Home / Blog / Informática / Como entrar para uma faculdade de Tecnologia da Informação em 5 dicas
  • 30/04/2019

Como entrar para uma faculdade de Tecnologia da Informação em 5 dicas


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Tecnologia da Informação é um campo do conhecimento que tem várias ramificações, portanto, muitas possibilidades para a carreira.

Além disso, há o fato de que, muito em breve, haverá falta de profissionais nessa área. A informação foi retirada de uma pesquisa divulgada em 2016 pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Segundo a pesquisa, isso acontecerá em 2022, e o déficit será de aproximadamente 408 mil profissionais de TI.

Se você pensou que este é o momento para ingressar em uma faculdade de Tecnologia da Informação, está certo. Também é o momento certo para apostar em outras opções de aprendizado.

O Educamundo faz a sua parte em qualificar profissionais para esse mercado promissor ao elaborar cursos online voltados à área de TI. Exemplo disso é o Curso Online Tecnologia da Informação, disponível para quem quer se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar nessa área.

Vamos saber mais sobre a graduação em TI e como nossos cursos online com certificado podem ajudá-lo também na faculdade?

5 formas de entrar em uma faculdade de Tecnologia da Informação

O ingresso em curso superior em TI pode acontecer de várias formas, tanto em instituições públicas como em privadas. Saiba mais sobre isso.

Graduação em TI: como ingressar

Com a nota do Enem via programas do governo

Com o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, pode-se ingressar em universidades públicas (via Sisu) ou privadas (via ProUni ou FIES). No caso do ProUni, são concedidas bolsas parciais e integrais, e pelo FIES o investimento deve ser devolvido após a conclusão do curso, pois se trata de um financiamento estudantil.

Com a nota do Enem via ingresso direto

Algumas instituições de ensino superior privadas oferecem acesso direto com a nota do Enem. É estipulada uma pontuação mínima para ingresso.

Por vestibular tradicional

O vestibular tradicional ainda é um dos meios pelos quais estudantes ingressam todos os anos em universidades de todo o país.

Por prova agendada

Há a possibilidade de marcar uma data e comparecer à instituição para fazer a avaliação do processo seletivo, que é normalmente uma redação.

Por histórico escolar

Várias instituições de ensino superior têm essa opção. É uma boa alternativa, principalmente para quem está afastado dos estudos há algum tempo e não está preparado para encarar uma prova de seleção.

Disciplinas de Tecnologia da Informação

Esse  curso superior é formado por disciplinas de Tecnologia da Informação de caráter obrigatório da área científica, como Gestão da Tecnologia da Informação, Engenharia de Software, Arquitetura e Redes de Computadores, entre muitas outras.

Na área geral, o curso traz disciplinas como Empreendedorismo, Língua Portuguesa e outras. Além dessas, há as disciplinas optativas, como Libras.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Gestão da Tecnologia da Informação: disciplina e cargo

Além de ser uma disciplina, a gestão de TI é também uma função exercida por profissionais da área. É uma das possibilidades de carreira, um cargo com ampla oferta de vagas.

Qual a melhor faculdade em Tecnologia da Informação?

Há várias universidades que oferecem graduação em TI. Não há como saber qual a melhor, no entanto você pode considerar para a sua escolha a avaliação feita pelo MEC, que conceitua instituições e cursos de graduação. A consulta pode ser feita pelo site do eMec.

Independentemente de sua escolha, qualquer curso de graduação tem exigências específicas, e há uma em especial com a qual nossos cursos online podem ajudá-lo: as atividades complementares.

A certificação de nossos cursos online é opcional, no entanto, você precisará dela para comprovar e validar os créditos das atividades complementares.

Para começar a fazer nossos cursos, matricule-se no portal. Faça um investimento de R$ 79,90 e garanta seu acesso ao Pacote Master, como mais de 1.200 opções em qualificação.

Você pode fazer todos os cursos que quiser durante um ano inteiro, sem cobrança de mensalidade. Inscreva-se já e aproveite nossos benefícios!

Pesquisar