Home / Blog / Estudo / Ensino Híbrido: tendência que amplia aprendizagem
  • 09/12/2020

Ensino Híbrido: tendência que amplia aprendizagem


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
portal educação

Quando falamos sobre educação, falamos sobre algo que vai além de educadores ensinando as disciplinas aos alunos. Citamos metodologias, recursos e meios para que se chegue a esse fim, como os cursos online, por exemplo. Sempre existiram, é claro, mas há momentos que surgem algumas inovações que “revolucionam” totalmente a forma de ensinar. Os avanços da tecnologia, com destaque para o fácil acesso a ela com o passar dos anos, possibilitaram a entrada da tecnologia na educação.

Apesar da tecnologia caminhar a passos largos, na educação é diferente. Mas aos poucos esse cenário está mudando, educação e tecnologia começam a flertar e dar as mãos e educadores começam a se preparar para utilizar as novas tecnologias na educação, focando em uma eficiente forma de  aprendizado. Os cursos online têm se encarregado de preparar esses profissionais da educação, para que conheçam os recursos disponíveis e que passem a utilizá-los, criando um novo conceito de aprendizagem.

Ao usar o termo “tecnologia na educação” não nos referimos especificamente ao uso computadores, tablets, internet ou qualquer outro dispositivo, e sim,  na forma como o educador vai usar essa tecnologia digital, em como ele vai envolver o aluno nas atividades com esse recurso. Quem educa sabe que todo recurso digital ou físico, precisa de um percurso pedagógico e é durante esse processo que será determinada de que forma os recursos serão utilizados, como a tecnologia vai ajudar em determinado caso, quais as estratégias que serão adotadas, entre outras coisas.

Tudo isso foi exposto para que chegássemos  neste ponto: o Ensino Híbrido, uma metodologia de ensino que coloca a educação em um novo patamar, trazendo-a por meio de um conjunto com novas dimensões de aprendizagem e com novas e eficientes estratégias pedagógicas, ao século 21.

O portal de educação Educamundo, por sua vez, ajuda a fazer a conexão entre  educação e tecnologia, por meio de cursos EAD, voltados à qualificação e preparação dos educadores para as novas tecnologias na educação. Os cursos online com certificado do portal podem fornecer, além de todo o conteúdo de atualização aos docentes, a certificação, que no meio educacional, é um pote de ouro, pois conta pontos no currículo dos educadores.
Para que você entenda de uma vez por todas como as novas tecnologias podem contribuir com o processo de aprendizagem, você deve - primeiramente - entender o o que é e como funciona o ensino hibrido - informações que trazemos para você no artigo de hoje. Pronto para começar? Vamos lá!

O que é o Ensino Híbrido e a sua relação com as escolas

O termo “ensino híbrido” deriva do original, em inglês, learning blended (ensino misturado, em tradução livre) e é uma das tendências mais fortes em educação atualmente. Não há como ser diferente, considerando que, se as escolas não acompanharem os avanços e optarem por continuar no método que existe até hoje, podem se tornar obsoletas. A utilização de tecnologia digital na aprendizagem não é recente, computadores já fazem parte da rotina de estudantes há alguns anos, o que é relativamente recente é uma nova abordagem e o fato da tecnologia na educação ser utilizada efetivamente e não apenas como um eventual recurso.

As salas de aula precisam se adaptar a rotinas ligadas às novas tecnologias na educação e é preciso uma nova visão sobre o método tradicional, onde um professor ensina para muitos, sem que se considere que nem todos aprendem da mesma forma. Há, inclusive, que se considerar que as gerações atuais já são antenadas à tecnologia desde que nascem, o que reforça a ideia de que educação e tecnologia têm que andar juntas.

Sendo assim, o ensino hibrido é um modelo de educação formal, que tem uma metodologia inovadora para as salas de aula: mesclar dois modos de ensino - o online e o offline. O foco dessa nova modalidade é personalizar as ações de aprendizagem e de ensino e preparando quem educa a integrar a tecnologia digital ao currículo escolar. Além disso, as aulas se tornam mais acessíveis, flexíveis e dinâmicas, o que certamente agradará os alunos.

