Veja os 10 cursos online essenciais na área de Educação Infantil - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

cursos online educação
 Equipe Foco Educação Profissional  20/02/2017
Veja os 10 cursos online essenciais na área de Educação Infantil

Desde o ano de 2016 crianças entre 4 e 5 anos devem frequentar, em caráter obrigatório, a Educação Infantil – seja em unidades de ensino públicas ou privadas. E há uma legislação garantidora: de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, publicada em 1996, aliada à aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, estados e municípios devem oferecer condições estruturais e pedagógicas para que as crianças tenham acesso ao ensino infantil, que faz parte do cronograma de Educação Básica. Dada tal importância aos primeiros anos da vida escolar da criança, bons cursos online na área de Educação Infantil são indispensáveis aos profissionais que pretendem trilhar uma carreira de sucesso.

É preciso saber que a pré-escola vai muito além de simples brincadeiras. Através de atividades lúdicas e especialmente planejadas para cada faixa-etária, os pequenos fortalecem seu desenvolvimento oral e psicológico, afetando positivamente os processos de aprendizagem. 

Para que você conheça mais o mundo da Educação Infantil, listamos em nosso artigo de hoje os 10 cursos online essenciais na área + uma lista exclusiva com atividades infantis que você, enquanto profissional da área, poderá adotar e inserir no planejamento escolar.

Vale frisar uma dica bem especial: com estes cursos online é possível não somente valorizar o seu currículo, mas, também destacar-se no mercado de trabalho, conquistar as melhores oportunidades de emprego e, caso seja servidor público, habilitar-se para progressão de carreira. Bacana demais, não é mesmo?

Acompanhe nosso conteúdo, escolha dentre os melhores cursos EAD disponibilizados pelo Foco Educação Profissional e inicie hoje mesmo seus estudos!

Conheça os 10 melhores cursos online da área da Educação Infantil

Além de um curso de Pedagogia, os interessados em trabalhar na área da Educação, ou que já exercem atividades afins, encontram nos cursos de ensino à distância uma boa opção de qualificação profissional específica em determinadas demandas, como é o caso da educação especial inclusiva, alfabetização e letramento, tecnologia assistiva, dentre outros. Quando mais completo for o profissional, melhores serão suas oportunidades no mercado.

Compilamos a seguir os 10 cursos à distância mais populares do Foco Educação Profissional e que não podem faltar em seu currículo. Veja só!

1. Tecnologia Assistiva

O curso online Tecnologia Assistiva é um dos essenciais aos currículos dos professores, seja de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio. Trata-se de uma qualificação direcionada ao uso das tecnologias para fins de deslocamento e aprendizagem por pessoas com deficiência, oferecendo total autonomia e independência. Com este curso, o profissional é capacitado para trabalhar ativamente nos projetos de inclusão escolar, essenciais à sociedade.

Fazem parte do cronograma de cursos online com certificado deste segmento tópicos voltados às legislações e processos de inclusão escolar. Os materiais ricos oferecem capacitação para o desenvolvimento e atendimento de alunos com deficiência auditiva, visual, motora, dentre outras.

Conteúdos complementares como Comunicação Suplementar e Alternativa, Projetos Arquitetônicos para Acessibilidade e Recursos de Acessibilidade Sócio Digital também pertencem à grade curricular.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

2. Educação Especial Inclusiva

Quando falamos em cursos online Educação Infantil, devemos frisar a importância de que estes cursos sejam relacionados à inclusão escolar, uma vez que cabe à sociedade, em especial aos ambientes escolares, trabalhar a convivência com as diferenças e facilitar a aprendizagem daqueles que possuem qualquer deficiência. Neste cenário, o curso online Educação Especial Inclusiva, para quem possui ou não uma Faculdade de Pedagogia, torna-se uma poderosa ferramenta.

Os inscritos nos cursos online com certificado direcionados à Educação Especial Inclusiva recebem instruções sobre a importância da conscientização de jovens e adultos quanto ao tema, bem como a necessidade de reflexão acerca das particularidades de cada cidadão. Além disso, o curso traz conteúdos ligados às legislações vigentes, políticas públicas e, principalmente, a importância do papel do educador na educação especial inclusiva. Excelente opção para quem deseja se qualificar e se tornar uma peça importante no processo de inclusão escolar.

