Empresas, por sua natureza econômica, estão sempre buscando alternativas para que, de forma eficiente, consigam se manter competitivas e alcançar suas metas, como gerar lucros. Se em cenários de economia estável isso já é um desafio, imagine em um contexto como o atual, de instabilidade. 

Mas quem são as pessoas por trás das estratégias e tomadas de decisão de uma empresa? São aquelas que têm a qualificação necessária para a função e que se capacitam, atualizam e aperfeiçoam constantemente. Cursos técnicos, graduação, especializações, treinamentos e cursos a distância são algumas maneiras de se capacitar e se tornar combativo no mercado de trabalho.

Juntando esses dois cenários ao elemento que move as organizações - que é a área financeira, temos: um profissional bem preparado e uma empresa que precisa dele. Você pode ser essa pessoa e marcar a sua posição no mundo corporativo, sabia? Para isso, você deve saber o que é gestão financeira ,  e se capacitar nessa área. Este artigo é justamente para dar uma prévia do Curso Online Gestão Financeira do portal Foco Educação Profissional e dicas para a sua carreira profissional no segmento.

Nosso curso online é dividido em módulos que tratam de tudo sobre gestão financeira conceitos básicos necessários para uma fundamentação do tema. Cada um deles traz o que há de mais atual em tendências administrativas, sem contar com flexibilidade e autonomia que só os cursos a distância podem lhe oferecer. Continue conosco e conheça mais sobre alguns dos temas tratados em nosso curso de gestão financeira.

O que é gestão financeira

Entender o que é gestão financeira é importante tanto para quem estuda ou atua na área quanto para quem está começando um negócio – sim, porque mesmo que se possua funcionários qualificados, os empreendedores também devem saber tudo sobre gestão financeira para acompanhar o desenvolvimento e os resultados de seu negócio. Você pode ser microempresário individual, ter uma pequena empresa ou uma de médio porte, não interessa - saber como gerir adequadamente as finanças é premissa para um negócio de sucesso.

Explicando de forma simples, a gestão financeira é um conjunto de ações que envolvem o dinheiro de uma organização com o objetivo de maximizar os resultados. Gerenciar essas ações envolve manutenção de estoque, análise de créditos, captação de recursos, planejamento financeiro da entidade, demonstrativo de faturamento, demonstrativos contábeis, investimentos, entre outros.

Quem busca estar atualizado com as novidades do mundo financeiro, e estar estar apto a atuar no mercado de trabalho com todo o conhecimento necessário sobre gestão financeira, deve investir fortemente em um curso online da área ou de outras relacionadas.

Ter cursos online com certificado no currículo pode lhe deixar mais perto das oportunidades - em um ambiente competitivo, isso faz toda a diferença.

Carreira e mercado de trabalho para gestores financeiros

Com o curso online de gestão financeira o cursista se capacita para trabalhar em empresas, instituições acadêmicas, financeiras e até mesmo como prestador de serviços e consultorias. 

Na grade curricular do curso online são concentradas as disciplinas que envolvem tributos, mercado de capitais, finanças, matemática financeira e tudo sobre gestão financeira para que o aluno esteja pronto para assumir o cargo em qualquer organização.

Independente de crise econômica, o setor financeiro é o coração de qualquer empresa, o que faz com que o mercado de trabalho esteja sempre aberto para a contratação de profissionais aptos a contribuir com o que as empresas precisam.

Na verdade, é nos momentos de crise que o gestor financeiro se faz ainda mais necessário, pois é por meio da gestão que a empresa pode maximizar os seus resultados. A gestão financeira efetiva mostra a situação real da entidade: onde investir, onde aplicar, necessidade de contratação de crédito, ativos de menor ou maior risco, indicadores que devem ser melhorados, entre muitos outros pontos.

Muitos empreendedores negligenciavam a gestão financeira, mas hoje, mesmo em pequenos negócios, as pessoas sabem da importância do bom gerenciamento. Isso quer dizer que as empresas buscam gestores que tenham capacidade de organizar, planejar, ler balanços e entender tudo sobre gestão financeira.

O curso de gestão financeira atrai muitos interessados que têm essa visão de futuro e que já perceberam que essa é uma das profissões mais requisitadas atualmente.

