Alguns ditados populares são bem engraçados e se você parar para analisar, fazem bastante sentido. É o caso do velho ''quando a esmola é demais, o santo desconfia''. Com certeza, você já deve ter ouvido alguma pessoa usá-lo em vários contextos. De fato, quando prometem ''o mundo e o fundo'' sem que você tenha que investir algo naquilo, logo vem aquela hesitação, pois logo se imagina uma cilada. Infelizmente, essa situação acontece em diversos casos, ainda mais quando se trata de seus estudos. Não é difícil encontrar por aí muitas instituições oferecendo e vendendo cursos online grátis, é só fazer uma pesquisa básica para dar de cara com essas ''ofertas''.

Considerando o fato de que tudo demanda investimento, será que dá mesmo para confiar nesses cursos online ditos como gratuitos? É tão simples assim oferecer um curso sem cobranças de mensalidades, matrícula ou outros valores? Ou então, essa é apenas uma estratégia utilizada pelas instituições para atrair os leigos, para depois divulgar o verdadeiro custo dessas opções?

Pois é, apostamos que somente essa introdução já te deixou desconfiado e é justamente essa a proposta do nosso artigo. Vamos abordar, claramente, esse papo dos cursos gratuitos online, se eles são mesmo realidade ou apenas um modo de enganar os desavisados, aquele famoso ''barato que sai caro''. Então, atente-se aos detalhes do texto e entenda de uma vez por todas a tal falácia dos cursos online gratuitos com certificado.

Cursos online grátis: não caia nessa cilada

Ao digitar cursos online no Google, Bing ou em qualquer outro mecanismo de busca, você logo se depara com uma enxurrada de páginas e links. As primeiras e últimas são sempre aquelas patrocinadas, os anúncios propriamente ditos, que contam com essa tag em destaque. Geralmente, contam com um recurso publicitário do próprio Google, ou seja, pagam para estarem em evidência.

Esse fato por si só pode soar problemático. Embora o marketing esteja aí pra isso, é sempre bom dar ênfase para aquelas páginas que provém de buscas orgânicas, que se valem de aspectos otimizados para terem destaque nos buscadores – independente se estão na primeira página ou não. Porém, ainda pior que essa estratégia, está aquela que impressiona muita gente: os cursos online grátis. É bem comum encontrar vários portais que garantem essa opção.

Como estão sempre em destaque, usando publicidade e termos cada vez mais chamativos, cursos EAD assim costumam chamar atenção de muitos desavisados, afinal, o fato de ser ''grátis'' atrai. Mas, pensando criticamente: será que isso realmente não se trata de uma cilada? Qual a vantagem e como se mantém uma instituição que usa essas estratégias e metodologias? É claro que não é por ''pura caridade'' e sempre há muita coisa por trás disso. Há vários fatores que confirmam a pouca idoneidade dessas alternativas.

Estudar é coisa séria, ainda mais se você deseja fazer cursos online com certificado de excelência, para usar em seu campo profissional e valorizar seu currículo. Mais que o comprovante, é preciso ter em mente todo o conteúdo, que deve ser abordado com a máxima qualidade. Então, não dá para se matricular em qualquer coisa. Tenha em mente que é indicado se atentar a todos os detalhes e realmente acreditar que quando algo parece muito vantajoso, sempre há algo para desconfiar e ficar com o pé atrás.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O problema dos cursos online gratuitos

Cursos gratuitos online ou de qualquer outra modalidade podem soar como um ótimo negócio, afinal, economizar é muito bom, ainda mais nesses tempos de crise econômica no Brasil em que muita gente está desempregada e precisa se qualificar para enriquecer o currículo. A questão é que, assim como qualquer serviço e empresa, torna-se necessário saber por que não há cobranças e de onde vem os recursos para que tal local/programa invista nessa opção.

Uma situação comum e válida que acontece em muitas cidades é quando surgem campanhas da administração pública vigente com empresas privadas para oferecerem cursos gratuitos à população. Você pode ver muitos tipos assim, que visam sobretudo a capacitação de pessoas por meio de cursos livres profissionalizantes. Isso ocorre quando prefeituras em geral investem capital e fazem parcerias com instituições para ministrarem cursos gratuitos – quase sempre presenciais – de várias áreas, ainda mais daquelas populares (administração, por exemplo).

