Gestão Escolar: competências, desafios e cursos online indispensáveis - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

curso de gestão escolar a distância
 Equipe Foco Educação Profissional  16/06/2017
Gestão Escolar: competências, desafios e cursos online indispensáveis

Qualquer cargo de liderança é extremamente importante, independente do ambiente. Seja em empresas públicas ou privadas, o papel de um gestor é fundamental para que a organização esteja em total sintonia, com a máxima harmonia e desempenho. Para que isso aconteça, é necessário encarar todos os desafios, ainda mais quando se trata da gestão escolar. Tomar conta – literalmente – de escolas está longe de ser uma tarefa fácil.

Porém, hoje em dia há muitas fontes para recorrer e melhorar o trabalho frequentemente. Tanto para os atuais diretores quanto para aqueles que têm planos em seguir essa carreira, contar com materiais excelentes, como cursos online do gênero, é uma ótima alternativa. Por meio de um curso de gestão escolar online, por exemplo, os profissionais podem se capacitar, aperfeiçoar e atualizar acerca de diversos aspectos desse tema.

Assim, dá para usar ótimas práticas e perceber em meios práticos e teóricos que "a ação do diretor escolar será tão limitada quão limitada for sua concepção sobre a educação, a gestão escolar e o seu papel profissional na liderança e organização da escola". Esta definição faz todo o sentido e sua responsável é uma das maiores especialistas no assunto, a educadora Heloísa Lück.

Além das bases da autora, neste artigo vamos abordar variados conceitos sobre a gestão escolar e como ela pode ser aprimorada com ótimos cursos online com certificado, como o Curso Online Gestão Escolar, do Foco Educação Profissional. Leia e atente-se a todos os pontos. Com certeza você se surpreenderá e aprenderá a ser um ótimo líder e levar sua escola para um ótimo patamar. 

Gestão escolar: abordagem completa e aprendizado com cursos online

O papel do gestor escolar

Conforme mencionamos, Heloísa Lück é uma referência quando se trata da gestão escolar no Brasil. A autora do livro "Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências" garante que o foco de um bom diretor deve ser sempre na promoção da organização, mobilização e articulação das condições essenciais para que as instituições de ensino avancem quanto aos processos socioeducacionais e garantam um aprendizado efetivo aos alunos.

A competência é fundamental, colocando sempre em prática metas de relacionamento humano, comunicação e dinâmica de grupo. O gestor deve ter sede de realização, e não de poder. Lutar e abraçar uma causa, para fazer as coisas acontecerem e construir um ótimo ambiente, no qual a equipe se integrará e, inspirada no papel e trabalho do líder, se engajará para alcançar todos os objetivos propostos.

Hoje em dia, a gestão democrática está abrindo portas cada vez mais para a participação da comunidade nos temas e atividades da escola. Além de contar com a equipe auxiliadora (professores, coordenadores, inspetores), o gestor precisa estar aberto a consultar pais e todos os responsáveis pelos alunos a fim de tomar as melhores decisões. Saber ouvir também faz parte de uma ótima administração.

Portanto, para Heloísa, "o objetivo maior da comunidade educacional é estabelecer uma comunidade de ensino efetivo, onde persevere, coletivamente, não somente o ideal de ensinar de acordo com o saber produzido socialmente, mas o de aprender, em acordo com os princípios de contínua renovação do conhecimento, criando-se um ambiente de contínuo desenvolvimento para alunos, professores, funcionários e, claro, os gestores".

Muita gente pensa que ser um diretor é uma tarefa simples, porém só o cotidiano na escola revela os principais desafios dessa função. Logo, se não existir interação entre uma equipe preparada e pronta para mudar paradigmas, praticamente nada mudará. Você já deve ter visto exemplos de escolas que mudaram drasticamente após a troca de administração. Quando a ascensão é latente, podemos perceber claramente o bom trabalho de seu gestor.

As competências das quais a autora citada fala devem ser sempre renovadas. A qualificação é um quesito que faz parte desse contexto, ou seja, um bom diretor deve se capacitar e aprimorar sempre em uma série de assuntos que fazem parte do universo escolar.

Assim como um curso de gestão escolar essencial a sua formação, o profissional pode se atualizar realizando diversos cursos online com certificado sobre temas pertinentes. A educação mostra muitos pontos abrangentes que precisam ser compreendidos e dominados e, mesmo com a árdua rotina, é interessante recorrer a um curso de gestão escolar a distância e similares para se manter sempre informado e por dentro de variadas tendências.

Para compreender melhor a visão da especialista sobre o papel do gestor escolar, assista o vídeo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais as principais funções?

