Home / Blog / Educação / ‘Todo gênio é meio louco’? Conheça alguns dos gênios da humanidade
  • 14/10/2019

‘Todo gênio é meio louco’? Conheça alguns dos gênios da humanidade


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

No dia a dia, sempre que falamos a palavra “gênio” é para nos referirmos a alguém que fez algo notável, que teve uma grande ideia ou que deu uma solução a um problema considerado difícil de resolver.

A palavra também costuma ser usada para definir crianças que apresentam facilidade em memorizar fatos, acontecimentos e nomes, e pela sua precocidade em áreas como música e matemática, muitas vezes também chamadas de crianças prodígio.

A denominação dessa palavra está também relacionada a grandes nomes como Einstein, Stephen Hawkings e Leonardo da Vinci, por exemplo. Pessoas que se destacaram, sobretudo, pela sua inteligência e que são conhecidas como gênios da humanidade, pela sua contribuição em áreas específicas.

Há, inclusive, quem diga que todo gênio é meio louco — será que é mesmo? Bem, o que torna essas mentes notáveis são condições como altas habilidade e superdotação.
O Educamundo tem um curso que aborda toda essa complexidade que é reconhecer esses “gênios”, crianças superdotadas ou com altas habilidades: o Curso Online Trabalhando com Pessoas com Altas Habilidades.

Mas será que gênio é o termo adequado? Há outros termos que definem essas pessoas? Vamos descobrir agora!

Gênios da humanidade: a terminologia por trás dessas mentes notáveis

Há uma curiosidade popular em torno de crianças com altas habilidades/superdotadas. Geralmente a mídia divulga amplamente quando descobre um caso, como crianças de três anos que lêem ou que fazem cálculos de cabeça.

As manchetes envolvem chamadas como “crianças precoce” ou “crianças prodígio”, além de outras definições como “gênio”, que é tema de nosso artigo.

No entanto, a superdotação, a precocidade, a habilidade superior, o prodígio e a genialidade são escalas de um mesmo fenômeno, portanto, com significados diferentes. Veja a seguir o que é prodígio, precoce e gênio.

Terminologias relacionadas à superdotação/altas habilidades

O que é precoce?

Precoce são as crianças que desenvolvem alguma habilidade específica de forma prematura. Os superdotados são precoces, no entanto nem todo precoce se tornará um superdotado. Isso depende de vários fatores em seu desenvolvimento.

O que é prodígio?

O termo “prodígio” designa a criança precoce que apresenta o alto desempenho em alguma habilidade ao nível profissional adulto. Eles podem ser especialistas ou generalistas, ou seja, destacar-se em uma habilidade específica ou em várias.

 O que é um gênio?

A precocidade leva as pessoas a rotularem as crianças como “gênios”. Esse termo foi cunhado por Lewis Terman, psicólogo americano, em seu livro Genetic Studies of Genius (Estudo Genéticos dos Gênios, em tradução livre).

O livro, de 1926, definia como gênio qualquer criança com um QI superior a 140, de acordo com o teste Stanford-Binet. Mas pesquisadores atuais reformularam essa definição e atribuem o termo “gênio” a pessoas que contribuíram com feitos de grande valor à humanidade ao longo do tempo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Conheça 10 dos 100 maiores gênios da História

  • Leonardo da Vinci

  • Gandhi

  • Heitor Villa-Lobos

  • Stephen Hawkins

  • Thomas Edison

  • Isac Newton

  • Albert Einstein

  • William Shakespeare

  • Tim Berners-Lee

  • Nikola Tesla

Bônus: você sabe que o Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é considerado um gênio da história por suas habilidades psicomotoras?

Veja no infográfico alguns prodígios de nossa época:

 

Aprenda tudo sobre crianças prodígio no Educamundo

Aqui no portal você investe apenas R$ 79,90 uma única vez ao ano e tem acesso por 12 meses aos mais de 1.200 cursos online do Pacote Master.

Você pode fazer todos os cursos que quiser durante esse período. Pode aprender tudo sobre altas habilidades e superdotação e aos demais aspectos que envolvem inclusão escolar e atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais.

Matricule-se agora e venha ser parte deste portal que é referência em cursos online com certificado.

Pesquisar