Home / Blog / Dicas / Dicas para aprender PHP pela Internet
  • 16/10/2020

Dicas para aprender PHP pela Internet


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
dicas para aprender PHP

Você gostaria de dicas para aprender PHP pela Internet? Se sim, você chegou ao lugar certo.

Como veremos neste artigo, PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas em todo o mundo, além de uma das mais simples e fáceis de se utilizar. Não é a toa que é uma das linguagens favoritas de grandes empresas como Google, Yahoo, Facebook e Wikipédia. 

Por conta de tantos benefícios que esta linguagem apresenta, muitos iniciantes em programação desejam aprender PHP para desenvolverem sites  e sistemas, tanto para empresas ou até mesmo para abrir o seu próprio negócio.

Se você também quer se tornar um desenvolvedor web, neste artigo te daremos dicas para aprender sobre PHP.

Afinal, o que é PHP?

PHP é uma linguagem poderosa que pode ser utilizada junto com o HTML, que é o ideal para quem deseja criar sistemas para Internet. Desta forma, o desenvolvedor de software pode controlar as condições e respostas de seus sistemas.

Esta linguagem de scripts funciona no lado do servidor, que pode ser utilizada para desenvolver sites e também sistemas para Web.

Uma codificação em PHP é um conjunto de instruções que é interpretado em tempo de execução. Para que um sistema em PHP possa ser utilizado, é necessário apenas que o servidor seja capaz de interpretar essa linguagem.

Além disso, a linguagem é livre e open-source. Sendo ideal para iniciantes em desenvolvimento e também para pequenas e médias empresas.

Saiba como aprender PHP pela Internet

Todo novo aprendizado exige empenho e dedicação do estudante. Claro que aprender PHP não seria diferente. No entanto, não é tão difícil quanto parece ser. Se você se dedicar aos estudos para no médio ou longo prazo, você poderá se tornar um bom programador.

Como iremos falar ainda neste artigo, existem diversas formas de aprender PHP pela Internet. Ante disso, vejamos algumas dicas para te auxiliar em seu aprendizado.

Programe todos os dias

Para aprender PHP pela Internet ou até mesmo por livros, você precisa ter uma rotina de estudos diária, mesmo que ela seja de apenas 30 minutos.

A frequência do estudo é muito importante para aprender novos assuntos da linguagem e também para te ajudar a fixar o conteúdo aprendido.

Sabendo disso, escolha um horário que achar mais conveniente.

Pode ser antes do almoço, antes de dormir, ou qualquer outro intervalo. No entanto, a nossa sugestão é que seja um horário que você possa ter total disponibilidade. Ter esse hábito é realmente importante para o seu aprendizado.

Estude com um conteúdo estruturado

Muitos aspirantes a desenvolvedor buscam diversos conteúdos, que na prática, podem mais confundir do que  auxiliar. Portanto, simplesmente consumir conteúdo de forma aleatória não vai ajudá-lo a se tornar um programador de verdade.

Além da importância de praticar diariamente, procure um conteúdo estruturado através de conteúdos de qualidade, como cursos online e livros. Neste mesmo artigo, iremos te sugerir algumas fontes de estudo para te auxiliar no seu aprendizado.

Não tenha medo de errar

Quando estiver estudando e praticando PHP, não tenha medo de errar.

Na verdade, o erro faz parte do processo de aprendizado. Isso, inclusive, faz parte do dia a dia de um programador, seja através dos próprios erros ou os corrigindo falhas de terceiros. 

Por isso, enquanto estiver aprendendo, dedique-se a considerar os erros como uma verdadeira oportunidade de aprendizado, para que você possa aprender algo novo a cada dia.

Tenha um mentor

Para aprender PHP pela Internet, você pode também ter um mentor para te auxiliar durante o aprendizado e também te ajudar a solucionar dúvidas e dificuldades.

Com um mentor, o programador iniciante pode ter um atalho no aprendizado de técnicas e melhores práticas que não são encontrados em cursos ou livros.

Na verdade, muito do aprendizado do programador está no dia a dia do seu trabalho. Portanto, ter um mentor que trabalha na área pode te auxiliar a encurtar este caminho.

Faça alterações na codificação de exemplo

Você não precisa ficar limitado apenas aos exemplo de codificação que cursos e livros te ensinam. Você também pode, ao aprender a técnica, procurar otimizar ou encontrar novas utilidades para o código criado.

Portanto, procure sair da sua zona de conforto e fazer alterações nos códigos dos tutoriais, livros e até mesmo, reproduzir novos códigos baseados em seus estudos.

Isso é uma maneira de testar seu conhecimento, os conceitos aprendidos e visualizar a técnicas aprendida em outros cenários.

Sugestão de fontes para aprender PHP pela Internet

Após conhecer essas dicas que serão fundamentais no seu aprendizado, nós separamos algumas fontes confiáveis que irão te ajudar a aprender PHP e também conhecer mais sobre conceitos e técnicas de programação.

Portal Desenvolvedor

O Portal Desenvolvedor é um site brasileiro que disponibiliza diversos conteúdos gratuitos sobre desenvolvimento de software, incluindo a linguagem PHP.

Através do portal, você tem acesso a inúmeros tutoriais e conteúdos sobre programação gratuitamente.

Code School

Essa plataforma oferece cursos grátis e pagos.

Ele é utilizada por mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo e funciona com caminhos diferentes de aprendizado definido por linguagem ou habilidades.

Com esse site, você pode aprender sobre diversas linguagem de programação além do PHP como: Python, IOS, JavaScript, HTML e CSS e entre outras.

Code Conquest

Essa plataforma é ótima para aprender sobre o básico da programação. Mesmo que você que nunca escreveu uma linha ou não sabe o que é a programação.

Esse site vai ensinar tudo completamente do zero sobre diversas linguagens como:

  • PHP,
  • JavaScript,
  • Ruby,
  • E entre outras

Khan Academy

Esse site é o pioneiro no ensinado de programação à distância, e ele é uma ótima opção para quem quer iniciar na área.

O site oferece vídeos e materiais didáticos sobre como iniciar na programação. Além disso, existe cursos sobre jogos eletrônicos e animações.

Educamundo

Não poderíamos deixar de citar o Educamundo, um dos maiores sites de cursos online com certificado do país, coloca â disposição uma série de cursos de informática e programação para você aprender do absoluto zero.

Dentre eles está o nosso Curso Online Programação PHP, que apresenta o conteúdo necessário para você aprender tudo o que precisa para avançar na linguagem.

Conclusão

PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, e é responsável pela programação por trás de diversas ferramentas que utilizamos no dia a dia.

Existem diversas opções para quem quer aprender PHP pela Internet tanto pagas como gratuitas, mas vale ressaltar que essa área exige dedicação para que assim você possa aprender a programar corretamente.

Também te damos algumas sugestões de estudo. Você não precisa acessar todos os sites e cursos que ensinam sobre PHP, basta escolher um para começar e focar nos estudos e com o passar do tempo pode ir avançando para outros sites ou cursos.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Se ficou alguma dúvida, deixe-nos um comentário. Aproveite e compartilhe também este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

Pesquisar