Independente da estrutura de uma instituição e suas metodologias de ensino, as funções de um gestor são diversas. As competências de fundamentação da educação e da gestão escolar incluem muitas atividades, como:

  1. Garantir o funcionamento pleno da escola como organização social, considerando todas as leis e diretrizes dispostas pelos órgãos governamentais, com foco na formação dos alunos e promoção de sua aprendizagem.
  2. Orientar e aplicar os planos de trabalho e ações promovidas no local de acordo com as demandas de aprendizagem e como objetivo de tornar os alunos cidadãos mais críticos, autônomos e participativos.
  3. Praticar o sentido de visão social abrangente em sua função, percebendo, corrigindo e aprimorando os problemas, pensando sempre em qualidade e alcance de resultados. É literalmente ir além dos padrões, ousar e mostrar real interesse em mudar parâmetros.
  4. Promover na escola "o sentido de unidade e garantir padrões elevados de ensino, orientado por princípios e diretrizes inclusivos, de equidade e respeito à diversidade, de modo que todos os alunos tenham sucesso escolar e se desenvolvam o mais plenamente possível".
  5. Articular e englobar as várias dimensões da gestão escolar, com foco na integração de todos os segmentos da escola e busca pelo desenvolvimento equilibrado dos mesmos.
  6. Adotar um sistema de gestão com orientação mobilizadora, interativa e que reconheça os talentos e competências dos participantes da comunidade escolar, pensando sempre em qualidade de ensino.

“Para trabalhar em educação, de modo a atender essas demandas, torna-se imprescindível que se conheça a realidade e que se tenha as competências necessárias para realizar nos contextos educacionais os ajustes e mudanças de acordo com as necessidades e demandas emergentes no contexto da realidade externa e no interior da escola”.

Esse trecho define bem a visão ampla e preliminar de um bom profissional que já atua na área ou está se preparando para assumir esse cargo tão importante. Ser um gestor é mais do que administrar todos os setores escolares. Deve-se conhecer o ambiente em si, tanto os aspectos reais da educação quanto a realidade da comunidade em que se localiza a instituição.

Uma pessoa limitada, que não sabe liderar e tem receio de ousar, com certeza terá sérias dificuldades em gerenciar um meio tão plural quanto a escola. Embora hajam desafios, com a rotina diária e os auxílios necessários, é possível ir além e tornar o ambiente muito proveitoso para todos.

Conhecer tudo que permeia a educação é o primeiro passo e felizmente tanto os gestores quanto toda a equipe podem contar com ótimos cursos a distância para isso. No Foco Educação Profissional dá para realizar tanto um curso de gestão escolar online quanto centenas de cursos EAD sobre a área. Vale a pena conhecer e fortalecer o aprendizado com ótimos materiais, preparados exclusivamente para educadores que querem fazer a diferença sempre.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Principais pilares da gestão escolar

Uma gestão escolar eficiente é vista quanto seus principais pilares são bem desempenhados. Esses pontos são complementares e devem funcionar sempre em plena harmonia, além de passarem por otimizações e melhorias frequentes, claro. Sendo assim, eles se estabelecem como:

Gestão Pedagógica

É o primeiro e mais importante, trata-se da total organização e planejamento do sistema educacional em si, bem como a elaboração de projetos e inovações pedagógicas. Além disso, é preciso verificar e melhorar as práticas de ensino para que se mantenham sempre instigantes e excelentes.

Nesse caso, o contato com os educadores é primordial. O gestor deve ser um canal de contato sempre aberto para ouvir e orientar, criando sobretudo um ambiente estimulante que desperte no professor a vontade de ensinar e no aluno a vontade de aprender.

Gestão Administrativa

Assim como qualquer empresa, uma escola é formada por diversos setores e necessita de ações essenciais de administração para que os recursos físicos, financeiros, tecnológicos e materiais sejam bem utilizados e estejam sempre dispostos. Esse parâmetro é extremamente importante e engloba compras, uso de todos os aparatos, manutenção, inventário, entre outros.

Gestão Financeira

Anda lado a lado com a parte administrativa. Controlar o orçamento escolar é um dos grandes desafios quando se trata de gestão escolar, sobretudo nas instituições públicas de ensino. É preciso atender as necessidades do local e saber como investir em melhorias, promovendo gastos conscientes e que tragam um ótimo retorno.

Além de realizar todos os cálculos corretamente, deve-se manter o fluxo de caixa organizado, livrar-se da inadimplência, definir os orçamentos em curto ou longo prazo e, em muitos casos, fazer a prestação de contas.

