A saúde no Brasil é um tema que sempre gera muitos debates. Como você já deve saber, esse é um dos setores mais problemáticos do país, que precisa melhorar bastante. Mesmo com campanhas, cursos online da área e estratégias – como o Programa Saúde da Família, tema de nosso artigo -, ainda são necessárias várias ações para que seja eficiente e igualitária.

Mais do que nunca, é preciso pensar sempre em renovação. Com a recessão econômica e outros problemas latentes, várias pessoas deixaram o plano de saúde de lado e precisam do atendimento disponível no Sistema Único de Saúde. Assim, quanto mais gente o SUS recebe, mais seus trabalhos precisam ser otimizados, pois saúde é um direito de todos e cada cidadão brasileiro deve ser atendimento com a máxima atenção.

Além de maior disponibilidade de recursos, investimento em materiais e capacitação de profissionais, é preciso melhorar bastante parâmetros já existentes, como o Programa Saúde da Família. Embora seja um sistema criado há mais de 20 anos, muita gente (inclusive quem é da área) ainda tem dúvidas de quais são seus objetivos e como funciona detalhadamente. É por isso que preparamos este artigo esclarecedor, com base no Curso Online Programa Saúde da Família do Foco Educação Profissional, um dos melhores cursos EAD para entender esse conceito com clareza. Se você precisa se atualizar, acompanhe nossas informações, inspire-se e compartilhe o conteúdo.

Guia completo sobre o Programa Saúde da Família

O que é Programa Saúde da Família?

Chamado atualmente de Estratégia de Saúde da Família, por ser considerado ''mais que um programa'', e sim um conjunto de práticas e ações, o Programa Saúde da Família surgiu em 1994, durante o governo do até então presidente Itamar Franco. A criação se deu por meio do Ministério da Saúde, com a missão de reorganizar toda essa área e tentar, aos poucos, deixa-la mais acessível, democrática e eficiente para todos os cidadãos brasileiros.

Tanto para o Ministério da Saúde quanto para demais órgãos em escalas estaduais e municipais, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é tida como uma ''estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade''.

Nesse contexto, se trata de um plano que visa a implantação de várias diretrizes em todos os cantos do país por meio de cada município – e uma equipe própria para isso – e com fiscalização direta do governo federal, para prestar avaliações e garantir que todas as ações são funcionais. Tais métodos incluem o acesso a vários programas de saúde direcionados tanto a grupos (crianças, idosos, pessoas com deficiência) quanto para toda a população em si.

Se você já frequentou o posto de saúde mais próximo de sua casa e tentou marcar uma consulta com um médico especializado, por exemplo, com certeza deve ter sido orientado a esperar a visita de um agente em sua residência, para saber quais são suas necessidades e de sua família, além de ser encaminhado para a avaliação de um clínico geral de modo preliminar.

Esses são apenas alguns parâmetros comuns no Sistema Único de Saúde que consideram, claro, as propostas da Estratégia de Saúde da Família. Mesmo que esse campo seja problemático e visto com certo desdém por muitos brasileiros, há algumas evoluções e melhorias. Você pode entender melhor sobre isso no Curso Online Programa Saúde da Família e em outros cursos online com certificado da área no portal.

Objetivos do Programa Saúde da Família

Por meio de equipes especializadas que trabalham em regiões determinadas, um dos principais objetivos do PSF é prestar o acompanhamento, orientação e manutenção da saúde da população por meio de visitas, campanhas de prevenção, consultas e demais atividades que visem conscientizar, reabilitar doenças, acabar com epidemias, entre muitas outras metas gerais. Nesse contexto, podemos destacar alguns papéis essenciais dessa equipe, segundo o Ministério da Saúde:

