Home / Blog / Certificação / Cuidado com os cursos online gratuitos: saiba o caminho a seguir
  • 22/05/2017

Cuidado com os cursos online gratuitos: saiba o caminho a seguir


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Cursos online gratuitos

Você já parou para analisar quão vantajosos são os cursos online de qualificação, atualização e capacitação profissional? Em poucos cliques, é possível ter acesso à uma infinidade de conteúdos de qualidade e conquistar o conhecimento ideal para se destacar no mercado. Comparando-se com a realidade do ensino há alguns anos, temos muitas diferenças. No passado, para que você pudesse frequentar um curso e enriquecer o seu currículo com certificados era necessário se deslocar até as escolas tradicionais, enfrentando trânsito, arcando com altos custos com transporte e alimentação e comprometendo até mesmo sua qualidade de vida. Hoje em dia, os cursos EAD, como os ofertados pelo Educamundo - referência nacional em cursos online com certificado - surgem como ferramentas facilitadoras, já que o interessado pode estudar a qualquer hora, de qualquer lugar e realizar inúmeros cursos simultaneamente.

Os dados obtidos pelo Censo EAD Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) 2015-2016 comprovam este grande interesse pelos cursos online: no total, mais de 3 milhões de brasileiros frequentam cursos EAD de nível superior. Destes 3 milhões, 1/3 acompanha as aulas através do ensino a distância. O cenário que envolve os cursos livres também é interessante, já que o maior volume de cursos registrados pela instituição refere-se a cursos online na modalidade livre: são 19 mil cursos livres de um total de 25.100 cadastrados na Abed.

Mas embora haja toda essa facilidade e popularidade, ainda existem algumas pegadinhas que podem comprometer o universo do ensino a distância: tratam-se dos cursos online gratuitos. Num primeiro momento pode parecer "o negócio do século" fazer cursos gratuitos online: pela lógica, você teria acesso a centenas de cursos a distância, conquistaria a tão sonhada formação, qualificação ou atualização profissional, valorizaria o currículo e, o melhor de tudo, não gastaria nada com isso. Mas não é bem assim que acontece. Você pode não saber, mas nem sempre estes chamados cursos online grátis são o que realmente parecem. Para lhe direcionar, selecionamos em nosso artigo de hoje algumas dicas que lhe auxiliarão na busca por cursos online realmente bons e que valham a pena. Vamos começar? Boa leitura!

Cursos online gratuitos realmente valem a pena?

É de se analisar o fato de algumas instituições disponibilizarem cursos online grátis, não cobrando absolutamente nada por isso. Afinal, sabemos que custa caro manter uma plataforma de ensino a distância no ar. Além dos custos básicos como a manutenção do servidor, de modo que este permaneça disponível e estável aos inscritos 24 horas por dia em 7 dias por semana, há uma série de outros custos por trás. A contratação de uma equipe pedagógica para fazer uma curadoria de conteúdo com qualidade, além de uma equipe de suporte que esteja sempre online para sanar dúvidas, por exemplo, fazem parte do pacote.

Agora me diz: como manter a oferta e qualidade de cursos online gratuitos, sendo que - na prática - não há qualquer retorno financeiro para a instituição? Aí é que estão as armadilhas. Veja a seguir 6 pontos que você deve analisar para fugir de um problemão que pode afetar a sua trajetória nos cursos EAD.

 

Cursos relacionados que podem te interessar:

1. Fama e reputação da instituição

Assim como fazemos antes de adquirir qualquer produto ou serviço, o primeiro passo que você deve dar antes de bater o martelo final e escolher uma instituição de cursos online com certificado é pesquisar detalhadamente sobre a reputação da empresa. Sabemos que nem sempre as instituições que se dizem reconhecidas e renomada são, de fato, confiáveis. Existem algumas maneiras para fazer essa pesquisa e garantir informações relevantes:

  • Redes sociais: se um cliente não está satisfeito com um produto ou serviço, certamente ele irá "fazer barulho" nas redes sociais. Busca por reclamações nas redes é uma ótima maneira de mensurar o nível de satisfação dos alunos.