Fundamentos da gestão financeira

Saber o que é gestão financeira envolve conhecer os seus fundamentos e aprofundar os conhecimentos em cursos online com certificado de qualidade. A gestão financeira pode ser dividida em longo e curto prazo, fazendo com que as decisões sejam técnicas e lógicas. Por longo prazo entende-se um período que passe de 1 ano.

O investimento de capital pode ser considerado gestão de longo prazo, pois o capital pode ser usado para iniciar um projeto que demorará mais para trazer resultados. Quando falamos de gestão de curto prazo estamos nos referindo a maneira usada para gerenciar o estoque e a liquidez da entidade, envolvendo passivos atualizados e ativos adquiridos mostrados no balanço histórico.

Os fundamentos da gestão financeira também abrangem:

  • Identificação da necessidade de recursos financeiros considerando previsão de recursos libertos, recursos disponíveis, cálculo de financiamento externo e planejamento para obtenção de crédito quando necessário.

  • Análise para obtenção de financiamento vantajoso com base na estrutura da empresa, condições fiscais e contratuais , custos e prazos.

  • Utilização de recursos com critério.

  • Coleta de informações e criação de relatórios para obter um perfil da situação financeira da organização.

  • Análise da viabilidade de investimentos.

O que é gestão financeira

Matemática Financeira

O curso de gestão financeira traz a necessária matemática financeira, que compreende diversos conceitos matemáticos que ajudam na análise de dados financeiros. Um dos assuntos mais abordados nos cursos online de áreas financeiras é o valor do dinheiro no tempo, considerando inflação e juros. Esse conceito é aplicado a investimentos, empréstimos e avaliação de viabilidade de novos projetos.

A matemática financeira também envolve a precificação de derivativos e ações. Nos cursos online com certificado é possível aprender os conceitos com mais profundidade e ter acesso a uma série de exercícios, afinal, assim como na matemática básica, a financeira também demanda treinamento contínuo.  Veja os conceitos mais comuns:

  • Valor Presente, Capital ou Principal: refere-se ao valor que será investido ou emprestado.

  • Juros: é a compensação paga para tomar um empréstimo que possibilita o uso do dinheiro até determinado período. Os juros também são aplicados para pagamentos a prazo, podendo ser expresso tanto em porcentagem quanto em moeda.

  • Saldo: é a soma do capital com os juros de determinado período.

  • Pagamento: representa o valor que foi/será pago por quem tomou o empréstimo.

Na maioria dos problemas de matemática financeira consideramos os juros compostos, ou seja, juros em cima de juros. Nos juros simples a taxa é aplicada apenas no valor inicial da contratação.

No curso de gestão financeira conceitos básicos, a matemática financeira é parte essencial do aprendizado. Mas se você quiser reforçar o conteúdo, o portal disponibiliza outros cursos online com certificado que são direcionados a esse tema específico, como o curso online Matemática Financeira.

Gestão de custos e preços

Para que qualquer empreendimento tenha sucesso é necessário que o negócio atraia e consiga converter clientes. É preciso conquistar um equilíbrio para que a gestão financeira seja bem executada e a lucratividade da empresa seja satisfatória.

Dito isso, podemos definir que a gestão de custos e preços é fundamental para qualquer tipo de empresa. Esse processo exige planejamento e estruturação, pode parecer complexo, mas nos cursos online o aluno aprende todos os elementos necessários para uma boa gestão de custos e preços.

Ao lançar um novo produto ou serviço no mercado, não dá apenas para julgar o valor e fixar o preço, é necessário uma análise detalhada de diversos fatores. Fazendo isso sem planejamento, a empresa corre o risco de errar por colocar um preço muito baixo ou muito alto. Explicando de forma mais simples, essa parte da gestão financeira é mais aprofundada e os preços não são definidos por meros “achismos”.

É fundamental fazer os cálculos para que o produto ou serviço chegue com o preço certo até o consumidor final. Para fazer essa formulação é preciso considerar questões mercadológicas, margem de lucro, gastos, entre outros fatores.