  1. Participar do processo de mapeamento de áreas mais críticas, onde se encontram pessoas expostas a riscos e vulnerabilidades, como locais sem saneamento básico, afastados dos grandes centros urbanos, ribeirinhos ou propensos a epidemias.
  2. Fazer e manter atualizado o cadastro das famílias utilizando o sistema para informar as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, dando prioridade para os grupos mais vulneráveis.
  3. Realizar o cuidado dessa população mapeada, promovendo ações e campanhas necessárias com base em programas de saúde do governo e nos protocolos da gestão local, seja em domicílio ou áreas comunitárias: hospitais, escolas, instituições, entre outras.
  4. Integrar os processos de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde, realizando todas as ações programadas quanto ao atendimento, observação e orientação dos indivíduos – sobretudo aqueles que estão em estado mais crítico.
  5. Notificar doenças, epidemias e demais agravos que assolam a região para que sejam combatidos e chamem atenção da administração pública/população.
  6. Participar de reuniões frequentes entre todos os membros da equipe e demais gestores locais para discutir diversas situações, pensando em estratégias otimizadas e analisando os dados disponíveis dos moradores da região.
  7. Criar e ter participação ativa em todas as campanhas e programas dispostos a fim de informar, mobilizar e incentivar a população a se atentar à saúde.
  8. Realizar demais ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais e suas normas, seguindo as prioridades da gestão atual e considerando as peculiaridades de cada região em si.

Esses são alguns objetivos da equipe de Estratégia de Saúde da Família que podem ser alteradas conforme o ambiente e suas necessidades. No mais, a meta principal é mostrar à sociedade que o direito à saúde é essencial e uma questão de cidadania e democracia. Toda pessoa deve ser atendida, orientada e acompanhada com a máxima atenção e conforto.

Portanto, um profissional atuante nesse e em qualquer outro programa da área precisa ter em mente que é preciso se qualificar sempre. Nesse caso, vale a pena se atualizar com cursos online com certificado, como o Curso Online Programa Saúde da Família, do Foco Educação Profissional. Nosso portal conta com esse e demais cursos a distância excelentes, com um vasto e completo conteúdo que deixa qualquer profissional pronto para compreender as adversidades e lidar com os mais variados desafios que surgem frequentemente.

Profissionais atuantes na Estratégia de Saúde da Família

A equipe responsável pelo Programa Saúde da Família em cada polo deve contar com uma certa quantidade de especialistas que atuam sempre em conjunto, preparando e colocando em prática as melhores ações para acabar com os problemas recorrentes na região e atender a todos com igualdade. Esse grupo é formado por:

Agentes Comunitários

Os agentes comunitários constituem a primeira linha da equipe especializada em saúde no município/bairro. Eles são escolhidos por meio de uma seleção realizada na própria região, com a supervisão e orientação dos médicos e enfermeiros, e devem passar por um curso para aprenderem padrões básicos de saúde e noções práticas e teóricas de atendimento médico.

Esses agentes são comumente moradores locais que tem grande conhecimento geográfico do lugar. Assim que começam o trabalho, que deve ser de 8 horas diárias durante um período de dias determinado, começam a fazer visitas em residências, identificar situações críticas, conversar com a população e prestar todos os auxílios necessários para garantir a integridade na saúde de todos.

curso online Programa Saúde da Família

Auxiliares de Enfermagem

Já os auxiliares de enfermagem são compostos por técnicos que realizaram o curso tradicional da área para atuarem em funções como: aplicar vacinas, esterilizar materiais, cuidar de doentes e debilitados – banho e higiene em si -, fazer curativos e administrar medicamentos. Cabe ainda a esse grupo realizar pequenas palestras sobre saúde em locais comunitários e estar à disposição para tirar dúvidas sobre campanhas e demais questões que são comuns de muitas pessoas.

Nesse caso, para ter mais segurança nessa profissão, é essencial estar sempre preparado e se aperfeiçoar cada vez mais no processo de cuidar. Para isso, vale seguir nossa dica e investir em ótimos cursos EAD, como o Curso Online A Enfermagem e o Processo de Cuidar, uma abordagem perfeita sobre essa área tão inspiradora e necessária. Esse e demais cursos a distância do portal são perfeitos para desbravar todos os conceitos da área da saúde e não deixar nenhum detalhe de lado, para ser um profissional de destaque e ter uma boa formação.

Enfermeiros

Os enfermeiros, por sua vez, devem atender as famílias mapeadas e cadastradas pelos agentes comunitários de maneira preliminar, com pequenas consultas e procedimentos que indiquem a definição e a gravidade de sua doença. Além disso, esses profissionais são os responsáveis pela realização de exames, prescrição de medicamentos e encaminhamento para os médicos especializados, bem como a supervisão e coordenação das atividades dos agentes e auxiliares.

Médicos

Por fim, os médicos fazem a consulta especializada e direcionada conforme os parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais normas locais. Esse profissional diagnostica e realiza o tratamento contra enfermidades e faz o acompanhamento do paciente principalmente em casos graves e que necessitam de internação e/ou procedimentos cirúrgicos.

