Home / Blog / Estudo / Dicas de ouro para estudar para concurso público
  • 25/08/2022

Dicas de ouro para estudar para concurso público


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
estudar-para-concurso-publico

A procura por um concurso público continua em alta em 2022, e não é à toa. Em meio a tantas instabilidades econômicas, a garantia de um emprego com um bom salário e benefícios se torna muito atraente.

Devido a alta procura das pessoas por um cargo público, os concursos públicos se tornam extremamente competitivos e com uma elevada taxa de candidatos por vaga.

A boa notícia é que somente neste ano o pais está com mais de 20 mil vagas abertas em todos os níveis de escolaridade.

Mas para ter boas chances de passar em um concurso público, é preciso muita dedicação, um plano de estudos e uma rotina rígida de aprendizado.

Pensando em te auxiliar a otimizar suas chances de passar naquele concurso que tanto sonha, separamos algumas dicas de ouro de como estudar para concursos públicos.

Confira essas super dicas para te ajudar a estudar para concurso público

1 – Tenha em mente quais concursos quer fazer

O que não falta atualmente são opções de concursos públicos, existem mais de 100 diferentes instituições ofertando vagas.

Por isso, é de extrema importância que você tenha definido exatamente quais são seus objetivos profissionais.

Recomendamos que antes de começar a estudar para concurso público, você tenha definido:

• Deseja uma vaga de nível básico, médio ou superior?;

• Qual a área desejada? Administrativa ou jurídica? Existem várias opções;

• Qual o salário mínimo que você deseja?;

• Como é a progressão de carreira na instituição?;

• Será um trabalho presencial, home office ou híbrido?;

• Qual a jornada de trabalho?;

• Quais os principais benefícios?;

• Como é o plano de aposentadoria?

Essas são apenas algumas questões a serem respondidas antes de definir qual concurso público irá prestar.

A depender da área ou nível de formação, serão exigidos conhecimentos técnicos e específicos.

A melhor forma de se preparar para um concurso público é realizar uma filtragem detalhada das melhores opções para você, assim poderá focar em seus estudos em um direcionamento específico.

2 – Separe um ambiente somente para estudos

Ao estudar para um concurso público, é comum passar grande parte do dia sentado no mesmo local lendo livros, PDF’s, apostilas, vendo vídeos e palestras.

Por isso, é de extrema importância que você tenha um local que seja agradável para a sua mente e corpo.

Com um ambiente limpo, arejado e livre de distrações, seu cérebro terá menos incentivos para divagar e se perder em pequenas distrações.

Sempre que possível procure:

• Um local com boa iluminação natural;

• Uma cadeira confortável e ergonômica;

• Ambiente silencioso;

• Acesso à internet sem interrupções;

• Materiais como livros e apostilas à disposição.

Garantindo um ambiente que te agrade e não te distraia, facilitará seu corpo a passar longas horas focado sem sentir incômodos, aumentando sua produtividade e conhecimentos.

Dessa maneira você otimizará seus estudos, seu tempo e absorverá mais conteúdos em um intervalo menor.

3 – Aposte em materiais gratuitos online

Uma ferramenta poderosa para somar as matérias ditadas pelos editais dos concursos públicos são os materiais gratuitos encontrados na internet.

Eles existem em diferentes formatos como vídeos, textos de blog, áudios e planilhas.

Ou até mesmo em formatos de livretos online, como é o caso do nosso novo Ebook: Passando em concursos.

Este material contém dicas exclusivas e tem somente um objetivo: te auxiliar a passar no concurso público dos seus sonhos.

Nele você encontrará cronogramas de estudos testados, como fazer leitura dinâmica, como criar mapas mentais e diversas outras ferramentas e técnicas únicas.

Comece a otimizar seu tempo e aumente suas chances de passar naquele concurso público que você tanto deseja. Baixe já o ebook: Passando em concursos. Clique no link abaixo:

Quero garantir meu ebook exclusivo

4 – Estude as provas anteriores

Ao refazer as provas anteriores você passa a se familiarizar com o estilo de perguntas, frases e textos apresentados pela instituição prestadora do concurso público.

Ao realizar essa análise, você também começa a se acostumar com as famosas “pegadinhas” presentes em quase todas as provas.

Além disso, como as provas antigas já possuem um gabarito oficial liberado, é uma excelente forma de medir como estão seus níveis de conhecimento em determinadas áreas.

5 – Aposte em cursos online

O ensino EAD, especialmente no ensino superior, aumentou em 428% de 2010 até 2020, e este número tende a crescer cada vez mais.

Mesmo após o fim das restrições impostas pela pandemia, muitas pessoas continuam optando pelo ensino à distância devido a sua gama de vantagens.

Com os concurseiros públicos não é diferente, com as possibilidades de estudar de casa, sem precisar perder horas com transporte e poder escolher exatamente o que estudar se torna um atrativo cada vez maior.

Ao optar por um curso online, você otimiza seu tempo, seu bem-estar e sua rotina de estudos, criando novas possibilidades de passar no concurso público que tanto deseja.

Conclusão

Por fim, para passar em um concurso público, é preciso muito tempo de estudo, sacrifícios e dedicação.

É preciso traçar um plano a médio/longo prazo de quais concursos públicos você deseja prestar, assim como quais serão os cursos preparatórios e materiais que você utilizará durante o percurso.

Além disso, também é importante separar um ambiente específico para você estudar e refazer provas antigas, pois isso irá aumentar sua percepção e acostumar seu cérebro com o padrão das perguntas.

Quanto mais você estudar, aprimorar suas técnicas, pesquisar, ler e apostar em materiais de diferentes formatos, maior serão suas chances de conseguir sua aprovação em um concurso público.

 

Pesquisar