Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo produz lixo. Seja em casa, na empresa, nas viagens ou em muitos outros locais, sempre haverá algo a ser descartado. Mas para onde é que todo esse lixo é encaminhado? Ele recebe o tratamento adequado? Quais os profissionais responsáveis por fazer o conhecido gerenciamento de resíduos sólidos? E como fazer isso da maneira correta? Bom, são tantas questões que permeiam essa pauta, que justifica o fato dela estar sempre nas discussões de grupos geopolíticos, de proteção ao meio ambiente e até mesmo nas reuniões das cidades, bairros e condomínios.

Realmente esses questionamentos devem vir à tona para que todos descubram, de fato, o que são resíduos sólidos e como cada um pode ser manuseado, destinado e tratado de acordo com suas especificidades. Os cursos online podem ajudar muito nesse objetivo, pois muitos deles oferecem uma didática voltada especialmente para o desenvolvimento sustentável. Um desses cursos a distância é o curso de Gestão de Resíduos Sólidos‍, elaborado por um setor pedagógico dedicado do Foco Educação Profissional e que traz um conteúdo atualizado, completo e diferenciado. 

Se você visa enfrentar os desafios propostos pelo lixo doméstico e/ou industrial seguindo normas oficiais, experimente aprender mais em um conceituado curso online Gestão de Resíduos Sólidos. Com aprendizado em cursos EAD como esse você estará apto para atuar em uma carreira bastante valorizada pelo mercado atual, podendo ajudar a empresa onde trabalha a reduzir custos e, de quebra, o meio ambiente, que vem sofrendo de forma global com tanto lixo acumulado. Acompanhe nosso artigo e fique de olho em cursos online com certificado que agregarão muito valor ao seu currículo com excelência.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Resíduos sólidos: por que a gestão do lixo é tão importante

A previsão da ONU é assustadora, porém, totalmente possível: até 2050, se o mundo continuar com o atual ritmo de crescimento, a produção anual de lixo será de 4 bilhões de toneladas.

E o que você pode fazer a respeito disso? Bom, pode parecer meio clichê, mas a mudança pode começar com cada um fazendo a sua parte. E falamos de todo o processo que já é muito conhecido, contudo, pouco seguido: separação do lixo orgânico do lixo reciclável; destinação correta de pilhas, equipamentos eletrônicos; e o principal deles, que envolve simplesmente parar de consumir.

Claro que vivendo em uma sociedade capitalista, culturalmente sentimos a necessidade de comprar itens, renová-los de tempos em tempos e descartá-los quando não nos servir mais. Todavia, agora é o planeta que está pedindo a ajuda de todos, pois a negligência acerca desse assunto provocou um colapso irreversível. É hora então de rever conceitos, adotar práticas mais sustentáveis, buscar conhecimentos em um bom curso de gestão de resíduos sólidos e transmiti-los para as outras pessoas a fim de fazer a diferença.

A excelente notícia é que em cursos online com certificado você consegue aprender o que são resíduos sólidos e como eles são classificados. Para se tornar um gestor qualificado é preciso entender todos os procedimentos ligados ao gerenciamento do lixo reciclável, reaproveitável, além daquele que não oferece qualquer utilidade depois de descartado. Em bons cursos a distância é possível ter essa base completa. 

Existem cuidados que devem ser seguidos por cada pessoa ou entidade para manusear resíduos, que podem ser provenientes de quaisquer atividades, sobretudo daquelas que oferecem risco à saúde humana e ao meio ambiente.

curso online Gestão de Resíduos Sólidos

Lei brasileira determina o que fazer com os resíduos

O descarte correto e a gestão do lixo são verdadeiros desafios para o mundo moderno, isso não podemos negar - o principal motivo é a enorme quantidade produzida, como já citamos anteriormente.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2016 ajuda você a entender melhor esse panorama. O estudo revelou que o Brasil produz tantos resíduos sólidos por habitante todos os anos, que se assemelha aos países desenvolvidos, tidos como os maiores produtores de lixo atualmente. Contudo, a diferença entre nosso país e outros como Suíça e Dinamarca, por exemplo, está no padrão de descarte. Por aqui, apesar de existir uma preocupação, ainda não são efetivas as políticas públicas criadas para o armazenamento de tanto lixo produzido. O resultado são gigantescos lixões a céu aberto e um número ínfimo de reciclagem.