Na gestão financeira conceitos básicos  mostram o que se deve considerar para a precificação de um produto:  o que se gasta e o que se pretende ganhar. A matriz de custos é o principal elemento considerado na hora de fazer os cálculos para precificar. Esses custos são divididos em custos variáveis e custos fixos.

Os custos variáveis são aqueles com valores diferentes ou que não acontecem com frequência. Por exemplo, o preço da matéria-prima pago ao fornecedor pode variar de acordo com a demanda, prazo de pagamento e até mesmo época do ano.

Os gastos fixos são aqueles que não mudam dentro de determinado período, como é o caso de encargos dos funcionários e aluguel do prédio da empresa, por exemplo.

Os gastos variáveis podem conter gastos ocultos, por isso o planejamento é tão importante. Em um exercício simples, vamos imaginar que a empresa produz um item em que a mão-de-obra e a matéria-prima custam juntas R$ 100,00. Os gastos ocultos podem envolver manutenção de maquinário, transporte da mercadoria, custos com tributação, entre outros. Não considerar um desses custos pode ser o suficiente para que a empresa tenha um grande prejuízo.  Os gastos operacionais não são estáticos, assim, a gestão de custos precisa ser uma constante dentro de qualquer empresa.

curso online gestão financeira traz essas questões de forma mais apurada, e essa temática pode ser reforçada por outros cursos a distância relacionados, como o de matemática financeira, já citado, e o de contabilidade e custos.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Metodologia de custeio

A metodologia de custeio pode ser feita de três maneiras diferentes:

♦ MPM: preço médio ponderado. É obtido por uma média de custos de aquisição. Por exemplo: para produzir 100 unidades de um produto, a empresa gasta R$ 600,00. O preço médio é de R$ 6,00 por unidade. Caso ela precise dobrar o estoque, o preço médio não se mantém, uma vez que não há garantia de que as despesas simplesmente dobrem de valor. Se para 200 unidades a empresa gastar R$ 1.210,00, o preço médio já se altera.

♦ UEPS: último a entrar, primeiro a sair. O valor é determinado considerando as unidades mais recentes que entraram no estoque como as vendidas. Esse método não serve para cálculo de arrecadação, uma vez que a Receita Federal aceita somente o PEPS.

♦ PEPS: primeiro a entrar, primeiro a sair. Os produtos saem conforme a ordem de chegada, a vantagem desse método é que o cálculo de valores não se baseia somente em estimativas.

Esse gerenciamento permite verificar a possibilidade de mudança nos preços, ou seja, influencia para que a tomada de decisões seja bem fundamentada.

A análise de mercado é outro ponto que deve ser considerado para fazer a gestão de custos e precificação. É ela que possibilita que a empresa identifique as demandas e qual o melhor posicionamento para melhorar os resultados.

Capacite-se com cursos online com certificado

Agora que você conhece um pouco mais sobre nosso curso online gestão financeira, é hora de saber de todas as vantagens que o portal tem a lhe oferecer. A primeira delas é a quantidade de cursos disponíveis: mais de 1.000, em várias áreas de conhecimento. A segunda vantagem é bem especial: para fazer quantos cursos do Pacote Master você quiser durante um ano inteiro você paga uma taxa única de R$ 69,90 – e nada mais que isso.

Além dessas, há a vantagem de você ter à sua disposição cursos online elaborados por um equipe pedagógica dedicada a trazer conteúdos super atualizados e direcionados exatamente ao que você precisa: se tornar um especialista na sua área e ter um currículo invejável.

Quem se prepara para concursos tem em nossos cursos online com certificado grandes aliados em termos de aprendizado e de benefícios, uma vez que eles podem contar pontos nas provas de títulos (verificar edital), entre outras finalidades.

Faça agora mesmo a sua inscrição e ateste o que mais de 140 mil alunos já comprovaram, que nossos cursos são os melhores do mercado . Visite o portal e veja tudo o que preparamos para você. Caso busque um curso que não esteja disponível ainda, você pode sugerir a criação do mesmo - a sugestão será avaliada por nosso departamento pedagógico.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo de hoje e que o compartilhe com seus colegas e amigos. Deixe também o seu comentário, dúvida ou sugestão. Até breve!