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  • 11/04/2018

Saiba tudo sobre o que é sociologia e como ela prevê a mudança social


  • Autor: Equipe Educamundo
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o que é sociologia

Desde o começo dos tempos, a raça humana vive em grupos que formam uma sociedade que deve adequar o seu comportamento de acordo com o lugar onde está inserida e as necessidades que lhe dizem respeito.

Você sabe o que é Sociologia? Como ela surgiu? A Sociologia é o estudo da vida social da raça humana nos grupos onde ela está inserida. Isso quer dizer que a Sociologia estuda as relações entre os indivíduos que convivem em uma mesma comunidade ou dos diferentes grupos que formam uma sociedade.

Se você quer saber mais sobre Sociologia de forma mais geral, seus pensadores clássicos e, até mesmo, a relevância desse tema para a sociedade, o Educamundo criou um curso online sobre esse fantástico tema, o Curso Online Sociologia Geral.

Mas nem sempre a Sociologia existiu e, até o século XIX, a história teve o papel de contar e mostrar ao mundo como as coisas aconteceram e aconteciam à sua volta e estes fatos sempre tiveram a ideia do coletivo, tudo envolvia um povo, uma nação.

Descobrimentos, guerras, conquistas são fatos narrados pela história e que reportam ao comportamento coletivo dos envolvidos. Do outro lado, tínhamos a Filosofia que veio mostrar as questões gerais envolvendo a natureza humana, convidando os pensadores ao saber mais abrangente. A Filosofia abriu a mente para o ser individual, a janela do quem sou.

Então, no século XIX, importantes e grandes transformações de cunho econômico, político e cultural surgiram a partir da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, e da Revolução Francesa. Por causa disso, verificou-se a necessidade de uma matéria que se dedicasse a estudar estas mudanças e o comportamento das pessoas diante das transformações.

A palavra "sociologia" foi criada por Comte. Por acreditar que as sociedades devessem ser alvo de uma abordagem propriamente científica, o filósofo francês Isidore Auguste Marie Francçis, ou simplesmente Augusto Comte, se empenhou em buscar uma nova opção de estudo que fosse voltada para a análise dessas novas mudanças sociais surgidas na Europa e para o comportamento das pessoas envolvidas. Nasce, assim, a Sociologia.

Caso queira saber mais sobre a Sociologia e educação, temos um curso exclusivo sobre este assunto, o Curso Online Sociologia da Educação. Ele discute os principais pensadores  da Spciologia e a Sociologia na educação brasileira.

Para resumir o que é Sociologia, diz-se  que ela é uma ciência criada para ajudar a entender a sociedade onde estamos inseridos e nos dar a possibilidade de criar formas para interagir uns com os outros, a partir da análise do nosso comportamento, dentro das estruturas institucionais do meio onde vivemos, uma vez que estamos ligados com tudo e com todos. E, neste contexto, é importante ressaltar que a diversidade social é uma das características mais estudadas pela Sociologia.

Entender o que é Sociologia é começar a olhar ao seu redor com um olhar sociológico. Isso fará com que você entenda e perceba uma determinada situação de outra forma. O problema da fome que vivemos em nosso país, por exemplo, não é um problema individual, mas sim de todos nós, porque ele afeta toda uma sociedade, um bairro, uma cidade, um país. A fome é gerada pelo desemprego, que, por sua vez, eleva o número de pessoas na rua, a violência, além de tirar das pessoas o direito à educação de qualidade. Ter um olhar sociológico é pensar no coletivo e se inserir nele.

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O que é Sociologia e as suas as concepções de infância e juventude

Você já parou para pensar no mundo infantil? O que é uma criança? O que ela faz, o que pensa e o que sente? Talvez você não tivesse dúvida alguma em definir a infância como aquele ser feliz, irradiando alegria, vitalidade e aproveitando o melhor momento de sua vida, ou seja, uma criança vivendo a vida sem se preocupar.

Por falar em criança feliz, você sabia que o uso de atividades lúdicas dentro da educação infantil é extremamente importante para a construção do conhecimento? Se você quiser saber mais sobre esse assunto, o nosso portal criou um de seus cursos a distância, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

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Quantas vezes ouvimos ou dizemos: "Que época boa a de ser criança. Ela não se preocupa com nada." Aqui, talvez, foi descrita a criança que você foi, a infância que você teve. Mas, com a aquisição do olhar sociológico, que precisa ser utilizado a partir do momento que se entende o que é sociologia, teremos a oportunidade de perceber uma outra criança.

A preocupação com a criança e com a infância é relativamente recente. Tanto no Brasil quanto no resto do mundo, a produção bibliográfica encontrada a respeito da criança só aparece a partir do século XIX, apenas na década de 70. Nessa época, a infância passou a ser um problema de investigação científica.

No que diz respeito às concepções da sociologia sobre infância e juventude, o sociólogo francês Émile Durkheim foi o primeiro a elaborar teorias e propor modelos, todos voltados para a área de Sociologia da Educação. Para Durkheim, a escola e o professor tinham como objetivos desenvolver a educação moral e a disciplina nas novas gerações, como forma de adequar as crianças ao convívio em sociedade.