Veja abaixo as dimensões do ensino híbrido e conheça algumas das propostas que a metodologia traz:

  • Melhor aproveitamento do tempo: a  metodologia permite que o educador tenha dados individuais sobre seus alunos, como erros, acertos, tempo gasto nas atividades etc e os alunos têm um melhor controle sobre o tempo e sobre o ritmo do aprendizado, ou seja: vantagem para quem educa e para quem aprende.

  • Planejamento personalizado dos percursos pedagógicos : o educador traça estratégias de acordo com as necessidade dos alunos e personalizar o ensino pela utilização de diferentes recursos didáticos;

  • Proximidade entre a realidade escolar e o dia a dia dos estudantes: trazer para a aula recursos que eles utilizam em sua rotina, como equipamentos tecnológicos, por exemplo, aproxima os ambientes;

  • Exploração das diferentes formas de aprender dos estudantes, potencializando o aprendizado - contempla os estudantes de uma forma mais individual;

  • Amplicação da conexão com os alunos: torna melhor a aproximação professor/escola x estudantes;

  • Estímulo à interdisciplinaridade, assim como a integração entre os docentes por promover a realização de projetos em conjunto;

  • Valorização da vivência dos alunos no processo educativo e não apenas o conteúdo que ele aprendeu, pode-se dizer aqui que o aluno se torna protagonista de sua aprendizado;

  • Horizontalização das relações;

  • Introdução de conceitos além das disciplinas curriculares, como da cultura digital: o aluno aprende sobre o uso de licenças livres, aprende a pesquisar e selecionar informações e usar de forma responsável a internet, por exemplo;

  • Estímulo ao desenvolvimento de espaços na rede: criação de blogs, ampliando o seu alcance na forma de se comunicar.

Portal Educação

Como implementar o ensino híbrido

O ensino híbrido engloba alguns modelos de ensino que se dividem em duas categorias: modelos sustentados e modelos disruptivos. Em resumo, eles significam o seguinte:

Modelos sustentados: os modelos sustentados conservam características do modelo tradicional de ensino. Vídeoaulas, sala de aula invertida, laboratório rotacional e rotação por estações são exemplos de modelos sustentados.

Modelos disruptivos: os modelos disruptivos permitem que os alunos avancem no conteúdo de acordo com o seu ritmo próprio. Nesses modelos, as características do formato da escola tradicional são rompidas, o que significa mudanças significativas.

Considerando a nossa realidade, os modelos mais passíveis de serem aplicados são os sustentados. Veja alguns modelos sustentados que podem ser implementados nas aulas:

  • Modelo de rotação por estações: a sala é dividida em espaços de aprendizado, o que chamamos de estações. Cada espaço tem um objetivo específico, mas todos eles têm a ver com o conteúdo da aula. O educador define o que cada espaço deverá fazer, por exemplo: uma das estações é a “tira-dúvidas” e tem a presença do professor; outro espaço pode ter uma criação em conjunto; outro pode ter criações individuais, mas com liberdade para troca de ideias e o outro pode ser o que trabalha na plataforma online, com pesquisas ou outro tipo de atividade pré-definida e também no contexto da aula. O tempo deve ser cronometrado, pois cada aluno deverá passar por todas as estações até o final da aula. Esse tipo de trabalho traz, além dos resultados no aprendizado, o espírito de colaboração, de trabalho em equipe e de despertar a solidariedade, uma vez que o professor pode permitir que os alunos que finalizem suas tarefas possa ajudar os outros.

  • Modelo laboratório rotacional: aqui a sala de aula divide o tempo com o laboratório de informática. Enquanto na sala de aula os estudantes desenvolvem suas tarefas com o acompanhamento do professor especialista, na sala de informática eles deverão ter um professor de apoio. Após o tempo determinado, os grupos trocam de ambientes.

  • Modelo sala de aula invertida: na sala de aula invertida o estudante estuda a teoria em casa e o tempo em sala de aula é utilizado para debates ou para resolução das atividades.

A metodologia de ensino poderá encontrar alguns obstáculos para ser formalizada. Ela poderá até ser implementada, mas a formalização exigirá mudanças que vão além do espaço da escola, um exemplo são as avaliações, como a Prova Brasil. Apesar disso, a educação brasileira já caminha para um modelo de educação baseada em competências, processo que será bastante facilitado se as escolas já trabalharem com o ensino híbrido.

