiva. Esse tema é fundamental para qualquer motorista, que precisa ter em mente seus principais aspectos a fim de dirigir bem e com segurança, evitando acidentes de trânsito que podem ser fatais.

A questão, porém, é que pouca gente se atenta a esse parâmetro. O abuso ao volante e demais situações ainda são preocupantes, sobretudo aqui no Brasil. Dados de várias entidades revelam que mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, número alarmante e que precisa ser combatido.

Para isso, há um esforço de vários órgãos especializados para conscientizar e garantir a educação no trânsito de modo efetivo. Atualmente, podemos ver uma série de materiais informativos disponíveis, além de cursos online que abordam tudo que permeia esse tema.

Um exemplo interessante é o Curso Online Direção Defensiva, do Educamundo. Esse é um dos cursos EAD mais relevantes e completos a respeito de um assunto essencial tanto para quem já dirige quanto aqueles que têm planos de tirar a habilitação – além de qualquer profissional da área e interessado, claro.

Como base de nosso artigo, vamos abordar alguns pontos necessários sobre direção defensiva e por que você precisa ficar ligado nessa pauta. Entenda alguns aspectos gerais e saiba como aprender mais fazendo cursos online com certificado primordiais.

Direção defensiva: abordagem geral e conceitos principais

O que é direção defensiva?

Afinal, o que é direção defensiva? Do que se trata esse conceito? Bom, o termo já diz tudo: dirigir defensivamente, ou seja, agindo com cautela para prevenir-se contra as adversidades que acontecem devido a outros condutores, pedestres e demais condições.

Como se sabe, há muita gente que desrespeita as leis de trânsito, exagera na direção e coloca tanto a sua como demais vidas em risco. Essas atitudes acabam levando a acidentes graves, que podem ser evitados caso todo condutor pense na direção defensiva e tudo que a permeia. Para isso, é necessário ter em mente:

  1. A defesa de sua vida e da vida do próximo, que vai desde os passageiros que estão em seu veículo até os demais motoristas/pedestres;
  2. O respeito a todas as leis de trânsito e sinalizações, afinal, elas só existem para a proteção de todos;
  3. A atenção ao dirigir, sobretudo quando há circunstâncias adversas – aspectos naturais (como neblina e chuva) ou vias movimentadas.

Com esses três pontos, podemos definir claramente o que é direção defensiva e começar a praticá-la, independente se você é um motorista iniciante ou experiente. Conforme revela o Detran, "o objetivo da direção defensiva é de uma viagem perfeita, sem falhas, infrações, abuso do veículo, atrasos e sem faltar com a cortesia no trânsito".

Há dias que estamos tão apressados que acabamos dirigindo de modo indevido, sem se preocupar com velocidade da via e a sinalização em si. O problema de muitas pessoas é pensar que o único prejuízo seria uma multa. Assim, não se dá conta da gravidade de acidentes e do fato de ter sua carteira de habilitação apreendida, além de ser processado e ser até ser responsabilizado criminalmente.

Direção defensiva é coisa séria e não deve ficar apenas na teoria. Seu uso vai muito além da prova para se tornar um motorista habilitado, por isso, esse conhecimento deve sempre ser renovado. Para isso, você pode se reciclar realizando um curso de direção defensiva.

No Educamundo há muitos cursos de trânsito dessa e de outras pautas. Assim, aproveitando a flexibilidade e versatilidade dos cursos a distância, você pode ficar por dentro desse campo e ser um ótimo condutor, seja de carros, motos, ônibus, caminhões, entre outros veículos.

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que leva a um acidente de trânsito?

De acordo com dados da OMS, o Brasil é o quarto país com mais mortes devido a acidentes de trânsito na América. Esses dados alarmantes são vistos em muitos noticiários e acontecem sobretudo em rodovias e lugares movimentados, em grande parte pela imprudência dos condutores.