  • Depoimentos de alunos e ex-alunos: um ponto que conta demais, já que um aluno satisfeito e que indica a instituição na qual estudou, contribui para a construção da boa imagem do negócio. Se a maioria dos grupos de alunos oferecem bons depoimentos, quase sempre é porque vale a pena investir. As empresas que oferecem cursos online grátis geralmente recebem centenas de reclamações, principalmente pela falta de transparência nos processos.

  • Reclame Aqui: a forma mais certeira de checar, através de dados consolidados, o nível de satisfação dos clientes. No Reclame Aqui as empresas têm a oportunidade de responder aos questionamentos dos clientes. Ou seja: se a instituição em questão possui muitas reclamações, além de um baixo de nível de atendimento, é melhor fugir dela.

2. Modalidades dos cursos a distância

Como conversamos alí no início  no artigo, existe uma infinidade de cursos online disponível no mercado, em inúmeras áreas e modalidades. Para não errar no momento da escolha, você precisa saber quais são as modalidades ofertadas pela instituição que você escolher. Vamos dar alguns exemplos.

Os cursos EAD para atualização são indicados para profissionais que desejam reciclar os conhecimentos adquiridos em cursos de graduação, técnicos ou profissionalizantes, ou ainda conquistados durante a trajetória profissional. Trata-se de uma opção para quem sonha com a tão sonhada promoção na carreira, por exemplo. Na área de qualificação profissional, os cursos qualificam o interessado em uma função específica, oferecendo conhecimentos ainda mais sólidos e específicos. Por fim, os cursos de aperfeiçoamento são úteis àqueles profissionais que necessitam desenvolver novas habilidades e competências.

De nada adianta você escolher cursos a distância de atualização se a sua necessidade são os cursos de qualificação profissional. Essa atenção também deve ser demandada aos tipos de certificado emitidos pela instituição, mas falaremos sobre isso lá na frente. Aliás, é preciso saber também se a modalidade escolhida atenderá suas necessidades. Em tempo: se você pretende prestar um concurso público e deseja utilizar a atualização com cursos online na prova de títulos, por exemplo, a dica é consultar o edital e ter a certeza de que esta modalidade é válida no processo seletivo.

Cursos Online Gratuitos

3. Qualidade do conteúdo

O ponto que mais peca nos cursos gratuitos online é, sem sombra de dúvidas, a falta de qualidade no conteúdo. Quando alguém recorre aos cursos online com certificado, espera algo em troca: receber conhecimento válido, relevante e de qualidade, que lhes permitam dar um up em sua carreira profissional. Mas, infelizmente, nem sempre é isso o que ocorre.

Muitas plataformas que disponibilizam cursos online gratuitos com certificado não focam seus esforços na compilação de materiais completos e que realmente auxiliem no processo de atualização, qualificação ou aperfeiçoamento. Para que este trabalho de curadoria seja realizado com êxito, as empresas devem manter equipes especializadas para tal. Somente quem entende verdadeiramente do assunto consegue oferecer bons conteúdos programáticos - como é o caso do Educamundo.

Há ainda uma armadilha muito utilizada pelos cursos online grátis: algumas instituições disponibilizam aos seus alunos livros em formatos digitais, compilando informações sobre determinada área de formação e afirmando que aquele único livro é o curso inteiro. Fique com o pé atrás: um único e-book não pode ser listado como um curso de qualificação profissional ou semelhante. O processo de formação vai muito além: a plataforma deve disponibilizar artigos, vídeos, links para pesquisa, de forma a capacitar o aluno de verdade. Fique atento para não se dar mal ao longo do curso.

4. Metodologia de aprendizagem

O grande atrativo dos cursos online é a independência e liberdade para estudar quando, onde e como quiser. Porém, para que você absorva de forma completa e otimizada os conteúdos propostos, é preciso utilizar a metodologia de aprendizagem ideal. Quando falamos de ensino a distância, é preciso aliar os métodos utilizados pela instituição que o aluno escolheu às suas preferência pessoais, tornando todo o processo leve e verdadeiramente produtivo.

Instituições EAD de qualidade costumam apostar na Autonomia de Aprendizagem, metodologia que permite ao aluno realizar os cursos em seu próprio ritmo, sem a necessidade de cumprir horários pré-definidos ou cumprir cargas horárias em um determinado espaço de tempo. A grande vantagem é que o inscrito pode avançar no conteúdo de forma mais rápida ou mais vagarosamente, tudo dependerá da facilidade de entendimento e assimilação do conteúdo.