A educação baseada em competência é um exemplo de modelo disruptivo, pois defende que o aluno aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com as suas habilidades, até que tenha o domínio sobre determinado conhecimento. Isso significa profundas mudanças nos moldes tradicionais de ensino e se torna o grande desafio da educação para o século 21. Mais um motivo para você, educador, conhecer nossos cursos online e vir estudar conosco.

Ensino híbrido x Alunos

Um dos principais resultados vistos será o feedback dos alunos. Como já dito anteriormente, o modelo tradicional tem o professor ensinando de forma geral, a toda a classe - e nem tem como ser diferente, se considerarmos o modelo de educação básico do país, são muitos alunos e o professor que não consegue atendê-los de forma individual.

Já no ensino híbrido, o aluno pode passar a se interessar mais pelas aulas, ao ver que o professor tem mais tempo e que  consegue lhe dar uma atenção especial. Por exemplo: no modelo de rotação por estações, enquanto um grupo faz atividades online, outro pode estar desenvolvendo algum outro projeto e em outra estação há o professor, tirando dúvidas. Naquele tempo, ele atende somente a um terço ou um quarto da turma, o que facilita a relação professor x aluno, além de fazer com o que aluno sinta que pode ter do professor uma atenção específica, em determinado momento. Isso pode fazer com que estudantes desestimulados passem a ter um melhor desempenho em suas atividades.

A falta de alcance do aluno ao professor passa a deixar de existir, ou diminui, com o ensino híbrido. Se levarmos em conta que essa pode ser a causa de fatores como baixo rendimento, baixo aproveitamento das aulas e desinteresse, teremos muito boas notícias em algum tempo, após a adoção do modo híbrido de ensinar.

Cursos online como capacitação para a utilização do ensino híbrido

Os cursos online ajudam na implementação do ensino híbrido ao dar aos educadores os subsídios necessários ao seu aperfeiçoamento e ao fornecer novos conhecimentos, decorrentes das inovações no campo educacional.

Os cursos a distância do nosso portal de educação levam os professores à reflexão e aprendizado sobre as novas formas de ensinar e de aprender, ou seja, os deixa prontos para o momento em que  eles irão abrir portas para inovações na educação contemporânea.

Nos cursos EAD educador vai ter acesso a:

  • Treinamentos de como preparar uma aula no modelo híbrido, ao ter acesso aos modelos de implementação;

  • Discussão sobre a integração das novas tecnologias ao ensino;

  • Conhecimento sobre o uso das tecnologias na proposta de ensino híbrido;

  • Reflexão sobre o seu papel na escola atual e refletir e debater sobre os desafios das escolas no século 21;

  • Aprendizagem e debatre sobre todos os aspectos que englobam definições, modelos, exemplos e propostas do ensino híbrido.

A opção pelos cursos a distância oferecidos pelo nosso portal de educação facilita a qualificação de professores, já que o ensino a distância possibilita a flexibilidade de horários e não exige que o educador precise se deslocar para frequentar um ambiente de curso físico, podendo estudar até em um de seus intervalos durante as aulas, no próprio ambiente escolar.

Conhecendo a rotina de professores, se pode até dizer que cursos a distância são a única opção, pelo seu dia a dia atribulado.  Além dessa, há outras vantagens, como os cursos online com certificado irem de encontro também às necessidades pontuação no currículo e materiais disponíveis em tempo integral. Mesmo que a sua escola ainda não esteja em vias de adotar o ensino híbrido, você pode se qualificar e ser um dos pioneiros em seu ambiente de trabalho ou estar super preparado quando as mudanças começarem a acontecer.

O Educamundo conta com centenas de cursos online com certificado, sendo uma grande parte deles na área de educação

Para ter acesso a todos os cursos, faça sua inscrição no portal e comece agora mesmo a trilhar o seu sucesso profisisonal. O investimento é de apenas R$ 79,90 por um ano, lembrando que neste período você pode fazer quantos cursos quiser. Caso tenha alguma sugestão, opinião ou até mesmo uma experiência para dividir conosco, compartilhe pelos comentários. Bons estudos!

Pesquisar