Quando se trata de acidentes por falha humana, há uma classificação feita pelos órgãos responsáveis, que podem ser evitados caso a direção defensiva seja praticada e o condutor seja precavido:

  1. Acidentes por imprudência: são aqueles que acontecem quando a pessoa desobedece as leis, mesmo tendo o conhecimento sobre elas. O excesso de velocidade, direção após o uso de álcool e drogas e ultrapassagens perigosas se encaixam nesse âmbito.
  2. Acidentes por negligência: quando o motorista age por falta de atenção ou descaso. Um exemplo é não realizar as manutenções necessárias no veículo e coloca-lo na rua mesmo assim.
  3. Acidentes por imperícia: trata-se da falta ou total habilidade para dirigir, seja pela recente ou má formação. Nesse caso, a insegurança e falta de experiência são latentes, o que leva o motorista a ficar nervoso e não saber como agir em situações de emergência.

Infelizmente, o primeiro caso ainda é o mais comum, justamente porque muitas pessoas têm consciência de seus atos errados e mesmo assim não tomam cuidados preventivos. Por outro lado, se há desconhecimento ou esquecimento da legislação, é essencial se informar e renovar os conhecimentos com cursos de trânsito.

Você pode fazer vários cursos online com certificado desse tema, como o Curso Online Legislação de Trânsito, referência de nosso portal. O conteúdo é atualizado, completo e fundamental tanto para os condutores quanto profissionais da área – fiscais, policiais, agentes, entre outros.

Para ter uma ideia e noção de quanto os acidentes são prejudiciais e latentes no Brasil, assista ao vídeo:

 

 

 

 

 

 

Fatores que prejudicam a direção defensiva

Muitas vezes, as infrações e acidentes ocorrem devido a fatores prejudiciais que vão contra as práticas da direção defensiva. Como já dissemos, alguns indivíduos até conhecem as leis e sabem que precisam ser mais prudentes, mas mesmo assim acabam cometendo atos irresponsáveis. Nesse contexto, podemos destacar:

O tempo e os atrasos

Hoje em dia, valorizar o tempo é primordial para todos. Com a rotina diária árdua e maçante, muita gente precisa honrar os compromissos e não se atenta a pontos básicos. Quando saímos, sempre calculamos o tempo necessário para chegar a um local, porém pouca gente lembra que podem acontecer imprevistos, como congestionamentos, aspectos climáticos, problemas com o veículo, entre outros.

Nesse caso, é bom estudar o trajeto e pensar sempre nas adversidades. O ideal é sair sempre em tempo hábil, para que possa dirigir tranquilo considerando sempre a direção defensiva. E, caso ocorra um atraso, paciência. Antes perder um horário do que passar por um problema maior que pode custar sua vida.

O abuso do veículo

Seja um automóvel ou qualquer outro veículo, abusar de sua potência e demais capacidades é bastante perigoso. Por isso, é indicado sempre respeitar os limites, ainda mais quando se trata de velocidade e peças mais usadas, como freios e embreagem. Assim, além da direção defensiva, ainda há economia e aumento da vida útil do mesmo.

A falta de cortesia

Esse parâmetro refere-se às comuns brigas de trânsito, que se perpetuam em muitos lugares. Para se ter ideia, o serviço 190 recebe cerca de 70 ocorrências desse tipo por dia somente na cidade de São Paulo. Algumas causas são o estresse, a impaciência e a falta de cortesia.

Situações ruins podem acontecer em qualquer lugar, e não seria diferente com o trânsito: fechamentos em cruzamentos, lentidão, excesso de buzina são algumas que levam a adversidades e conflitos. É nessa hora que o motorista deve respirar fundo, deixar a raiva de lado e tentar resolver o problema com bom senso. Pense que, se todos sabem o que é direção defensiva e a aplicam em seu dia a dia, esses pontos podem diminuir e contribuir para bons resultados.

Em um curso de direção defensiva, os interessados têm contato com esse universo e podem se conscientizar sobre as melhores alternativas para se tornarem mais prudentes. Não basta apenas fazer o curso obrigatório para a habilitação. Com cursos a distância de trânsito, dá para se aperfeiçoar sempre que necessário.

