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  • 02/09/2022

Os eixos estruturantes nos itinerários formativos: o que precisa saber


  • Autor: Equipe Educamundo
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eixos estruturantes

Você sabe que os eixos estruturantes é que norteiam os itinerários formativos na educação? Pois é! E precisamos falar sobre eles.

A educação é um processo contínuo que se inicia na família e se estende ao longo da vida. A escola, como instituição formal de ensino, tem papel fundamental nesse processo, pois é o lugar onde as crianças e jovens aprendem a conviver em sociedade, a construir o seu conhecimento e a desenvolver as suas competências.

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma mudança nos paradigmas educacionais, com o reconhecimento da importância da educação não apenas para o indivíduo, mas também para a sociedade. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes das suas responsabilidades sociais.

Para atender às demandas da sociedade contemporânea, a escola precisa repensar os seus métodos de ensino e os seus itinerários formativos. Um dos principais desafios nesse processo é garantir que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, é preciso considerar as diferenças individuais e culturais de cada um e oferecer um ensino personalizado que atenda às suas necessidades.

Neste artigo, vamos abordar os principais conceitos relacionados à educação personalizada e às diferentes formas de organização do ensino. Além disso, daremos algumas dicas sobre como elaborar um bom itinerário formativo para os seus alunos e falaremos sobre os eixos estruturantes da Educação Infantil e do Novo Ensino Médio, assim como qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos. Acompanhe!

O que são os itinerários formativos da BNCC para o ensino médio?

Os itinerários formativos são conjuntos de aprendizagens organizadas a partir de eixos estruturantes, que visam atender às diversas necessidades educacionais dos alunos. São planejados de forma a garantir o desenvolvimento integral dos alunos, considerando seus interesses, habilidades e competências.

Para falar sobre os itinerários formativos, precisamos também citar o Novo Ensino Médio, que traz algumas diretrizes novas, além de uma carga horária maior, já que vai oferecer também a formação técnica. Sendo assim, os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio que introduzem essas novas direções de ensino. 

Esses itinerários são unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino para o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o futuro dos alunos.

Dessa forma, eles dão a possibilidade do estudante se aprofundar nos temas de sua preferência com objetivos pessoais ou de preparação para o mercado de trabalho.

Como estão organizados os itinerários formativos?

Agora que você já sabe o que são os itinerários formativos, é essencial que você entenda como eles estão organizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pautados pelos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio.

Afinal, os itinerários formativos podem estar organizados por área do conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional no caso dos itinerários integrados.

Quais são as áreas de conhecimento dos Itinerários?

As áreas do conhecimento são:

  • Linguagens e suas Tecnologias;

  • Matemática e suas Tecnologias;

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Os estudantes vão poder cursar um ou mais itinerários formativos, de forma concomitante ou sequencial. As redes terão autonomia para definir os itinerários oferecidos, considerando suas particularidades e os anseios de professores e estudantes. 

Além dos conteúdos mínimos trabalhados em cada uma dessas áreas, os itinerários formativos prevêem uma série de atividades complementares que visam estimular o desenvolvimento integral dos alunos e favorecer sua participação na vida social na construção da cidadania.

Qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos?

Não é difícil entender qual é o papel dos eixos estruturantes em relação aos itinerários formativos. 

Os eixos estruturantes dtêm um papel fundamental na organização e articulação dos itinerários formativos. Eles representam os temas ou áreas de conhecimento que servem como base para a construção dos currículos e trajetórias educacionais dos estudantes. Esses eixos fornecem uma estrutura sólida que orienta a formação integral dos alunos, garantindo que adquiram competências essenciais em diferentes áreas.

Em relação aos itinerários formativos, os eixos estruturantes servem como referência para a definição de objetivos e conteúdos específicos em cada área de estudo. Eles ajudam a organizar as disciplinas, projetos e atividades que compõem os itinerários, garantindo uma abordagem abrangente e coerente em todas as etapas da formação educacional.