Nesse caso, há uma carga horária estabelecida e até a possibilidade de certificação. Por outro lado, nessas opções presenciais ocorrem alguns problemas comuns, que colocam sua credibilidade em cheque: a baixa oferta de vagas, alta competitividade, poucos cursos, materiais ultrapassados e metodologias engessadas. Perceba que, por serem cursos gratutitos e contando com incentivos, ainda existem questões quanto a qualidade e outros recursos. 

Se nesse cenário já é assim, com várias adversidades, imagine nos cursos online gratuitos com certificado? Quando se trata de cursos a distância, realizados remotamente e pela internet por diversas instituições, já dá para descartar o fato de ser um programa público de incentivo. Daí vem os seguintes questionamentos: se uma escola oferece cursos online gratuitos, como ela se mantém? De onde vêm seus recursos? Será que há qualidade nesse caso? Os conteúdos são atualizados e os funcionários preparados? Pois é.

Uma instituição tem custos...

Não precisa ir além para perceber que uma instituição tem custos e precisa se manter, nem que seja basicamente, para oferecer cursos a distância e qualquer outro serviço. O primeiro recurso é o tecnológico: um servidor de alto desempenho e grande porte que deve funcionar muito bem, estar sempre no ar e dar conta de muitos alunos que acessam a plataforma ao mesmo tempo. Isso sem contar os demais aspectos para deixar o site à disposição das pessoas, com o máximo suporte e atualizações pertinentes.

Outro ponto é quanto à estrutura básica de toda empresa. Por mais que o serviço seja ministrado todo remotamente, é claro que é necessário ter alguém por trás disso. Isso vai desde o atendimento até aquelas áreas comuns a toda corporação (financeiro e marketing, por exemplo) e, claro, o setor pedagógico, responsável pelo desenvolvimento dos cursos EAD.

Nesse ponto, podemos pensar claramente na qualidade. Para que um curso seja bom, tenha um certificado reconhecido e um conteúdo moderno, dinâmico e essencial, é preciso ter uma vasta equipe de profissionais capacitados, que se preocupem em fazer uma seleção excelente das melhores abordagens, dos assuntos e dos materiais.

Não basta usar qualquer fonte de informação: ao preparar um curso, é necessário prezar por aquilo que seja realmente importante e de fácil compreensão do aluno, que realmente faça diferença em seus estudos e conhecimento. Nisso, é primordial ter, além de quantidade, qualidade quanto aos professores e suas competências. Caso o portal tenha mais de 20 áreas, será difícil uma equipe reduzida dar conta de tanto material, atualizando sempre para oferecer o melhor aos alunos, não acha?

Ah, e há também aqueles gastos básicos do dia a dia: energia elétrica, conexão de internet banda larga, telefone, água, pagamento de funcionários (por poucos que sejam) e o lucro da empresa. Afinal, esses são gastos convencionais para qualquer corporação e que precisam ser cobertos. Logo, se eles dizem que os cursos são gratuitos, como sobrevivem? Eis a questão.

cursos online grátis

Por que, então, cursos grátis?

Nesse ponto, há algumas respostas: a primeira é quanto ao fato de usar o termo ''grátis'' apenas como chamariz para as pessoas inocentes que não sabem como fazer buscas otimizadas por bons cursos online. A metodologia pode até ser acessada livremente e você pode até estudar, porém, não há esclarecimento quanto ao valor da certificação.

Ou seja: o indivíduo realiza o curso normalmente, cumpre uma carga horária estabelecida e tal. Só que na hora de solicitar a avaliação para conseguir um certificado, se depara com um valor que não foi informado previamente. Você pode até perceber nessas instituições que não há muita transparência em divulgar o preço dos comprovantes, ao contrário: há muito ''textão'' e no meio dele está esse dado. Um hábito péssimo e que você só de dá conta depois.

É como se fossem aquelas promoções que vêm com um anúncio maravilhoso em destaque, mas com um asterisco do lado com seu significado ao final, bem nas entrelinhas e em letras mínimas. Quem não fica atento a todos os detalhes e informações, percebe em longo prazo que só perdeu tempo. Surge até aquele sentimento de enganação, afinal, ninguém gosta de ser subestimado.