5. Suporte ao alunos

Quando frequentamos cursos presenciais, o contato com a instituição é mais aberto e simples, já que é só comparecer à Secretaria, por exemplo, e tudo estará resolvido. Em ambiente online é um pouco mais complicado, pois você precisa solucionar suas questões a distância, sem contato pessoal. Neste sentido, é imprescindível que a instituição de educação a distância seja transparente quanto aos meios de contato e suporte, estreitando ainda mais a relação aluno-plataforma. O ideal é que todos os canais estejam bem fixados e claros na página da instituição, podendo ser acessados de forma prática a qualquer momento.

Boas instituições disponibilizam canais de contato via telefone e através de áreas de atendimento específicas dentro do site, possibilitando abrir chamados relacionados à dúvidas sobre cursos, conteúdos, certificados etc. Antes de efetivar sua inscrição confira todos estes itens, para que não seja pego de surpresa quando precisar sanar dúvidas sobre alguma questão.

6. Emissão de certificado

É muito comum encontrarmos por aí cursos gratuitos online que prometem, de forma milagrosa, certificados de conclusão rápidos, em poucos dias. O que é totalmente impossível, vide a necessidade de acompanhar os conteúdos no tempo ideal. Vejamos um exemplo simples: para que você conquiste em 5 dias um certificado de cursos online com carga horária de 420 horas, seria necessário estudar 24 horas por dia durante 15 dias, humanamente impossível. Agora me diz, como uma instituição pode fazer uma propaganda deste serviço? Não pode, porque não dá. E você deve analisar bem essas ofertas tentadoras.

Além deste problemão, os certificados rápidos emitidos por alguns cursos online gratuitos ainda podem comprometer a sua conquista por uma nova vaga de emprego: já pensou você apresentar um certificado desses em um processo seletivo e não conseguir comprovar suas qualificações mediante os testes aplicados pelo setor de Recursos Humanos? Além de ser descartado logo de cara, você ainda passará por um grande constrangimento.

Vale lembrar que algumas instituições divulgam por aí que seus certificados são reconhecidos pelo MEC e tudo o mais. Mas há uma coisa que provavelmente você não sabe: os cursos livres online não precisam desse reconhecimento, pois a modalidade não exige. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999, os cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de profissionais podem ser disponibilizados em livre oferta, sendo desnecessário o vínculo com o Ministério da Educação e Cultura.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dica extra: é interessante você avaliar, sejam cursos online gratuitos com certificados ou pagos, como a instituição disponibiliza os certificados de conclusão. O ideal é que sejam oferecidas tanto a versão digital quanto a versão física do documento. Muitas pessoas necessitam apresentar o certificado impresso em processos seletivos. Já alguns grupos optam por economizar papel e preferem a praticidade da versão digital. Vale dizer que nas melhores e mais sérias instituições do mercado você pode escolher entre as duas versões, considerando a que mais atende às suas necessidades. Em suma, oferecer as duas possibilidades ao aluno inscrito é indispensável.

Uma coisa é certa: nós acreditamos que vale muito mais a pena você se planejar financeiramente e realizar cursos online pagos e de qualidade do que apostar todas as suas fichas em cursos online gratuitos com certificado e se decepcionar lá na frente. Até porque o custo nem é tão alto assim. No Educamundo por exemplo, você investe R$ 79,90 e tem acesso ilimitado, durante 1 ano, aproximadamente 1.500 cursos. Outra vantagem: pode pode sugerir a criação de novos cursos à plataforma e, caso sua ideia seja aprovada, você tem acesso integral ao curso, se custos extras. Pode pesquisar: essa condição não é oferecida por nenhum plataforma EAD.

Milhares de alunos já passaram pelo Educamundo e realizaram nossos cursos em áreas como Administração, Educação, Direito, Meio Ambiente, dentre outros. Isso comprova que realmente somos expert no que fazemos. E você, vai ficar de fora? Faça sua inscrição e inicie hoje mesmo uma nova trajetória profissional! Em caso de dúvidas sobre o processo, entre em contato pelos comentários que logo te responderemos. Bons estudos! 

Pesquisar