O que são eixos estruturantes e quais são eles?

Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral.

Os eixos estruturantes do Novo Ensino Médio

1. Investigação científica

Esse eixo estruturante dá ênfase em ampliar a capacidade de investigação e compreensão do estudante, ao aplicar o conhecimento sistematizado através de práticas e produções científicas. Com isso, busca trazer a pesquisa científica para o cotidiano do aluno e todos os conceitos que estão envolvidos na condução dela, iniciando pela formulação de uma hipótese para que, depois, seja feito um levantamento, testes e a interpretação dos resultados com a finalidade de solucionar diversos tipos de problemas.

É papel da escola oferecer as orientações necessárias para a condução da pesquisa e ensinar os alunos sobre como identificar fontes confiáveis para ter acesso a informação e o uso ético desses dados.

2. Processos criativos

Nesse eixo estruturante, os alunos são envolvidos na elaboração de projetos com foco na criatividade, que incluem a utilização de diferentes manifestações linguísticas, culturais e científicas.

O processo começa com a definição de um problema ou tema a ser abordado. Em seguida, é planejada uma resposta a ele, que pode ser um produto, uma intervenção artística, uma peça de comunicação, entre outras possibilidades.

3. Mediação e intervenção cultural

Nesse contexto, a ideia é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para promoverem transformações positivas na comunidade a partir do contato com projetos de mobilização e intervenções culturais e ambientais.

Isso deve funcionar a partir da constatação de um problema da comunidade a ser resolvido. Em seguida, é realizado um planejamento de um projeto social ou cultural que seja capaz de responder a essas necessidades, além de responder a eventuais conflitos que possam surgir.

4. Empreendedorismo

Esse eixo prevê estimular os alunos a criarem projetos pessoais a partir da identificação de desafios a serem vencidos, o planejamento de testes e o aprimoramento da ideia inicial.

O aluno passa a identificar aspirações pessoais que gostaria de transformar em um empreendimento, além de enfrentar desafios em relação às próprias capacidades e à receptividade do mundo externo.

Sabendo as características de cada um dos eixos estruturantes do Ensino Médio, fica mais simples de entender as mudanças propostas pelo novo Ensino Médio. Agora é o momento de voltar a sua atenção para o seu planejamento pedagógico e fazer as adaptações necessárias.

Para concluir, queremos reforçar que com a chegada do Novo Ensino Médio, você tem que se preparar como nunca. Afinal, o ensino médio agora passa a ter um papel ainda mais importante na vida dos estudantes, o de prepará-los para o mercado de trabalho, por meio da formação técnica. 

Os eixos estruturantes da Educação Infantil

Os eixos estruturantes da Educação Infantil devem ser assegurados por seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.

São eles:

Conviver

Proporcionar ambientes inclusivos e acolhedores, onde as crianças possam interagir positivamente umas com as outras e com adultos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Brincar

Reconhecer o valor do brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança, estimulando a criatividade, a imaginação, a resolução de problemas e a autonomia.

Participar

​​​​​​​Incentivar a participação ativa das crianças em diferentes contextos, como na sala de aula, em atividades extracurriculares e na comunidade, promovendo o senso de pertencimento e a construção da cidadania desde cedo.

Explorar

​​​​​​​Estimular a curiosidade e a investigação, proporcionando oportunidades para que as crianças explorem o mundo ao seu redor por meio de experiências sensoriais, experimentação e descoberta.

Expressar

​​​​​​​Valorizar e incentivar a expressão das ideias, sentimentos e emoções das crianças de maneira livre e criativa, por meio de diferentes linguagens, como a verbal, a corporal, a plástica e a musical.

Conhecer

​​​​​​​Oferecer experiências de aprendizagem significativas e diversificadas, que permitam às crianças ampliar seus conhecimentos sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo, contribuindo para a construção de uma base sólida para seu desenvolvimento futuro.

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