Gestão de Recursos Humanos

As pessoas são o que mais há de valor em qualquer organização. Como revela Heloísa Lück, as máquinas só funcionam caso sejam bem operadas por indivíduos preparados. Logo, a gestão de recursos humanos torna-se fundamental no contexto escolar, com o objetivo principal da promoção de um ótimo relacionamento entre professores, funcionários, alunos e a comunidade de pais e responsáveis.

Nesse caso, o gestor deve ser visto como aquele líder que articula todos esses canais, analisando todos os pontos e prestando o apoio necessário para acabar com conflitos e focar sempre na cooperação. Essa parte é desafiadora, mas dá para compreendê-la e fazer valer muitas ações. O preparo é essencial para atuar como uma real liderança na escola, tendo ao lado bons princípios de qualidade e inovação.

Para ter uma boa noção, esse e outros termos são tratados detalhadamente no Curso Online Gestão Escolar. Trata-se de um dos cursos EAD mais abrangentes sobre essa carreira tão inspiradora, considerado um ótimo curso de gestão escolar a distância que qualquer diretor ou interessado na área pode se informar, capacitar e certificar.

curso online gestão escolar

Gestão da comunicação

Comunicação é inerente para qualquer meio. Quando se trata da escola, tudo só funciona de forma dinâmica caso esse processo seja impecável, garantindo que o gestor tenha total conhecimento de tudo que acontece na instituição. Isso vale tanto de modo interno, com os funcionários em si – além dos alunos, claro – quanto para a comunidade. Os pais e responsáveis precisam estar sempre informados claramente de tudo que ocorre no ambiente escolar para que possam até participar de uma gestão democrática.

Há muitos benefícios em realizar uma administração aberta, cooperativa e com um relacionamento vantajoso para todas as partes, afinal, a escola é uma organização social em que todos precisam (e devem) construir e melhorar.

Gestão do tempo

Tempo é algo cada vez mais valorizado no mundo moderno. Logo, a escola também deve ser um meio produtivo e com processos cada vez mais eficientes. Infelizmente, vemos por aí muitas instituições reféns da burocracia e com tarefas pouco dinâmicas, fatos que prejudicam diversas atividades.

Nesse contexto, o papel do gestor se aplica no monitoramento de todas as etapas, mapeando e identificando os problemas e pontos críticos. São exercícios e ações básicas que podem ser otimizados aos poucos e levam a grandes melhorias. Não basta aceitar que um processo funciona, é preciso investigar e questionar se ele não poderia ser mais efetivo ou inovador, por exemplo.

Esses seis pilares revelam que o trabalho de um gestor escolar passa por todos os parâmetros que formam uma escola organizada e bem estruturada. Seguindo cada um deles e suas diretrizes, com o tempo o profissional se torna uma referência e garante que sua instituição cresça de modo orgânico e excelente.

Ah, mas é muita coisa! Tenha em mente que tanto quanto o apoio de sua equipe, o diretor pode contar com uma porção de conhecimentos essenciais que tornam o desenvolvimento dessas funções mais fácil e instigante. Nesse ponto, a qualificação é vista como fundamental e deve ser frequente.

Realizar um curso de gestão escolar e recorrer a diversos cursos online sobre todas as pautas que envolvem a escola e a educação em si é um modo essencial e flexível para ser uma verdadeira referência. Não dá para abrir mão desses recursos auxiliares e, com o aperfeiçoamento, praticar tudo que é necessário para transformar a escola e todo seu ambiente.

A gestão escolar nas escolas públicas

Não dá para deixar de destacar o papel da gestão escolar nas escolas públicas, ainda mais no Brasil, onde o sistema de ensino ainda apresenta muitos problemas. Quando se trata de legislação, há pontos organizados e claros, mas na realidade prática, o cenário muda.

Embora os desafios sejam maiores, dá para promover mudanças significativas. É nesse aspecto que se vê o quanto um bom gestor está propenso a ir além e tornar a escola e seus processos mais envolventes, adaptativos, dinâmicos e funcionais. Com um trabalho conjunto da equipe escolar com a comunidade em si, com certeza dá para atingir bons resultados e garantir uma ótima transformação.

A boa notícia é que o Ministério da Educação e muitos órgãos das esferas estaduais e municipais estão buscando engajamento nessa pauta, para serem realmente auxiliares dos gestores e suas equipes. O MEC possui uma cartilha fundamental para os diretores, denominada "Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas".