Quais são as condições adversas?

O Detran define as condições adversas como fatores que prejudicam o desempenho no ato de dirigir, levando a maiores possibilidades de acontecer um acidente de trânsito. São 7 tipos que pedem a atenção redobrada do motorista e potencializam a obrigatoriedade da direção defensiva.

Luz

Dependendo da intensidade da luz artificial ou natural, o condutor pode ter dificuldades para dirigir, já que afeta sua capacidade de ver e ser visto. A luz de mais – como o sol forte – causa ofuscamento, já a luz de menos leva à penumbra.

Por isso, é recomendado sempre usar os faróis da forma correta (luz baixa) e, em dias muito claros, colocar óculos escuros e proteger-se com o para-sol presente no veículo. Além disso, diminuir a velocidade também é uma boa decisão.

Tempo

As condições atmosféricas de tempo surgem quando menos se espera, levando o motorista a tomar decisões rápidas. Elas se referem à chuva, neblina, fumaça e vento, que prejudicam a visão, deixam a pista escorregadia e podem até impedir a condução do veículo – em caso de enchentes, por exemplo.

Sendo assim, é indicado reduzir a velocidade, acionar as luzes em caso de baixa visibilidade e, em casos perigosos (chuva de granizo, tempestades e vento com poeira) parar o carro em local seguro e aguardar. Recomenda-se também que o veículo esteja sempre bem revisado, com todas suas funções e equipamentos em dia.

curso online direção defensiva

Via

Aqui no Brasil existem diversas vias perigosas, em grande parte devido ao relevo local que contribui para curvas acentuadas, aclives e declives, desníveis e pavimentos fora do comum. Outros problemas referem-se aos buracos, desvios por obras, largura, acostamento, cruzamentos entre vias, ciclovias, entre outros.

Nesses casos, é fundamental se atentar e colocar a direção defensiva em prática, sobretudo quando não há conhecimento sobre a estrada. Infelizmente, esses fatores são os que mais causam acidentes devido à imprudência dos condutores.

Trânsito

O trânsito em si já se enquadra em uma condição adversa que pede atenção. Assim como você, milhares de pessoas também estão dirigindo, cada qual com seu objetivo e atenção. Logo, pede-se no mínimo o bom senso e o respeito. Como já dissemos, se todos colocam a direção defensiva em evidência, dificilmente ocorrem problemas. A questão é que sempre tem alguém querendo ir além do que é realmente permitido, deixando a cortesia de lado.

Entre os pontos a se atentar no trânsito, estão os congestionamentos, que levam a muito estresse e fortalecem conflitos. Para isso, porém, não há o que fazer: o jeito é respirar fundo e respeitar o espaço alheio, sempre com cautela. Já em rodovias, nunca se deve abusar da velocidade indicada, assim como em estradas rurais não pavimentadas, que contam sempre com pedestres, animais e condições pouco favoráveis, como terra e poeira.

Veículo

Quando se tem um veículo em perfeitas condições, adaptado totalmente para o conforto do motorista, dá para transitar e usar todos os comandos de modo eficiente. Imagine uma situação em que você precisa frear bruscamente: se essa parte funciona bem, com certeza dá para evitar uma batida e até um acidente grave.

Portanto, a manutenção é primordial, se atentando sempre à suspensão, direção, pneus e tudo que compõe o veículo. Caso alguma parte esteja irregular, como os pneus por exemplo, você pode levar uma multa por infração grave e até ter seu carro detido pelas autoridades.

Essa é apenas uma das regras que levam a punições, logo, é necessário compreender tudo sobre a legislação para não passar apuros. Além de um curso de direção defensiva, você deve investir sempre em cursos EAD de legislação de trânsito para nunca esquecer das sinalizações, normas e pontos essenciais para dirigir com máxima competência.

Motorista

O estado físico e mental do motorista também conta muito. Nunca se deve dirigir quando as condições físicas, mentais e psicológicas estão afetadas, já que a insegurança aumenta tanto para o condutor quanto para as outras pessoas.

