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  • 11/11/2020

5 passos para começar a empreender na internet


  • Autor: Equipe Educamundo
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empreender na internet

 

Devido às novas formas de se comunicar dentro da internet, o número de pessoas empreendedoras cresce todos os dias no Brasil no ambiente online.

Neste artigo, separamos 5 passos para quem possui interesse em empreender e para que você possa crescer no mercado digital!

5 passos para empreender na internet

1. Conheça o seu segmento

Mesmo para aqueles que pretendem trabalhar em um segmento específico, é importante ter em mente que existem diversos nichos de atuação, o que significa que o público deve ser bem direcionado. 

Vejamos o ramo odontológico, por exemplo. Este possui mais de centenas de procedimentos e tratamentos que visam atender uma necessidade em especial. 

Ou seja, o modo de abordagem com os pacientes se distingue de acordo com as dores, desejos e vontades de cada caso em particular. Dessa forma, a comunicação com um paciente que deseja fazer um procedimento estético é diferente daquele que deseja contratar um convenio dental e por aí vai. 

É necessário avaliar cada um deles para que se tenha uma comunicação efetiva que traga bons resultados. 

2. Tenha um plano de negócio

É crucial ter um bom plano de negócios, pois somente com esse documento estratégico você conseguirá analisar e aplicar ideias no mercado.

Para que qualquer projeto tenha um bom desenvolvimento, é importante que as metas estejam bem definidas desde o início e considerando possíveis imprevistos - de modo a preservar o investimento.

Não importa o ramo de atuação, desde uma rede credenciada de convenio dentário a uma loja de roupas, todos os negócios precisam focar em ações e estratégias, de modo que objetivos específicos e mensuráveis sejam traçados. 
 

Os objetivos podem variar de acordo com a empresa, segmento ou setor. Apesar disso, de modo geral consistem em aspectos como:

  • Aumentar a visibilidade e reconhecimento;

  • Ter um número maior de Leads;

  • Construir um bom relacionamento com os clientes;

  • Ser um dos maiores representantes da área.

Lembre-se que mesmo que você pense alto, é preciso considerar o cenário atual e as projeções do setor, bem como estabelecer “mini objetivos” no decorrer do processo, de modo que a meta real se torne mais tangível e executável.

3. Estude sobre marketing digital

Para começar a empreender na internet, um dos pontos mais importantes é entender como funciona esse meio para traçar caminhos para alcançar as metas.

Vejamos o exemplo anterior: 

Se o seu interesse é ser um dos primeiros resultados na página do Google quando se trata de um convênio dentista, estudar sobre as estratégias de SEO é fundamental para que este objetivo seja alcançado.

Conhecer todas as estratégias te auxilia a ter uma melhor visão de mercado e adequá-las ao seu empreendimento para atrair e converter o público. Além do mais, é uma maneira de entender a importância de métodos e procedimentos diversos que constantemente estão se renovando. 

Ou seja, é necessário se manter atualizado e estudar sobre quais as inovações que podem ser aplicadas em seu negócio.

4. Estude sobre o mercado

Conhecer o seu segmento e como se posicionar no mercado é muito importante. Contudo, conhecer concorrentes e entender as estratégias que cada um utiliza pode trazer resultados muito efetivos para a sua estratégia de negócio.

Ao estudar e entender o papel dos seus concorrentes no mercado e quais os gargalos e/ou soluções que ainda precisam ser apresentadas, você conseguirá ter um bom conhecimento das falhas expostas nesse segmento e se adaptar de maneira correta.

Dessa forma, é possível ter um norte sobre inovações que pode-se colocar em prática para se destacar. 

É importante ressaltar que o uso de uma estratégia por um concorrente não anula a possibilidade dela também ser aplicada em seus negócios. Do mesmo modo, não é porque uma ação é efetiva para ele que será para você também.

Assim, por mais que alguns métodos sejam indispensáveis para que o seu investimento caminhe em rumo ao progresso, você precisará realizar testes de acordo com suas especificidades.

Um exemplo disso é o uso das palavras-chave linkadas pelas estratégias SEO, que possibilitam uma maior captação de leads.

Com esse método, um conteúdo sobre dentista convênio pode ter um número muito maior de acessos por conta do número de vezes que essas palavras são digitadas nas ferramentas de busca virtual. 

Contudo, para que ela seja ainda mais efetiva, é preciso que ela seja direcionada e nichada também, de modo a complementar a busca dessa palavra-chave e concentrá-la em uma região, por exemplo. Isso refinará os possíveis clientes, para que a conversão seja mais efetiva.

Neste momento é importante avaliar sua empresa como um todo, com questionamentos como: 

  • Quais são suas maiores âncoras? 

  • Quais os seus diferenciais?

  • Quais melhorias pode oferecer?

  • Quais dores visa solucionar?

Somente após essa avaliação e autocrítica que você conseguirá se tornar referência na área que atua, estando em constante evolução.

5. Tenha uma personalidade virtual

A sua personalidade precisa considerar diversos aspectos de marca, mas sempre deve analisar o público-alvo e a persona. Isso porque por meio dessa análise é possível definir uma forma de comunicação mais efetiva.

Como dito antes, existem processos diferentes para clientes e necessidades distintas. Justamente por isso a personalidade de marca deve ser ressaltada de acordo com o público em questão.

Por exemplo, se pretende atrair um público de mais maduro e os seus acessos já são feitos por pessoas de maior idade, usar uma linguagem mais contemporânea com gírias ou abreviações pode ser um ponto negativo para convertê-los.

Afinal, a maioria dos usuários virtuais mais maduros preferem uma forma de comunicação mais tradicional, direta e respeitosa.

Desse modo, para que a personalidade virtual seja desenvolvida de maneira efetiva você deve analisar o comportamento daqueles que terão contato direto ou frequente com ela. 

Ou seja, é preciso adotar estratégias de criação de personas, considerando as características que o público ideal terá.

Colocando esses 5 passos apresentados em prática, você conseguirá empreender na internet ou no ramo físico de maneira muito mais simples e eficiente.

Uma das maiores certezas da atualidade é que o nosso futuro será virtual e a internet junto a outras inovações se tornará cada vez mais importantes no nosso cotidiano.

Assim, apostar no ramo digital, desde já, é um grande benefício para sua empresa.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto.

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