Home / Blog / Educação Infantil / 5 filmes inspiradores sobre educação inclusiva
  • 18/03/2019

5 filmes inspiradores sobre educação inclusiva


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Deficiência cognitiva

O processo de ensino e aprendizagem tradicional nem sempre consegue incluir todos os alunos. Sendo assim, estudantes que possuem deficiência física ou deficiência cognitiva precisam de uma atenção especial além de diferentes técnicas e metodologias para que o aprendizado aconteça.

Por isso, selecionamos alguns filmes sobre educação inclusiva que farão você olhar alunos especiais de outra maneira. Por se tratar se um assunto complexo, no final do artigo também indicaremos algumas opções de livros sobre educação inclusiva para você compreender ainda mais sobre o tema.

Filmes sobre educação inclusiva para mudar seu olhar sobre o assunto

Abaixo selecionamos alguns filmes incríveis sobre educação inclusiva para você compreender melhor esse unviverso. Confira agora as opções que escolhemos!

5. O Milagre de Anne Sullivan

A professora Anne Sullivan (Anne Bancroft) tenta estimular Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, a se adaptar e entender o mundo que a cerca. O início não é fácil, mas aos poucos Anne mostra à Helen que por meio dos outros sentidos é possível explorar um mundo incrível a sua volta.

4. Extraordinário

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) tem apenas 10 anos, mas por ter nascido com uma deformação facial já passou por 27 cirurgias plásticas. Agora, pela primeira vez, ele frequentará uma escola regular, como as demais crianças de sua idade. No ambiente escolar Auggie terá a sensação constate de ser avaliado e observado e precisará lidar com isso.

3.Cordas

Nesse curta metragem somos apresentados à Maria e Nicolás, o novo colega de classe de Maria, que possui paralisia cerebral. A garota, percebendo algumas das dificuldades do amigo vai em busca de maneiras para que ele consiga brincar e se divertir. Ela reconfigura e desenvolve jogos e atividades, adaptando-os às condições de Nicolás.

2. Como estrelas na terra

Ishaan é um jovem que tem muitas dificuldades em relação ao estudo. Após várias reclamações da escola, o pai de Ishaan, acreditando que garoto não faz as atividades por falta de responsabilidade, o coloca em um internato. Lá o professor Nikumbh, não demora a perceber o real problema de Ishaan, a dislexia, e desenvolve um plano para que Ishaan tenha novamente vontade de aprender.

1. Mentes que brilham

Fred Tate (Adam Hann-Byrd) tem apenas 7 anos, mas já possui talentos extremamente precoces, tornando o garoto um destaque em diversas áreas como matemática e artes. Sua mãe, Dede Tate (Jodie Foster), trabalha como garçonete e luta para que o menino viva uma vida normal. O problema é que, ao darão garoto uma educação normal, a mãe limita o potencial de Fed.

Como podemos perceber, deficiência motora e dificuldade de aprendizagem foram alguns dos temas abordados nos filmes. Confira agora a definição desses termos.

O que é deficiência motora

Deficiência motora é uma limitação física ou motora, de caráter congênito ou adquirido. Essa limitação afeta o indivíduo no que se refere à mobilidade, coordenação motora ou fala. Alguns exemplos de deficiência motora são: paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, amputação ou ausência de membro e paralisia cerebral.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que é dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem refere-se a uma desordem que dificulta o processo de aprendizagem do aluno. Os principais transtornos de aprendizagem são: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e TDAH.

Além de filmes sobre educação inclusiva, também existe diversos livros sobre educação inclusiva que merecem ser lidos, como “Ensaios Pedagógicos – Como construir uma escola para todos”; “Educação impossível” e “Educação para o futuro – Psicanalise e Educação”. É sempre bom entender mais sobre assuntos como deficiência cognitiva e deficiência física, já que é um tema tão pouco abordado.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então opte por um curso online cuidador escolar. Cursos online com certificado são excelentes para seu currículo, principalmente se você atua na área educacional. Você também pode optar por investir apenas R$ 79,90 por ano, dessa forma você terá acesso não só a esse curso, mas a todos os mais de 1.200 cursos online do Educamundo!

Pesquisar