Home / Blog / Educação / BNCC e a educação financeira nas escolas; entenda tudo
  • 09/09/2022

BNCC e a educação financeira nas escolas; entenda tudo


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Educação Financeira e a BNCC

É fundamental que uma pessoa saiba lidar com finanças, para que assim, consiga administrar seu dinheiro da maneira correta, durante sua vida. Acontece que, infelizmente, muitas pessoas não puderam contar com esse tipo de ensino nas escolas.

Entretanto, esse cenário pode estar próximo da mudança, uma vez que a BNCC passou a incluir a educação financeira na matemática, para que então, os alunos possam crescer já com uma base de como lidar com suas próprias finanças e já entender como administrar melhor o seu dinheiro. 

As crianças vão lidar com quatro itens principais sobre a matemática financeira, sendo cada item abordado nos seguintes anos de aprendizagem: 5º, 6º, 7º e 9º. 

Porém, você sabia que existe uma grande diferença entre a educação financeira e a matemática financeira? Se você ainda não sabe distinguir um item de outro, continue lendo este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas! 

O que é a BNCC e para que serve

A Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida como BNCC é um tipo de documento que atua constituindo habilidades e competências para que todos aqueles que ainda estudam possam se desenvolver.

O objetivo é que todos os alunos, sejam eles do ensino infantil, fundamental e médio, das escolas públicas tenham uma boa aprendizagem com garantia de direitos. 

Desse modo, a BNCC oferece os seguintes benefícios:

  • Maior comunicação;

  • Mais conhecimento;

  • Cultura digital;

  • Garantia de pensamento crítico, científico e criativo;

  • Autonomia por parte dos alunos;

  • Educação de qualidade;

  • Repertório cultural.

Esse documento possui grande importância para que a igualdade no sistema de ensino exista, já que as diretrizes atuam auxiliando o desenvolvimento contínuo dos sujeitos e construindo uma sociedade que seja mais democrática e justa. A BNCC fez com que os professores se dedicassem ainda mais no ensino, assim como os alunos devem se dedicar para aprender! 

Qual a diferença entre matemática financeira e educação financeira

Mas qual a diferença entre matemática financeira e educação financeira? Tenha em vista inicialmente que a educação financeira na BNCC é voltada para garantir que os alunos se desenvolvam corretamente nessa área, sabendo como gastar da maneira correta, ou seja, responsavelmente. 

Isso vai garantir que o aluno saiba utilizar o dinheiro de forma consciente e, quando entrar no mercado de trabalho, garanta que vai saber administrar seus ganhos e adquirir tudo aquilo que deseja. 

Já a matemática financeira está ligada ao dinheiro, ou seja, os alunos vão aprender a calcular porcentagem, juros e outros tópicos que estejam relacionados com ele. 

Com a matemática financeira, junto da educação, o aluno irá, desde cedo, trabalhar em sua capacidade para que no futuro, consiga se estabelecer e planejar cada passo de sua vida. 

Qual o conteúdo programático da educação financeira na BNCC

Se você deseja saber qual o conteúdo programático da educação financeira, devemos deixar claro que quando o aluno iniciar suas aulas de educação financeira na BNCC, irá aprender sobre tópicos de grande valor, que vão desde a matemática até aqueles que visam formar os alunos para consumir de maneira responsável. 

A matemática é um fator de grande importância no conteúdo, porém, existem muitas outras matérias que devem ser inseridas, para garantir o entendimento dos alunos. Basicamente, um elemento depende do outro para que tudo seja realmente compreendido.

Todos esses tópicos englobam as seguintes matérias, além da matemática: Artes, Língua Portuguesa, História, Língua Inglesa e Geografia. Todas essas, que foram citadas possuem itens de grande importância, alguns dos quais nunca imaginamos, mas que têm relevância neste tipo de formação. 

Como trabalhar na sala de aula?

Mas afinal, como trabalhar a educação financeira na sala de aula? Atuar com a educação financeira na BNCC em sala de aula pode ser um desafio para alguns professores, já que ainda é um assunto que vem sendo implementado aos poucos nas escolas. 

Como conversar sobre esse tipo de assunto com os alunos e garantir que vão entender? Como mantê-los focados e interessados? 

Para começar, o professor pode dialogar com sua sala sobre os passeios que já deu e também ouvir as experiências dos alunos. 

Aproveitando o tópico, pode fazer perguntas relacionadas ao consumo e gastos tidos com essa diversão, e começar a explicar os itens necessários. O professor também deve desenvolver problemas que envolvam tudo aquilo que é relacionado com finanças, por exemplo, porcentagem, cálculos e juros. 

Aprenda mais sobre educação financeira com o curso do Educamundo

Agora que você já aprendeu tudo sobre a educação financeira na sala de aula e sua relação com a BNCC, que tal aprofundar seu conhecimento com um curso bem completo sobre o tema?

Aqui no Educamundo, nosso setor pedagógico criou o “Curso Online Educação Financeira: da origem do dinheiro ao orçamento familiar”, com materiais e temas que são extremamente relevantes para o seu aprendizado.

Matriculando-se agora, você tem acesso completo não apenas a um, mas a todos os mais de 1.500 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro investindo apenas R$ 79,90, sem mensalidades.

São cursos completos em áreas como Direito, Administração, Educação, Saúde, Tecnologia e muito mais.

Ainda, você pode acessar todo este conteúdo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e criar sua própria rotina de estudos, visto que todo esse material fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Não deixe para depois, faça agora mesmo a sua matrícula, aproveite para entender mais sobre educação financeira e destaque-se com um conhecimento diferenciado.

Espero que o conteúdo que abordamos neste artigo tenha sido útil para que você possa entender melhor sobre o que é a BNCC e a educação financeira, que vem sendo implementada nas escolas. 

Se gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, colegas e familiares. 

Até a próxima!

Pesquisar