Quem dirige com sono, embriagado, sob efeito de substâncias tóxicas ou remédios que alteram o estado normal, com total fadiga, mexendo no celular, com pressa ou com estados emocionais prejudiciais pode receber uma multa por infração gravíssima e causar acidentes fatais – como já vemos muito atualmente.

Passageiro

Por fim, as adversidades relacionadas ao passageiro incluem ações e atitudes que levam a incidentes e até a acidentes. Crianças sem acompanhante, fora da cadeirinha ou sem cinto de segurança, por exemplo, podem colocar partes para fora do veículo, jogar objetos na via e levar o motorista ao estresse.

Outros casos que se incluem nesse aspecto são o limite excessivo de passageiros ou pessoas com estado emocional alterado, causando barulhos, brigas e momentos de mal estar.

Observando esses fatores, dá para perceber a importância de dirigir defensivamente, não é? É impossível deixar de lado esse conceito essencial: devemos ficar por dentro de todos seus detalhes. Por isso, vale salientar que eles estão presentes tanto no Curso Online Direção Defensiva quanto em outros cursos online semelhantes.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Elementos básicos da direção defensiva

Agora que você já sabe vários conceitos da direção defensiva, para coloca-la em prática e saber agir na hora certa, é primordial conhecer os elementos básicos que pedem ações rápidas. Assim, dá para evitar ao máximo os maiores problemas.

Conhecimento

A primeira coisa é conhecer tanto o veículo que se está dirigindo quanto as normas, direitos e deveres relativos ao trânsito, em meios teóricos e práticos.

Atenção

Veículos automotores pedem atenção redobrada, pois só dependem do esforço do motorista, não existem auxílios rápidos e facilidades como um trem ou avião, por exemplo. Logo, a atenção deve ser direcionada a todos os elementos da vida, além de suas condições físicas e mentais.

Previsão

Quando se está bem, prevenido e preparado, dá para antecipar a realizar uma ação em situações de risco, evitando situações calamitosas.

Decisão

Nessas situações de perigo e ação rápida, ter a habilidade e a calma para tomar uma decisão rápida pode evitar um acidente. Quando se trata de trânsito, isso pode acontecer quando se menos espera, e a direção defensiva ajuda muito nessa parte.

Habilidade

Desenvolver boas habilidades ao dirigir ajuda bastante. Aquele que sabe manusear corretamente todos os controles do veículo, executa com sucesso qualquer manobra e age rápido em meio aos fatores adversos, com certeza se torna mais responsável e evita fatalidades.

Fazer um trânsito melhor depende de todos

Quanto mais se tem noção da teoria e a coloca em prática, maiores são as chances de você se tornar um ótimo e hábil condutor defensivo, mantendo segura tanto sua vida quanto de diversas pessoas. Fazer um trânsito melhor depende de todos e vale sempre a pena se renovar.

O curso de direção defensiva não deve ser específico somente à prova de habilitação para dirigir. De tempos em tempos, é bom dar uma reciclada, pois há muitos detalhes que mudam também, ainda mais quando se refere às normas e infrações. Para isso, basta fazer cursos EAD e aprender em casa mesmo, de modo flexível e ganhando até um certificado.

O Curso Online Direção Defensiva é indicado para, além de motoristas e pessoas que visam se tornar condutores, profissionais da área e todos que desejam seguir os parâmetros do trânsito no Brasil. O conteúdo é excelente, preparado por um setor pedagógico exclusivo e direcionado, assim como todos os cursos online com certificado do Educamundo.

Para conferir e usufruir de todas as vantagens do portal – como a possibilidade de acessar e estudar centenas de cursos online por um ano, investindo uma taxa única de R$ 79,90 -, basta navegar, conhecer, tirar as dúvidas com a central de atendimento e se inscrever. São ótimos cursos a distância referência no mercado. Não dá para deixar de lado tantos benefícios, não é?

Aproveite e não deixe de comentar e compartilhar nosso artigo. Boa sorte e até mais.

Pesquisar