Home / Blog / Artes / 10 filmes para assistir que te ajudam a entender história da arte
  • 18/12/2018

10 filmes para assistir que te ajudam a entender história da arte


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Filmes que ganharam o Oscar

Já pensou em se divertir e ao mesmo tempo aprender sobre história da arte? É isso mesmo que esse post vai te proporcionar. Aqui selecionamos uma lista de filmes para assistir e saber mais sobre pintura, literatura, movimentos de vanguarda e diversas outras formas de expressão.

Algumas das produções são biográficas e outras te ajudam, mesmo em meio à ficção, a entender melhor o cenário do universo artístico. Separa a pipoca e vem com a gente!

Filmes para assistir sobre história da Arte

A lista abaixo apresenta 10 filmes sobre arte. Vamos subdividir essa etapa em duas partes: filmes biográficos, filmes que ganharam o Oscar e ainda pontuar quais foram os atores que já interepetaram pintores no cinema.

Filmes biográficos

1. A Vida de Leonardo da Vinci — 1972

A produção milionária retrata de forma detalhada a vida de um dos maiores nomes da arte renascentista. O filme foi rodado nas locações reais onde Da Vinci viveu e é considerada a melhor produção sobre o multitalentoso artista.

2. Vincent e Theo — 1990

A obra mostra a relação do pintor Vicent van Gogh, que fez parte do movimento de arte moderna, com seu irmão mais novo Theo. Entre problemas psicológicos, exposições de arte e o suicídio do pintor você vivencia um pouco da expressão artística do início do século XX.

3. Grandes Olhos — 2014

O filme do diretor Tim Burton retrata a história da artista Margaret Keane — nascida em 1927 e até hoje fazendo trabalhos — e de como ela lutou para ter reconhecida a autoria dos seus quadros. Durante muito tempo o marido de Margaret dizia ser o pintor das obras que retratavam mulheres e crianças com grandes olhos.

4. Frida — 2002

Traz um pouco da vida da pintora mexicana Frida Kahlo, uma das artistas representantes do modernismo. O enredo aborda o romance dela com o pintor Diego Rivera e com o pensador Leon Trotski.

5. Chaplin — 1992

A obra registra a história de um dos maiores nomes do cinema mudo, Charlie Chaplin. O artista britânico foi ator, diretor, escritor, dançarino e músico e se envolveu em vários problemas políticos, chegando a ser expulso dos Estados Unidos.

Filmes que ganharam o Oscar

1. Amadeus — 1984

Vencedor de oito prêmios Oscar, Amadeus retrata a vida de Wolfgang Amadeus Mozart e o ambiente musical do século XIX. No roteiro, adaptado de uma peça de teatro, também é apresentada a relação do compositor com o também músico Antonio Salieri.

2. Meia-Noite em Paris — 2011

Filme do diretor Woody Allen faz um escritor com bloqueio criativo voltar no tempo e se encontrar com grandes nomes da arte, como Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Salvador Dalí e Gertrude Stein. A produção ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

3. Shakespeare Apaixonado — 1999

Apresenta o cotidiano do jovem William Shakespeare (1564 — 1616) no mundo do teatro e sua inspiração para escrever a peça Romeu e Julieta. A produção foi indicada a 13 prêmios Oscar e venceu em sete categorias incluindo Melhor Filme e Roteiro Original.

4. O Artista — 2011

Aborda a história do cinema e as mudanças que envolveram a transição do cinema mudo para o cinema falado, isso no fim da década de 1920. A obra foi indicada a dez prêmios do Oscar e venceu cinco deles, incluindo Melhor Filme e Diretor.

5. Piaf: um hino ao amor — 2007

A obra conta a história da cantora francesa Edith Piaf. Acompanhado por músicas emblemáticas você vivencia momentos marcantes da vida da artista que teve uma infância sofrida e alcançou o auge da fama mundial. A obra deu o Oscar de melhor atriz para Marion Cotillard e ainda venceu na categoria Melhor Maquiagem.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Hollywood e a história da arte

A ligação do cinema com a história da arte é antiga. Aqui no post listamos apenas alguns filmes que representam essa conexão, porém os enredos que envolvem movimentos e expressões artísticas são os mais variados. E de todas as linguagens — música, literatura, artes cênicas e visuais — a que mais aparece nas telonas é a arte visual.  

É por esse motivo que, ao longo do tempo, vários atores já interpretaram pintores em filmes biográficos ou ficcionais. Isso é o que vamos te apresentar a seguir.

Atores que interpretaram pintores nos cinemas

  • Philippe Leroy: o ator francês que atualmente tem 88 anos interpretou o grande mestre Leonardo da Vinci no filme A Vida de Leonardo da Vinci, de 1972.
  • Tim Roth: o ator inglês de 57 anos interpretou o pintor Van Gogh no filme Vincent e Theo, de 1990.
  • Amy Adams: a atriz italiana de 44 anos interpretou a pintora Margaret Keane nos cinemas durante o filme Grandes Olhos, de 2004.
  • Salma Hayek: a atriz mexicana e naturalizada estadunidense de 52 anos viveu a pintora Frida Kahlo no filme Frida, lançado em 2002.
  • Edward (Ed) Allen Harris: o ator estadunidense de 67 anos interpretou o pintor Jackson Pollock no filme Pollock, do ano 2000. Pintor é considerado um dos mais importantes do século XX e precursor do expressionismo abstrato.

Agora que você conhece algumas produções, já pode selecionar os filmes para assistir e embarcar em um dos mais diferentes universos artísticos. Para aprender mais sobre o assunto acesse nosso Curso Online História da Arte‍.

Aqui no Educamundo temos conteúdos sobre os mais variados assuntos, sendo ao todo mais de 1.200 cursos online com certificado. Confira aqui todas as nossas opções de cursos online e não deixe de se qualificar.

Gostou do texto? Se increva no site e acompanhe todas as novidades sobre cursos e novas postagens. Até breve!

Pesquisar