Nesse material, os especialistas estabelecem uma série de modalidades e parâmetros que devem fazer parte do sistema escolar, ou seja, metas que um gestor precisa ter em mente para otimizar tudo que se refere ao local, como:

  1. A importância da família nas ações da escola e na vida escolar dos filhos;
  2. A construção do projeto político-pedagógico – com foco na gestão democrática;
  3. A melhoria da qualidade educativa nas escolas estaduais;
  4. A diversidade na escola;
  5. Os desafios referentes à indisciplina e problemas com alunos;
  6. A autonomia financeira nas escolas públicas;
  7. O enfrentamento dos problemas cotidianos de modo prático e teórico.

A partir desse conteúdo, muitos gestores têm a noção de como agir acerca de adversidades que aparecem sempre, para que possam ser solucionadas com a máxima competência. Assim como um curso de gestão escolar, esses recursos disponíveis pelos órgãos responsáveis sempre agregam ao planejamento do profissional e agregam muitos valores a sua formação pessoal.

É bom compreender que, ao se tornar um diretor e assumir qualquer cargo de liderança, não precisa temer e pensar que não há como enfrentar os desafios. A informação é o primeiro passo para se sentir seguro e pronto sempre, e para isso dá para aproveitar o tempo livre estudando por meio de um curso de gestão escolar a distância e com muitos cursos EAD versáteis e qualitativos. Lembre-se que o aprendizado nunca acaba, sempre se renova.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Qualificação é essencial para ser um ótimo gestor

Como você pôde perceber, o papel do gestor escolar é bem definido e há sempre bons materiais e recursos a recorrer para se especializar cada vez mais nessa carreira. Estar aberto à qualificação e reconhecer a importância social desse cargo – a fim de mudar realidades – são pontos primordiais que ajudam a romper velhas barreiras e expandir horizontes.

Para finalizar nosso artigo, preparamos algumas dicas ideais de cursos a distância essenciais para esse profissional. Estudando por meio de um curso de gestão escolar online, você conta com inúmeras vantagens e pode ficar sempre atualizado sobre variados temas, como:

  • Curso Online Bullying nas Escolas‍: impossível deixar essa pauta tão séria de lado, já que é tão latente na escola e precisa ser combatido em todas as instituições o mais cedo possível.
  • Curso Online Diversidade nas Escolas‍: nunca se debateu as questões de diversidade como nos tempos atuais. E tudo começa na escola, meio em que se concentram as diferenças e onde deve ser praticado o respeito e a compreensão da pluralidade.
  • Curso Online Educação Especial Inclusiva‍: é dificultoso para muitas escolas saber como lidar com pessoas com deficiência. Então, que tal entender sobre a educação especial com cursos a distância?
  • Curso Online Informática Educativa‍: usar a tecnologia e todos os aparatos modernos a favor da educação transforma o ensino. Nesse curso de gestão escolar, dá para entender tudo que compõe a informática e seus recursos no dia a dia.
  • Curso Online Coordenação e Orientação Escolar‍: um dos cursos online complementares e impecáveis sobre o processo de gestão escolar, que explana tudo que permeia a coordenação pedagógica de modo prático e eficaz.

Esses são apenas alguns exemplos que servem como base ao Curso Online Gestão Escolar e são de grande valor para os profissionais da área. Além dessas opções, há centenas de alternativas com assuntos que podem ser estudados e dominados por qualquer pessoa.

Há muitas vantagens ao se inscrever no Foco Educação Profissional, e a principal delas é a possibilidade de acessar e realizar todos os cursos online com certificado por um ano, investindo apenas R$ 69,90. Você conta com um ambiente virtual de aprendizagem exclusivo e um conteúdo sempre atualizado por um setor pedagógico direcionado, que já conquistaram mais de 140 mil alunos.

Chegamos ao fim do texto e, além das dicas incríveis de cursos EAD e informações pertinentes sobre a carreira do gestor escolar, queremos deixar uma reflexão da especialista Heloísa Lück, que deve ser vista como uma missão para todo profissional:

"O segredo [da gestão escolar] é nunca ficar satisfeito com o que já foi conseguido. A satisfação leva à acomodação, o que deixa o gestor impossibilitado de perceber perspectivas para alcançar novos patamares. É muito comum ouvir diretores dizendo, em cursos de formação, 'isso eu já faço' ou 'isso a minha escola já tem'. Fica evidente que, contente com a situação posta, vai ser difícil ele se mobilizar para qualquer mudança. É preciso ter cuidado, pois os processos educacionais são complexos e sempre há desdobramentos novos a desenvolver. Resultados e competências podem sempre melhorar".

Gostou do artigo? Deixe um comentário e compartilhe. Até mais.

Data Modificação  01/06/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r