Para que o processo educacional - seja do nível infantil, fundamental, médio ou superior - ofereça todo o conhecimento e desenvolvimento necessário para crianças, jovens e adultos, é preciso que a formação de professores vá muito além dos cursos tradicionais de graduação: os profissionais da área devem, sempre que possível, buscar por cursos de qualificação profissionais, sejam estes cursos online, presenciais ou semipresenciais. Assim, além de se manterem atualizados quanto às demandas do cenário educacional, os professores e demais profissionais estarão aptos a conquistar progressões na carreira, uma vez que seus currículos serão valorizados e, consequentemente, mais disputados pelos recrutadores.

Mas você sabe ao certo quais cursos online na área da Educação podem fazer diferença em seu currículo? Ou ainda, entende as principais e reais necessidades de cada etapa do processo educacional? Visando lhe auxiliar nesta reflexão, listamos em nosso artigo algumas informações importantes sobre as principais características e demandas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além disso, separamos os 10 cursos online mais buscados pelos profissionais de educação. E então, vamos lá? Boa leitura!

Educação Infantil: função da creche no processo educacional

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, acolhe crianças de 0 a 6 anos de idade, com o principal intuito de desenvolvê-las psicologicamente, fisicamente, intelectualmente e socialmente, sempre em integração à família. O acolhimento pode ser realizado por instituições públicas e privadas, desde que obedeçam aos critérios e normas listados pelo Conselho Municipal de Educação (CME - rede municipal) ou Conselho Estadual de Educação (CEE – rede estadual). Como critérios principais deste processo, podemos destacar os seguintes:

• Nível de formação de professores;

• Estrutura física, que assegure a segurança, o conforto e a higiene dos alunos, além de propiciar a estimulação e participação ativa da criança em ambiente escolar;

• Proposta pedagógica, que esteja alinhada aos processos de desenvolvimento nos primeiros anos de vida e de acordo com cada faixa etária;

• Turmas com número reduzido de alunos por professor;

• Atendimento e orientação aos pais e familiares;

• Processo de gestão das unidades escolares;

• Regulamentação através de documentações exigidas pelos órgãos municipais ou estaduais.

Quanto ao professor de Educação Infantil, é interessante que os currículos sejam compostos por cursos online relacionados à Alfabetização e Letramento, Brincadeiras para Recreação Infantil e Educação Especial Inclusiva, pontos necessários e amplamente vivenciados já nesta primeira fase do processo educacional e que, se bem administrados, contribuem positivamente com o desenvolvimento intelectual do aluno ao longo da vida.

De acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 5/2009, devem ser obrigatoriamente matriculadas nas turmas de Educação Infantil as crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que é realizado o processo. Apesar de a lei regulamentar a idade mínima de 4 anos para matrícula obrigatória, muitas crianças iniciam sua vida escolar antes mesmo de completarem 1 ano (nos berçários), devido à necessidade dos pais e familiares em prosseguir com suas atividades laborais. Finalizando a Educação Infantil, desde que obedecendo aos critérios de faixa-etária, as crianças são encaminhadas ao Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental: a importância dos projetos no processo de aprendizagem

Também seguindo a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB nº 05/2009), para iniciar no Ensino Fundamental os alunos devem possuir 6 anos completos até o dia 31 de março do ano em que será realizada a matrícula. A lei determina que as crianças que completam 6 anos após a data limite e permanecem por mais um período na Educação Infantil devem, impreterivelmente, serem expostas à atividades pedagógicas que estimulem e desenvolvam novas experiências relacionadas à idade.

Ao longo do Ensino Fundamental, principalmente quando abordamos as necessidades e desafios dos anos inicias, é fundamental que os professores procurem trabalhar os conteúdos através de projetos pedagógicos. Os projetos permitem que os alunos mergulhem no processo de aprendizagem de forma lúdica e mais natural, inserindo ao núcleo escolar atividades que vão além da leitura e da escrita.

Muitas são as possibilidades de realização e aplicação de projetos pedagógicos. Citamos abaixo alguns exemplos que podem ser trabalhados durante os anos da Educação Básica. Veja só:

Meio Ambiente

Conhecimentos adquiridos em um curso de formação de professores aliados a um curso online de Meio Ambiente, por exemplo, permitem que o profissional de educação aborde em sala de aula princípios relacionados à conscientização da preservação do meio ambiente.