O conceito de infância surge a partir do século XVIII. Porém, apenas em nossa época, presenciamos nossa sociedade ser dividida em faixas etárias, e é esperado de cada uma que se cumpra uma conduta. Ao contrário da visão otimista de Durkheim, que acreditava que a educação fosse uma preparação do jovem para a vida adulta, a psicanalista e pediatra Dolto observou que as crianças, desde muito cedo, passam demasiado tempo em escolas e creches, longe do ambiente familiar e, mesmo que estejam em contato com adultos, estão sempre cumprindo papéis definidos, sendo controladas e cuidadas por instituições enquanto seus pais trabalham.

A Revolução Industrial levou à saída de famílias que tinham como base a agricultura para viver em cidades e trabalhar na indústria. Isso mudou a forma como as gerações de famílias se relacionavam. Enquanto que no meio rural as crianças tinham a possibilidade de viver numa mesma casa com seu bisavô, o mesmo não aconteceu nas cidades, havendo um distanciamento entre as gerações.

O curso de Sociologia tem uma área específica que trata as relações sociais dentro do meio urbano, a Sociologia Urbana. O nosso portal sabe o quão importante é essa vertente e, por isso, criou um curso online para tratar apenas dela, o Curso Online Sociologia Urbana.

A partir dessa reflexão sobre a mudança na estrutura familiar e os papéis da criança e do adolescente, surgem críticas aos modelos atuais de escola, pois neles se encontram apenas o controle, a autoridade e a perda da individualidade, quando o que deveria haver é a integração das gerações mais jovens com as gerações adultas, a liberdade para as descobertas e o desenvolvimento das potencialidades.

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A escola como instituição social

A escola tem sido o objeto principal de estudo da Sociologia da Educação, tendo em vista que ela tem um grande papel como agente de socialização, andando junto com a família na transmissão de conhecimento e cultura.

Dentro da Sociologia, existe a Antropologia Cultural, uma área que aborda a cultura, suas origens, suas variações com o tempo e seus principais aspectos, O Educamundo criou um curso online sobre este assunto, o Curso Online Antropologia Cultural.

Para entender a razão da escola ser considerada uma instituição social, é necessário saber realmente o que esse termo significa. Para Chauí, as instituições sociais são elementos da sociedade para a sociedade, ou seja, elas são elementos que estão inseridos na nossa sociedade que têm como função ajudá-la a se desenvolver. Para isso, é necessário que as instituições sociais sempre acompanhem a realidade política e econômica nas quais estão inseridas, sendo um elemento cultural para a sociedade.

Normalmente, quando pensamos em educação, fazemos uma ligação direta com a escola, tendo em vista que foi nela que aprendemos nossos valores culturais, sociais, políticos e econômicos, provando que a escola é realmente uma instituição social.

Segundo Meksenas, Durkheim, o pai da Sociologia, afirma que cada instituição existe com um objetivo, e o bom desenvolvimento social depende de cada uma cumprir sua função de forma adequada. Ele ainda afirma que é necessário que haja uma harmonia no funcionamento das instituições em geral, que teriam como função desenvolver a consciência coletiva, onde está inserida a moral, normas e valores da sociedade.

Meksenas ainda ressalta que, de acordo com Durkheim, a função da educação como instituição social é preparar as pessoas para viver em grupo, forçando situações que exijam deixar o interesse individual de lado e pensar a partir do interesse coletivo.

Durkheim, em Educação e Sociologia, afirma que é necessário que a escola se adapte dentro do contexto social atual, sendo necessário manter o modelo de sociedade em vigor. Ou seja, a escola tem variado no tempo e no espaço, não podendo ser tratada como uma só, mas sim como uma instituição social da educação.

No curso de sociologia você entenderá melhor qual a função da escola dentro da nossa sociedade e qual a importância dela no cenário atual, onde vivenciamos a desigualdade social e como isso pode ser mudado através da educação. Por isso, não se esqueça de fazer o nosso Curso Online Sociologia da Educação.

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A mudança social através da educação

A educação normalmente está ligada a projetos sociais que buscam a transformação da sociedade atual e colocam as classes populares como destaque. Ela tem o objetivo de promover a igualdade social, pois, caso contrário, a educação é vista, muitas vezes, como sem sentido real.

Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria, em 2014, 61% dos brasileiros concordam que “a baixa qualidade do ensino vai prejudicar o desenvolvimento do país." E 53% concordam que “a renda de uma pessoa será maior quanto mais anos de educação ela tiver.”

Porém, como já afirmamos, grande partes dos sociólogos acreditam que a escola não está ligada à mudança social, reforçando as diferenças sociais ao invés de atenuá-las. É necessário que haja uma grande mudança dentro da escola, dentro da sua programação, dos seus objetivos e da sua aplicação.

A escola deve ser um ambiente que desenvolve mais do que conhecimento e capacidade em um aluno. Ela precisa desenvolver um aluno crítico, capaz de refletir sobre sua realidade social, pois, assim, é possível realizar a mobilidade social.

Porém, a mobilidade social envolve muito mais do que apenas a escola. Ela envolve um país em boas condições, que ofereça trabalho digno e bem-remunerado aos seus cidadãos. Dessa maneira, é possível promover uma mudança na vida das pessoas.

Mas, como mencionamos, a sociedade, a escola e o indivíduo têm uma relação complexa e diretamente dependente um do outro. É necessário que aconteça uma melhora na sociedade, na escola ou no indivíduo, para as coisas progredirem.

Freire afirma que a escola, sozinha, não tem o poder para realizar a democratização da sociedade, mas tem papel fundamental. O autor também aponta, em Pedagogia da Autonomia, que "Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode.", frisando, novamente, a importância que a educação tem na mudança social.

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