Home / Blog / Educação / Como inserir educação financeira em suas aulas? Veja dicas!
  • 16/09/2022

Como inserir educação financeira em suas aulas? Veja dicas!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
educação financeira

A educação financeira é um tema cada vez mais presente nas discussões sobre o currículo escolar. Isso se deve ao fato de que a vida financeira é cada vez mais complexa e os jovens precisam estar preparados para lidar com ela. 

No entanto, a educação financeira não é um tema fácil de ensinar, pois envolve conceitos abstratos e muitas vezes conflitantes. Mas isso não significa que seja impossível, e podemos provar!

Veja neste artigo alguns pontos importantes sobre educação financeira e muitas dicas legais. Continue a leitura!

A importância da educação financeira no currículo escolar

Por que aprender sobre finanças na escola? A resposta é simples: porque é extremamente importante para o nosso futuro. 

Quando estamos na escola, aprendemos sobre história, geografia, inglês, matemática etc. Mas, apesar de essas matérias serem fundamentais, a maioria das pessoas não se torna um especialista em nenhuma delas. Por isso, é importante complementar a educação formal com educação financeira.

Na escola, aprendemos sobre finanças de forma teórica. Mas, na vida real, é importante aprender sobre finanças de forma prática. Por exemplo, é importante aprender a usar o orçamento familiar, a fazer investimentos, a lidar com dívidas etc. Além disso, é importante ter uma mentalidade financeira positiva.

Por isso, é importante que a educação financeira esteja no currículo escolar. Com a educação financeira, as crianças vão aprender sobre dinheiro de uma forma divertida e prática. Além disso, elas vão aprender a ter uma mentalidade financeira positiva.

Educação financeira na educação infantil

O tema da educação financeira é cada vez mais relevante na educação infantil. Isso se deve à crescente complexidade do mundo econômico e financeiro, que exige das crianças um maior nível de compreensão e habilidades para lidar com dinheiro.

A educação financeira na educação infantil deve, portanto, ter como objetivo principal ensinar às crianças os conceitos básicos de economia e finanças, de forma lúdica e apropriada à sua idade. 

Existem diversas maneiras de introduzir o tema da educação financeira na educação infantil. Uma das mais eficazes é através da utilização de jogos didáticos, que permitem que as crianças aprendam os conceitos básicos de uma forma divertida e envolvente. Outra possibilidade é a realização de atividades práticas, como simulações de compras ou investimentos.

Independentemente da abordagem escolhida, é importante que os pais estejam envolvidos no processo ensino-aprendizagem dos filhos, para que possam auxiliá-los a compreender melhor os conceitos apresentados.

A educação financeira no ensino fundamental

A educação financeira é uma área do conhecimento que tem como objetivo ensinar as pessoas a lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável. No ensino fundamental, a educação financeira pode ser abordada de diversas formas, desde o estudo dos conceitos básicos de economia até a realização de atividades práticas com o uso de dinheiro fictício.

Independentemente da forma escolhida para trabalhar a educação financeira no ensino fundamental, é importante que os alunos sejam incentivados a pensar criticamente sobre o tema e a tomar decisões conscientes em relação às suas finanças pessoais.

Dicas de exercícios de finanças para crianças

As crianças são naturalmente curiosas e podem ser ensinadas a pensar de forma crítica sobre o dinheiro desde cedo. A educação financeira é importante para que elas aprendam a gerenciar o dinheiro de forma responsável e a tomar boas decisões sobre o que fazer com ele. Aqui estão algumas dicas de exercícios de finanças para crianças:

- Peça às crianças para listar todas as maneiras pelas quais podem ganhar dinheiro, como por exemplo, através de trabalhos, doações ou poupança.

- Depois, faça com que elas classifiquem esses itens em duas categorias: coisas que precisam ser pagas (contas, impostos, etc.) e coisas que podem ser usadas para pagar outras coisas (dinheiro na carteira ou no banco).

- Em seguida, peça às crianças para listar algumas coisas que precisam ou gostariam de comprar e classifique-os em ordem de importância. Isso ajudará as crianças a compreenderem que nem todas as compras podem ser feitas imediatamente e que é preciso planejar e poupar para alcançar os objetivos desejados.

Exercícios de finanças para adolescentes

Os adolescentes têm muitas responsabilidades financeiras, desde o momento em que recebem seu primeiro cartão de crédito até quando começam a trabalhar. A educação financeira é essencial para que eles saibam como gerenciar seu dinheiro de forma responsável.

Exercícios de finanças para adolescentes podem ensiná-los a fazer orçamentos, economizar dinheiro e investir de forma inteligente. Aqui estão algumas dicas para ajudar os adolescentes a aprender sobre finanças:

- Fazer um orçamento: ensine os adolescentes a listar todas as suas despesas mensais, incluindo itens como roupas, lazer e transporte. Em seguida, faça-os comparar isso com o dinheiro que ganham para ver onde podem economizar.

- Aprenda a poupar: ensine os adolescentes a colocar o dinheiro que sobra em uma conta poupança para que possam usá-lo em um futuro próximo. Isso os incentivará a pensar duas vezes antes de gastar tudo o que ganham.

- Investir inteligentemente: mostre aos adolescentes como investir em fundos mútuos ou títulos do governo, que são menos arriscados do que investimentos em ações. Eles também precisam entender os riscos envolvidos em qualquer tipo de investimento.

Outras dicas

Introduzir conceitos de educação financeira para os alunos pode parecer um desafio, mas há muitas maneiras de abordar o tema de forma envolvente e interessante. Aqui estão outras dicas para ajudar a inserir a educação financeira em suas aulas:

  • Explique o conceito de juros e como eles funcionam. Isso pode ser feito através de um experimento simples usando moedas, ou através de uma discussão sobre a taxa de juros que os bancos cobram por empréstimos.

  • Faça uma analogia entre o orçamento doméstico e o orçamento da escola/distrito/país. Isso pode ajudar os alunos a compreenderem como o dinheiro é gerenciado em diferentes níveis e como as decisões financeiras podem afetar as pessoas.

  • Envolva os alunos em atividades práticas, como simulações de compras, planejamento de orçamentos familiares ou criação de planilhas para rastrear gastos mensais. Essas experiências permitem que os alunos explorem conceitos financeiros de forma concreta e prática.

  • Use jogos para ensinar conceitos financeiros básicos, como negociação, tomada de decisões sobre investimentos e gerenciamento do risco. Existem muitos jogos disponíveis online ou em formatos imprimíveis que podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e grupos numerados.

  • Incorpore questões financeiras nas discussões sobre notícias atuais e eventos históricos relevantes. Por exemplo, quando os alunos estudam a Grande Depressão, você pode discutir como as políticas monetárias erradas contribuíram para o colapso da economia global naquele período.

Capacite-se no Educamundo

Fazer cursos online é uma excelente maneira de você se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar seus conhecimentos e deixar suas aulas cada vez melhores.

Com o Curso Online Educação Financeira: como trabalhar o consumo consciente e os impactos na sociedade, por exemplo, você tem vários insights para abrilhantar suas aulas e prender o interesse de seus alunos (o grande desafio da educação contemporânea, não é mesmo?). 

Por R$ 98,70, você tem acesso a esse e a mais centenas de cursos online com certificado opcional relacionados ao segmento educacional.

Não deixe para depois, faça sua matrícula agora mesmo!

SIM! EU QUERO O CURSO

Pesquisar