3. Deficiências Múltiplas

Entende-se por deficiência múltipla a ocorrência de dois ou mais tipos de deficiência, de forma simultânea, sob qualquer natureza. Alunos que convivem com esta realidade devem receber apoio de equipes educacionais e de saúde, para que seja possível - e totalmente natural - realizar as tarefas e atividades rotineiras. Para dar suporte à esses alunos, os profissionais devem possuir embasamento teórico que permita-os desenvolver habilidades para fins de identificação de transtornos, cuidado e auxílio ao longo do processo de aprendizagem.

O curso online Deficiências Múltiplas trata exatamente dessas questões, também estudadas no curso de Pedagogia: forma e capacita profissionais e demais interessados a vencer os obstáculos da aprendizagem na educação especial inclusiva, com foco na dignidade humana. O material também é complementado com dicas e orientações para a convivência entre pessoas com deficiência. Finalizando o curso, os alunos matriculados conhecerão todas as possibilidades de inclusão da pessoa com deficiências múltiplas no ambiente escolar.

4. Deficiência Visual

Se você já entrou em uma sala de aula, sabe que usualmente as ferramentas disponibilizadas para o trabalho do conteúdo curricular pelos professores são direcionadas a crianças sem deficiência. Porém, já podemos observar um grande esforço das unidades escolares - em parceria com os governos federais, estaduais e municipais – em adequar os ambientes para atender, de forma igualitária, alunos com ou sem deficiência.

Dentre as deficiências que dificultam o processo de aprendizagem, podemos destacar a deficiência visual. Seja parcial ou completa, a perda da visão implica na impossibilidade do acompanhamento de apresentações, slides e outros materiais ricos normalmente utilizados em sala de aula. Neste cenário, cabe aos profissionais de educação se qualificar com cursos EAD relacionados à área, como o curso online Deficiência Visual.

Ao longo do curso, os inscritos estudarão sobre as principais causas e tipos da deficiência visual, bem como as questões relacionadas ao atendimento dos alunos com tal deficiência. Espera-se que ao mergulhar no conteúdo os interessados dominem as técnicas e métodos de aprendizagem direcionados aos deficientes visuais.


5. Bullying nas Escolas

Brincadeiras entre amigos de escola são comuns. Mas quando o nível destas brincadeiras é extrapolado, penalizando uma das partes e criando nela um sentimento de rejeição, principalmente afetando seu estado psicológico, é considerada bullying. Aliás, este é um dos grandes desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da Educação, sobretudo da Educação Infantil.

Através do curso online Bullying nas Escolas, os atuantes na área são capacitados para, através de ações eficazes, combater e reduzir os episódios de violência em ambiente escolar. Além de trazer os conceitos teóricos de bullying e cyberbullying – que se trata da violência virtual – os cursos EAD nesta área abordam o papel da escola, da família e do estado nestas demandas.

O cronograma do curso também traz reflexões direcionadas ao pensamento dos alunos que cometem o bullying, às medidas de prevenção que devem ser adotadas pelos estabelecimentos de ensino e às possíveis consequências psicológicas causadas pelo bullying.

Ao finalizar o estudo do conteúdo, profissionais da área educacional estarão aptos e identificar, intervir e prevenir episódios de bullying em suas unidades escolares, colaborando com a formação de um ambiente sadio e amistoso.

6. Libras – Língua Brasileira de Sinais

Dominar a Língua Brasileira de Sinais não deveria ser uma especificidade dos profissionais de Educação, mas, sim, de toda a sociedade. Os professores, em especial, precisam demonstrar domínio da língua de sinais, caso queiram colaborar de forma positiva com a inclusão escolar. Para tanto, optar pelo curso online Libras – Língua Brasileira de Sinais é a escolha mais acertada.

Os cursos online com certificado nesta temática propõe não somente o aprendizado do dicionário em Libras, mas também uma reflexão relacionada à adoção de Libras como primeira língua, ficando a Língua Portuguesa como segunda língua. Além disso, o curso aborda as necessárias mudanças nos processos pedagógicos, a fim de otimizar a inclusão escolar, bem como os principais pontos adotados pela legislação. Para quem faz Faculdade de Pedagogia, os certificados podem ser utilizados como complementação de carga horária.

7. Informática Educativa

Negativamente, muito se aborda sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, uma vez que as crianças nascem em um ambiente cada vez mais conectado. Entretanto, dependendo de como tais tecnologias são inseridas no planejamento escolar, podem ser extremamente proveitosas. A informática educativa, por exemplo, auxilia tanto nos processos de aprendizagem quanto na formação do cidadão através da inclusão digital.

Professores que desejam conhecer toda a história da Informática Educativa no país encontram no curso online Informática Educativa uma boa fonte de formação. Além de incentivar a discussão sobre os avanços tecnológicos e seu uso em sala de aula, cursos à distância nesta área sanam dúvidas relacionadas ao processo de aprendizagem com a intermediação da internet e outros recursos tecnológicos.