Os projetos podem ser compostos por pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema, pesquisas fotográficas, entrevistas, enquetes, palestras com profissionais da área, exibição de vídeos e documentários ambientais, passeios e excursões a locais preservados e, também, em estado de degradação, produção de cartazes, cartilhas e folders, estudo de leis municipais sobre o meio ambiente, oficinas de reciclagem e sucata, questionamentos e abordagens diretas com órgãos relacionados.

Valores Humanos

Dentre as inúmeras missões que devem ser abordadas pelas unidades de Ensino Fundamental, a construção de valores humanos sólidos é um dos destaques. É imprescindível que, junto à família, a escola trabalhe e auxilie na construção da cidadania valorizando a ética, o amor e a justiça. Tais valores, além de formar cidadãos conscientes, auxiliarão diretamente no processo de desenvolvimento social, dentro e fora da escola.

Existem alguns cursos EAD, como o curso online Ética e Cidadania, que podem auxiliar os professores no processo de construção de projetos relacionados à temática. Ao longo deste curso, por exemplo, os profissionais são estimulados a refletir sobre os direitos e deveres do cidadão, da antiguidade até os dias atuais.

A elaboração dos projetos pedagógicos, que devem fazer parte de um programa interdisciplinar, pode relacionar atividades como peças teatrais, produção de cartazes, apresentações musicais e seminários.

Cursos online na área da Educação

Mesmo para quem atua em tempo integral, muitas são as chances de qualificação e formação de professores. Os cursos online são uma excelente opção de investimento, uma vez que podem ser facilmente incorporados à rotina corrida dos professores, tanto do professor de Educação Infantil como dos demais profissionais.

Listamos para você, a seguir, os 10 cursos online mais buscados na área da Educação, aqui no Foco Educação Profissional. Aliás, vale dizer que o Foco é um dos principais canais de cursos online com certificado do país. Disponibilizamos a você cerca de 700 cursos, nas mais diversas áreas. Até hoje, nosso portal já formou mais de 140 mil alunos. E então, vamos ao top 10 dos cursos mais buscados entre os profissionais e aspirantes à área educacional? Acompanhe.


Comunicação Alternativa

Um bom curso de formação de professores deve abordar metodologias alternativas de comunicação, facilitando não somente a comunicação em ambiente escolar, mas, também, socialmente. Fazer o curso online Comunicação Alternativa é uma boa pedida para quem busca uma formação bem mais completa.

Ao longo do curso, os inscritos entenderão tudo sobre LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e Braille, permitindo assim uma inclusão eficaz de alunos com deficiências relacionadas à fala e audição. Além disso, são abordados os sistemas de avaliação assistida junto à comunicação alternativa, a utilização dos recursos durante a Educação Infantil e a possibilidade de recursos a serem utilizados nos processos de comunicação alternativa.

Tecnologia Assistiva

O principal intuito da Tecnologia Assistiva é promover, de forma mais facilitada possível, a locomoção e realização de atividades rotineiras do dia a dia por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Consiste, também, em tornar as pessoas cada vez mais independentes e autônomas. Com cursos EAD na área, a aplicação de tais tecnologias torna-se ainda mais eficaz.

O curso online Tecnologia Assistiva aborda conceitos, categorias, leis e políticas relacionadas. Trata também do uso de materiais e recursos tecnológicos no processo educacional de crianças com TGD, com foco na acessibilidade sócio-digital.

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) é uma categoria que elenca os transtornos relacionados ao atraso no desenvolvimento de funções como comunicação e socialização. Neste sentido, algumas das principais dificuldades apresentadas são: dificuldades com alterações na rotina ou no ambiente familiar, dificuldade no uso da linguagem, dificuldade no relacionamento com pessoas, objetos e eventos e movimentos corporais repetitivos. Para que os professores estejam aptos a utilizar os recursos disponíveis e trabalhar a inclusão de crianças e adolescente com TGD em ambiente escolar, realizar cursos de capacitação é indispensável, e para além disso,  cursos online com certificado.

Ao longo do curso online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), os interessados abordarão métodos de Tecnologia Assistiva e avaliação de alunos com TGD. Além disso, receberão informações relacionadas aos direitos assegurados às crianças com TGD e os tipos de transtornos. Para quem está procurando por cursos de formação de professores, qualificar-se nesta área é uma boa pedida – que certamente valorizará muito a carreira!

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Deficiência Intelectual

Profissionais da educação com formações específicas em assuntos relacionados à educação especial são totalmente capacitados para lidar com as diferenças e processos de inclusão das crianças no ambiente escolar. Para alfabetizar crianças com deficiência intelectual, por exemplo, são necessários métodos bem direcionados de alfabetização e letramento, além de disponibilizar um canal aberto de relacionamento e apoio à família. E é exatamente o que os inscritos encontram no curso online Deficiência Intelectual.

