Imagine o quanto uma obra para a construção de um prédio pode gerar resíduos. O que não faltam são entulhos que surgem dia após dia até o fim do projeto. E, durante esse processo, para onde eles vão parar? Como é feita a gestão de resíduos na construção civil, essencial para o desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente?

Pois é, não dá para deixar essa pauta de lado, sobretudo se você é um profissional atuante na área, estudante interessado no ramo ou engajado nos temas ambientais. Tanto a reciclagem de resíduos sólidos na construção civil quanto demais ações são pertinentes para a total sustentabilidade. Mas, então, como ficar a par desse assunto?

Para isso, uma boa aposta são cursos online, opções ideais para aprender com eficiência e qualidade, além da flexibilidade, claro. Por meio de cursos a distância, como o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil, do Foco Educação Profissional, você compreende e desvenda todos os aspectos e aprende tanto a fortalecer essa corrente quanto pensar em boas ideias.

Afinal, entender o que são resíduos sólidos, sua gestão e classificação é apenas o começo para se especializar. Neste artigo, apresentamos algumas informações fundamentais e dicas de cursos online com certificado para atualização, capacitação e aperfeiçoamento nesse campo.

Resíduos da construção civil: definição

“Resíduos da construção civil são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.”

Essa é a melhor definição desse conceito, feito pela resolução 37/2002, do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente e fortalecido pela política nacional de resíduos sólidos, pautada pela Lei 12305/10. Ambas legislações explicam e mostram dados essenciais sobre o grande problema que o entulho pode causar para a limpeza pública.

Embora não sejam extremamente perigosos, os resíduos da construção civil causam adversidades de ordem ambiental, estética e de saúde pública. Quanto maior o acúmulo, maiores as chances da proliferação de insetos, roedores e vetores de doenças, bem como o acúmulo de água que gera o aparecimento do mosquito da Dengue, por exemplo. Além disso, no meio desse lixo há produtos químicos e tóxicos, que levam a contaminações diversas, assim como materiais cortantes e que não devem ficar expostos.

Não é à toa que a reciclagem de resíduos sólidos na construção civil tornou-se uma questão essencial para o poder público e também para os diversos especialistas e trabalhadores de várias áreas. Por isso, muitos têm buscado a qualificação e o conhecimento, realizando tanto um curso de gestão de resíduos sólidos quanto demais cursos online com certificado referentes.

Algumas dicas de cursos a distância excelentes sobre o assunto são o Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil e o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos, que explanam todos os detalhes do tema, como a política nacional de resíduos sólidos, o reaproveitamento, entre outras abordagens.

Classificação dos resíduos da construção civil

Você sabia que, de acordo com a política nacional de resíduos sólidos, existe uma classificação para o entulho gerado na construção civil e na demolição? Pois é, os RCD, como são conhecidos, figuram em grupos variados, conforme a resolução do CONAMA:

  • Classe A: resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, como tijolos, blocos, telhas, tubos, entre outros.
     
  • Classe B: resíduos recicláveis para outras destinações, como plástico, papel, gesso, metal, vidro, madeira, etc.
     
  • Classe C: resíduos em que ainda não foram desenvolvidas tecnologias ou ações economicamente e tecnicamente viáveis para sua reciclagem ou recuperação, como estopas, panos ou rolos.
     
  • Classe D: resíduos perigosos que podem causar contaminações ou danos à saúde, como tintas, solventes, óleos ou materiais de amianto.

Lembrando que essa é apenas uma tabela básica para que você tenha uma pequena noção da gestão de resíduos na construção civil. Para se especializar, atualizar e aperfeiçoar, é essencial estudar de modo mais aprofundado, por meio dos cursos EAD do Foco Educação Profissional. Nada melhor que um curso de gestão de resíduos sólidos para te deixar ciente dessa pauta tão importante.

curso de reciclagem de resíduos sólidos na construção civil

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC

Muitos interessados na gestão de resíduos da construção civil se perguntam como elaborar um bom plano de gerenciamento levando em conta o manejo e a destinação correta do entulho. Para acabar com a confusão e estabelecer as melhores diretrizes sobre as melhores ações, foi criado o PGRCC.

Esse documento técnico se baseia tanto nas legislações do Ministério do Meio Ambiente quanto do CONAMA, de modo a facilitar a gestão e reciclagem de resíduos sólidos na construção civil. É fundamental para toda empresa do ramo pensar nesse quesito e colocá-lo em prática em seus projetos, caso contrário, pode até ser multada por não realizar o descarte correto dos materiais oriundos da obra.

Hoje em dia, muitos grupos possuem profissionais especializados no PGRCC. Eles podem ser contratados para auxiliar na gestão de resíduos da construção civil e minimizar os problemas que podem aparecer caso o procedimento seja realizado de qualquer jeito.

Espera-se que, para esses especialistas, haja um amplo conhecimento da política nacional de resíduos sólidos e tudo que permeia essa área. Felizmente, existem muitos cursos EAD excelentes e primorosos que auxiliam nessa pauta, como os cursos online de meio ambiente do Foco Educação Profissional.

Boas práticas e desafios para o Gerenciamento de RCDs

É válido lembrar que as boas práticas na gestão de resíduos na construção civil estendem-se desde a empresa responsável até toda a sociedade em si. Se por um lado a administração pública deve fiscalizar e criar leis específicas, as construtoras e seus funcionários devem seguir essas normas.  A população, por sua vez, precisa agir como auxiliar e também como fiscalizadora, afinal, o descarte irregular acarreta em sérias adversidades para todos.

Aqui no Brasil ainda há muitos desafios e parâmetros a quebrar até alcançar uma total excelência nesse gerenciamento e na reciclagem de resíduos sólidos na construção civil, porém, aos poucos e com um trabalho conjunto, dá para chegar a bons resultados. Assim, o processo se torna mais conhecido, pouco burocrático e uma responsabilidade social que chama atenção de todos.

É nesse contexto que afirmamos que a informação é um passo essencial para entender todos os aspectos e conceitos da gestão de resíduos, e isso vale tanto para os profissionais atuantes quanto para os interessados. A capacitação por meio de cursos EAD do gênero é proveitosa e flexível, já que os cursos a distância apresentam conteúdos completos que podem ser estudados em qualquer lugar, no tempo determinado e com total versatilidade.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Cursos online para qualificação na gestão de resíduos sólidos

Além do Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil, você pode realizar também outros cursos online que complementam esse conhecimento e fortalecem sua visão acerca do assunto. Também é bom lembrar que um bom curso de gestão de resíduos sólidos te garante uma boa certificação e pode turbinar seu currículo, ainda mais se você atua na área de engenharia, arquitetura, tecnologia, meio ambiente, entre outras.

A boa notícia é que o Foco Educação Profissional possui centenas de cursos online com certificado dessa e de mais de 20 áreas distintas, prontos para sua capacitação. Melhor que isso é tê-los à sua disposição por um ano inteiro. Para isso, basta investir um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Apenas com essa taxa, você tem acesso a todo o conteúdo do Pacote Master do portal, ótimo para fortalecer seu aprendizado profissional e pessoal. Inscreva-se agora e conte com essa vantagem exclusiva.

Não se esqueça de comentar e compartilhar nossos artigos com seus amigos. Qualquer dúvida entre em contato. Até mais.