Você, com certeza, já deve ter tido acesso a diversos cursos digitais. Alguns divulgados nas redes sociais, outros em plataformas específicas de educação a distância. Contudo, quantos cursos online com certificação existem em seu currículo? É provável que não tantos, afinal um pedaço de papel não é tão importante assim. Certo?

Bem, aqui no artigo, vamos explicar por que pensar desse jeito é um grande engano. Siga com a leitura!

As vantagens dos cursos online com certificação

Investir em aulas que disponibilizam certificados ao final da jornada de estudos é algo extremamente relevante para diversos aspectos da sua vida. Até porque você pode utilizar o documento em entrevistas de emprego, na faculdade, em concursos públicos etc.

Desse modo, a certificação não é um mero detalhe do processo de aprendizagem. Ela é algo que agrega valor ao curso que você fez ou pretende fazer.

Nos próximos tópicos, detalhamos três das principais vantagens que você ganha ao ter tal documento.

Comprovação de conhecimentos e habilidades

O principal benefício dos certificados é que eles ajudam a comprovar todos os conhecimentos e habilidades que você tem.

Afinal, qualquer pessoa pode dizer, por exemplo, que sabe sobre gestão escolar. Porém, quando ela faz um curso e tem um documento que comprova tudo o que estudou, passa a ter muito mais credibilidade no mercado. E isso vale tanto para possíveis clientes que queira captar, como para empresas que possam contratá-la.

É melhor ter um certificado digital ou impresso?

O formato do certificado não interfere em nada na sua qualidade. Sendo assim, seja digital ou impresso, ele é reconhecido como um documento que comprova os conhecimentos adquiridos por você em cursos livres, de qualificação ou atualização, workshops, entre outros.

Na verdade, um certificado digital é muito mais versátil, pois é possível inseri-lo em seu perfil no LinkedIn, enviá-lo por email para alguma empresa etc.  

Construção de um plano de carreira sólido

Todo servidor público tem acesso a um plano de carreira específico do seu cargo. É por meio dele que se torna possível crescer na função na qual o servidor tomou posse e, consequentemente, receber mais pelas atividades desenvolvidas.

Porém, cada órgão tem regras específicas para esse processo. Uma das principais é a realização de cursos livres de aperfeiçoamento que exigem a apresentação de certificado com carga horária.

Além disso, a iniciativa privada também conta com planos de carreira. Eles variam de acordo com cada empresa, entretanto estudar e se qualificar de forma constante é sempre um ponto positivo para o seu crescimento. E quando é possível comprovar todo esse esforço por meio de um certificado, é ainda melhor.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprovação em concursos públicos

Vários concursos públicos possuem, em seu edital, regras específicas relacionadas a cursos online e presenciais de qualificação. Dependendo do caso, eles podem facilitar o processo de aprovação. O motivo é que contam pontos na hora da classificação ou mesmo do desempate, a chamada "prova de títulos".

Dessa maneira, é preciso ler com atenção o certame de todo concurso que realizar e ver se ele possui esse benefício. Em caso positivo, reunir todas as certificações que possuir para comprovar os cursos que fez.

Chegamos ao final do artigo e, como deu para notar, são vários os motivos pelos quais vale a pena investir em cursos online com certificado. Então, nada de dar bobeira e achar que “é apenas um papel”.

Aqui, no Foco Educação Profissional, todos os nosso conteúdos oferecem certificação. E o melhor é que você pode escolher a quantidade de horas que vai constar no certificado, que pode variar entre 5 e 420. Lembre-se que não é preciso pagar nada a mais pelo documento, pois sua emissão digital está inclusa na matrícula.

Então, não perca tempo e inscreva-se já. Por apenas 12 x R$ 19,70, você tem acesso a mais de 1.000 cursos online nas áreas de Educação, Direito, Psicologia, Administração, Comunicação e outras. Isso durante um ano inteiro! Venha se qualificar com segurança!