Dentre os principais tópicos abordados, os alunos obtêm conhecimentos acerca dos tipos e níveis de deficiência intelectual, os papéis da escola e da família e a necessidade do atendimento educacional especializado.

Educação Especial Inclusiva

Apesar de pessoas com deficiência necessitarem de práticas de ensino especiais, é dever do estado oferecer atendimento público e gratuito em todas as unidades escolares. O corpo pedagógico deve ser qualificado e capacitado para desenvolver, junto aos alunos especiais, atividades que promovam a inclusão destes aos demais alunos, transformando-o em um ambiente democrático, inclusivo e homogêneo.

O curso online Educação Especial Inclusiva permite que os educadores recebam conhecimento e formação específica sobre questões como organização escolar para educação inclusiva, convívio social e atendimento especializado. Junto a este curso, os profissionais podem se qualificar através de outros cursos à distância, como o curso online Deficiência Física – também disponibilizado pelo Foco Educação Profissional.

Deficiências Múltiplas

Quando alguém possui duas ou mais deficiências simultaneamente, independentemente da natureza, ela possui deficiências múltiplas. Para serem capazes de conhecer, identificar e prestar auxílio durante as atividades do dia a dia, os professores devem trazer em seu currículo cursos como o curso online Deficiências Múltiplas, que aborda conceitos teóricos, tipos, causas e características de pessoas com deficiência múltipla, além de focar no apoio familiar. São trabalhados tópicos como possibilidades de inclusão escolar, orientações de convivência e superação de dificuldades.

Administrando Conflitos

O educador encontra muitos desafios ao longo de seu dia a dia como profissional: além dos obstáculos enfrentados pelos sistemas de educação pública, o relacionamento interpessoal entre alunos também exige muita dedicação. Cabe aos professores, também, a tarefa de administrar conflitos e manter um bom clima dentro do ambiente escolar. Para quem não possui muita facilidade com estas questões, vale apostar no curso online Administrando Conflitos. Os cursos à distância que tratam deste tema abordam as diversas faces do convívio social, destacando as diferenças culturais e, principalmente, como conviver harmoniosamente com tais questões.

Deficiência Física

O ambiente escolar deve ser um ambiente inclusivo, democrático e universal. Para todos, inclusive perante a Lei. Neste sentido, adotar práticas e projetos que acolham todos os alunos nos projetos educacionais, com ou sem deficiência física, é de extrema importância. Nota-se aí a necessidade de entender todos os conceitos acerca da Deficiência Física, como principais causas de deficiência, diagnósticos e políticas públicas, tanto de mobilidade urbana quanto de ensino. É exatamente o que oferece o curso de formação de professores relacionado à Deficiência Física.

Ao finalizar o curso online Deficiência Física o aluno saberá distinguir os conceitos e principais tipos de deficiência física, a necessidade da mobilidade e desenvolvimento psicomotor.

Alfabetização e Letramento

Muitos pensam que o papel do professor de Educação Infantil resume-se a cuidar das crianças e brincar. Porém, não é bem assim. É na Educação Infantil que os profissionais iniciam, através de atividades lúdicas, a estimular a leitura e a escrita. No curso online Alfabetização e Letramento os profissionais são formados e qualificados para analisar e entender as principais diferenças e relações comuns entre Alfabetizar e Letrar, além de aplicar métodos de alfabetização, com e sem auxílio de inovações tecnológicas. Fazem parte do cronograma tópicos como métodos para alfabetização, literatura infantil, alfabetização através de sopa de letrinhas, dentre outros. Quando há a valorização do conhecimento durante a Educação Infantil, o aluno chega à Educação Básica mais seguro, aberto a novas informações e, é claro, ainda mais desenvolvido.

Agora que você já ficou por dentro dos principais aspectos da área da Educação e conheceu os 10 cursos à distância mais buscados, que tal fazer a sua inscrição no Foco Formação Profissional? Você sabia que os nossos cursos online com certificado possuem cargas horárias entre 5h e 420 horas? Você escolhe o prazo de duração do seu curso e, caso deseje, emite o seu certificado! Interessante demais, não é mesmo?

Inscreva-se no portal, escolha um dos cursos EAD na área da Educação e qualifique-se profissionalmente! Caso surjam dúvidas quanto ao processo de inscrição, não hesite em deixar um comentário logo abaixo ou abrir um chamado na central de atendimento.