Quando falamos que as políticas não são efetivas, é por que elas existem, mas há pouca adesão. Podemos falar especificamente da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela responde pela Lei 12.305, criada pelo governo federal ao pensar na dificuldade que as instituições e pessoas têm de promover esse gerenciamento e, além disso, nos efeitos nocivos que a alta demanda de lixo "brasileiro" tem causado ao meio ambiente, englobando solo, oceanos, fauna e atmosfera.

É primordial que profissionais e estudantes na área do meio ambiente, da saúde e da construção civil, pessoas ligadas a ONGs de sustentabilidade, professores, pesquisadores, além dos cidadãos em geral, conheçam tal legislação para promover modificações efetivas no cotidiano. Aqui no portal há inúmeras opções de cursos EAD voltados para as leis ambientais, como o Curso Online ISO 14000‍, Curso Online Direito Ambiental‍ e Curso Online Auditoria e Perícia Ambiental - Fundamentos Essenciais‍, todos fundamentais para uma formação concreta.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Gestor de resíduos: uma carreira muito valorizada e promissora

Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), iniciou-se um movimento de maior preocupação a respeito do tratamento de resíduos sólidos, tanto domésticos quanto industriais. As empresas, por exemplo, agora podem se nortear quanto às diretrizes oficiais e estão cada vez mais dando valor a profissionais qualificados sobre o tema, principalmente quando se trata das leis vigentes.

A área que mais possibilita o ingresso de gestores de resíduos sólidos é a de meio ambiente. São muitas opções do mercado de trabalho voltadas para esse campo – desde entidades públicas, como secretarias, conselhos e instituições como o IBAMA; cooperativas e sindicatos; e Organizações Não Governamentais. O ramo da saúde também dispõe de vagas para quem é especializado em gestão de lixo e biossegurança, pois é nele que se concentram a maior parte dos resíduos tóxicos aos humanos e ao meio ambiente. Nesse âmbito, inclusive, há cursos a distância que podem auxiliar no preparo de profissionais que atuam em laboratórios, hospitais, farmácias e clínicas. Uma das dicas é o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios - Noções Gerais‍, muito procurado e bem avaliado pelo público do portal.

Além desses nichos específicos, vale lembrar que o conhecimento amplificado sobre gerenciamento de resíduos sólidos é válido para trabalhadores de quaisquer tipos de empresas. O entendimento desse assunto em um curso de gestão de resíduos sólidos é essencial para otimizar as operações e logísticas, além de reduzir custos envolvidos na geração de energia, compra de materiais, armazenamento e transporte do lixo, etc. Quando se trata de indústrias, então, a necessidade de compreender conceitos e práticas se faz obrigatória, pois elas são consideradas verdadeiras vilãs no que se trata de proteção ao meio ambiente, já que a maioria ainda não se preocupa em fazer o descarte e o tratamento de resíduos sólidos apropriados.

São muitas as vertentes que um profissional de gerenciamento de resíduos sólidos pode seguir. Uma coisa é fato: com a onda sustentável no mundo todo, essa função está em alta e será cada vez mais requisitada por empresas e organizações de todos os portes. É bom frisar também que há uma grande demanda de concursos públicos com vagas para esse segmento, o que justifica ainda mais a importância de fazer o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos para capacitar, aperfeiçoar e atualizar conhecimentos, dependendo de sua necessidade. 

Esse artigo é só uma amostra do quão necessário é debater sobre o manuseio, descarte e tratamento de resíduos sólidos, visando sempre a melhoria da qualidade de vida humana e ambiental. Se você curtiu nossa abordagem e quer expandir saberes nessa área, não deixe de aproveitar o que os cursos online com certificado aqui do portal têm a oferecer: praticidade, flexibilidade, economia e muita qualidade. 

Para fazer o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos e os mais de 800 cursos online integrantes do Pacote Master do Foco Educação Profissional, basta fazer sua inscrição e investir somente uma taxa de R$69,90. Depois disso, você terá acesso livre a todo conteúdo do portal pelo período de um ano. Incrível, não é mesmo? Então não deixe de aproveitar a chance de fazer cursos EAD para complementar seu currículo com excelência. 

Tem alguma dúvida sobre o que são resíduos sólidos ou nossos cursos online? Deixe um recado abaixo, que responderemos em breve. Até logo!