O papel do médico é o mais importante quando se trata do Programa Saúde da Família, pois além de um trabalho eficiente, deve servir como apoio a toda a equipe, dando o aval para a criação de atividades, campanhas, programas de saúde, assim como garantir a educação permanente desse grupo para que executem suas tarefas com a máxima competência sempre.

Vale lembrar que, além de um clínico geral, muitas equipes também contam com dentistas, já que a saúde bucal também deve ter importância fundamental na ESF.

Existem grupos e regiões prioritárias?

Sim. O Ministério da Saúde é categórico ao afirmar que cada equipe deve ser responsável por uma média de 3000 a 4000 pessoas no máximo, de acordo com a região de atuação. Porém, é preciso considerar sempre o grau de vulnerabilidade das famílias de determinado território: quanto maiores os riscos, menor o número de indivíduos por equipe.

Desses, a prioridade nos grupos deve ser sempre as crianças, pensando sempre em sanar carências nutricionais, colocar em dia as vacinas obrigatórias, identificar patologias e acompanhar todo seu desenvolvimento. Depois, vem as mulheres, com o foco no combate a doenças como câncer de mama, hipertensão, diabetes, entre outras. Por fim, vêm os homens, que também devem passar por uma série de procedimentos para detecção de eventuais problemas e doenças.

Lembrando que, no geral, valem campanhas de orientação quanto a epidemias e surtos, bem como adversidades provenientes de relações sexuais inseguras e comportamentos de risco, a importância da alimentação e da realização de exames de rotina, dentre outros conceitos que precisam ser sempre abordados para que as pessoas se previnam e possam manter sua saúde sempre excelente.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Quais os desafios do Programa Saúde da Família?

Ao abordar tudo o que constitui e é necessário no Programa Saúde da Família, você pode imaginar que esse sistema é ótimo e bastante funcional. Bom, na teoria ele é bem interessante e pode servir para acabar com graves problemas que atingem essa área no Brasil, porém, ainda está longe de atingir uma totalidade e ser realmente eficiente.

Infelizmente, há muitos desafios para lidar quando se trata desse campo. Por ser grandioso, o país possui algumas deficiências na integração do ESF para toda a população. A burocracia e a falta de investimentos são algumas dificuldades. Como se sabe, a corrupção acaba com os poucos recursos e gera adversidades que culminam em filas enormes, postos e hospitais caindo aos pedaços, materiais escassos e poucos profissionais.

Além disso, uma equipe escalada para trabalhar em programas de saúde como esse deve sempre estar disposta a fazer a diferença e atuar em conjunto, assim como ter a formação necessária e se atualizar sempre para prestar um serviço excelente. Logo, cabe a todo o profissional ficar por dentro das diretrizes e aspectos necessários, fazendo cursos obrigatórios e cursos EAD livres para não ''parar no tempo''. Isso vale para todo o atendimento em si e para todos os graus, de agentes a médicos.

Como o profissional pode aprender mais e se qualificar?

Fazer parte da Estratégia de Saúde da Família é o objetivo de muitas pessoas, seja para se tornar um agente comunitário ou um médico especializado nesse sistema. Como já dissemos, para todos os casos e funções vale sempre se qualificar, tanto para ser selecionado no programa quanto para realizar um trabalho exemplar. Quem tem esse objetivo em mente pode começar realizando o Curso Online Programa Saúde da Família, além de demais cursos online do nosso portal, que conta com centenas de opções, todas atualizadas e preparadas por uma equipe pedagógica exclusiva e direcionada para criar os melhores conteúdos.

Para ter todos os cursos online com certificado a sua disposição, basta se inscrever no Foco Educação Profissional, investindo apenas um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) que é válido por um ano. Nesse período, você pode fazer quantos cursos online quiser e se certificar de acordo com a carga horária escolhida. Assim, você mantém um ótimo conhecimento e aprende muito.

Pensar em saúde é sempre inspirador, pois se trata de um ponto fundamental para todos. Vale a pena se conscientizar e garantir que seja um direito pleno, para acabar com problemas latentes e ajudar o país a ter serviços realmente excelentes. Conte com os cursos a distância do nosso portal para isso, comente e compartilhe o artigo. Boa sorte e até mais.