A música faz parte de nosso dia a dia e chega a ser impossível negar a influência que ela tem sobre nós. No início da vida ouvimos canções de ninar, cantigas de roda, os discos de nossos familiares e mais tarde, vamos aprimorando nossos gostos e elegemos alguns estilos musicais preferidos. Junto a isso, pode surgir o desejo de fazer música, ou seja, de compor, cantar ou tocar instrumentos musicais. Você já pensou em se aventurar nesse universo por meio de cursos online? Saiba que existem cursos online de música que oferecem a base para quem quer se capacitar.

Por meio desses cursos à distância (nossa especialidade, diga-se de passagem) é possível descobrir diversas técnicas para aprender música. Você obtém conhecimento sobre como tocar instrumentos, teoria musical para criar e ler melodias e ritmos e até sobre a história da dança, outra arte intrínseca em qualquer sociedade. Portanto, se você quer fazer aula de musicalização ou de algum instrumento e não tem ideia de como começar, experimente os cursos EAD.

Cursos online de música: benefícios para pessoas de todas as idades

Muito já foi discutido sobre os benefícios da música para o desenvolvimento cognitivo e psicológico. Tanto é que seu ensino é indicado por especialistas para bebês e crianças. Tais vantagens oferecidas pelo aprendizado de música motivaram a inclusão dessa arte até mesmo nas escolas de ensino regular, em séries do ensino fundamental.

Trata-se da Lei 13.278, art. 26, de maio de 2016, promulgada pela presidente à época, Dilma Rousseff, que determina que “as artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular” das escolas públicas do País. Contudo, vale saber que ainda não há muita movimentação a respeito do assunto, já que as escolas têm até cinco anos para se adequar à nova legislação e a reforma do ensino médio ainda não saiu do papel.

O Novo Ensino Médio foi editado por Medida Provisória em setembro de 2016 já no governo de Michel Temer. Ele propõe reformulações no plano de aula dessa etapa da educação, tornando-o mais focado em especialização, preparando o aluno para a graduação e o mercado de trabalho, com a flexibilização de disciplinas e incentivando um ensino em tempo integral. 

Desta forma, os alunos passariam mais tempo em sala de aula e só parte da grade de disciplinas será igual para todos - e que será organizada por cada Estado -, sendo que matemática e língua portuguesa permanecem como obrigatórias nos três anos. Depois, é sugerido que o aluno poderá se aprofundar em uma área de seu interesse, podendo ser ela: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e/ou ensino técnico profissionalizante.

E no que se trata do ensino de artes, educação física, sociologia e fisiologia, o plano aponta que elas deixariam de ser obrigatórias no ensino médio. No ensino infantil e fundamental permaneceriam. Mas segundo o governo, essa regra somente passará a valer a partir do segundo ano letivo posterior à aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Essa nova diretriz imposta pelo governo Temer provocou opiniões contrárias de entidades, educadores e pais por considerarem que esse novo conhecimento ajudará na formação acadêmica desses estudantes como um todo. 

A vantagem de se estudar artes juntamente às disciplinas regulares, aliás, é comprovada em estudos como o que foi realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, relatado em entrevista ao The Conversation e traduzido pelo Nexo Jornal. O resultado mostrou que, mesmo durante um período relativamente curto, como dois anos, a aula de música na rotina infantil estimula o cérebro, ajudando em diversas disciplinas, sobretudo na leitura.

Nesta mesma via, o método Suzuki, desenvolvido por Shinichi Suzuki, no Japão, voltado para o ensino de música para crianças e que hoje é propagado no mundo inteiro, incluindo o Brasil, demonstra que aprender música é tão importante quanto a língua materna. De acordo com o método, a musicalização de crianças pode ensinar a ter paciência, disciplina, autoconfiança e bons relacionamentos.

Essas afirmações podem não parecer novidades para você, pois sempre ouvimos dizer que crianças apresentam mais facilidade para assimilar coisas novas, principalmente as da geração atual. Por conta disso pode ser que nos pergunte: então é tarde para aprender música quando nos tornamos adultos ou já estamos na terceira idade? Especialistas dizem que não e que as vantagens são inúmeras.  

Segundo a especialista em neuropedagogia e fundadora do curso Ginástica do Cérebro Nadia Benitez, tocar instrumentos musicais é a única atividade que modifica o cérebro das pessoas. Em entrevista, ela conta inclusive, que utiliza a música como uma das ferramentas de seu curso para “treinar” o cérebro, retardando a perda de memória e, de quebra, ajudando a diminuir o estresse e aumentando a concentração.