8. A Importância do Reforço Escolar

Nem sempre quem se gradua na Faculdade de Pedagogia encontra, de imediato, boas oportunidades de emprego em escolas regulares. Assim, uma segunda opção para quem pretende atuar na área da Educação, mas em caráter paralelo, são as aulas de reforço escolar. Muitos alunos encontram dificuldades em acompanhar os conteúdos ministrados pelas escolas, devido à inúmeros motivos. Neste cenário, o profissional que leciona aulas de reforço é um grande parceiro.

Além de demonstrar técnicas e métodos de aplicação prática das aulas de reforço escolar, o curso online A Importância do Reforço Escolar oferece aos cursistas dicas sobre os fatores que promovem o reforço, os principais benefícios e a real importância das aulas extras para aqueles que enfrentam dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma excelente complementação pedagógica para quem já finalizou um curso de Pedagogia.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

9. Brincadeiras para Recreação Infantil

As brincadeiras e atividades propostas pelos planejamentos de Educação Infantil vão muito além de simples diversão. Em uma fase na qual as crianças tendem a explorar com mais afinco os ambientes, emoções e objetos, adotar brincadeiras que propiciem o desenvolvimento psicológico, motor, visual e oral é indispensável. Nesta fase, atividades lúdicas devem ser o foco. Bons cursos online Educação Infantil podem auxiliar na formação dos profissionais.

Com o curso online Brincadeiras para Recreação Infantil, por exemplo, os profissionais da área receberão capacitação sobre técnicas e planejamento de Recreação Infantil. O curso traz também um viés histórico, focado na história da recreação aqui no Brasil. Além de exemplos de jogos e projetos, os inscritos estudarão sobre a importância da Recreação Infantil na faixa etária 6-8 anos, classificação de atividades e o processo de inclusão nestas atividades. Para atuar na Educação Infantil é necessário possuir bons conhecumentos relacionados à brincadeiras e jogos de aprendizagem, uma vez que estes compõe os planejamentos escolares e linhas pedagógicas para esta faixa etária.

10. Artes Visuais para Educação Infantil

Ainda tratando de cronogramas da Educação Infantil, outro segmento de atividades especiais e direcionadas ao desenvolvimento lúdico e emocional são as Artes Visuais. Realizando atividades com ênfase em desenho, pintura, recortes e colagens os alunos desenvolvem e expandem seus conhecimentos, valores e emoções - principalmente quando falamos obre a faixa etária de 0 a 3 anos. Uma boa dica para profissionais que desejam se certificar e adquirir novos conhecimentos nesta temática é o curso online Artes Visuais para Educação Infantil, ofertado aqui pelo Foco Educação Profissional.

Cursos à distância na área de Artes Visuais abordam os princípios históricos e teóricos da Arte, classificação das diversas linguagens existentes, a importância da arte na Educação Infantil e, ainda, a formação docente exigida para esta demanda. No curso disponibilizado aqui no portal, em específico, os inscritos adquirem ainda conhecimentos sobre as ilustrações em livros infantis e o ensino da Arte através de música, dança e teatro.

Um material de extrema importância e que também é disponibilizado aos matriculados neste curso online é o conteúdo direcionado às artes visuais para crianças cegas. Excelente formação que visa fortalecer ainda mais o processo de inclusão escolar em instituições públicas e privadas.

E então, entendeu a importância de possuir em seu currículo cursos online Educação Infantil? Além de obter qualificação profissional para se destacar no mercado, você se sentirá bem mais preparado para lidar com os desafios da Educação Infantil.

Nesta batalha rumo à qualificação, o Foco Educação Profissional pode ser seu grande parceiro. Oferecemos cerca de 700 cursos em áreas como Educação Infantil, Administração, Idiomas e Informática, com cargas horárias entre 5 e 360 horas. Todos os nossos cursos oferecem opção de certificação, que pode ser utilizada como prova de titulação em concursos, valorização do currículo ou progressão na carreira. Bacana demais, não é mesmo?

Se você quer fazer parte da turma de alunos do Foco Educação Profissional e começar a trilhar desde já seu caminho para o sucesso profissional, escolha dentro um dos cursos disponíveis e faça sua inscrição hoje mesmo. Caso surjam dúvidas, deixe seu comentário que lhe responderemos o mais breve possível, ok? Bons estudos e nos vemos em breve!

Data Modificação  30/05/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r