Home / Blog / Formação Profissional / Design de imagens: entenda como funciona e quais são os modelos usados
  • 13/03/2019

Design de imagens: entenda como funciona e quais são os modelos usados


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Imagens para designer gráfico

O design de imagens é uma das principais atribuições do designer gráfico, pois com as imagens a empresa realiza a comunicação direta ou indireta com o seu consumidor.

Para mensurar a importância de uma imagem para a empresa lembre-se de duas situações: você se lembra de imagens de produtos que eram vendidos na sua infância? Você já comprou (ou pensou em comprar) após ver uma foto nas redes sociais?

Ambas as situações representam a importância do design de imagens para a empresa. De forma consciente ou inconsciente, as imagens são guardados pelos consumidores e os influenciam no momento de decisão de compra.

As imagens para designer gráfico podem ser feitas utilizando fotos diversas (do produto) ou a partir de outras imagens (que podem ser extraídas de bancos de imagens, inclusive) que tenham a ver com a empresa, além de, é claro, criar a partir de vetores em programas profissionais.

Como criar um design de imagens?

Para criar um design é necessário conhecimento pleno nos programas utilizados - Corel Draw, Photoshop (por exemplo) -, ter um planejamento e definir de forma objetiva o que deseja expressar aos seus consumidores.

Para tanto, é fundamental que o designer tenha uma formação adequada, caso contrário dificilmente conseguirá executar tal função.

Para isso, uma boa dica é fazer um Curso Online Design Gráfico. Através dele, você aprenderá como criar as imagens, ferramentas necessárias, dicas e muito mais, lembrando que os cursos online com certificado tem maior aderência ao mercado, pois comprovam sua formação.

design-imagens

Como são as imagens para design gráfico

As imagens para design gráfico podem ser criadas utilizando programas de criação e edição profissionais e o tipo da imagem é escolhido a partir do objetivo e do meio em que ela será divulgada.

Por exemplo, uma imagem para o Facebook não precisa ter a resolução de um banner que será impresso com dimensões maiores, mas sim a quantidade de pixels/proporção do local em que será inserida no Facebook.

Nesse sentido, é importante entender dois conceitos importantes aplicados no design de imagem são:

Imagem vetorial

A imagem vetorial possui formas geométricas representadas por fórmulas matemáticas, assim, o processador é o “responsável” interpretá-las.

Bitmap da imagem

Bitmap da imagem: as imagens bitmap são as imagens compostas por pixels contidas em um quadro, no qual cada um destes pixels possui informações que descrevem suas cores.

Como a imagem vetorial é representada por fórmulas matemáticas, os comandos geométricos (zoom, diminuição, etc) funcionam melhor e a qualidade da imagem é mantida. Já as imagens em bitmap não possuem essa “flexibilidade”, pois perdem informação e a imagem acabará distorcida.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Vale destacar que não há um tipo que é mais ou menos recomendado, e sim aquele que melhor se adequa em cada situação/projeto.

Por exemplo: quando existe a necessidade de realismo, para impressões em alta qualidade, complexidade de cores e degradês é recomendado o uso da imagem em bitmap. Já para casos em que tais fatores podem ser dispensados, como em logotipos, imagens para redes sociais e imagens com desenhos, o mais recomendado é o uso de imagens vetoriais.

Em ambos os tipos de imagens existem vantagens e desvantagens, as quais devem ser conhecidas pelo designer gráfico. Para aprender esses detalhes e as formas de criar o design você pode fazer cursos online específicos e de curta duração.

Ficou interessado em aprender mais sobre design de imagens? Aproveite as opções de cursos com certificados opcionais disponíveis no portal Educamundo e desfrute do excelente atendimento e a flexibilidade de fazer mais de 1.200 cursos online por um investimento no Pacote Master de apenas R$ 79,90 ao ano.

Faça a sua inscrição na plataforma. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários para que possamos ajudá-lo o quanto antes! Até a próxima.

Pesquisar