Para você ficar ainda mais convencido de que a musicalização é uma boa para você, independentemente de sua idade, o jornal Folha de S.Paulo publicou um estudo realizado em 2005 pelo Museu da Ciência CosmoCaixa em parceria com o Hospital Del Mar, em Barcelona, comparou a reação cerebral de uma mulher sem o hábito de cantar, ouvir ou tocar música com a de uma que toca violino.  

Ao colocá-las para ouvir uma música, foi notado que a mulher sem afinidade com a arte teve a região auditiva ativada, mas a violinista, além desta mesma zona, teve acionadas aquelas que estão conectadas à coordenação motora e à cognição.

Na terceira idade, estes benefícios também são vistos, mas ao fazer, por exemplo, uma aula de teclado para iniciantes, algum outro instrumento ou canto, pessoas com mais de 60 anos, segundo uma pesquisa da UNIRIO, têm memórias reativadas, assim como processos criativos. Além disso, o novo aprendizado fortalece relações interpessoais, o que melhora a autoestima e promove equilíbrio emocional.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Com tais constatações pode ser percebido o quão relevante a música é na vida de qualquer pessoa. E cursos online de música podem ajudar quem quer iniciar os estudos em instrumentos musicais, danças e conceitos de musicalização. Para quem já tem noções e quer se aperfeiçoar ainda mais, vale a pena realizar os cursos online com certificado. A certificação é opcional, mas pode ser muito útil se você quiser se tornar um profissional da música.

No Foco Educação Profissional existem seis cursos à distância na área de música para você aproveitar e adquirir os benefícios que ela pode proporcionar. Conheça quais são e o conteúdo que cada um oferece:

Curso Online Teoria Musical Básica

Para uma musicalização mais embasada, é preciso conhecer princípios da teoria musical a fim de compreender as notas e a construção dos ritmos e melodias. Essa aula é voltada a quem quer se aprofundar no aprendizado de música e as variadas características sonoras.

Se esse é o seu caso, o Curso Online Teoria Musical Básica poderá te ajudar. Em seu conteúdo programático constam técnicas e teorias musicais, essenciais para um conhecimento mais específico tanto para quem quer fazer composição musical, cantar ou tocar instrumentos musicais. Além disso, é abordada a história da música, harmonia e solfejo.

Com este curso você vai aprender ainda, entre outros assuntos, o que é pauta, quais as notas e as claves musicais, escrever em um pentagrama e compor melodias e ritmos. São variados temas relevantes para uma pessoa que, por exemplo, está fazendo aula de teclado para iniciantes ou já toca algum instrumento, mas de forma autodidata.

Curso Online Curso prático de Violão Básico

Muitas pessoas já desejaram ou desejam fazer aula de violão, que é um dos instrumentos musicais mais populares em mais variadas culturas e também um dos mais versáteis. Isso por que ele pode ser utilizado em muitos ritmos musicais e arranjos acústicos, além de acompanhar diversos outros instrumentos com harmonia. E você pode aprender mais sobre ele em cursos à distância também.

O Curso Online Prático de Violão Básico é destinado a alunos que se consideram em nível iniciante. Se você sempre quis fazer aula de violão, mas não conseguiu por uma série de motivos, essa pode ser sua oportunidade. O curso de violão básico oferece introdução à musicalização e teoria musical, como o conhecimento das notas, afinação do instrumento e noções de ritmo.

Você terá a sua disposição material completo para quem está iniciando sua jornada na música ou quer desenvolver algumas técnicas que já conhece, mas nunca teve a chance de aprimorar. Há apostilas e aulas práticas sobre temas relevantes e até de como escolher o melhor violão.

Curso Online Curso prático de Guitarra - Básico / Intermediário

Outro instrumento que você pode aprender em cursos EAD é a guitarra. Com uma estrutura semelhante ao violão, com cordas e basicamente a mesma forma de manusear, a guitarra pode ser aprendida com mais facilidade por quem já possui técnicas no violão. A guitarra se mostra muito presente no rock por seu som penetrante e amplificado eletricamente, sendo o instrumento mais marcante do estilo.

Se você achou que o tempo de aprender guitarra já tinha passado, estava enganado. Com o Curso online Prático de Guitarra é possível aprender música a partir desse instrumento musical, dos níveis iniciantes a intermediários. Os alunos desse curso online de música vão conhecer técnicas e práticas de guitarra, como é feita a afinação do instrumento, escalas, ritmo e notas. Além disso, é ensinado como tocar de forma limpa, diversas técnicas para fazer solos, como comprar sua primeira guitarra e como trocar as cordas dela. São temas corriqueiros, mas muito necessários, principalmente para quem está começando. Os temas foram propostos exatamente por não serem encontrados facilmente em demais cursos online.