Já outro ponto possível para os cursos online gratuitos com certificado é o fato do investimento mínimo em qualidade, equipe qualificada e demais recursos que fazem os serviços de uma empresa excelentes. Infelizmente, essa é uma realidade por aqui e também é vista em muitas instituições que oferecem cursos EAD. Não há o interesse em manter uma equipe pronta para prestar um bom atendimento, dar suporte ao aluno e, pior que isso, manter os conteúdos atualizados. Geralmente, é tudo defasado e ruim, sem qualidade, visando apenas uma certificação rápida e com poucos atributos para o aprendizado.

A competitividade, a alta concorrência e a necessidade de chamar atenção das pessoas para que se matriculem e façam parte de sua base de dados leva muitas escolas a recorrerem a estratégias absurdas. Pode ter certeza que o mito dos cursos gratuitos online é uma delas, e o que não faltam são motivos (conforme explanamos aqui) para perceber essa situação ruim e que acaba com a credibilidade de vários locais.

Escolha a instituição certa com os melhores cursos online

Seguindo os tópicos abaixo, você pode fazer boas escolhas e se matricular em uma ótima instituição, que tenha cursos online com certificado que realmente sejam qualitativos e valorizem seus estudos e competências. Assim, você não cai em ciladas e consegue ótimos resultados para suas metas. Confira as dicas e coloque em prática.

Otimize sua pesquisa

Como já dissemos, ao pesquisar por cursos a distância, a ideia é fazer uma boa varredura no Google e demais buscadores. Prime por aquelas instituições listadas de modo orgânico, sem anúncios e termos como ''grátis'' ou ''certificados rápidos''. Nessa hora, vale navegar por várias páginas, entrar nos portais, verificar se todas as informações estão claras e as vantagens de cada opção.

Considere a reputação e o feedback dos alunos

Reputação é algo importante para qualquer empresa. Por isso que, ao dar de cara com uma escola que chamou sua atenção, dê uma olhada no feedback de seus alunos – veja se tem uma área dessas no próprio portal -, entre nas páginas das redes sociais, pesquise em grupos relacionados e, mais importante que isso, veja se há muitas reclamações no Reclame Aqui, acompanhando os problemas e como foram solucionados.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Transparência sempre

Uma instituição que preza pelo profissionalismo e bons valores sempre deixará claro aos interessados todos os pontos de seus serviços e metodologias. No site, é preciso que tudo seja transparente, divulgado em categorias fáceis de navegar e com todos os pontos necessários: variedade de cursos, certificação e valores, como funciona a inscrição, depoimento de alunos, ações sociais, entre outros valores, como parcerias com entidades renomadas – a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), por exemplo.

Variedade e atualização dos cursos online

Ter um bom campo de opções de cursos online é importante e mostra que a empresa em questão se preocupa com a variedade e as mais vastas áreas existentes. Além disso, é indispensável que toda a metodologia seja atualizada constantemente por uma equipe pedagógica preparada, para manter a qualidade do conteúdo de todos os cursos oferecidos e para que não fique defasado.

Atendimento é importante

O atendimento é um ponto essencial para qualquer serviço. Antes de se matricular, é importante entrar em contato para tirar eventuais dúvidas sobre os cursos EAD e demais parâmetros. Se nessa experiência você já sentiu dificuldades e percebeu descaso da instituição, é bom partir para outra. Ninguém merece estudar em um local que não realiza essa parte básica e primordial. É necessário que tenha vários canais de atendimento e que estejam sempre à disposição dos alunos e interessados.

É fundamental pensar nos valores qualitativos para que seus estudos não sejam prejudicados e você não caia em ciladas. Queremos te mostrar com clareza que estudar com cursos a distância é coisa séria e você precisa optar sempre pelo melhor, evitando cair em velhas falácias como a dos cursos online grátis.

Se quiser uma ótima dica que vai te impressionar, vale a pena conhecer o Foco Educação Profissional, um portal de excelência com os melhores cursos online com certificado do mercado. São mais de 700 opções que conquistam e certificam mais de 140 mil alunos atualmente.

Além de contar com todos os pontos fortes que destacamos no texto, a grande vantagem da instituição é ter acesso a todos os cursos online pelo período de um ano, investindo apenas um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Você se livra das mensalidades, escolhe a melhor carga horária (5 a 420 horas) e opta pela certificação mais indicada para seus planos. Inscreva-se e comece já!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro o quanto o ditado ''quando a esmola é demais, o santo desconfia'' faz sentido para a armadilha dos cursos online grátis. Fique sempre ligado! Comente se tiver dúvidas e compartilhe com os amigos. Até mais.