Curso Online Curso Prático de Teclado Básico

Se você estava procurando uma aula de teclado para iniciantes, encontrou aqui no Foco Educação Profissional. O teclado é, como o nome mesmo indica, formado por teclas, e ao tocá-lo é possível executar notas variadas e melodias, resultando em uma harmonia. É um dos instrumentos musicais muito utilizados para fazer a base de músicas, fazer composições e acompanhar voz e outros instrumentos.

Outro fator interessante do teclado também é que ele possui uma gama de timbres variados, dando a chance para interpretar músicas com som de piano ou jazz, por exemplo. Muitas pessoas confundem o teclado com o piano ou imaginam que o teclado seja a versão "portátil" do piano. Entretanto, vale dizer que eles têm diferenças entre si.

O piano é um instrumento de cordas, tal qual o violão, pois o som que produz vem das cordas reverberadas e vibradas por martelos ligados às teclas, que sim, são semelhantes à do teclado, que por sua vez é um instrumento eletrônico e de teclas mais leves e sem cordas.

No Curso Online Prático de Teclado Básico, os alunos vão aprender quais as diferenças entre os tipos de teclado, que se dividem em arranjador, sintetizador, workstation, piano digital e controlador. No conteúdo programático há aulas sobre cada nota musical em um teclado, dicas de postura para tocar o instrumento, posição das mãos, além do incentivo para desenvolver uma percepção crítica e musical.

Se você ainda não teve a oportunidade de fazer uma aula de teclado para iniciantes, com teorias e práticas básicas, esse é um dos cursos online com certificado que podem te ajudar. 

Curso Online História da Dança

A dança é considerada uma arte e tem como característica a expressão através dos movimentos corporais e está entre os principais tipos de artes cênicas. Muitos especialistas já evidenciaram os benefícios da dança para o corpo e mente. De acordo com o médico cardiologista Otávio Gebara, convidado do programa Bem Estar, da Rede Globo, usar a dança como atividade física faz bem para o coração, ajuda a reduzir a ansiedade e a melhorar o humor.

Já o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, ao portal M de Mulher, revela que essa arte é responsável por acalmar, podendo até funcionar como uma ferramenta de terapia, uma vez que desenvolve o raciocínio e a coletividade.

Por todos esses benefícios e claro, por ser uma expressão cultural secular presente no mundo todo, que o Curso Online História da Dança pode ser importante para você, seja profissional da área ou interessado no tema. Ele visa capacitar, atualizar e aperfeiçoar, apresentando a origem de várias danças antigas e contemporâneas.

Esse também é um curso online de música, já que a prática da dança se baseia, na maioria das vezes, em ritmos e movimentos musicais. Nele você vai conhecer também qual a importância da dança para o aprendizado de outras disciplinas e seus benefícios, os que citamos acima, inclusive, no tratamento de enfermidades, para a qualidade de vida, a criatividade, entre outras questões.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso Online Prático de Baixo Elétrico - Nível Básico

Quem gosta de estilos musicais jazz, blues e rock conhece mais sobre o baixo elétrico, muito característico por seu som grave, que é assim por ter as cordas de maior espessura. Além dos que citamos, é utilizado como base em diversos gêneros modernos.

Quem quer aprender música e começar por um dos instrumentos musicais de cordas mais populares atualmente, pode aproveitar o conteúdo do Curso Online Prático de Baixo Elétrico. Ele tem como objetivo oferecer uma introdução teórica e prática a quem tem familiaridade com musicalização e já sabe tocar e também para interessados em iniciar a prática em baixo elétrico.

O conteúdo programático apresenta aos alunos a história do instrumento e conceitos básicos, além de aulas sobre notas musicais e recursos técnicos para interpretar variados estilos musicais. Com esse curso online você garante uma base para começar a executar suas faixas preferidas.

Aprender música com cursos EAD, seja em uma aula de violão, teclado, guitarra, baixo elétrico e de demais instrumentos, além da teoria musical, capacita você em musicalização de maneira simplificada, porém eficiente. Não se esqueça que a música é uma arte que provoca sensações diversas nas pessoas e que, como você pode perceber nesse artigo, tem muitas finalidades. É uma oportunidade válida tanto para quem quer ser um profissional da área, quanto para pessoas que procuram um hobby novo.

Caso seu desejo seja obter uma formação profissional em algum dos cursos da área de música que listamos, existe a opção de realizar cursos online com certificado, que oferecem a documentação que comprova que você realizou a capacitação.

Inscrevendo-se no Foco Educação Profissional você pode realizar todos os seis cursos online de música citados neste artigo investindo apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Sua inscrição terá validade de 12 meses e você poderá se capacitar em todos os cursos de nosso portal sem ter que arcar com mensalidades ou materiais. Não perca essa chance e faça já sua inscrição.

O que você achou do artigo? Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre os benefícios da música e os nossos cursos online na área. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos o mais rápido possível. Até uma próxima!